03.08.2016

Parar de Tomar a Pílula Foi a Melhor Decisão da Vida!

Nunca, em nenhum momento, me imaginei dizendo isso, mas o fato é que parar de tomar a pílula foi a melhor decisão que tomei na vida!

Já contei por aqui (veja nesse post) que usei anticoncepcional de forma contínua por 18 anos, porque menstruar, pra mim, sempre foi um pesadelo. Fora isso, a liberdade de não precisar se preocupar com essa chatice, como sempre falei, era boa demais, então a hipótese de voltar a lidar com tudo isso sequer passava pela minha cabeça.

Até que meus hormônios ( LH, FSH, Testosterona, Dehidroepiandrosterona, Estradiol e Progesterona ) deram piti, saíram do controle e, no final do ano passado, apresentaram níveis extremamente baixos, o que explicava muitos dos sintomas que eu tinha.

E isso sem falar da fadiga adrenal crônica (nem tem nada a ver com a pílula, mas é um problema que tenho), que já vinha tratando há anos, do inchaço e das crises absurdas de dor de cabeça, coisa que quem me acompanha nas redes sociais lembra muito bem.

parar de tomar a pílula ju lopes juro valendo

Nada, absolutamente nada, melhorava a minha “enxaqueca”, e como com hormônio eu não brinco, preferi seguir a recomendação de meu nutrólogo, único, aliás, que pediu exame pra tudo isso aí, e, depois de conversar com minha ginecologista, suspendi a pílula.

Nos primeiros dias foi um Deus nos acuda, literalmente. Tudo ficou muito ruim, meu humor mudou completamente, a pele e o cabelo ficaram péssimos e eu quase peço arrego.

Mas, ao mesmo tempo, comecei a me sentir mais “viva”, mais animada, com muito mais disposição para todas as coisas. Ah, e isso sem falar na libido, que melhora absurdamente, né? E libido é tudo, gente, tudo!

O inchaço também começou a reduzir, assim como a vontade de beliscar o tempo todo, a alimentação acabou ficando mais equilibrada e, pouco a pouco, meus sintomas foram reduzindo, sendo que vários desapareceram.

Mas, o que mais me impressionou foi que as dores de cabeça que me deixavam enlouquecida por dias, coisa que sentia há anos,  simplesmente sumiram. Já senti dor de cabeça dia desses, mas foi por causa da gripe, e foi uma dor muito diferente da que costumava aparecer.

Ainda estou tentando me habituar com a melancolia que sinto uns dias antes da menstruação chegar, mas hoje, mais de 6 meses depois de parar de tomar a pílula, sequer penso na possibilidade de voltar.

parar-de-tomar-a-pílula-ju-lopes-juro-valendo

Claro que ela não é “a bruxa má”. Ela fez e faz muito pelas mulheres do mundo todo. Só acho que as coisas precisam ser mais claras, que os ginecologistas precisam mostrar quais são os riscos, solicitar exames, alertar, orientar, sabe?

Pra que a gente exerça o nosso poder de escolha da forma correta é essencial ter consciência de tudo o que pode acontecer, de todos os prós e contras, e é isso o que está faltando.

E quanto a pergunta que todo mundo faz, sobre qual método utilizar, sempre acreditei que é preciso usar a camisinha, porque só ela vai proteger das doenças sexualmente transmissíveis, e um outro método, porque não sou o tipo de pessoa que corre riscos desnecessários em relação a minha saúde e nenhum método é 100% seguro.

Minha opção, além da camisinha, era o Diu de cobre, porque não quero (nem posso!) usar nenhum método hormonal, mas desisti, então, nesse momento, é só ela mesmo.

E sim, mesmo estando em uma relação estável, sempre vou usar camisinha, gente, não tem conversa, não tem essa de confiança não. Confio sim, mas em relação a isso não existe discussão possível, porque em primeiro lugar está, sempre, a minha saúde, e jamais me colocaria em risco, jamais.

As estatísticas estão aí pra provar que o maior índice de sífilis e HIV em mulheres é justamente nas casadas ou com relacionamentos estáveis, que, obviamente, não usam camisinha.

Então, a minha escolha (é uma questão de escolha e não estou aqui pra julgar quem escolhe diferente de mim) é sempre pela minha saúde, porque o amor é lindo, a paixão é uma coisa maravilhosa, o sexo é incrível, mas não vale o risco (desnecessário…) de “pegar” uma doença incurável.

Alguém mais já passou por isso, já parou de tomar? Pretende voltar? Compartilha aí com a gente!

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
82 comentários
  1. Ana  03/08/2016 - 14h41

    Oi Ju, Tbm estou nesse processo, parando com o anti… A pele ta bem oleosa , depois desses seis meses sua pele melhorou?

    Bjos

    • Ju  03/08/2016 - 19h27

      Ana, não 100%, mas tá muito melhor!

  2. Isabela Leles  03/08/2016 - 14h53

    Eu parei por mais ou menos 9 meses, sempre tomei o yaz mas como não tinha mais relação sexual e porque sempre li dos malefícios que causava (tomei por 2 anos). Custei a me adaptar com alguma pílula/injeção e foi a única que nunca me deu nada e tpm pra ser sincera, mal tinha. Voltei há um mês e me sinto bem, pra mim ele é o melhor, vale a pena os cinquenta reais gastos rsrs

  3. Maíra  03/08/2016 - 14h59

    Oi ju sua lindona.
    Menina to nessa sofrencia também.. quero parar de tomar sabe, já faço uso a um ano e meio e to querendo parar.. tenho muitos efeitos colaterais.. No meu caso preciso saber do medico poq tive cisto no ovário e atualmente estou com miomas então não sei se será possível interromper o uso torço que sim.. :(

  4. Marina Freire  03/08/2016 - 15h36

    Eu tbm já tomei anticoncepcional sem pausa. Eu era muito novinha. Tinha 19 anos e depois de várias anemias minha ginecologista na época falou que eu deveria toma-lo sem pausas e que só párar para engravidar. Apesar de uma dosagem pequena de hormônio ele me causou muitos vasinhos e acabei optando por párar mesmo sem querer engravidar. Hoje por estar me tratando com Leflunomida para artrite reumatoide que é um remédio que pode causar má formação fetal opto pelo anti-concepcional (tbm de dosagem hormonal baixa) além da camisinha . Pois a leflunomida fica no corpo até 02 anos depois que para de tomar o comprimido. Mas jamais voltaria a toma-lo sem pausa. Parece q o corpo da gente fica meio louco.
    Ju, vc voltou a tomar café né! Tbm odiei a semana que fiquei sem café. Juro eu só funciono depois de uma boa xicara. Bjos

  5. Mari  03/08/2016 - 15h41

    Ju, eu tomei ac por quase 10 anos seguidos e isso me fez muito mal , comecei a ter sangramentos todos os dias por causa do hormônio. Inclusive tive um polipo no útero e tive que fazer uma cirurgia. Só sei que mesmo depois da cirurgia tentei voltar a tomar o ac e passei muito mal e com muito sangramento todos os dias.
    Super te entendo quando diz que se sente mais viva pois eu sinto o mesmo hoje.

  6. Camila  03/08/2016 - 15h45

    Muito bacana esse relato. Acho você tão sincera e com um timing perfeito! hahah Sempre posta os textos na hora que eu preciso. Você poderia fazer um post falando um pouco do DIU de cobre, e se não for pedir muito, contando o porque optou por não continuar?

    • Ju  03/08/2016 - 19h26

      Oi Mila, obrigada! <3
      Então, tava pensando em colocar, mas li tantos relatos ruins, conversei com várias pessoas e decidi continuar só com a camisinha, que eu sempre usei, sabe?

  7. Michele Novak  03/08/2016 - 15h56

    Ju, parei a menos de 01 mês mas ainda não menstruei. Decidi parar devida uma outra blogueira tb relatar muitos benefícios entre eles o principal falta de Libido. Me sinto menos inchada mas as dores de cabeça não subiram total. Li que quando paramos pode demorar até 01 mês para descer. Mudanças no humor não senti ainda tb.

    • Ju  03/08/2016 - 19h25

      Mi, demora pra normalizar, tem paciência que aos poucos tudo vai entrando nos eixos, mas o certo é procurar uma gineco!
      Beijos

  8. Acsa  03/08/2016 - 16h11

    Oi Juu!
    Eu parei de tomar pílula a 2 anos e me sinto outra pessoa, tentei tudo o que é tipo de anticoncepcional junto com minha medica, mas nada me fazia bem. Meu humor era tão insuportável que nem eu me aguentava imagine meu marido haha, eu sentia muita raiva, enxaqueca dentre outros sintomas, enfim os hormônios não me faziam nada bem. Então minha médica foi sincera comigo e falou que não tinha mais o que me sugerir, eu parei e tô muito feliz, desde então faço tabelinha de 10 dias e uso camisinha no período fértil. Foi a melhor decisão da minha vida!!!

  9. Juliana  03/08/2016 - 16h17

    Poxa, me senti até mal agora…tenho uma situação muito parecida com a sua, de anooos tomando pílula continuamente e sofrendo com enxaqueca e até TPM eu tinha, mesmo com o comprimido (vai entender!). Pois bem, parei já tem uns 5 meses e não estou nessa lua de mel toda com o meu corpo não :(. Minha pele está horrível, a libido não voltou aquelas maravilhas e a disposição…bem, não tá nem perto do ideal. Acho que vou ter que investigar, pois o “buraco” aqui deve ser mais embaixo…rsrsrs.

    • Ju  03/08/2016 - 19h26

      Ju, peça pra investigar seus hormônios! Os meus estavam no chão, tô fazendo reposição!

  10. Sâmylla  03/08/2016 - 16h17

    Parei há 1 ano e foi o melhor que fiz. No começo tbm notei diferença com cabelo e pele mais oleosos. Mas agora ja normnalizou. E estou me preparando para engravidar.
    só uso camisinha nos dias ferteis e uso o aplicatico NATURAL CYCLES.
    EXCELENTEEEEEEE, recomendo :*

  11. Rebeca Avila  03/08/2016 - 16h22

    Oi Ju, tudo bem? Olha só, estou começando um projeto para reunir depoimentos e informações úteis para quem está parando (ou pensando em parar) com a pílula. Será que eu poderia usar seu depoimento? Poderíamos colocar o início do texto, e depois o link para esse post. Topa? Me avisa.
    Eu tenho um blog tb, se quiser saber mais sobre mim: reescreva.me
    Bjs

    • Ju  03/08/2016 - 19h24

      Pode sim, Beca, claro! :)
      Beijos

  12. Gabriela  03/08/2016 - 16h29

    Oi Ju, meu anjo! Eu também não uso, na verdade nunca usei, li sobre os riscos e fiquei assustada, no momento uso o mesmo método que o seu. “Minha vida, minhas regras! Liberdade e a palavra”
    Um super beijo pra você!

    • Ju  03/08/2016 - 19h27

      Gabi, melhor coisa! <3

  13. Elisangela  03/08/2016 - 16h29

    Queria muito parar de tomar. Mas só em pensar na maldita menstruação e o pacote todo que vem com ela, eu desisto…

    • Ju  03/08/2016 - 19h27

      Eu detestava também, Elis, mas tô me sentindo outra pessoa!

  14. Ana Paulla Cruz  03/08/2016 - 16h30

    Eu tomei emendando as cartelas por longos 3 anos, depois passei a usar a Misegina (injetavel) adquiri um polipo uterino que foi necessário uma pequena cirurgia para retirar, pois se ele cresce de mais corria o risco de ter um cancer de colo de utero. Fiquei sem tomar por um bom tempo, hoje precisei voltar a tomar novamente. Sobre o uso de camisinha concordo com você, tem que acha que por ter relacionamento estavel não precisa, tem homem que diz que e “diferente”. Para mim “diferente” e ter que tomar um monte de coquetel para tratar de uma doença sem cura. E tambem convenhamos, não somente nos protege mais protege eles também. E mais quem ama ajuda o outro, e no caso de mulheres como você que não pode com hormonios e uma prova de além de cuidado de amor.

    • Ju  03/08/2016 - 19h29

      Aninha, desde que eu perdi a virgindade e comecei a namorar, com 19 anos, ando com camisinha na carteira e não tem essa de diferente não. Ou é assim ou não tem acordo!
      Claro que já aconteceu de não usar, infelizmente, mas hoje não acontece mais não! haha

  15. ana  03/08/2016 - 17h22

    Oi, tudo bem? Eu também parei de tomar para engravidar, engravidei e tive um aborto, agora tenho que esperar pra engravidar uns 4 meses, e a medica falou pra voltar a tomar AC, mas decidi não tomar e usar outro método anticoncepcional, pois percebi que minha disposição e libido melhorou em muito, também tenho medo de trombose, ja estava usando há 5 anos. Bjos

  16. Monica  03/08/2016 - 17h25

    Eu usei o DIU mirena por uns 8 anos e tirei para engravidar. Depois que minha filha nasceu, não quis mais usar nenhum método hormonal pois, logo nos primeiros dias sem diu, percebi o quanto minha libido aumentou. Além disso, descobri que as manchas na minha pele (q até hoje luto para tirar) eram, mto provavelmente, provenientes de hormônios do diu. Hj usamos só camisinha, e antes, com o diu tbem.

  17. Mariana  03/08/2016 - 17h36

    Ju, como foram os 21 sem café? Eu sempre bebi muito café, o dia todo, e precisei cortar totalmente por estar tomando um remédio que irrita meu estômago e não combina bem com o café. Fiquei curiosa de saber como foi sua experiência. Abraços

    • Ju  03/08/2016 - 19h21

      Terríveis, senti MUITA falta, agora tô tomando menos!

  18. Débora  03/08/2016 - 18h13

    Ju, que coincidência! Estava pensando em parar a minha pílula, entro no blog e você está falando sobre o assunto. Tomo pílula há mais ou menos 4 anos. Lembro que era outra pessoa antes do anticoncepcional. Eu sinto essa fadiga que você menciona e diversos outros sintomas que só atribuo ao remédio. Já estou decidida a falar com minha médica sobre a possibilidade de trocar por um método não hormonal. Agora, sobre essa fadiga adenal crônica, como você descobriu?

    • Ju  03/08/2016 - 19h21

      Deb, medindo o cortisol, é no exame de sangue!

  19. Carla Fernandes  03/08/2016 - 19h30

    Ju, por que você desistiu do DIU de cobre? Estou considerando muito mudar pra ele.

  20. Kenya  03/08/2016 - 20h42

    Arrasou Ju
    Sou dessas que tbm usa camisinha de todos os jeitos e sempre tenho uma na carteira!!
    Eu parei de tomar pílula em janeiro e foi tbm a melhor coisa que eu fiz, mas eu coloquei o DIU de cobre porque não consigo ficar na paranóica e desconfiar da camisinha.
    Eu amo, não tenho nada do que reclamar do DIU, melhor escolha que eu fiz..
    Muito bom esse post, nós mulheres temos que falar mais sobre essas coisas até pra gente saber que temos opções, porque se a gente não procura ninguém instrui né, só joga a pílula e pronto.

  21. tatiane santos  03/08/2016 - 20h49

    Ju só você mesmo para tratar com tanta transparência e sinceridade esse assunto. Parei de tomar pilula a uns 2 anos também por ordem médica, pois estava hipertensa devido ao uso de hormônios, além dos quilos extras e inchaço constantes. Nunca mais quero saber de pilula me arrependo de ter usado tanto tempo. Hoje quando falo para as pessoas, que mesmo estando casada usamos preservativo e não tomo anticoncepcional recebo cada olhar e cada cara de espanto Fico impressionada como as pessoas demonizam a camisinha e endeusam o AC, sem pensar nos riscos.

  22. Juliana  04/08/2016 - 03h42

    Ju, faz resenha da máscara whey protein da novex, por favor!

  23. Suellen cristina  04/08/2016 - 07h54

    Eu também parei faz um mês… e juro foi a melhor coisa que fiz, nunca fui de ter espinhas, e de repente estava com o rosto lotado de espinhas daquelas grandes e Vermelha e doloridas, meu humor nossa estava horrivel, tudo me tirava do sério, muito stress por nada o que fez meus cabelos caírem muito. E sem falar na libido, marido reclamando e tentando entender o que acontecia comigo. Parei e tudo isso sumiu num passe de mágica, minha pele melhorou 100%.. libido também. Bjs jú e vc me ajudou na decisão bjs linda

  24. Silmara  04/08/2016 - 13h34

    Ju, sinta-se mais uma vez aplaudida. Falou com clareza, delicadeza, mas foi incisiva. Preservativo sempre! Também não posso tomar pilula, na verdade posso mas a absorção é prejudicada pq já fiz bariátrica… Mas a mulherada precisa se conscientizar urgente! Saúde não é brincadeira, com tantas doenças no mundo, tanta gravidez não planejada… Enfim, tiro meu chapéu pra você!

    • Ju  04/08/2016 - 13h43

      Si, amor, obrigada! :)
      Acho tão importante falar sobre isso, tanto! E fico chocada como a grande maioria das minhas amigas não usam, acham que não tem nada a ver, sabe? Cara, HIV não tem cura. Sífilis e outras DST são coisas sérias, é saúde, não dá pra brincar, pra vacilar!
      Beijo enorme! <3

  25. Mary Fernandes  04/08/2016 - 15h24

    Juuu amada, estava ansiosa por esse post pra saber como andam as coisas por ai, estou entrando no meu 5° mês sem a pílula, me sinto outra mulher, tão cheia de vida!!! Juro pra você que o único “problema” que vi até agora é a tal da libido, ninguém me segura 24 horas por dia subindo pelas paredes hauahahuahuahauahuah Já desinchei horrores, a pele e o cabelo estão começando a entrar no eixo, aliás o cabelo está bem bom, pq antes ficava um pouco ressecado, essa carga de oleosidade deu uma amenizada no ressecamento, o humor ahhh o humor s2… Sério até então só consegui ver pontos positivos na pausa, fora o fato de que agora eu bato mais o pé na hora de impor o uso da camisinha, antes dava umas bobeadas, é só falar que não tomo pílula que o bichinho se kh de medo de vir um baby e corre colocar rs Ahh, ju, me conte vc sentiu diferença no peso? Como voltei com os treinos, não sei dizer se emagreci pela pílula ou pelo treino. Bjooo

  26. Allana  04/08/2016 - 16h30

    Oi Ju. Tô na primeira semana sem tomar. Me sinto estranha, inchada. Parece que tô sempre com cólicas e algo “vazando” por dentro. Como foi seus primeiros dias? Se sentía assim como eu?

    Bjao.

    • Ju  04/08/2016 - 19h47

      Allana, é normal, mas vai melhorando!

  27. Luciana  05/08/2016 - 15h15

    Ju, mulher. Parei de tomar em janeiro, depois de 18 anos também. Olha, meu cabelo ainda está oleoso d+, minha pele nem se fala. Você não tem noção no que se transformaram minhas costas. São só espinhas inflamadas e cravos. Mas não me arrependo de ter parado. Minha família tem casos crônicos de varizes e trombose, então estou no grupo de risco. Minha enxaqueca crônica melhorou 200% e também desinchei. Não volto a tomar isso, mas preciso de um socorro para minha pele. Super beijo

  28. Ana Mello  07/08/2016 - 03h09

    Ju, adorei o texto! Eu to pensando demais em parar de tomar também, faz muitos anos que tomo e sofro com os efeitos colaterais, mas as vezes fico com medo de ficar com a pele com espinhas, engordar, não sei E fico presa nesse meu receio e não paro com a pílula. Vou marcar gineco pra pedir um exame pra verificar os níveis de hormônios. Obrigada pelo post, Ju. Tu sempre nos ajuda demais. Beijo!

  29. Ana Paula Almeida  08/08/2016 - 20h23

    Eu parei a pílula há um ano. No início complicado, a pele brotava óleo e espinhas (várias) e claro, deixaram manchas que estou tratando. Eu reduzi muita medida depois que parei, as pessoas me acham mas magra, só que eu simplesmente parei de reter tanto líquido e reduzi um nº nas roupas. Uma coisa que me chamou a atenção que apesar das enxaquecas terríveis que sentia, nunca tive nenhum médico que me orientasse em parar a pílula. Apenas ficava mudando de fabricante. Um dia por vontade própria parei e não pretendo mais voltar.
    Bjus Jú.

  30. Livia  10/08/2016 - 00h28

    Oi Ju !! Nossa, é muita coincidência viu!! Estou esperando minha cartela acabar e vou para de tomar! Já fazem cinco anos que tomo e quero ver como vai ser minha vida sem! Vou parar por esses motivos de libido, dor de cabeça e tbm pelo astral, pq já vi alguns sites dizendo que a pílula tem relação com o sentimento de tristeza, cansaço excessivo e tal.
    Mas to morrendo de medo!!!! Na minha mente eu to achando que vou virar um chokito no rosto, gorda e com cabelo ensebado :( …. Aiaiai é mta ansiedade!
    Beijo e obrigada pelo timing!!!

  31. Daiana  10/08/2016 - 01h05

    Ju, eu tomei por uns 15 anos, mas nos últimos 5 anos tomava gestinol 28 (uso contínuo ), pois tenho cólicas horríveis e não conseguia trabalhar quando estava com a monstra. Quando decidi tentar engravidar há 4 anos parei de tomar o anticoncepcional, só assim descobri que tenho SOP e estou em tratamento para engravidar, mas quando parei de tomar o anticoncepcional foi como estivesse perdendo a “virgindade” , pois descobri sensações Que até então eram desconhecidas!
    Como é gostoso subir pelas paredes quando o marido está viajando ou conseguir atingir o clímax muitas vezes antes dele.
    Sei que não quero mais voltar a tomar e quando conseguir ter o meu milagrinho vou te que pensar nas formas.

  32. Carolina  11/08/2016 - 00h59

    Ju, linda!
    Me responda uma coisinha por favor, como eram suas dores de cabeça? Porque só Jesus na minha vida, ultimamente tenho sentido umas dores de cabeça sem explicação de tão fortes que são.
    Cheguei a ir num neuro, fiz exames e tals, mas nada foi constatado :/
    To pensando em voltar aos médicos e fazer uma revisão geral, porque fica impossível quando a dor vem.

    Um beijo!

  33. Dai  15/08/2016 - 13h52

    Olá, também optei por não mais tomar pílula em função do libido ser muito afetado por ela, muito mesmo. Sem falar que a cada pouco novos sintomas e doenças causadas pela pílula são divulgadas, aí nunca sabemos se o benefício é realmente maior que o malefício. Minha pele também ficou ruim, mas procurei um dermato que me indicou alguns produtos que ajudaram muito. Sou casada e já temos filho, como ainda não pensamos no próximo, usamos camisinha. Já são 4 meses que fiz essa opção e não penso em voltar a tomar. Como agora a responsabilidade de evitar a gravidez é de ambos (pois com a pílula, ela fica só da mulher) conversamos muito mais sobre o assunto, o que nos aproximou muito nesse sentido, somos cúmplices. E como meu libido melhorou muito, nem preciso falar que meu marido apoia, né!! Super beijo!!

  34. Geisa  16/08/2016 - 12h40

    Ju, fala sobre a sua pele, como esta fazendo pra lidar com a oleosidade e a acne?

  35. Catarina  16/08/2016 - 23h25

    Bom eu estava tão agoniada q mês passado q parei no meio da cartela …aí no dia q era pra descer a mestruação veio pouca e agora tô com os seio inchados e doloridos e com um pouco de cólica ela desceu dia 27/07 e dia 13 /08 veio uma borra q nem sujava o absorvente. ..só no papel q aperecia. ..e então queria saber se isso q estou sentindo e normal as vezes penso q estou grávida. ..mas acho q não deu tempo para isso …Bom não sei….

  36. Elizangela  17/08/2016 - 14h09

    Oi meninas, sou nova por aqui, mas estou gostando bastante do blog. Parabéns Ju!
    Parei o AC há uns 10 meses.. Fiquei 3 meses sem menstruar e depois começou a regularizar, mas ainda está bem bagunçado meu ciclo, mesmo tomando um regulador. Estou lotada de espinhas também, no rosto e nas costas. Eu parei porque quero engravidar, mas não pretendo voltar depois. Estou usando o método de billings, visando engravidar, mas também pode ser usado para espaçar a gravidez. Pesquisem a respeito. Super vale a pena!
    Eu usei por 10 anos no total. Usava o de 21 dias, quando resolvi usar o de 28 é que tudo desandou (uns quatro anos atrás).. Não segurava mais a menstruação e apareceram as espinhas. Se eu tivesse me dado conta antes, teria usado o roacutan, mas agora não quero voltar com o AC e vou ter que encontrar um outro meio para me livrar das espinhas.
    Bjs!

  37. Julia  19/08/2016 - 13h44

    Oi Ju! Que bom ler esse seu post, me ajudou a permanecer firme na minha decisão!
    Parei a pílula há 8 meses, mas infelizmente para mim não está sendo muito bom…
    Minha pele piorou muito muito, estou com quase zero de estrogênio e progesterona, e não tenho mais menstruação!
    Desde que parei, estou me sentindo como vc disse que se sentia quando ainda tomava a pílula: cansada, irritada, sem vontade de nada, meio depressiva até, e com acne no peito, costas e rosto.
    Cabelo oleoso também…Não tá fácil!
    Eu estou buscando uma reposição hormonal que me faça voltar a ter hormônios femininos, e gostaria de saber (de curiosidade, só para fins de conhecimento e depois poder levar isso para a minha médica na próxima consulta) o que você fez para fazer seus hormônios entrarem nos eixos de novo, como foi essa sua terapia de reposição hormonal e se você tomou apenas suplementos para ajudar seu ovário a retomar a síntese hormonal ou se tomou hormônios mesmo.
    Eu sei que isso muda muito de uma pessoa para outra, mas posso levar algumas sugestões na minha próxima consulta…

    Muito obrigada desde já, adoro o seu blog!
    Beijos!

  38. Carol  19/08/2016 - 14h48

    Oi Ju! Estou igual a vc… cansei de pilula…
    Mas muitas coisas ainda estão ruins mesmo sem a pilula…. O inchaço, dores de cabeça, falta de libido… E já tem uns 4 meses q suspendi a bendita… mas na realidade nõ quero mais hormônio, penso em fazer um tratamento com acupuntura pra ver se reequilibro meus hormonios….
    Mas estou pensando seriamente em colocar o diafragma, que camisinha é bom, mas é chato…
    Engraçado que pesquisando, vi que no Brasil é um método quase extinto, mas na Europa e EUA ainda é um dos principais métodos!
    Depois que começar a usar, comento aqui de novo!
    Beijos… E adoro seu blog!! :*
    Aliás adoro só não… é o mu preferido! rsrsrs <3

  39. Graci  19/08/2016 - 19h55

    Oi Ju, também estou nesse processo, tomei anticoncepcional por 8 anos, parei por 9 meses pq estava super mal e, quando decidi voltar, engravidei. Quando estava amamentando tomei Cerazette e que inferno vivi, foi um ano de puro inferno, quando tomei a melhor decisão da minha Vida: há três meses coloquei o Diu de cobre pq não quero mais hormônios no meu corpinho kkk. Estou super feliz. Tirando uma mega menstruação que estava super desacostumada, o resto mil maravilhas e libido? Nossa, nas alturas, finalmente tenho uma vida. Super recomendo o método rsrs mas, lembrando, cada caso é um caso…

  40. Mah  20/08/2016 - 09h13

    Oi Ju,
    Me identifiquei muito com seus posts.
    Eu parei de tomar a pilula esse mês e vou tentar o Diu de Cobre, eu sentia muita dor de cabeça, coceira nas pernas, mas pra mim o pior foi a perda do libido, eu tomava o Selene a cinco anos…
    Ainda não senti uma melhora nos sintomas que sentia, espero que com tempo meu organismo volte ao normal.
    Bjus.

  41. Thamires  20/08/2016 - 09h39

    Oi Ju, venho pensando a algum tempinho em parar também, quero descobrir se meu inchaço é por causa dela, minhas dores de cabeça também, minha líbido é péssima desde que comecei a tomar e tenho aguentado até então,as não é legal e desde que começou a aparecer muitos casos de trombose bateu o medo. Minha pílula é a iumi e ela tem a mesma composição dessas que estão causando. Enfim, o que gostaria de te perguntar, é o motivo de tu ter desistido do diu de cobre, foi algum motivo específico? tenho pensado e pesquisado sobre diu, mas ainda não consegui decidir algo e seria de muita ajuda.
    Beijos!!

  42. maisa oscarita  20/08/2016 - 14h29

    Oi ju fico feliz por não ser prisioneira destes medicamentos mas minha filha de 17 anos a um Mas perdeu o ovário direto e metade do esquerdo por conta de uns cistos que apareceram no começo do ano eu quase perdi minha filha pois o cisto torceu e tava dando hemirragia interna com isso o médico passou anticoncepcional e disse que terá que tomar até resolver ser mae so que ela sente muito mal..com esses medicamentos mas tem também o risco de trombose. E sr para de tomar corre risco dos cistos voltarem..estou muito confusa

  43. Carolina Santos  23/08/2016 - 06h46

    Eu parei de tomar p engravidar e depois que meu bebê nasceu parei de tomar anticoncepcional . Foi a melhor coisa que fiz . Minha libido melhorou consideravelmente. Uns 4 dias antes do ciclo fico nervosa mas depois passa.

