15.08.2016

Como Recuperar Cabelo Quebrado?

#DesafioDoCabelo

Semana passada fiz um post sobre como evitar que os fios quebrem, e hoje vamos falar sobre como recuperar cabelo quebrado, tá?

A primeira coisa a ser feita é tentar entender qual é a causa da quebra dos fios, porque quando a gente sabe a origem do problema é muito mais fácil resolvê-lo.

São muitas as razões pelas quais o fio quebra, mas já falei sobre isso nesse post aqui, então dá uma lida lá e tenta identificar o que está fazendo seu cabelo quebrar.

Identificou? Ótimo, vamos pro ataque! rs

como tratar o cabelo quebrado juro valendo ju lopes

Como Recuperar Cabelo Quebrado: o passo a passo

Além de evitar o máximo possível todas aquelas coisas que a gente sabe que causam a quebra dos fios, é preciso investir numa rotina específica de tratamentos para fortalecer e devolver os nutrientes que o cabelo precisa, pois quanto mais forte ele tiver, mais rápido será a sua recuperação.

A princípio, o que um cabelo quebradiço mais precisa é de reconstrução, exceto quando ele está quebrando justamente pelo excesso de reconstrução, ou melhor, de queratina.

Se a causa for essa (excesso de reconstrução), é preciso “amolecer” esse fio. Mas, antes disso, uma boa lavagem com um shampoo que tenha um poder maior de limpeza é indicado.

O cuidado aqui é optar pelos antirresíduos mais suaves, que tenham bom poder de limpeza mas não agridam tanto os fios.

E depois da limpeza o que vai ajudar é apostar em produtos bem nutritivos, com óleos ou manteigas vegetais, que ajudam a dar mais emoliência. Mas, já aviso logo, o cabelo não vai melhorar do dia pra noite, e é preciso ter paciência pra tratar e esperar os resultados.

Falei mais sobre isso nesse post aqui, recomendo a leitura!

Quando, contudo, a causa não é o excesso de reconstrução, é essencial investir em na reposição de proteínas para devolver ao cabelo o “cimento capilar”, que é quem vai ajudar na recuperação e, também, evitar que os fios quebrem ainda mais.

A frequência de uso dessa reposição, com produtos reconstrutores, vai depender do estado do seu cabelo, bem como da “potência” da máscara ou tratamento escolhido. Mas, o tratamento precisa ser constante, e não adianta usar um produto maravilhoso um dia e esquecer do cabelo o resto do mês porque a coisa não vai funcionar.

Tem que hidratar, nutrir e reconstruir!

O que não podemos esquecer é que, mesmo que a reconstrução seja essencial, é preciso hidratar com regularidade, porque, simplificando, “imaginem que o cabelo é uma casa sendo construída. A reconstrução é o cimento, a nutrição são os tijolos e a hidratação é a água. Pra que o cimento possa ser usado pra “colar” os tijolos, ele tem que ser hidratado antes, caso contrário fica duro (é por isso que antes de toda reconstrução deve ser feita uma hidratação), fica “sem liga”. Pois aqui acontece a mesma coisa!”

Ou seja, além de reconstruir, tem que usar produtos que ajudem a repor, reter e absorver água, senão o cabelo não melhora.

No mais, o ressecamento (falta de hidratação) também causa a quebra dos fios, e manter o cabelo hidratado vai ajudar a evitar a rigidez e, consequentemente, a quebra.

Tratando direitinho, com disciplina e regularidade, e dando ao cabelo o que ele precisa, dá pra recuperar o cabelo quebrado! Ele vai melhorar sim, é só ter um tiquinho de paciência!

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
7 comentários
  1. Marina Freire  15/08/2016 - 13h44

    Ju, queria uma máscara boa e “grossa” de hidratação. Pq eu já usei a da tresemmé que vc indiciou e a de mandioca da haskell mas nenhuma das duas deu certo. =(

    • Ju  15/08/2016 - 15h43

      Ma, vou olhar aqui e te falo!

  2. Jacqueline  15/08/2016 - 13h55

    Show! Tive um corte químico, Depois disso investi pesado e , conclusão,usei descolorante e não definiu nadinha! TD bem que usei um bom,Magnific Hair. Tô feliz com tudo que faço pelo meu cabelo,diva!

  3. Carol Couto  15/08/2016 - 18h50

    Eu acho que o meu problema era justamente hidratação, eu não estava investindo muito nessa etapa, já que toda máscara é em parte hidratante… Agora parece que tô no caminho rs
    Ju, aproveitando, queria te pedir pra fazer resenha da morte súbita depois do desafio, já ouvi falar que ela é similar à moisture recovery da joico, mas só confio em você bj

  4. Jennifer Costa  15/08/2016 - 21h01

    Olá Jú! Adoro as suas dicas! O meu cabelo tava podre pense num cabelo com aspecto de “Bombril” então era essa a situação!!! Tô usando o bepantol líquido com as máscaras e as vezes coloco tbm o óleo de rícino, faço umenctacao tbm com o óleo de rícino… Mais alguma coisa não tá funcionando…. O meu cabelo tá bem recuperado mais uns cinco dedos das pontas não vai!!! Parece que nada tá funcionando tá seco, duro e com com aquela textura de Bombril!!! Tenho luzes e progressiva…. Fiz luzes no mês de Abril e progressiva no mês de Junho…. Agora não tem previsão de qdo vou fazer química novamente pois quero recuperar!!! Agora me diz oque devo fazer? Pensei no óleo vegetal, oque vc acha? Usei a glicerina e não funcionou parece até que ficou pior… Me ajuda por favor, quero eu cabelo saudável

  5. Mirella  15/08/2016 - 21h10

    Ju, bicha linda!! Oa melhores posts são os seus. Olha eu parei de fazer relaxamento e progressiva tem quase 2 anos, substituí o condicionador por máscaras profissionais e to fazendo o cronograma capilar desde então, inclusive com umectacao com óleo de coco. Meu cabelo parou de quebrar bastante, porém tem uns fiozinhos no início da testa que não crescem. To usando óleo de ricino e naada. Você teria alguma dica pra esse caso? Obrigada.

  6. Daniela  01/09/2016 - 21h51

    O meu quebrava, tinha pontas duplas, pontos brancos nas pontas… Umectação foi o que mais ajudou a disfarçar, mas bom mesmo foi a tesoura. Agora faço tratamentos mais potentes pré-química e não estou mais vendo esses fantasmas!

O que você acha do JV?
Antes de conhecer o JV eu não sabia que existiam máscaras com fins diferenciados ... Pra mim "hidratação" era uma coisa só .. Hj entendo…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Como consegui sobreviver até hj sem isso!!!! Rsrsrs
#apaixonada #pocompacto #protetorsolar #adcos #jurovalendo #julopes #pele #cuidadoscomapele #sol #verao #proteçao
  • Receita do dia #repost #jurovalendo #vinho #domingocomvinho
  • A vontade é grande, mas a gente permanece seguindo as instruções da @gracebezerra_nutri ! #jurovalendo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo