02.10.2016

Painel de Leitores Protótipo: Como fazer?

Vou aproveitar que no domingo faço posts que fogem um pouco da nossa “programação normal” pra falar do meu Painel de Leitores Protótipo, que já falei lá no Face algumas vezes e muita gente, sobretudo outras blogueiras, perguntam como funciona.

Apesar de blog ser algo pessoal, sempre tive em mente que blog se faz para o leitor, e eu escrevo pra ser lida. E, se quero ser lida, tenho que conhecer muito bem os meus leitores.

Quero conhecer a ponto de conseguir cumprir, todos os dias, a promessa de que em cada post vocês vão encontrar aqui o que é importante pra vocês, o que é útil para as suas vidas, o que vai fazer diferença no seu dia a dia.

Por isso, cada post que eu faço, cada produto que escolho testar, cada tema que abordo leva em conta não só os meus, mas os interesses, necessidades e desejos de vocês, porque isso aqui não é feito pra mim, é feito pra nós.

Portanto, conhecer e, mais que isso, compreender os meus leitores sempre foi o ponto central aqui do blog, mas as pesquisas anuais, com perguntas prontas, não me davam o que eu queria, que era a acesso a realidade e ao dia a dia de vocês.

painel de leitores protótipo juro valendo

Painel de leitores protótipo

Foi aí que, pesquisando como as emissoras de TV conseguiam analisar o comportamento dos telespectadores pra “antecipar” seus desejos, cheguei no Homero Icaza Sánches, que foi considerado o “bruxo” da TV Globo, justamente por que conseguia entender o público de tal forma que sabia, antecipadamente, quanto cada programa da emissora teria de audiência.

Depois disso conversei com amigos que trabalham com publicidade e com pesquisa de produtos e conheci o painel de leitores protótipo, e aí, metódica que sou (Mércurio em Virgem, né mores? rs), coloquei no papel tudo o que achei relevante nos métodos de pesquisa que tive acesso e montei o meu próprio painel.

Primeiro a gente faz o óbvio: pega os dados estatísticos primários (no Analytics tem muita coisa!), como idade, sexo, cidades, etc, cruza essas informações e determina, com base nos resultados desse cruzamento,  10 tipos básicos (aqui eu tenho como base o 100%).

Com base nesse cruzamento eu sei, por exemplo, que 60% das minhas leitoras estão em capitais, mas a leitora que está numa capital do Sudeste é, a princípio, diferente da que está numa capital do Nordeste. Que a leitora que está em uma capital do Nordeste, mas é da classe B, tem expectativas, desejos e realidade diversa da que, estando na mesma capital, é classe C.

E mesmo que as duas sejam classe C e estejam na mesma capital, e aí já entra a parte de observação da realidade dos meus protótipos, elas não fazem parte do mesmo grupo se, por exemplo, uma é casada, tem filhos e trabalha fora e a outra estuda, é solteira e não trabalha.

Mas não fazem parte não porque uma é casada e a outra é solteira. Não fazem parte porque, por causa disso, muitos dos seus interesses diários, escolhas e desejos são diferentes.

Essa parte de estatística é, pra mim, a pior, porque sou de humanas, né? rs Mas, conversei com um professor do curso de Matemática da Uesb (a universidade daqui) e ele me ajudou.

Quando consigo os resultados da parte estatística e transformo isso nos 10 tipos básicos, chega na parte que mais gosto: transformar isso em bonecas e, depois, “em gente”.

Compro 10 bonecas (no meu caso são 9 bonecas e 1 boneco) e transformo-as com base naqueles dados estatísticos. Cada uma tem uma idade média diferente, uma cidade, uma classe social e por aí vai.

Feito isso, procuro entre as minhas leitoras, nas redes sociais (é por isso, também, que sempre tô futucando e curtindo o Face e o Instagram de vocês! rs), as que se encaixam em cada um dos perfis que estabeleci, porque não existe “um leitor”, existe um grupo de leitores diferentes unidos por interesses em comum, e eu não posso, se quiser atingir a todos, focar em apenas um.

Depois de encontrar os meus leitores protótipo, converso com eles e estabelecemos uma parceria, onde tenho acesso total a seus perfis nas redes sociais, pra que eu possa acompanhar o que eles dizem e, assim, entender o que querem e, mais ainda, o que não querem, assim como observar o que não dizem, que é o que me diz muita coisa, por mais louco que pareça.

Tenho, com todos, um encontro mensal (por skype, whatsapp, etc), onde a gente conversa sobre o que está acontecendo em suas vidas, quais são seus novos interesses, quais os produtos que estão usando, o que estão gostando ou não, e todos eles têm acesso total a mim o tempo todo pelo whatsapp, e aí a gente fala de tudo, de todas as besteiras do dia a dia, das neuras, das impressões sobre vários assuntos e produtos e por aí vai.

Esse acompanhamento é fundamental, porque todos nós mudamos todos os dias, e assim mudam as necessidades, os gostos e a própria vida, então é essencial prestar atenção nessas mudanças pra entender os novos desejos e as novas fases na vida de cada um e, assim, não repetir velhas fórmulas.

Acompanho e observo meus leitores protótipos todos os dias, de muitos já sou amiga mesmo, e isso me dá uma visão muito mais ampla do que cada um quer, porque consigo ter acesso a informações que nenhuma pesquisa me daria.

painel de leitores protótipo juro valendo

Sei onde moram, como moram, como querem morar, o que e quando leem, o que compram, querem ou não querem comprar, como se comportam nas mais diversas situações, quais são seus hábitos, suas expectativas, seus desejos latentes e por aí vai.

Tenho centenas de milhares de prints de cada reclamação que vocês fazem nas redes, e aqui é de todo mundo, de cada elogio, de tudo o que vocês falam e que pode, de alguma forma, me ajudar a melhorar e deixar o blog como vocês querem.

Já até mostrei por aqui uma vez (veja aqui) muitos prints de comentários fofos de vocês desde que criei o blog, lembram? Pois é, eu faço isso com tudo, com cada comentário, em todos os lugares, porque sozinha não consigo responder todos eles, mas guardo e levo cada comentário comigo pra entregar  exatamente o que vocês querem.

Com base em todas essas informações, cada boneca, que representa um grupo de leitor, ganha “vida”. Cada uma é caracterizada de forma diferente, com corte, cor de cabelo, maquiagem, roupa, sapato, acessório, produtos que usa, etc. É tipo “brincar” de boneca, sabe?

Pra agrupar mais informações, cada uma tem um caderninho, que fica ao seu lado aqui na minha estante de leitoras protótipo, e esse caderninho, escrito a lápis, ganha novas informações todos os dias.

Cada mudança é anotada, cada compra, cada detalhe do que é falado e postado vai pro caderninho.

Dá um trabalho danado, um trabalho que nunca acaba, mas dá também uma satisfação imensa de ver que consigo, de alguma forma, conhecer vocês a tal ponto que, como leio por aqui quase todos os dias, a gente mais parece amiga de infância.

Vocês sempre falam que “adivinho” o que vocês querem, mas não é adivinhação, é observação mesmo (culpa de Escorpião, que manda no meu mapa! rs), só.

E isso também faz TODA a diferença no crescimento do blog, toda, porque, afinal, qual a probabilidade de um blog do interior da Bahia, de uma cidade super pequena, onde não tem sequer um shopping, onde não tenho acesso a quase nada, crescer na velocidade que a gente cresce? E, mais que isso, crescer quando a grande maioria dos blogs estão diminuindo e perdendo espaço pro YouTube?

Nós crescemos todos os meses, sem exceções, temos mais de 5 milhões de visualizações de páginas por mês, e de um público que não é, via de regra, o público comum dos blogs de beleza, já que a imensa maioria desse público tem mais de 30 anos.

Além de ser essencial para o crescimento, vem aí o mais importante: meu público é extremamente fiel. São pessoas que, desde que começaram a acompanhar o blog, continuam acessando regularmente, são pessoas que estão aqui o tempo todo.

Isso faz com que esse crescimento, que é sim maravilhoso, não seja vazio. Existe uma relação de confiança por trás desse crescimento, existe a reafirmação diária daquele “contrato” que falei no início do texto, que aqui vocês vão encontrar o que procuram, da forma que procuram, na linguagem que gostam.

Tudo isso pode parecer muito complicado ou calculado, mas não é. É simples, e é, pra mim, a melhor forma de conhecer cada vez mais as necessidades de vocês, porque eu, Ju, faço o blog pra vocês, eu quero ser lida, e pra ser lida preciso alinhar o que quero escrever com o que vocês querem ler.

Claro que preciso melhorar em muitas coisas, mas tenham certeza que, todos os dias, faço o meu melhor!

Espero que vocês tenham conseguido entender direitinho, e pras amigas blogueiras que queriam saber um pouco mais sobre isso, sobre como fazer e tal, o que posso dizer é que o que funciona pra mim é bem diferente do que vai funcionar para você, porque não existe uma fórmula, mas uma coisa é certa: o leitor é rei (quem disse isso foi o Google! rs) e você precisa conhecê-lo, precisa.

Beijos e bom domingo, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
19 comentários
  1. Alana  02/10/2016 - 16h39

    Caramba, Ju, que trabalho incrível!
    Podemos conversar sobre isso? Trabalho com uma marca de beleza e tenho interesse em conhecer um pouco mais desse trabalho.

    Pode me passar seu e-mail? Obrigada!
    Beijos

  2. Rafaela  02/10/2016 - 16h43

    Juiuuu, e eu aqui achando que tu era bruxa e tinha bola de cristal hahahaha

    Isso deve ser trabalhoso pra caramba, né não? Tô besta!

    • Ju  02/10/2016 - 16h44

      Hahahaha Bruxaria pura, Rafa!
      Ah, dá sim, mas o resultado compensa, e eu sou metótica, gosto dessas coisas, então fica de boa! srrsrs :)
      Beijos

  3. Maysa Christina Cipriani Melo  02/10/2016 - 22h01

    Ju, o que mais gosto do seu blog é a simplicidade dos temas e produtos, deixei de seguir algumas blogueiras famosas por tratarem apenas te temas e produtos muito distantes da realidade popular e classe media e até mesmo nacional, infelizmente ficaram sem atrativo já que não posso e nem encontro os produtos que elas comentam aqui no Brasil, diferente do seu blog que eu leio e no mesmo dia saio para testar.
    Beijos

    • Ju  02/10/2016 - 23h15

      May, que bommm saber disso! :)
      É que, como eu moro no interior, numa cidade pequena, sei bem como é difícil achar as coisas, aqui não tem quase nada, e sei que essa é a realidade de boa parte das pessoas, então foco muito nisso, até porque tem MUITA coisa boa sendo produzida aqui no Brasil, não vejo razão pra procurar fora!
      Muito obrigada pela confiança! <3

  4. Marcia Saraiva  02/10/2016 - 22h10

    Ju, que trabalho lindo esse… Só uma pessoa muito determinada e mega inteligente pra ir fundo nesse assunto. Parabéns! Três milhões de visualizações/mês é resultado de muita dedicação e consideração pelos que te seguem. Juro Valendo que seu blog é o melhor em tudo, sem adulação… Sou de Fortaleza e amo tudo que você posta pois me identifico não só com a “quentura” de nossa região mas o jeito de ser, de falar e se posicionar. Beijos, minha linda e obrigada por tudo. Beijo do Ceará que tá fervendo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Ju  02/10/2016 - 23h17

      Marinha, obrigadaaaa! <3
      Fico feliz demais em ler isso, de verdade!
      E menina, que saudade de tua cidade, ô lugar lindo! <3
      Aqui também tá pegando fogo, um calor de lascar rsrs
      Beijos e boa semana!

  5. caroline  02/10/2016 - 22h13

    Realmente te acompanho a anos e só confio em comprar um produto depois que você indica, antes de você testar não compro. Continue passando esta confiança para nós.
    Muito sucesso e bjoo.

    • Ju  02/10/2016 - 23h15

      Rol, minha linda, muito obrigada pela confiança, é MUITO importante pra mim! <3
      Beijos e bom domingo!

  6. Artigos  03/10/2016 - 02h38

    Parabens pelo excelente trabalho estou iniciando uma loja virtual
    E com certeza espero poder contar seu apoio vc e muito linda e focada!!
    Desejo todo sucesso

    • Ju  03/10/2016 - 09h10

      Obrigada, Iana! <3

  7. Cristiane Lima  03/10/2016 - 07h26

    Oi Ju,curto seu blog a pouco tempo, e me identifico muito, com os temas ,pois estão bem dentro da minha realidade,estou sempre de olho nos produtinhos que você comenta,parabéns pela iniciativa de querer saber das necessidades e estar mais perto de suas leitoras,bjs

    • Ju  03/10/2016 - 09h10

      Cris, obrigada! Fico muito feliz em saber disso, muito mesmo! <3
      Beijos

  8. Ana Sales  03/10/2016 - 10h15

    Bom dia flor do dia.
    Estava eu a ler este post, e ao entender toda a dinâmica de forma um leitor “protótipo” explicado por vc, me perguntei como é possível atender a gostos e pensamentos tão distintos, né? , mesmo para àqueles com quem você não tem este contato direto (face, instagram, whatsapp..etc), pois, mesmo sendo leitora assídua, eu não tenho rede social, pouco comento, e portanto, contato via rede social em alguns casos não existe. No entanto, sinto uma confiança extraordinária em tudo que você posta, em todas as dicas. Hoje vivo em função de verificar, buscar e pesquisar o seu blog(antes de qualquer decisão referente meus cabelos), em busca de tudo sobre tratamentos capilares, mas, também sobre maquiagem, perfumaria, escolhas saudáveis e outros… E sim! “Todos nos mudamos todos os dias, e as nossas necessidades e gostos também” e você tem está qualidade perceptiva de detectar e se ajustar a isto. Nos oferecendo todos os dias, um motivo pra continuar a lhe acompanhar, a dar-lhe este voto de confiança. Pois como vc mesma disse, “ blog se faz para o leitor, e eu escrevo pra ser lida”
    Saiba que mesmo que de algumas de suas leitoras, você não saiba muito, mesmo assim você tem acertado em ajuda-las.
    Parabéns Ju
    Tenha uma semana de muita alegria e paz.
    Ana Sales

    • Ju  03/10/2016 - 10h26

      Aninha, minha linda, que delícia ler seu comentário! É sempre bom ter você por aqui, viu?
      Então, grande maioria dos meus leitores não estão nas redes sociais ou, quando estão, pouco acessam, essa já uma característica de um público um pouco mais velho, como eu, ou que não tem muito tempo, mas aí já pego as minhas amigas, que possuem as mesmas características, e observo, sabe?

      Observação é tudo! rsrs
      Uma semana linda pra você!
      Beijos

  9. Ana Sales  03/10/2016 - 11h14

    Obrigada a você Jú, por nos ajudar a cuidar um pouco de nós mesmas, nesta correria que é o nosso dia a dia.
    Mandei-lhe um e-mail em 03/11/2014, quando conheci o seu blog, não sei se leu… Lá falo um pouco de mim, conto um pouco da minha historia de vida, e o quanto o blog me ajudou.
    bjs

  10. Larissa Mendes  05/10/2016 - 18h19

    Oi Ju, li seu post e adorei esse seu método. Me fez entender como você consegue ‘advinhar’ o que eu quero ler. Lembro do primeiro dia que descobri seu blog, passei horas e horas lendo cada post e pensando como eu passei tanto tempo sem te conhecer. O que eu mais gostei foi as suas dicas e receitinhas caseiras que eu amo fazer. A dica da hidratação de glicerina foi a primeira que testei e amei. Parabéns pelo seu trabalho e esforço, pode continuar trazendo novidades pporque eu estarei aqui diariamente te prestigiando.

  11. Emanuella  06/10/2016 - 23h25

    Ju como gostaria de fazer parte dessas suas leitoras.
    Te acompanho desde o PE e desde que vc criou o JV nunca mais te larguei. Uma ótima dica também pra quem está engatinhando nesse mundo de blog como eu. Um grande abraço dessa sua leitora que super gosta de vc. Bjus Caririense!!!

O que você acha do JV?
Amo JV !!! Minha bíblia capilar. Tá com dúvida, vai lá que você acha a resposta! E se não achar, a Ju providencia! Amo, Amo,…
As leitoras mais incríveis da vida
  • A esmaltação não é nova, mas é só pra contar pra vocês que já tem post no blog falando sobre a cor #trend do momento: #MillenialPink - vai lá conferir! ➡️Link na bio⬅️ O esmalte e o #sussa da @esmaltecolorama 😍 #blogbellealmeida #unhadodia #postnovo #blogged
  • Quanto mais a gente agradece, mais coisas boas acontecem!

#obrigadasenhor🙏 #blessed #amooquefaco #mundodamoda #mundodamaquiagem_oficial #universodamaquiagem #maccosmetics #kryolan #marykay #batomnude #brushes #loveislove #blogger #pinterest #makeupartist #ppf #catharinehill #maquiadoradesucesso #briggitecalegari #jurovalendo #instaamigas2017
  • Ainda no tema
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo