30.05.2016

Vivendo sem pílula: o quarto mês

Hoje é dia de vivendo sem pílula, e vou responder várias das perguntas que vocês fizeram nas últimas semanas, porque ô assunto pra render, viu? rs Esperei um tiquinho mais pra fazer esse post porque notei que algumas coisas que melhoraram no começo pioraram depois, enquanto outras fizeram o caminho inverso, e agora, 4 meses depois do último comprimido, já consigo ver com mais clareza a parte boa e a parte ruim desse processo.

Pra quem quiser ver os posts em sequência, com tudo bem explicadinho, vou colocar os links aqui antes de continuar, tá?

Vivendo sem pílula: o quarto mês

Meu principal problema com a pílula, e que me levou a suspender o uso, foi hormonal, e mesmo não me sentindo confortável com o fato de menstruar novamente depois de 18 anos livre dessa praga, entendi que tinha alguma coisa de errada com meu organismo,  que isso estava diretamente ligado ao uso da pílula e que precisava resolver o problema.

Nos primeiros dias, confesso, a coisa foi complicada e eu fiquei, literalmente, insuportável. Além da irritação extrema, me sentia cansada, sem vontade de fazer nada e com muito, muito sono, o que, provavelmente, foi uma reação do organismo a falta de hormônios sintéticos.

Pouco depois a coisa virou e fiquei cheia de energia, senti o corpo começar a desinchar, o humor estabilizar e nem a pele nem o cabelo tiveram nenhuma mudança, o que me deixou mais animada ainda. E o  melhor é que a menstruação, que dura só 2 dias,  veio sem grandes dramas: nada de cólica violenta ou TPM monstra.

Mas, logo depois, a pele começou a jorrar óleo, assim como o cabelo, e mesmo cuidando direitinho a coisa ainda não normalizou. Na verdade, agora começaram a surgir espinhas, o que me deixou meio surtada, porque né, espinha aos 33 não é legal!

Outra coisa que comecei a notar é que meu humor muda completamente perto do dia 28 de cada mês, e ao contrário do que acontecia antes, não fico muito brava ou irritada nesse período, mas sim melancólica, sensível, triste e chorona, coisa que não é exatamente a minha cara, né?

Tenho dificuldade em lidar com tristeza, sobretudo quando não tem motivo,  não é uma sensação que me deixe confortável, porque eu não sou assim, eu já acordo dando risada e animada (é de matar, eu sei! hahaha), e por causa disso voltei a tomar o 5HTP semana passada.  Já senti que a coisa deu uma estabilizada, porque dessa vez eu tô me aguentando, coisa que não tava acontecendo, porque, gente, eu tava chata demais, nossa! rs

vivendo sem pílula juro valendo ju lopes

Com certeza estou mais ativa, com ânimo de fazer as coisas, inclusive as que não gostava muito, como malhar, coisa que, aliás, tô focada nas últimas semanas e querendo cada vez mais (milagres acontecem, pois é hahaha). Minha alimentação está bem mais equilibrada e são raras as vezes em que tenho aquela vontade absurda de comer alguma besteira, coisa que sempre acontecia de noite.

A celulite melhorou mais de 50% e é notório que o corpo desincha, mas volta a inchar um pouquinho perto do dia 28. Como não menstruava há muitos anos, perdi essa noção de “ciclos”, de fases, sabe? Tudo era muito estável, e agora tô tentando me acostumar com o fato de que em determinados dias do mês o corpo muda e eu fico mais sensível.

Muitas dessas coisas podem ter a ver com a suplementação dos hormônios (testosterona, estrogênio, progesterona, cortisol e melatonina), que faço com o acompanhamento do nutrólogo e da gineco, mas no geral o saldo tem sido muito mais positivo que negativo.

Tô me sentindo infinitamente melhor e mais viva, e eu, que sempre defendi com força a suspensão da menstruação (era uma maravilha, gente!), não pretendo voltar a tomar anticoncepcional porque, no meu caso, a liberdade de não precisar menstruar custou caro, bagunçou meus hormônios todos e afetou minha qualidade de vida.

Além disso, como estou me sentindo melhor sem ele, não vejo razão para, caso meus médicos liberem, voltar a usar. Sério, acho muito mais fácil lidar com oleosidade em excesso e algumas alterações de humor do que com os problemas que tive, sabe? Agora vamos ver o que acontece nos próximos meses, né? E fiquem tranquilas que volto aqui pra contar tudo procês!

Mas, como já disse aqui antes, não demonizo a pílula de jeito nenhum. Ela é maravilhosa, ajudou e continua ajudando muita gente. Só que, pra mim, a longo prazo, não fez bem e precisei parar.

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
34 comentários
  1. RAQUEL DURO  30/05/2016 - 10h37

    Jú, eu uso o implante contraceptivo, já faz 6 anos, a menstruação vem de vez em quando tipo há cada três meses, a minha pele melhorou bastante e TPM nunca mais tive!

  2. Erica Fidalgo  30/05/2016 - 10h47

    Desculpa pela pergunta, se julgar invasiva pode não responder, mas me diga: qual método anticoncepcional vc esta usando, pq eu não posso tomar pilula, e nem usar diu por motivos de saude, e os médicos me olham como se eu fosse um E.T por isso, falam que tabelinha e preservativo podem falhar, não são bons para mulheres casadas, e que eu tô querendo engravidar…muito chato isso. Sugerem laqueadura ou vasectomia pro meu marido, mas não queremos um método definitivo nesse momento.

    • Ju  30/05/2016 - 11h34

      Érica, camisinha! Não uso mais nenhum método hormonal, e tô vendo a possibilidade de colocar o Diu de cobre, sabe?
      E todo método pode falhar, acho que você tem que fazer o que te deixa mais confortável, ponto!
      Beijos

  3. Tatiane  30/05/2016 - 10h53

    Não sei se você já respondeu isso por aqui, mas qual pílula você tomava?

    • Ju  30/05/2016 - 11h32

      Tati, já tomei várias! A Última foi a Yaz!

  4. Aliadne Vidal  30/05/2016 - 11h13

    Oi Ju. Eu havia comentado cm vc ha um tempo atras sobre as espinhas monstras q surgiram em mim apos 2 meses da parada da pilula, nas costas, testa e queixo, e manchou taanto minha pele que nao soube lidar cm isso e acabei voltando a tomar. Quando comentei vc disse que nao estava passando por isso, mas agora que as espinhas surgiram, gostaria que passasse pra gente o que devemos fazer de acordo com sua dermato, o que ela diz sobre as espinhas pararem algum dia ou se as espinhas sao para sempre sem a pilula, o que devemos fazer para que elas parem de aparecer, os cuidados.. Me falaram ja sobre um fitoterapico que ajuda muito : tenag (vitex agnus) e o DYM. Obrigada. Beeeijos

    • Ju  30/05/2016 - 11h33

      Ali, pois é, agora elas resolveram aparecer! Tenho dermato hoje, depois conto aqui, pode deixar!
      Beijos

  5. Aline Trindade  30/05/2016 - 11h57

    Oh Ju.. To nesse dilema. Eu parei de tomar por recomendação do nutrólogo também. Fiquei 2 meses sem, mas eu fiquei insuportável. Mas insuportável meeeeeeesmo. Nem eu tava me aguentando. E então minha ginecologista me deu uma opção chamada stezza. Com 3 dias eu já me sinto um pouco mais sã. Pq olha.. Foi um decisão muito difícil recomeçar. E não sei até quando vou levar isso. ://

    • Ju  30/05/2016 - 12h16

      Liu, mas você usou algum tipo de hormônio no período que ficou sem o anticoncepcional? Ajuda muito!

  6. Eliane Rocha  30/05/2016 - 12h08

    Ju, minha história é bem parecida com a sua e, também me obriguei a parar com o anticoncepcional, tenho acne adulto e tomava o anticoncepcional para isso… Minha pele estava um terror e o cabelo caindo horrorores mas agora estou tomando óleo de prímula e senti uma melhora muito grande na pele, melhor do que com todos os tratamentos dermatos que já fiz durante anos e anos… a TPM sumiu com este óleo, tanto que agora nunca sei quando vou menstruar… Dá uma pesquisada depois… Meu cabelo continua caindo, mas tenho seborreia das bravas então estou tentando “atacar” um problema de cada vez… Beijocas

    • Ju  30/05/2016 - 12h17

      Liu, vou procurar já, obrigada pela dica! <3
      Beijos

  7. Valéria  30/05/2016 - 12h09

    Ju, parei de tomar faz um mês e meio, tomava já há 12 anos. Estou sentindo muito essa alteração de humor, quase que insuportável. O cabelo e a pele está mais oleosa, mas n tenho espinhas. A menstruação veio apenas 2 dias, não tive cólica :)
    Não Estou gostando desse mau humor e sensibilidade toda kkkk mas vamos ver como fico com o passar do tempo…

    • Ju  30/05/2016 - 12h16

      Val, dê mais tempo, no início é ossoooooo! rs

  8. Tereza Cristina  30/05/2016 - 13h00

    Também parei de tomar faz uns 4 ou 5 meses. Antes era a melhor coisa da vida, mas do nada parece que “acabou” o efeito.. Voltei a sentir cólicas horríveis, meu humor estava pior que montanha russa ( o que atrapalhava meu relacionamento), estava muito inchada, menstruava por 9 dias. Hoje esses problemas acabaram, mas a oleosidade tá de lascar. Meu cabelo vive preso, a pele sempre brilhando e com as espinhas.. e o pior é que não são aquelas que tem cara de adolescente, são umas bolotinhas que dão a impressão de que estou com a pele suja, odio!!! Pior que agora aparecem nas costas e até no pescoço..

    Outra coisa que também me fez pensar em parar foi descobrir que uma amiga, após anos tomando o AC, teve uma trombose por conta do remédio.. Junto também com as diversas noticias ruins sobre o assunto. Ainda acho que a medicina não nos dá muitas informações VERDADEIRAS sobre nada, muito menos se tratando de remédio.

    To melhor sem a pilula e não me arrependo de ter parado.

  9. Moema Viana  30/05/2016 - 13h57

    Ia colocar diu de cobre, mas pode contaminar a pessoa, daí desisti :/

  10. lidi  30/05/2016 - 14h46

    Linda Jujuba…tudo bem?

    O DIU de cobre pra mim foi a pior escolha da vida. Sangrava horrores, por praticamente uma semana e com cólicas horrorosas. Hoje estou com o DIU Mirena , que é o 2º céu (rss) . Sem inchar , sem retenção de líquido , sem cólicas e mestruando quase nunca (vida) . No início foi tenso , dor nas relações , espinhas pra todo lado…mas a partir do 4º mês foi só alegria.
    Mas mudando de assunto. Vc disse sobre sua alimentação e o prazer na atividade física. Tu notou melhora na perda de gordura e peso? Faz tempo que tu não nos atualiza a respeito disso.

    • Ju  30/05/2016 - 14h56

      Sério Lidi? Vou desistir, então! :(
      Notei sim, mas minha alimentação tem mudado muito, isso ajuda demais!
      Tô postando mais disso no insta e no Snap!
      Beijos

  11. Rayssa  30/05/2016 - 15h40

    Tão bom ver relatos de quem está passando pelo mesmo que você <3 estou há um ano sem usar. Precisei parar porque tenho enxaqueca e o médico indicou que era melhor parar com a pílula para evitar a dor e um possível derrame no futuro. Nunca achei muito boa a ideia dos hormônios sinteticos, depois disso resolvi parar na hora. Nos primeiros meses foi difícil mesmo. Minha pele sempre foi oleosa, e a oleosidade foi tensa até o sexto mês, depois comecei a sentir mais só no final do mês, e agora, ainda mais que é inverno já está beem tranquilo. A tpm diminuiu muito depois do nono mês, e o mais louco, é que meu ciclo, antes de tomar pílula era de 7 dias, com a pílula era 5/6 dias e agora, é de 3 dias! Acho que essa é a melhor parte. :) Como você está fazendo pra se "proteger" agora, Ju?

    • Ju  30/05/2016 - 15h56

      Rayssa, meu ciclo tá de 2 dias, um sonho! rsrs
      Camisinha, minha melhor amiga! hahaha

  12. Rayssa Guedes  30/05/2016 - 18h10

    Oi, Ju! Faz um post sobre o 5HTP pra gente!
    Estou tomando a cerca de 20 dias mas ainda não vi nenhuma diferença e fique curiosa quando vi que você também toma.
    (PS: seu blog mudou minha vida! (: Conheci o #JuroValendo em Janeiro e minha relação com cosméticos, principalmente, hoje é outra! Sempre passo por aqui antes de comprar uma coisa nova e compartilho com você vários queridinhos #temqueter)
    Beijos!!

    • Ju  31/05/2016 - 09h18

      Ray, pode deixar! <3 Às vezes demora mais, outras menos, mas ele funciona bem. Qual a sua dosagem?
      Nossa, que bom saber disso, fico muitoooo feliz, mesmo, mesmo, mesmo! <3
      Beijos

  13. Aline  30/05/2016 - 19h35

    Oooiii..
    Tbem parei faz 1 ano e meio, nao me arrependo, o saldo tbem é positivo, poreeem meu ciclo menstrual ta dificil por demais de aguentar :S praticamente 10 dias com escape mas uns 4 ou 5 menstruando com fluxo “normal”. Quem aguenta? fiz exames, ta tudo certo hormonalmente falando, mas ta complicado… alguem mais com esse “probleminha”?

  14. Tamme  30/05/2016 - 20h29

    Jú, eu também parei de usar a pílula faz uns 3 meses mais ou menos, e o que me incomodou demais foi o surgimento de MILHÕES de espinhas no queixo. Tô pensando seriamente em voltar a tomar pra controlar. Tem saído umas espinhas bem doloridas, que doí só de encostar mesmo eu estando cuidando certinho: passando protetor solar, hidratando, higienizando e tonificando. Tô bem desanimada!

    • Ju  30/05/2016 - 21h13

      Tamme, já tentou o óleo de prímula? Me disseram aqui que ajuda MUITo, vou tentar!

  15. Gisele Gonçalves  31/05/2016 - 10h13

    Ju, muito legal seu post! Eu tinha o mesmo problema que você e pensava que só poderia ser culpa do anticoncepcional. Eu tomava desde aos 15 anos, mas não direto, com os devidos intervalos. Em janeiro fez 01 ano que eu parei e não quero voltar. Também senti muita melhora! beijos

  16. Paula  31/05/2016 - 22h09

    Oi ju, há uns 9 meses parei de usar anticoncepcional só que os cravos e espinhas tomaram conta do meu rosto, já tenho cara de menina de 15 anos com espinha então… Fui a dermato e a primeira coisa que ela me orientou foi procurar um ginecologista para passar um contraceptivo, só que estou bem sem ele é não quero voltar ausa-lo, mas tbm n quero essas espinhas em meu rosto. Quero saber de vc o que está fazendo para manter a pele livre dessas pragas.

    Xero!

  17. Jana  31/05/2016 - 22h30

    Ju, estou a 4 meses sem pílula. Coloquei um Diu de cobre e estou amando! #ficaadica
    Minha intenção era justamente me livrar dos hormônios mas a falta deles me trouxe espinhas na pele, oleosidade extrema e queda dos cabelos!
    As espinhas resolvi logo com Astro que o dermatologista receitou (remediozinho perfeito esse!), mas o cabelo tá um caos em queda e oleosidade. Vc poderia compartilhar o que anda fazendo e o que usa pra combater esse excesso proveniente da alteração hormonal pleaseee??!!

  18. Alinw  01/06/2016 - 19h33

    Oi Ju, tô passando o mesmo q vc abandonei a pílula e agora estou procurando um novo método de prevenção, estou qrendo colocar o Diu de cobre vi muitos médicos no instagran indicando e esclarecendo os mitos q existe. Vi alguém nos comentários falando q não gostou mas isso vai de pessoa para pessoa, pesquisei e vi Q no começo pode acontecer de aumentar a menstruaçao mas q depois tudo se regulariza, vc conhece bem esse método Ju? Se sim poderia falar um pouco sobre ele com a gente, acho q seria de muita valia pois existe muitos mitos envolvendo o uso do diu de cobre.

  19. Carina  02/06/2016 - 23h37

    Ja fiz o teste de ficar um mês sem tomar pílula e achei totalmente desastroso. Entrei em depressão, sö queria morrer, cansaço e sono eterno… em meia semana de pilula, voltei aos trilhos. não pretendo fazer outra pausa tão grande assim tão cedo.
    Hoje, faço uso continuo pausando a cada 3 meses por 7 dias, parece funcionar.

  20. Fram dos Anjos  03/06/2016 - 16h45

    Oiii Juu! Te “descobri” há pouco tempo e já virei fã. Adoro suas postagens alto astral, de maneira direta e mto clara, e já comecei a seguir algumas delas: comprei o Pil Food turbinado (minhas unhas melhoraram mto, cabelo deixou de cair e a pele deu uma limpada, adorei!). Mas o que mais me achou a atenção foi vc ter deixado de tomar a pílula. E numa consulta com a minha GO ela me sugeriu a mesma coisa. Estou há 2 semanas sem tomar, ainda na fase do desânimo…fiquei por uma semana com a sensação de estar menstruada, inclusive com cólicas. Mas devagar a gente chega lá!
    Aproveitando, quero te pedir umas dicas pra deixar de vez de roer unhas…eu parei, mas sempre tenho umas recaídas…não consigodeixar minhas unhas mto compridas.

    Grande beijo e até a próxima!

  21. Luciana  05/06/2016 - 15h50

    Jú também parei depois de 17 anos! Tem um mês que tomei a última.
    Até agora só vi as melhoras!!!! Mas pretendo colocar o Diu de cobre para evitar a gravidez.
    Bjs

  22. Iza  05/06/2016 - 17h49

    Ju. Eu não tomo pílula a 8 anos…todas que tentei meu estômago não aceitou.
    Mas sinceramente, nem tento mais, medo de trombose e outras visitas mais.
    Meu cabelo só a raiz levemente oleosa, nunca tive problemas com espinhas.pele super seca.
    Amo, seus blogue,dicas#fa#de carteirinha…bjus

  23. Kallyne Angelos  20/07/2016 - 13h47

    Adorei o texto.
    Amei seu espaço.

    Beijus

O que você acha do JV?
Amo o JV, depois que comecei a acessar, meu cabelo melhorou muuuito, e tudo isso baratex, com as dicas que pego aqui! Sem falar que…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Vamos brindar? Vamosssss, que a vida é feita pra isso, pra celebrar! 🍸✨ Estamos aqui comemorando os 4 anos do blog, e eu só tenho que agradecer! 🙏🏻🙌🏻 Meu pisciano com ascendente em Gêmeos é lindo e tem as leitoras mais incríveis da vida! ❤️
Pense num menino de sorte? É ele! ☺️💫🎉 #JuroValendo #Jujuland
  • #hair #blondhair #blondhairdontcare #loiro
#jurovalendo seco ao natural! Aquele cabelo que você respeita! 💇👱
@jurovalendo valeu Ju!
  • Eles chegarammm 😍😍😍
Os melhores amigos dos meus quase 36 anos 😂
Obrigada @artvitta 
Obrigada Dra. Luciana 😍❤🌹
Obrigada Juguru @jurovalendo 😍❤😂 Vitamina C 20% + Oligo ha 0,3%
Dexapantenol Turbinado complexo de Aminoácidos - Salva Fios ❤❤❤ #artvitta #vitaminac #acidohialuronico #oligoha #dexapantenol #dexapantenolturbinado #salvafios 
#pele #peleoleosa #estetica #dermatologia #cosmetica #cosmetologia #mulherde30 #mulheresde30 #jurovalendo #beleza
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo