27.05.2016

Mude Quantas Vezes Quiser

Não sei quando foi que ficou decretado que a gente tinha que ser, querer, fazer, sonhar ou desejar sempre a mesma coisa, como se a mudança não fosse uma constante na vida, mas o fato é que sempre que a gente tira uma peça do lugar as pessoas ao redor começam a questionar e, não raras vezes, mudam completamente a forma de nos tratar.

Eu, que sempre fui partidária das mudanças, e que mudo o tempo todo, consigo lidar com isso numa boa, mas não deixo de achar engraçado como isso impacta algumas pessoas, como se as nossas mudanças fossem um grito de guerra contra elas. E não, não são.

Você tem total liberdade pra mudar e escolher novamente quantas vezes achar que deve, e esse é um direito seu, diz respeito a você e a mais ninguém. Ninguém, porque até onde sei o seu compromisso principal, o mais importante, é com você mesma, com quem você é, com o que sua alma quer.

Já me disseram que isso é egoísta, que é cruel, mas, pra mim, a pior forma de crueldade é a que fazemos com nós mesmas quando tapamos os ouvidos para os anseios do nosso coração, quando vamos contra nós mesmas para manter o que não nos faz mais feliz, porque isso é escravidão.

É escravidão quando você mantém qualquer coisa que não queira mais por compromissos que você firmou lá atrás, como se você pudesse garantir que fosse continuar sempre a mesma e, assim, fosse desejar sempre o mesmo. Mas a gente faz isso o tempo todo, porque precisamos de estabilidade, precisamos de certezas, precisamos de garantias.

Porque é mais fácil se iludir e fingir que a vida não é instável, que muda o tempo todo, que mudamos o tempo todo. Porque é mais cômodo acreditar nas redomas que construímos pra manter o nosso mundinho protegido que encarar o fato de que não temos controle da grande maioria das coisas. Porque tudo isso é muito mais confortável que encarar as verdades que a gente deveria, mas não quer, ver.

Mas, se formos bastante sinceras e corajosas, veremos claramente que não dá pra garantir nada quando se trata de sonhos, desejos e vontades. Quando se trata de sentimentos. Porque a gente muda, a vida muda, o outro muda e, de repente, o que era deixa de ser.

E quando isso acontece você precisa ser honesta com você e com os outros, porque isso evita que todos sigam vivendo uma mentira. Porque você não tem que sacrificar a si mesma pra fazer ou manter ninguém feliz. Porque não é pra isso que você está aqui. Porque não é justo com você. Porque é desonesto com o outro. E com a vida.

É difícil, eu sei. E dói, dói muito. E assusta, dá medo, bagunça tudo, mas é a coisa mais bonita que você pode fazer com você, porque é a única forma de ser fiel a quem você realmente é, de construir a vida que você quer.

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
13 comentários
  1. Natalie  27/05/2016 - 22h52

    Excelente reflexão, Ju! E é interessante como essas pessoas que esperam que sejamos as mesmas sempre encontram justificativas para as nossas mudanças. Depois de tantas que passei eu me sinto mais feliz, segura e confiante porque comecei a priorizar as minhas vontades, meus sonhos, minhas realizações…Creio que a maior mudança que passei foi deixar de ser omissa (em relação a mim mesma e aos meus “quereres”) e passar a ser corajosa! Porque, vamos combinar, pra mudar precisamos de coragem, né? Muito bom texto, pra variar! Beijoo

  2. Gi  28/05/2016 - 02h42

    Esse texto me levou pra onde eu deveria estar, por que aqui já deixou de ser… Muito obrigada mais uma vez!!!

  3. Lucy  30/05/2016 - 08h13

    Perfeito Ju! Bom pra começar a semana!
    Beijos linda

  4. Gisele Gonçalves  30/05/2016 - 09h46

    Assim como podemos escolher ficar ou mudar, a mudança pode ser boa ou ruim o que importa é o modo como a gente encara essa mudança. Estamos sempre mudando os cabelos, as roupas, os sapatos e também os gostos. Eu sou a favor de renovar! beijos Ju

    • Ju  30/05/2016 - 10h00

      Também, Gi! <3
      Beijos e boa semana

  5. Fernanda  31/05/2016 - 15h59

    Eu fico doente se pensar que dentro de um ano minha vida estará igual! A mudança nem sempre é fácil, nem sempre é boa (infelizmente), mas é necessária! Só assim a gente amadurece e vai tirando as arestas da vida!
    Bjos!

  6. Laila  13/06/2016 - 10h39

    É verdade Ju, só li VERDADES.
    Dói, machuca, amedronta mas se você concluiu que é necessário vai lá e faz, vai lá e muda. Mas frente agente sempre descobre que vale a pena <3

  7. Denize Siqueira  24/06/2016 - 00h21

    Ju, entrei nesse blog por acaso, e li este texto maravilhoso q escreveste. Depois q li cheguei a uma conclusão, foi a melhor coisa q fiz agora. È a pura realidade, nós acabamos perdendo a nossa verdadeira essÊncia talvez para agradar as pessoas ao nosso redor, e muitas das vezes esquecemos a nos mesmos. bjs

  8. jaqueline  11/07/2016 - 18h42

    Estou aprendendo umas das coisas que juro valendo pensei que fosse natural e logica na nossa existência, que é o amor próprio se valorizar, por aqui pude ver que essa é a maior prioridade da vida de cada um e eu vejo agora que não estava me amando de verdade aceitando migalhas e me abstendo com medo de mudanças só posso dizer que você é iluminada e seus post tem me ajudado muito beijo no sz

    • Ju  11/07/2016 - 19h18

      Jaque, linda, muito obrigada! Que você se ame cada vez mais e seja imensamente feliz! <3
      Beijos

  9. claudia blog  10/08/2016 - 18h37

    Excelente!
    Acho que sempre devemos mudar algo, independente do que seja (aparência, relacionamento, amigos e até mesmo família), quando achamos que não está nos fazendo bem, as mudanças existem para encontrarmos sempre uma forma
    de sermos felizes, isso sim é mais importante!

  10. Selma MONTEIRO  19/10/2016 - 07h28

    Ju fiz um feeling fácil , e meu rosto tá escrevendo !!! Tô em pânico!
    Me indica um bom protetor?
    Bjo obrigado..

  11. Any  26/03/2017 - 17h39

    Me identifiquei!

O que você acha do JV?
Amo o JV, depois que comecei a acessar, meu cabelo melhorou muuuito, e tudo isso baratex, com as dicas que pego aqui! Sem falar que…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Vamos brindar? Vamosssss, que a vida é feita pra isso, pra celebrar! 🍸✨ Estamos aqui comemorando os 4 anos do blog, e eu só tenho que agradecer! 🙏🏻🙌🏻 Meu pisciano com ascendente em Gêmeos é lindo e tem as leitoras mais incríveis da vida! ❤️
Pense num menino de sorte? É ele! ☺️💫🎉 #JuroValendo #Jujuland
  • #hair #blondhair #blondhairdontcare #loiro
#jurovalendo seco ao natural! Aquele cabelo que você respeita! 💇👱
@jurovalendo valeu Ju! #salvafios
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo