21.09.2016

Manteiga de Cacau: É Tudo de Bom Para Cabelos Secos!

É tudo de bom!

Já falei muito por aqui da umectações, dos óleos e manteigas vegetais, e hoje quero falar de uma manteiga que, além de maravilhosa para os cabelos e a pele, tem um cheirinho delícia: a manteiga de cacau!

Mas, calma aí, não é “aquela” manteiga de cacau que a gente compra na farmácia pra passar nos lábios não, viu? Aquela, via de regra, não é pura, não serve pra umectar e tratar os fios.

Tô falando da manteiga de cacau 100% pura, facilmente encontrada em farmácias de manipulação e em lojas de produtos naturais, que é bem barata (50g sai por, em média, R$15,00 e rende bastante).

manteiga de cacau cabelo juro valendo

Manteiga de cacau para cabelos

A manteiga de cacau, obtida da prensagem das sementes, é rica em óleo oleico, linoleico, esteárico e palmítico, vitaminas (sobretudo A, C e E), minerais e antioxidantes.

A grande quantidade de ácidos graxos garante o restabelecimento da barreira lipídica, melhorando a retenção da água dentro dos fios (e da pele), e protegendo dos danos externos, sendo especialmente útil para cabelos muito ressecados, mais grossos, cacheados e/ou crespos.

É uma manteiga muito emoliente, que entrega um resultado incrível para cabelos muito secos, porque garante uma maciez e suavidade que dificilmente a gente consegue em outros produtos, sabe?

Não é tão boa para cabelos porosos, mas tem uma ação, nesse caso, ainda melhor que o óleo de coco, vez que a quantidade de óleo linoleico e ceramidas é maior.

manteiga de cacau cabelo juro valendo

Ou seja, é mais indicada pra ressecamento extremo, mas ajuda um pouco na porosidade. E, pra quem tem cabelos cacheados e mais volumosos, ela ajuda a dar “forma” aos fios, deixando os cachos mais bonitos.

Já vi muitas indicações para o uso dessa manteiga pra quem tem caspa e raiz oleosa, mas acho a coisa meio complicada porque o cabelo vai ficar murcho… Indico não!

Nesse caso, acho que o óleo essencial de cacau absoluto, em associação com algum outro óleo mais “seco” e leve, funcionaria melhor, mas não testei pra ter certeza, é só uma hipótese mesmo.

Manteiga de cacau: formas de uso

Ela pode ser usada de várias formas, mas sempre “derreto” em banho maria antes, e uso uma quantidade pequena, porque ela pesa nos fios.

Uso para umectações, da mesma forma que uso os óleos vegetais (veja aqui: 10 formas de usar óleo vegetal nos cabelos), adoro misturada com máscaras ou com um pouco de Bepantol (15 Formas de usar Bepantol nos cabelos), e acho uma maravilha pra usar nos fios já secos, como um leave-in, sabe? Nesse caso nem derreto, passo um pouco nas mãos, bem pouquinho mesmo, esfrego uma na outra e “encero” o comprimento e as pontas.

manteiga de cacau cabelo juro valendo

Funciona muito bem, também, pra usar antes de entrar na piscina, pois vai formar uma capinha de proteção ao redor dos fios que minimiza as chances de sair de lá com o cabelo verde e ainda mais ressecado.

Ela também pode ser usada na pele, nas estrias, nas áreas mais ressecadas, nas cutículas e nos lábios, pois hidrata bastante, mas sobre isso a gente pode falar em um outro post!

É uma das manteigas mais estáveis e que aguentam mais tempo, então ela não fica rançosa facilmente. No mais, tem um cheiro que eu adoro, que é bem melhor que o da manteiga de karité, por exemplo.

Alguém aqui costuma usar? Contem aí! E pra conferir mais produtinhos pra nutrir os fios é só clicar aqui.

Beijos, Ju♥

Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
10 comentários
  1. Si  21/09/2016 - 11h25

    Nunca usei ..mas pela resenha já deu vontade de usar .. Quero experimentar tb o óleo de pracaxi ..Por enquanto só usei o de oliva e de côco … :) .. Bjossss Ju

  2. Vanessa  21/09/2016 - 14h04

    Oi Ju….

    Coloca alguns sites para comprar manteigas, pq onde eu moro, eh muito dificil encontrar!! Bjuss!!

    • Ju  21/09/2016 - 14h43

      Pode deixar, Nessa!

  3. Madalena Honório  21/09/2016 - 15h40

    Ju linda, onde a gente encontra para comprar? Obrigada!!!!

  4. Vanessa Stanck  21/09/2016 - 23h52

    Meu Deus Ju, apaixonei nessa dica, quero testar já. Eu sou a louca da umectação, e meu xodó do momento é o óleo de côco e agora fiquei muito curiosa com essa manteiga de cacau. Estou ansiosa pelo post sobre a manteiga para usar nas estrias, vou ficar esperando rssrsrs….Como sempre, vc surpreendendo sempre minha linda. Te adorooooo
    Bjão

  5. Ananda  22/09/2016 - 11h02

    Ju, depois dá dicas de onde tu acha p comprar? E hoje tava lendo o site do Correio, http://www.correio24horas.com.br/single-entretenimento/noticia/tratamentos-caseiros-para-os-cabelos-circulam-na-web-e-ganham-adeptas/?cHash=2d5dbb1521f59ee7c48a07dc98dae186
    comentaram até o queridinho Juro Valendo :) :)

    • Ju  22/09/2016 - 11h45

      Oi, minha linda! Dou sim, pode deixar! <3
      Ah, eu vi, adoro o Daniel (que escreveu a matéria)! <3
      Beijos

  6. Francielle  22/09/2016 - 17h27

    Aguardando indicações de onde comprar! <3

  7. Elisa Bertoli  23/09/2016 - 16h23

    Já viram a manteiga capilar da Baths? É maravilhosa!!!

    • Ju  23/09/2016 - 16h53

      Conheço não, Elisa, já vou olhar!

O que você acha do JV?
Ju, apenas gratidão por ter me ensinadona cuidar dos meus cabelinhos loiros com misturinhas e produtos acessíveis. Tenho um carinho enorme por vc. Beijos
As leitoras mais incríveis da vida
  • Os 5 do dia, porque eu tinha que vir falar dessa linha muitoooooo cheirosa do Boti, né? ☁️️💘O hidratante de mão é uma delicinha e nada grudento, assim como o corporal (não tá na foto mas mostrei ontem no Stories), que hidrata bem, deixa a pele cheirosa e não meleca nada. E ameiiiiiiii esse
  • Eu votei na Ju Lopes, do blog @jurovalendo, que já acompanho há alguns anos😍😍. É muito bom poder prestigiar profissionais como a Ju, que fazem um trabalho com tanto amor, competência e dedicação. Não é à toa que o Juro Valendo é o blog de beleza brasileiro mais acessado no mundo, segundo a Revista Exame!!! . Eta baianinha arretada!!! VOTEM!!! É bem rapidinho! 💕 💕. Obrigada e continue brilhando! 🌟🌟🌟 http://premioinfluenciadores.com.br/ #premioinfluenciadoresdigitais #jurovalendo
  • #behappy😊 #sejaluz #bloggers #sejamcheiosdoespiritosanto #loveu #beyourself #yourlife #yourlove #amesempre #gratidão #jurovalendo #iloveit❤️ #maqbellamakeup
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo