31.05.2016

10 coisas que você precisa saber pra ter cabelos incríveis

É fácil, fácil!

Alegria na vida de uma viciada em cabelos é quando a amiga, que é tricologista, vem passar 1 mês todinho perto da gente, viu? A Li tá aqui e eu, que sou folgada mesmo, já pedi que ela desse várias dicas pra que eu repasse pra vocês, e no post de hoje a gente vai falar sobre 10 coisas que você precisa saber pra ter cabelos incríveis, bora lá!

A Li bate muito na tecla daquela rotina básica, muitas vezes negligenciada, e nos cuidados com o couro cabeludo, que, pra ela, é o mais importante, mas sobre isso a gente fala no próximo post. Nesse vamos conversar sobre dicas gerais, combinado?

10 coisas que você precisa saber pra ter cabelos incríveis

1. Cuidados na lavagem

Como o pH dos shampoos é, via de regra, mais alcalino, e isso deixa os fios muito mais vulneráveis, é preciso delicadeza na hora de lavar o cabelo, que está esticado ao máximo. Então, os movimentos precisam ser suaves, sempre feitos no sentido das cutículas (de cima para baixo, como expliquei nesse post aqui) e sem esfregar no comprimento, já que isso faz com que elas (as cutículas) se abram e sejam, em muitos casos, danificadas  pela força das mãos (cabelo é frágil, gente!).

Ou seja, não é pra lavar como se estivesse lavando roupa, basta deslizar os dedos com leveza e pronto, não esquecendo de, com a ponta dos dedos, massagear bastante o couro cabeludo para completa e correta remoção dos resíduos ali impregnados.

2. Nunca use muito shampoo. Nem pouco!

A quantidade exata de shampoo varia de cabelo pra cabelo, porque depende do tamanho e do volume, mas a média é de 10 ml por lavagem, e é muito importante não usar uma quantidade muito grande pois isso pode, ao invés de limpar mais, gerar uma saturação de resíduos nos fios.

Já quando a quantidade de shampoo é menor do que a necessária, os fios não ficam limpos, pois ele não consegue fazer a correta “ligação” entre a água e a sujeira e realizar a remoção das impurezas e oleosidade.

3. Água: tem que ser na medida certa!

Pois é, até a água tem que ser na medida certa, só que aqui o problema não é o excesso, é a falta! Pra que vocês entendam melhor, imaginem que a água é o cabo USB que liga o shampoo (telefone) aos resíduos e oleosidade (adaptador). Se não tem o cabo, ou seja, se não tem água suficiente, se o cabelo não está devidamente molhado, a ligação entre o shampoo e os resíduos não vai acontecer da maneira correta e os fios não ficarão limpos.

Então, pode caprichar na água, não precisa ter pena não, é pra molhar bastante mesmo!

10 coisas que você precisa saber pra ter cabelos incríveis

4. Espuma não é sinônimo de limpeza

A gente ama uma espuma, né? Eu, por exemplo, não acostumo com shampoo que não espume muito, porque, mesmo sabendo que não funciona desse jeito, sempre acho que quanto mais espuma, mais limpeza. Só que a verdade é que a espuma não tem nada a ver com a limpeza, a questão é mais sensorial mesmo.

Então, shampoos que não produzem espuma limpam da mesma forma que os que produzem. Mas aqui tem uma observação importante: se o seu shampoo é do tipo que espuma muito e, no momento da lavagem, não houver espuma, é porque os fios estão muito sujos, e aí vale repetir o processo pra que a sujeira seja completamente removida.

5. Shampoo sem sal é mito

Essa história é antiga, mas ainda hoje muitas meninas questionam isso por aqui e algumas alegam que não usam shampoo com sal porque eles fazem mal para os fios, o que é mito. Todos os shampoos, via de regra,  possuem sal, já que ele tem, no caso dos shampoos, função espessante e espumante, e não vai influenciar na qualidade do produto nem interferir na química ou saúde dos fios.

Os shampoos que se dizem sem sal contém sal, só que um sal diferente do NaCL, que é aquele sal de cozinha. Já são fabricados uns poucos shampoos sem nenhum tipo de sal, mas a vendagem acaba sendo baixíssima porque eles são muito mais difíceis de serem utilizados, pois são líquidos, tipo água mesmo, e também não produzem espuma.

6. Shampoo para cabelos com queda

Shampoo que promete ação contra a queda dos fios funciona muito mais como um “preparativo” para o tratamento, geralmente um tônico, que como tratamento em si, pois o que ele faz, na verdade, é limpar corretamente o couro cabeludo e, a depender dos ativos, ajudar no fortalecimento dos fios ou ativar a circulação local, por exemplo, mas não consegue, sozinho, fazer com que os fios parem de cair e voltem a nascer.

Isso acontece, sobretudo, devido ao pouco tempo em que ele fica em contato com os fios.

7. Cuidados ao desembaraçar

Essa dica me pegou de surpresa, porque sempre usei escova, tipo raquete, pra desembaraçar os fios, e sempre no cabelo molhado, mas a Li explicou que o cabelo molhado deve ser desembaraçado com um pente (os de madeira são ótimas opções), já que eles não possuem arestas e deslizam completamente nos fios, o que é importante no cabelo molhado, pois ele está no máximo da sua elasticidade (ele fica mais liso, “esticado”) e, portanto, mais vulnerável.

10 coisas que você precisa saber pra ter cabelos incríveis

Já no cabelo seco o pente não deve ser usado para desembaraçar, apenas a escova, e é importante que o processo, nos dois casos, seja feito com cuidado, separando os fios por partes, para evitar que eles se quebrem. Ah, e essas regrinhas valem pra desembaraçar os fios e não para pentear ou modelar, viu, gente?

8. Finalizadores com álcool

Muitos finalizadores possuem álcool na composição, mas é preciso ter cuidado principalmente com os fixadores, que, via de regra, não possuem ativos que tratem os fios ou que ajudem a reter a umidade, o que significa que, quando usados em excesso, pioram o ressecamento.

9. Ampolas não são iguais as máscaras

A grande maioria das ampolas, sobretudo as de uso comercial, não são tratamentos, já que agem apenas nas cutículas, enquanto as máscaras (e aqui a Li fala das de uso profissional) agem no córtex e possuem uma concentração muito maior de ativos.

Claro que isso é relativo e já sai um post explicando tudo, porque muitas ampolas de uso profissional são extremamente concentradas e agem mais profundamente, sendo um tratamento mesmo, mas, no geral, elas (principalmente as de mercado/farmácia) agem de forma mais superficial.

10. Não “abafe” o cabelo

O cabelo, sobretudo quando está molhado após a lavagem ou úmido de suor, jamais deve ser abafado com  chapéu, boné ou qualquer outra coisa, inclusive travesseiro (pra quem dorme de cabelo molhado), pois o couro cabeludo precisa secar completamente, evitando, assim, problemas com fungos, que causam caspa e queda dos fios, por exemplo.

O post ficou imenso, tem mais um montão de coisas pra falar (oba!) e se vocês tiverem alguma dúvida sobre cabelos, deixem nos comentários que a Li vai ficar por aqui até o final de junho, então dá pra gente aproveitar de montão! hahaha

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
32 comentários
  1. Adriana Cândido  31/05/2016 - 11h49

    Olá Ju,

    Conheci seu blog há pouco tempo e estou amando!
    Acompanho todas as dicas desde corpo, cabelo, maquiagens, enfim… Amo muito tudo isso, hehehe!!

    Parabéns pelas matérias, são ótimas!!!

    bjo de mais uma seguidora ;)

    Dri

    • Ju  31/05/2016 - 12h13

      Adri, muito obrigada, fico muito feliz mesmoooo de saber disso! <3
      Beijos

  2. NATALIE  31/05/2016 - 12h10

    Já quero uma consulta com Li (ó a intimidade) pra ontem kkkkkk. De todos esses pontos citados o mais “problemático” pra mim é o último porque tenho vício de fazer mutuca com o cabelo úmido…é terrível, não consigo deixar o cabelo secar 100% pra prender! :(

    • Ju  31/05/2016 - 12h13

      hahahahaha
      Também tenho, volto assim depois da atividade física e fico um tempão, e o meu coque quando o cabelo tá 80% seco não abro mão!

  3. Monique Tavares Correa Tavares  31/05/2016 - 13h00

    Nossa Ju que maravilha uma amiga tricologista meu sonho kkk e Ju aproveita bem essa visita dela e por favor vai passando tudo pra gente.Beijosss

    • Ju  31/05/2016 - 13h28

      hahahaha Né? Eu abuso mesmo!

  4. Lili Farias  31/05/2016 - 13h23

    Oi Ju, como sempre vc arrasa nos post’s. Amei este… parabéns… alias amo todos ❤ .
    Eu amo tratamentos naturais e sempre faço 1hidratação caseira com produtos naturais ali da cozinha mesmo rsrs… e tenho uma dúvida sobre o vinagre de maçã… ele é realmente bom para os fios e couro cabeludo?… quem tem psoríase no couro cabeludo pode usar o vinagre de maçã na região?… andei lendo (pesquisando) e gostaria da sua opinião e de sua amiga.
    Bjuss lindina

    • Ju  03/06/2016 - 11h00

      LI, já mandei o print pra Li, encontro com ela mais tarde daí te respondo certinho, tá?
      E muito obrigada pelo carinho! ;)
      Beijos

  5. jacqueline propato  31/05/2016 - 14h30

    Diva, me indica ao menos uma marca da melatonina,por favor!!

    • Ju  31/05/2016 - 15h10

      Jac, a Om (ou On) é ótima! <3

  6. Camila  31/05/2016 - 14h31

    Jú,
    Ja usou a Tangle Teezer para desembaraçar?
    É ótima e vale cada centavo que custa! Indico mesmo sendo cara…

    • Ju  31/05/2016 - 15h10

      Já sim, mas a minha Ozzynho comeu e não tive mais coragem de comprar! kkkk

  7. BRUNA SOUZA  31/05/2016 - 14h36

    Oi Ju! Minha pergunta para a Li (olha a intimidade! Kkkk…) é: Hidrataçoes caseiras com frutas, como abacate;banana; iogurte;mel….. Conseguem penetrar no fio e dar uma tratada????? Uns falam que não trata, outros falam que trata… O aspecto do cabelo fica bonito; mas eu gostaria de saber de verdade se essas hidrataçoes tem poder de tratar o fio??? Beijo pras duas. (Aguardo a resposta Ju!)

    • Ju  03/06/2016 - 10h59

      Bru, já mandei o print pra ela! <3

  8. jacqueline propato  31/05/2016 - 15h24

    è barato assim mesmo?Entre 50 e 60 dilmas?? Tem dois tipos: Tabletes e Tabs Natrol.Qual indica?Vou comprar de qualquer jito ,pq preciso dormimr !!!!

    • Ju  31/05/2016 - 16h04

      Eu tô comprando aqui por R$60,00, Jaque! Pode ser qualquer um, tem diferença não!

  9. Madalena Honório  31/05/2016 - 15h52

    Ju querida, amei esse post! Eu fazia tudo errado! E fiquei chocada ao saber que ampola não trata! Colocava fé nas bichinhas! Obrigada!! Beijo grande para você e para a Li!

  10. Ana Paula Clemente  31/05/2016 - 18h22

    Ju, querida! A gente sabe que você não faz mais progressiva no cabelo e é notório que ele está bem mais bonito, mas ainda existem muitas leitoras suas que fazem, eu mesma dou a cada 4 ou 5 meses para ficar com este efeito do seu (raiz lisa e cachos nas pontas), não uso secador e chapinha… e gostaria muitoo de algumas indicações de Progressivas sem formol ou que sejam menos agressivas (se é que existe)… Eu me dou bem com elas, mas meu cabelo está caindo muito e deve ser efeito do formol. Pesquisa pra gente por favor! Beijos, amo seu blog!

  11. Ericka  31/05/2016 - 20h37

    Oh Juh, eu tenho uma dúvida. Alguns fios do meu cabelo são tipo assim: se vc pegar um fio de cabelo entre os dedos e deslizar ao longo dele, vc sente uma irregularidade bem estranha. Eh meio difícil de explicar sem ver. Se olhar o fio em uma parede branca da para ver nitidamente, como se o fio fosse grosso e fino, e assim vai, até o final do fio,ou de uma parte em diante. Meu cabelo eh ondulado, e de química só tintura, com intervalo beeeeeeem grande qdo tinjo. Mas qdo era virgem já era assim.. nossa.. tentei explicar.. mta dúvida.. bjo juhlinda!

    • Ju  03/06/2016 - 10h59

      Já dei print e mandei pra Li! hahah

  12. Anna  31/05/2016 - 23h05

    Ju, pede pelaaaamor de Deus pra Li falar sobre queda de cabelo. Meu cabelo está caindo horrores há algum tempo ( mais de 6 meses)
    Lavo dia sim, dia não, já fiz milhares de exames de sangue ( e nada) já tomei todas as pílulas para o cabelo parar de cair ( e como sou nutri, já manipulei vaaarias diferentes) todos os tônicos, já fiz aquelas agulhadas na cabeça e não funciona.
    E ah, parece que no dia que vou fazer umectação o cabelo cai mais. Será que corre o risco da gente estar entupindo o bulbo com gordura?!
    Assim, não aguento mais gastar dinheiro !
    O médico por fim me passou um anti-depressivo
    Help Ju, help Li!!

    • Ju  03/06/2016 - 10h58

      Já dei print aqui e passei pra ela, Anna! <3

  13. Paulinha  01/06/2016 - 09h17

    Juuu também colocava super fé nas ampolas hahaha, quais são essas ampolas profissionais?
    Ameiii o post, só uma coisa que não consigo deixar de fazer é fazer um torço no cabelo depois do banho, preciso parar já =(
    beeeeijosss <3

  14. […] Li deu várias dicas para os nossos cabelinhos ontem (veja aqui: 10 Dicas para ter cabelos incríveis), e uma que despertou muito interesse foi a das ampolas, que a gente usa de montão e que vivo […]

  15. Mayta  02/06/2016 - 11h50

    Oi Ju, primeira vez que comento, mas sempre acompanho o blog, amei as dicas, se for possível peça a sua amiga para falar um pouco de caspa e tratamento. Muito obrigada!

    • Ju  03/06/2016 - 10h57

      Oi Mayta, pode deixar! <3

  16. Vanessa Aquino  03/06/2016 - 10h41

    Oii Ju! Vc ta vendo essa ”onda” de shampoos alisantes que ta tendo agora? Vc poderia pesquisar sobre o assunto e falar sua opinião? Já que esses produtos tem muitos tipos de ácidos na fórmula! Beijo

    • Ju  03/06/2016 - 10h57

      Nessa, já tô pesquisando, pode deixar que já sai post! <3

  17. Vanessa Aquino  03/06/2016 - 11h08

    Obrigada Ju! <3

  18. Paula Apocalypse Nogueira Andrade  21/06/2016 - 19h14

    Jú, lavo os meus cabelos todos os dias e infelizmente a noite por conta da academia, mas dou uma secada com difusor, a minha duvida é ressaca mesmo !!! Aff eu não consigo não lavar mesmo pq o melhor amigo de uma cacheada 3a à 3b é realmente a água e paciência, pois se deito ou encosto a cabeça. .. fim dos cachos, tem hora! Que dá vontade ou de fazer progressiva ( a qual eu nunca fiz) ou voltar na escravidão da escova e chapinha. Como o meu cabelo está no queixo não consigo fazer coque. Como acho o post dos coques que vc faz no seu cabelo para não ter que fazer escova e chapinha .Vi numa foto que vc tinha cabelos cacheados (lindos) Nos dias de frio e chuva é mais complicado. Please Help-me! Preciso realmente de item por item de como vc faz! Bjs!!!!

  19. Carla Santos  18/10/2016 - 12h36

    Juuuu…
    Vc sempre uma fofa compartilhando tudo com a gente… Só amo suas dicas!
    Me dá um help… Meu cabelo anda estragadinho… Percebo que na hora da lavagem, qdo passo o shampoo (indicado por vc da phito ervas) noto que os fios ficam duros e parece que estou usando aqueles shampoo removedor sabe? De resíduos? Não era assim, já tentei vários shampoo e não consigo deixar meu cabelo maleável…. O que eu faço?
    O que está faltando ou do que meu cabelo anda precisando? Ele nunca foi seco… Agora está rebelde… Kkkk
    Bjão sua linda

O que você acha do JV?
Amo o JV, depois que comecei a acessar, meu cabelo melhorou muuuito, e tudo isso baratex, com as dicas que pego aqui! Sem falar que…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Vamos brindar? Vamosssss, que a vida é feita pra isso, pra celebrar! 🍸✨ Estamos aqui comemorando os 4 anos do blog, e eu só tenho que agradecer! 🙏🏻🙌🏻 Meu pisciano com ascendente em Gêmeos é lindo e tem as leitoras mais incríveis da vida! ❤️
Pense num menino de sorte? É ele! ☺️💫🎉 #JuroValendo #Jujuland
  • #hair #blondhair #blondhairdontcare #loiro
#jurovalendo seco ao natural! Aquele cabelo que você respeita! 💇👱
@jurovalendo valeu Ju!
  • Eles chegarammm 😍😍😍
Os melhores amigos dos meus quase 36 anos 😂
Obrigada @artvitta 
Obrigada Dra. Luciana 😍❤🌹
Obrigada Juguru @jurovalendo 😍❤😂 Vitamina C 20% + Oligo ha 0,3%
Dexapantenol Turbinado complexo de Aminoácidos - Salva Fios ❤❤❤ #artvitta #vitaminac #acidohialuronico #oligoha #dexapantenol #dexapantenolturbinado #salvafios 
#pele #peleoleosa #estetica #dermatologia #cosmetica #cosmetologia #mulherde30 #mulheresde30 #jurovalendo #beleza
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo