10.10.2016

Condicionador Com Vinagre

Cabelos selados e cheios de brilho!

Tempos atrás uma leitora, a Lu, falou que estava usando condicionador com vinagre nos cabelos e que estava gostando dos resultados, daí resolvi testar pra ver como a coisa funcionava.

Já uso vinagre no cabelo faz tempo, inclusive fiz um post aqui sobre a acidificação caseira, que é feita com vinagre e ajuda muito a selar os fios, reduzir a porosidade, melhorar a retenção dos ativos de tratamento e, assim, melhorar o resultado dos produtos que a gente usa.

Já falei também da receita caseira pra dar brilho aos  fios, e depois dessa de misturar vinagre e condicionador, resolvi fazer outros testes, mas sobre isso a gente fala direitinho ainda essa semana, em um post bem completo, tá?

Vinagre de maça é bom para o cabelo?

Vou explicar, de forma simples, quando e porque é legal usar o vinagre no cabelo, e os motivos pelos quais ele funciona tão bem.

condicionador com vinagre juro valendo

Várias coisas podem alterar o pH dos fios, desde as químicas capilares até os produtos que a gente usa no dia a dia, e esse desequilíbrio deixa os fios sem brilho, porosos e com as cutículas abertas, coisa que a gente identifica facilmente: parece que nenhuma máscara, tratamento ou produto funcionam direito.

Já aconteceu isso com você? Provavelmente um dos responsáveis é o desequilíbrio do pH, e é aí que entra o vinagre.

Como possui pH ácido, que vai de 2.5 a 4.5, ele reequilibra e estabiliza o pH, sela as cutículas e deixa os fios mais brilhosos.

condicionador com vinagre: cuidados!

A gente pode usar qualquer vinagre, mas tenho usado mais o de maça e o de arroz, e o cuidado é olhar direitinho pra ver qual o índice de acidez.

Evito os que possuem o pH muito baixo, já que a longo prazo isso pode causar danos nos fios, e prefiro, sobretudo para uso constante, os que possuem o pH 4.0.

Falando em uso constante, evito usar mais de uma vez na semana. É que notei que quando uso muitas vezes seguidas o cabelo melhora num primeiro momento e depois começa a piorar.

Condicionador com vinagre: porque usar

A função do condicionador é, além de condicionar, selar as cutículas, e pra isso ele precisa ser ácido, certo?

Acontece que são raros os produtos que informam o pH no rótulo, e muitos não são tão ácidos como a gente gostaria, então a ideia de usar o vinagre pra acidificar o condicionador é bem boa.

Mas, ao invés de usar como a Lu  ensinou, misturando 20 ml de vinagre em um pote de condicionador e agitando bem, prefiro usar misturando apenas no momento do uso.

A primeira razão é que achei que misturando o cheiro “grudou” com mais força no cabelo, o que não é nada bom, e também porque tenho dúvidas se, com o tempo, essa mistura não vai interferir nas propriedades ou estabilidade do condicionador, prejudicando os resultados.

No mais, mesmo que seja em quantidade bem menor, não gosto de usar todos os dias, pois já tive uma experiência ruim com isso a longo prazo.

Prefiro usar umas duas vezes na semana, sabe?

E só misturo o vinagre em condicionadores que sinto que não selam corretamente, porque se o pH do condicionador for mais baixo que o do vinagre a gente acaba perdendo, porque a intenção é reduzir o pH.

Condicionador com vinagre: Como usar

Tenho feito assim: no momento de usar, misturo em um potinho (já fica no banheiro para as minhas misturebas rs), um “chuvisco” de vinagre com a quantidade que costumo usar de condicionador, aplico nos fios e deixo agir por 2 minutos.

Depois é só enxaguar e secar como de costume, e realmente o resultado é super bom: os fios ficam mais brilhosos, a porosidade é reduzida, a textura vai melhorando e o cabelo fica mais selado, como tem que ser.

Claro que cada um usa como quer, até porque cada cabelo reage de uma forma e é ele que vai “dizer” o que funcionou melhor, mas no meu cabelo essa é a melhor forma de uso.

E depois que testarem voltem pra contar os resultados, tá? Se quiserem mais receitinhas caseiras é só clicar aqui.

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
35 comentários
  1. Ilma Maria Uchoa  10/10/2016 - 20h38

    Oi Ju adoro suas dicas.vou experimentar vinagre com o condicionador. Bjs!

    • Ju  10/10/2016 - 20h40

      Que bom saber disso, minha linda! <3
      Me conta o que achou!
      Beijos

  2. Tamires  10/10/2016 - 21h17

    Oi ju, vou testar tb, pode usar o vinagre no msm dia que aplicar uma máscara? Ou melhor num dia que só vou usar shampoo e condicionador? Obrigada

    • Ju  11/10/2016 - 09h11

      Pode sim, mas ele deve ser o último a ser usado. E, a depender do pH da máscara, pode usar a máscara com um pouco de vinagre ou usar o vinagre como último enxágue!
      Beijos, Ta!

  3. Talia  10/10/2016 - 22h33

    Olá, um chuvisco seria uma gota? rsrs…

    • Ju  11/10/2016 - 09h08

      Ta, é que o meu vinagre vem com uns furinhos na tampa, aí dou uma apertada e sai um “chuvisco”, são alumas gotas!
      Beijos

  4. Thaís  10/10/2016 - 22h36

    Oi,Ju! Adorei a dica!! Posso misturar o vinagre com o condicionador Nativa SPA Terapia dos óleos indianos do Boticário? Será que fica legal? Obrigada!!

    • Ju  11/10/2016 - 09h10

      Tha, no meu cabelo esse condicionador já sela bem, mas tenta e veja como seu cabelo reage!
      Beijos

  5. Deborah Pinto  10/10/2016 - 23h53

    Então Ju, lembro q qdo era pequenina minha mãe usava muito o vinagre pra tirar lendeas do meu cabelo (pegava muito piolho na escola). Lembro q meu cabelo tinha cheiro de salada mas ele era super brilhoso!! Vou testar tua dica, obrigada!!

    • Ju  11/10/2016 - 09h09

      Verdade, eu lembro disso, acho que por causa da acidez mata piolhos! Mas testa e me conta!
      Beijos

  6. Ana Paula  11/10/2016 - 07h51

    Juu, adorei a dica, eu não sabia como usar vinagre nos cabelos. Vou testar pra já! Bjooos … Não compro nada sem ver se tem resenha no blog!

    • Ju  11/10/2016 - 09h07

      Aninha, fica bem legal, testa e me conta! ;)
      E que bommmmmm saber disso, fico muito feliz, viu? Obrigada pela confiança! <3
      Beijos

  7. Denise  11/10/2016 - 09h18

    Se a receitinha do acidificante com vinagre e água, eu já obtinha uma melhora signinificativa ❤❤… com certeza, já irei testar essa nova versão de uso ☀. Obrigada pelas dicas valiosas

    • Ju  13/10/2016 - 09h10

      Faz e me conta o que achou! <3

  8. Jade Pinheiro  11/10/2016 - 11h10

    Ju, dessa forma que você ensinou de misturar no condicionador não fica com cheiro por conta do cheiro do creme que abafa? Ou mesmo assim ainda fica com cheirinho do vinagre?

    • Ju  13/10/2016 - 09h10

      Pra mim fica mais suave, mas ainda fia o cheiro de “salada” hahaha

  9. Amanda  11/10/2016 - 11h51

    JU, fiz luzes e meu cabelo está elástico. Minha cabeleleira falou para eu lavar o cabelo com shampoo, passar VINAGRE DE MAÇÃ PURO e deixar agir por 20 minutos, lavar com água e depois fazer a reconstrução. Eu achei estranho porque o vinagre sela as cutículas, entao não sei se a reconstrução vai conseguir atingir a cutícula dos fios. Ela disse que o vinagre vai enrijecer os fios deixando menos elástico. Eu tô meio desconfiada, oq vc me diz?

    • Ju  13/10/2016 - 09h09

      Amandinha, muita gente usa assim também, e também faz sentido, porque se o cabelo estiver muito poroso, a gente acidifica primeiro pra estabilizar o pH e depois usa a máscara pra que a absorção seja melhor, só não gosto de fazer sempre, acho melhor logo depois da química, alo assim, sabe? Mas, cada cabelo vai reagir de uma forma!
      Beijos

  10. PATRICIA  11/10/2016 - 12h05

    Oi Ju, gostei da dica vou comprar o vinagre de maça e testar hoje mesmo. Bjs!

  11. Laisa  11/10/2016 - 16h02

    Oii Ju! tudo bom?
    tenho uma dúvida: sempre leio sobre soluções para cabelos com as cutículas abertas e quase não encontro material que trate de cutículas fechadas, que acredito ser o meu caso.

    Meu cabelo, de uns 2 anos para cá, tem demorado muito mais para secar, e parece não absorver os nutrientes dos produtos que utilizo.
    A aparência dele é bonita, por fora parece ser um cabelo saudável e brilhante, mas não sei se ter as cutículas fechadas é tão bom assim justamente por essa sensação de só desperdiçar dinheiro com máscaras e óleos e nada fazer cócegas nos meus fios.

    Você já ouviu falar sobre isso?

    Beijooos,

    Laisa

    • Ju  13/10/2016 - 09h07

      Lai, se não está secando direito, tá poroso. Você faz alguma química nos fios?

  12. MARIA CRISTINA VEIGA DE VINCENZO  12/10/2016 - 09h07

    Oi Ju, este uso é realmente necessário no dia que vc pinta o cabelo e suas escamas são “abertas” a força pela amônia… eu faço o uso de duas maneiras: ou misturo no condicionador como vc falou (na hora) ou coloco umas duas colheres na água, jogo só no comprimento e depois tiro… o cabelo agradece! O cheiro sai super rápido, quando passo o leave in já nem é mais percebido! Ah, intercalo os dois usos. bjs Cris

  13. sandra silva  12/10/2016 - 21h30

    Oi Ju minha dúvida é que fiz progressiva a 1 mês no meu cabelo que tem luzes loiras, eu posso usar o condicionador com vinagre, minha duvida é se não tira o efeito da progressiva?

    • Ju  13/10/2016 - 09h06

      Pode sim, sem problemas!

  14. marcia  14/10/2016 - 10h43

    Posso usar o yamasterol com vinagre no ultimo enxague ?

  15. Marcia  14/10/2016 - 19h03

    Jura! Use o yamasterol com vinagre de maçã! Adorei!!!

  16. Laisa  19/10/2016 - 14h52

    Ju, não estou conseguindo responder direto na mensagem, mas sou a menina que tem o cabelo que nunca seca hahaha
    e não, não faço química alguma, nem uso muito secador/chapinha… menina, será que meu caso é de dermato?

  17. Denise  03/11/2016 - 01h31

    Ola Ju.. Adoro seu blog, suas dicas são mara!!! E como toda loira tenho mil duvidas cruéis rs.. Mas a maior delas, esta sendo um shampoo da shwarskopf blond me keratin com ph 2,0. Eu estou usando somente ele por volta de um mês e meio, eu gosto mto dele limpa e da um brilho lindo, notei q deu uma boa alinhada nos fios. Pode, a recomendação dele é para ser utilizado depois da coloração ou luzes. Agora estou com receio se a longo prazo posso sofrer algum tipo de dano decido ao ph ser baixo. Posso continuar utilizando ou seria melhor intercalar com algum outro? Beijos Ju..

  18. Alessandra  06/11/2016 - 13h38

    Olá Ju! Tudo bem?
    Não conhecia o seu blog, até que com uma consulta cheguei nele. Tenho a seguinte duvida: costumo passar creme sem enxague nos cabelos, pois os meus cabelos são indefinidos, são mais para ondulados. Fazendo a receitinha do vinagre com o condicionador, posso ainda passar o creme ou não há necessidade?
    obrigada, beijos!

  19. Karina  05/12/2016 - 14h53

    Boa tarde Ju td bem, gostaria de saber se posso usar esta misturinha toda vez q lavar a cabeça.Bjs

  20. Maria costa  23/03/2017 - 08h53

    Vou usa depois mando o res

  21. Jacqueline  09/08/2017 - 19h53

    Diva, vendo sua cor,noto que não aparecem cabelos brancos. Vc tem? Se sim, como cobre? Minha cor ta quase como a sua, mas não consigo cobrir os brancos. Me ajuda!

    • Ju  10/08/2017 - 09h29

      Jac, não tenho, e é genética mesmo, na família da minha mãe eles demorammmmm a aparecer!

  22. Cristiane Dos Santos  09/05/2021 - 11h34

    Quero saber para emagrecer

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!