  44. Karolina  23/08/2016 - 06h50

    Parei de tomar pra engravidar e depois Q meu bebê nasceu parei de tomar por questão de saúde. Foi a melhor coisa que me aconteceu . Minha libido melhorou muuuuuuito. Uns 4 dias antes do ciclo ficou um pouco nervosa mas depois passa. .

  45. Laii Galvão  25/08/2016 - 10h46

    Jú, eu parei com o meu pois estava com muuuitoooos problemas de dores de cabeça, câimbras e minhas varizes estavam aumentando. Usei por mais ou menos uns 2 anos seguidos, imagina 18!
    Senti muita diferença, não tenho mais dores de cabeça, e, apesar de eu estar acima do peso, minhas caimbras diminuiram consideravelmente, isso tudo já no 2° mês sem a pílula.
    Ahhh… Parabéns pelo blog! Acho massa isso de ter de tudo um pouco… Tem dicas de cabelo, dieta, decor, informações boas sempre!
    Continue assim!
    Sucesso!

  46. Laura  25/08/2016 - 18h52

    Oiii Juu td bem?
    Aqui você teve queda de cabelo quando parou de usar a pílula?
    Quero muito parar…mas vi muitos relatos de pessoas relatando queda..e ja tive problemas com isso!
    Qual pílula você tomava?
    Obrigada !bjs

  47. Eliz  30/08/2016 - 10h09

    Oi Ju! Eu tomei anticoncepcional por 8 anos. Em 2014 precisei mudar de pílula e passei a tomar uma sem intervalos (Elani 30) e meu organismo simplesmente pirou! Passei 3 meses menstruando a cada 10 dias, enxaquecas diárias, queda absurda de disposição e libido, sem contar o mau humor! Conversei com meu esposo e decidimos cortar o anticoncepcional de nossas vidas. O resultado? Melhora significativa na minha disposição, energia, fim das dores de cabeça, músculos que passaram a crescer na academia (já treinava há varios anos e não via resultado), sem contar o humor que melhorou demais! Algumas amigas minhas ficaram impressionadas e pararam de tomar também, e acredito que deveríamos sim ser melhor orientadas, pois normalmente iniciamos o uso ainda na adolescência e não temos muita informação a respeito dos efeitos em nosso organismo! Sou muito feliz sem pílula anticoncepcional e não voltaria a tomar! Um beijo!

  48. Lídia  31/08/2016 - 14h40

    Que bacana! Tomei por mais de 10 anos para combater as espinhas e por estar em um relacionamento estável. Mas parei de tomar há mais ou menos 6 meses. Parei porque não estou mais em um relacionamento estável (claro que camisinha é imprescindível em qualquer momento) e por medo de problemas futuros, pois já tenho um fator de risco que é o sobrepeso. Me assusta muito ver os casos de AVC e trombose por causa das pílulas. No início a pele ficou super oleosa e algumas espinhas aparecerem. Mas depois que descobri o ácido retinóico, não tenho mais problemas com isso. E por incrível que pareça, fiquei super regulada (a menstruação vem com exatos 28 dias), não tenho cólicas e uma tpm de leve. Super recomendo também!

  49. Nicole  01/09/2016 - 01h21

    Oi Ju

    Faço uso do anticoncecional tem 12 anos (mesmo tempo do meu relacionamento com o meu marido), tinha 16 anos quando comecei a tomar e 5 anos atrás comecei a fazer uso do contínuo e como vc achava que não havia nada melhor do que não menstruar, so que hoje penso de maneira diferente, alem das histórias horríveis de trombose, avc e embolia que estão cada vez mais frequentes também sinto que nunca soube como sou de verdade, não vejo mais sentido em enganar o meu organismo com hormônios sintéticos, além do mais fe um tempo pra cá ando muito estressada e a minha pele e cabelo já estão ruins por conta disso, não sei se dá pra piorar rss, acredito que temos solução pra tudo na natureza, basta ter paciência e pesquisar. Uma coisa que me chateia um pouco é ter que fazer uso da camisinha, pois eu nunca me dei bem e além do mais sou casada e realmente gosto da relação sem camisinha.
    Vou a ginecologista semana que vem e tenho receio que ela tente me convencer de não desistir do anticoncecional, mas eu quero parar nem que seja por um tempo ou até descobrir outro método eficaz e menos agressivo.

  50. Adriana  02/09/2016 - 11h47

    Oi Ju!!!
    Também to nessa vida… Parei de tomar o IUMI por 9 meses. Foi uma libertação!!! Me sentia ótima, com a disposição lá em cima, libido também, e TPM zero!!!
    Mas voltei a tomar agora em Agosto :(
    Comecei a tomar por conta das espinhas… sempre tive muitaaa. E assim que parei, elas voltaram com tudo, assim como a pele e cabelo escorrendo óleo… Tenho espinhas monstras e super doloridas no queixo o mês todo.
    Você conseguiu controlar tudo isso com seus rituais de cosméticos, ácidos e argilas???
    Me ajuudaaa :'(

  51. Silvana  02/09/2016 - 13h56

    Oi Ju, achei ótimo ter feito esse relato, tbm tomo pílula há uns 4 anos, comecei bem novinha, aos 17. No início não via nada disso, mas agora (4 anos e meio depois) vishhh.. os efeitos colaterais são horríveis. Inclusive troquei de marca, tomava um genérico do Diane 35, agora tomo o Siblima (indicação da minha Gino), ele tem concentração menor dos hormônios, mas mesmo assim, ainda sinto muito os efeitos: pernas e pés muito cansados (e inchados no fim do dia) – se fico muito tempo em pé então, nosssssaaa, minha canela parece uma pedra e aumenta uns 2-3cm (juro!); a falta de disposição pra muitas coisas; dores de cabeça (fincadas) sem explicação; mas o que mais me incomoda é a falta de libido.. essa é a pior parte :( Nunca imaginei que isso pudesse acontecer! Um dos motivos de eu estar determinada a colocar DIU de cobre é exatamente isso, não quero hormônio NENHUM me “modificando”. Gostaria que vc fizesse algum post sobre isso tbm, acho muito importante esclarecer mts coisas sobre o DIU, e até bom que muitas mulheres podem fazer seus relatos. Mas eu tenho feito muitas pesquisas em diversos sites, grupos do Facebook, amigas q usam Diu, e ao contrário da impressão que você teve, eu estou muito encorajada, positiva, achei muitos pontos positivos sobre ele.. o que eu vi de negativo é pouquíssimo. Todas as mulheres que estão usando falaram super bem, recomendaram, disseram que a vida mudou completamente.
    Bom, ainda estou tomando a pílula, mas logo logo já vou marcar os exames necessários para colocar o Diu.
    Obrigada, bejijoo!!

  52. Cleide Oliveira  07/09/2016 - 08h46

    Oi, Ju! Menina, somos iguais! Kkkkkkk
    Parei também há 9 meses e sou outra. Tive melhoras em tudo que você disse E penso em não voltar a tomar mais. Engraçado que minha melancolia era na época da pílula, eu ficava péssima! Hoje sou livre disso, haha!
    O único chato é que tô fazendo tratamento com Dermatologista, pois minha pele deu acne e ficou super oleosa. Agora está controlada.
    Novamente, lerigoooo!! Kkkkkk’

  53. Patricia  08/09/2016 - 09h26

    Ju, comecei a ter problemas com a pilula no final do ano passado, tomava há 13 anos sem pausa para a menstrução e também achava a melhor coisa do mundo. Numa consulta de rotina na gineco descobri que meus hormônios estavam muito baixos, foi parecido com o que aconteceu com você. Mas ao invés de parar, a gineco me receitou outra marca com baixa dosagem e pausas mensais de 7 dias, no começo foi ruim mas me adaptei e estava tudo bem. Até que em abril desse ano fui a um gastro por causa de algumas dores dores abdominais, descobri que tenho um nódulo hepático de 13 cm e ele era o culpado pelas minhas dores. A primeira reação do médico: “suspenda o anticoncepcional para sempre”. Após o susto e a ansiedade por todos os exames, descobri que é benigno, mas vou precisar retirar com cirurgia. A causa é o anticoncepcional, não resta dúvida entre os especialistas na área gastro. Escrevo aqui para alertar as mulheres, nós tomamos a pílula todos os dias, mas não conhecemos todos os efeitos que ela pode causar. Eu vou passar por uma cirurgia grande e complicada, segundo o próprio médico, vou perder praticamente metade do meu fígado e precisarei de dieta especial por um longo período. Até lá não posso sofrer nenhuma pancada, não posso tomar remédios e nem bebidas alcoolicas porque posso ter uma hemorragia e precisar de cirurgia de emergência. Acredito que a pílula é boa se usada com acompanhamento, mas não é o que acontece na realidade, a gente toma o comprimido e até esquece que é um medicamento. Meninas vamos ficar atentas!! Beijos

  54. Mayra  13/09/2016 - 15h55

    eu tambem resolvi parar por conta própria, e adivinha? a libido que eu achei que não existia em mim surgiu kk, tentei voltar com o anticoncecpional, mas eu me sinto um vegetal quando estou tomando e não me aguento, aí logo paro. Estou aí na busca por um anticoncepcional que não altere tanto meu humor e não me faça sentir uma ameba quando se fala em libido

  55. Renata  15/09/2016 - 16h29

    Ju, eu parei o anticoncepcional tem 2 meses e foi a melhor decisão! Minhas dores de cabeça sumiram, estou muito mais disposta!!!! Só a libido que ainda ñ regularizou, mas já melhorou. Meu médico queria que eu voltasse pra um hormônio mais “moderno” eu disse que Não! Tô mt bem obrigada! Minha saúde agradece. Realmente, minha TPM está sinistra e a pele mega oleosa. Comecei a tomar óleo de prímula para aliviar os sintomas da TPM, vamos ver. Bjs

  56. alessandra  08/10/2016 - 15h45

    parei de tomar a pilula tem quase um mes, e ja comecei perder peso,era tudo oq queria.e quanto as colicas ,diminuiram.Pois estava sentindo colicas quase q o mes todo.Antes de tomar pilula,eu era ate mais feliz,nao sentia nada de dor e nem tinha espinhas,espero q tudo melhore agora q parei.

  57. vanderleia  08/10/2016 - 23h45

    Parei de tomar e estou me sentindo otima a quese 2 meses

  58. Patrícia  09/10/2016 - 16h54

    Oi Ju faz 1 ano que parei de tomar , senti minha pele mais oleosa , apareceram espinhas no rosto e nas costas coisa que não me era comum engordei dpois que parei e jamais quero voltar

  59. Valdirene  09/10/2016 - 23h14

    Oi, Ju.

    Usei a mesma pílula por mais de 12 anos, e com o tempo ela começou a fazer mal. Então depois de achar que estava grávida pois não estava tendo menstruação as alguns meses , procurei orientação médica. Fui aconselhada a trocar de método, a dois meses estou tomando injeção e está sendo maravilhoso esse novo método, não tive nenhuma restrição e a experiência está sendo agradável.

  60. KAROLINA RUAS  14/10/2016 - 09h16

    Estou nesta desde janeiro desse ano…. Mas confesso que a minha pele está horrível…Muito oleosa e com muitos cravos e espinhas. E não é só no rosto.. Nas costas tbm. Já pensei até em voltar a tomar o anticoncepcional.. Mas peso nos malefícios e desisto. O que vc fez para melhorar a pele?

  61. bruna  19/10/2016 - 16h02

    Eu parei há três meses, tomei pior anos e há quatro anos fazia uso contínuo, estou sofrendo muito com as cólicas, com TPM, além de espinhas e oleosidade no cabelo e rosto (estou desesperada com isso), aff e uma fome, kkkkkk. Mas aos poucos tudo vai melhorando. A libido deu um up fora do comum….estou amando esta parte.

  62. Maira  29/10/2016 - 17h49

    Oi Ju, gosto muito do seu site e quando li sobre sua decisão de parar com a pílula me identifiquei e fiquei com vontade de como partilhar minha experiência.
    Parei com a pílula há 3 anos e estava usando preservativo. Ano passado conheci uma Gineco (moro em SP)que mudou minha vida, pois ela trouxe pro Brasil um método bastante utilizado nos EUA que consiste em aprender e acompanhar como funciona o seu ciclo menstrual. Já tem 1 ano que estou sendo acompanhada por uma consultora para utilização desse metodo, e aprendi muita coisa sobre meu corpo e minha saúde. O método chama Creighton Model Fertility Care System e eu super recomendo.
    Se quiser mais informações e só me perguntar.
    Bjs.

  63. Aline Berbert  03/11/2016 - 15h37

    Comecei a tomar anticoncepcional com uns 18 anos com pausa somente quando decidi engravidar. Após o nascimento da minha segunda filha meu marido fez vasectomia e parei com o remédio. Meu ciclo ficou completamente desregulado, muito intenso de modo a atrapalhar meu dia a dia. Meu ginecologista recomendou usar o Cerazzete (que é usado no período de amamentação) mas não resolveu. Fui em outro gineco e ele recomendou o Minian e tomar alternado, 3 meses sim – pausa de uns 2 meses – volta mais 3. O ciclo regulou agora imagina a pele com esse vai e volta de hormônios?
    Tenho 35 anos e pele oleosa, você não tem ideia do que meu rosto virou de cravos… deprimente! Minhas costas também estão terríveis. Fui na dermatologista e ela me recomendou usar o ROC pro correct pra tentar melhorar a pele. Vamos ver se dá certo. Amo seu blog.

  64. Olga  17/11/2016 - 12h18

    Oi Ju, li todas suas postagens sobre a pílula e quero te fazer uma pergunta, e a menstruação, vc se adaptou bem a ela? Eu detesto menstruar e esse é o principal motivo de eu ainda insistir com a pílula, mesmo não tendo mais libido e sem conseguir emagrecer.
    Adoro suas postagens, bjos

  65. Rô  06/03/2017 - 16h12

    Ju, parei o anticoncepcional há cerca de 5 meses, depois de mais de 4 anos tomando, e também foi a melhor coisa que fiz na vida! Apesar de a minha acne ter reaparecido, hoje tenho muito mais ânimo e disposição, estou bem desinchada e não tenho mais aquela sensação de cabeça “pesada” que a pílula me dava, então corri pra dermatologista e estou tentando me virar com tratamentos tópicos. Como tenho suspeita de SOP, ela já me disse que há grandes chances de eu precisar voltar a usar, mas farei o que estiver ao meu alcance para evitar essa saída. O maior “problema” – isto é, para mim, que estou solteira – é que minha libido saltou de 0 pra 100! Como lidar? Hahahaha

    Beijos e obrigada por ser porta voz desse assunto tão caro para nós, mulheres – afinal, é a nossa saúde reprodutiva e mental que está em jogo!

  66. Dri  13/03/2017 - 19h15

    Boa noite,

    Eu decidi parar também, mas confesso estou com muito medo rs mas achei melhor devido as minhas crises de enxaqueca e medo de trombose e avc, mas também para me conhecer melhor e ver como meu corpo está, pois eu tomo a pílula há 6 anos sem parar, então vai ser uma super descoberta rs e estou super ansiosa. Eu parei ontem, que era o dia para eu voltar a tomar a nova cartela, tomei a última cartela, desceu normal e ontem tinha que voltar a tomar mas conversei com meu noivo e ele super me apoiou, mas confesso que hoje quase sai correndo pra farmácia pra comprar a bendita que estava comigo todos os dias rs. Mas vamos lá vamos ver o que acontece com meu corpo e meu libido. Adorei a matéria!!! Beijos meninas!!

  67. Dri  13/03/2017 - 19h17

    Boa noite,

    Eu decidi parar também, mas confesso estou com muito medo rs mas achei melhor devido as minhas crises de enxaqueca e medo de trombose e avc, mas também para me conhecer melhor e ver como meu corpo está, pois eu tomo a pílula há 6 anos sem parar, então vai ser uma super descoberta rs e estou super ansiosa. Eu parei ontem, que era o dia para eu voltar a tomar a nova cartela, tomei a última cartela, desceu normal e ontem tinha que voltar a tomar mas conversei com meu noivo e ele super me apoiou, mas confesso que hoje quase sai correndo pra farmácia pra comprar a bendita que estava comigo todos os dias rs. Mas vamos lá vamos ver o que acontece com meu corpo e meu libido. Adorei a matéria!!! Bjs meninas

  68. Dani  22/03/2017 - 14h08

    Ola
    O mesmo aconteceu comigo, tomei anticoncepcional por mais de 5 anos e percebia que forçava pra ter desejo , isso me incomodova. Decidi parar tem 3 meses e a melhora na libido foi enorme e rapida. Meu maior medo é engravidar.
    Uso camisinha somente na hora da ejaculaçao. uma amiga engravidou usando camisinha por conta do lubrificante e não da ejaculação ( eles não deixavam acontecer e a camisinha não estourou ) . Você tem esse receio também ? Engravidar mesmo com a camisinha devido ao lubrificante ?

  69. Rebeca  27/03/2017 - 07h12

    Gente eu acho que tive sorte. Parei a pílula e minhas espiras secaram! Disposição, libido e bom humor também voltaram. Acho que ela que me fazia mal. Melhor decisão ever!!

  70. Drielli passavates  20/05/2020 - 10h23

    Olá , bom dia ! Vi sua postagem e gostei bastante .
    Passo por algumas coisas durante 8 anos que tomo selene , e tenho enxaquecas intermináveis, uma dor insuportável. Até que uma cliente minha me falou do anticoncepcional, que ele poderia desencadear a enxaqueca . Faz 20 dias que parei de tomar , mas tô com crises de enxaqueca. Será que é o efeito dele ainda ?

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!