18.10.2016

O Cabelo Não Cresce: O Que Fazer?

Uma das maiores reclamações que recebo por aqui é que o cabelo não cresce, só que ele cresce sim, e pra deixar tudo bem explicadinho, resolvi fazer um post.

Portanto, se você acha que o seu cabelo não cresce, pega o balde de pipoca que vou te explicar o que está acontecendo, tá? Vamos lá!

O ciclo do crescimento capilar

O crescimento do cabelo é cíclico, o que significa que ele nasce, cresce até determinado ponto, cai e dá lugar a um novo fio. Esse ciclo de crescimento completa-se entre 2 e 8 anos, isso varia de pessoa para pessoa, mas todo fio de cabelo passa por esse ciclo.

cabelo não cresce juro valendo

Além de ser cíclico, o crescimento dos cabelos se dá de forma descontinuada. Ou seja, cada fio do seu cabelo encontra-se em uma fase diferente de crescimento, o que significa que o tempo inteiro tem cabelo nascendo, crescendo e caindo.

Durante a fase anágena, que é a fase de crescimento, o fio do cabelo cresce entre 10 e 20 cm por ano. Esse crescimento é ininterrupto, possui velocidade constante e que varia muito pouco, então não tem como dizer que o seu cabelo não cresce.

A fase de crescimento varia de pessoa para pessoa, e depois dela o fio entra na fase de repouso, ou fase catágena. Nessa fase, que dura cerca de 3 semanas, a matriz interrompe sua produção para, em seguida, os fios entrarem na fase de queda (ou telógena), que é onde encontram-se cerca de 19% dos fios do cabelo.

Isso vale para qualquer cabelo, de qualquer tipo, e se você não está vendo o seu cabelo crescer, vamos para o próximo ponto.

Seu cabelo não cresce?

A gente já sabe que todo cabelo tem um ciclo de crescimento ininterrupto, então não existe isso de que o cabelo não cresce.  Todo cabelo cresce, certo? Pra quem tiver dúvida, é só fazer um teste: pinte uma mecha do seu cabelo bem rente ao couro cabeludo, na parte de baixo, onde ninguém veja, e volte 30 dias depois com uma régua.

Eu garanto que, a menos que você esteja fazendo quimioterapia, radioterapia ou tome medicamentos que interfiram drasticamente no crescimento dos fios ou impeçam o cabelo de crescer, o espaço entre o couro cabeludo e o início da coloração estará maior.

Esse espaço é o tanto que o seu cabelo cresceu, e ele pode ser menor ou maior, isso depende de vários fatores. Vou citar uns exemplos bem comuns:

cabelo não cresce juro valendo

Fatores que interferem no crescimento do cabelo

1. Qualquer fator que reduza a síntese de proteínas vai repercutir no crescimento do seu cabelo, porque cabelo cresce de dentro para fora.

2. Uma alimentação pobre em proteínas, vitaminas, minerais e gorduras (insaturadas) interferem nos ciclos capilares. Aí vem a pergunta: como está sua alimentação? Porque sim, seu cabelo depende dela!

3. Os nossos hormônios interferem no crescimento capilar. Por isso, em algumas fases, como na gestação e na menopausa, existem alterações no crescimento, assim como em casos de doenças glandulares.

Falando nisso, já checou como estão os seus hormônios? E sim, tô falando de todos eles…

4. Inúmeros estudos relacionam a perda dos cabelos, que é quando o cabelo cai da raiz, com o estresse e problemas emocionais. Há quem defenda, inclusive, que esses mesmos fatores interfiram no crescimento do cabelo.

5. Muitos medicamentos, inclusive alguns de uso livre, desses que a gente toma no dia a dia, podem causar perda de cabelos e interferir no crescimento, sabia? Já expliquei isso nesse post aqui.

Seu cabelo cresce sim, só que quebra

Agora vamos para o mais importante: se o meu cabelo está crescendo, e eu tô vendo isso depois do teste (o que falei no tópico anterior), pra onde está indo?

Aqui, meus amores, vem o grande problema rsrs… Muito ou pouco, seu cabelo tá crescendo sim, e a gente vê pela raiz, só que está quebrando nas pontas, e é por isso que ele fica sempre do mesmo tamanho.

Sabe porque isso acontece? Porque o cabelo está fraco, porque a alimentação não está adequada, por algum distúrbio capilar ou pelo mais comum: as químicas capilares!

Toda química capilar, incluindo coloração, descoloração, alisamento, relaxamento e as diversas escovas, danifica o cabelo. Quanto mais você faz e menos cuida, pior o cabelo fica. E aí o cabelo vai quebrando, de pedacinho em pedacinho, o que te impede de ver que ele está crescendo.

E toda vez que falo por aqui que o cabelo danificado não cresce, tô falando exatamente disso. Ele cresce lá na raiz, mas a gente não nota mudança no comprimento porque ele quebra.

Ah, sim, a quebra é no comprimento e nas pontas.  Quando cai da raiz não é quebra, é queda, que é bem diferente.

Assim como as químicas, todas as outras coisas que danifiquem os fios também podem levar a quebra dos fios, porque os danos vão se acumulando, o cabelo vai ficando fragilizado e acaba ocorrendo a ruptura do fio.

cabelo não cresce juro valendo

Por isso, além de todo o cuidado com as químicas que a gente faz e o com o intervalo entre elas, é preciso prestar atenção nas “coisas menores”. Quais coisas são essas? Excesso de secador, chapinha e babyliss sem proteção térmica, falta de proteção solar para os cabelos, já que os raios solares afetam profundamente os fios (falei sobre isso nesse post) e por aí vai.

O que fazer quando o cabelo não cresce?

O primeiro passo é verificar como está sua alimentação, sua saúde e todas aquelas coisas que falei no terceiro tópico.  Tudo certo até aí? Que bom, então vamos cuidar dos cabelos, né?

É aqui que entram os produtos para cabelos que prometem ajudar no crescimento. Eles não possuem qualquer tipo de influência no crescimento, porque, como já falei antes, cabelo cresce de dentro para fora e nada que você coloque no comprimento vai ajudar. Pra entender isso direitinho, basta conferir esse post aqui.

Mas, eles são extremamente úteis para fortalecer os fios por fora, pra repor proteínas, lipídeos e outras substâncias que dão força aos fios, ajudam a combater a quebra e, assim, reflitam no “crescimento”.

Traduzindo: eles não estimulam o crescimento, mas combatem a quebra, e se o cabelo está crescendo, e todo cabelo, via de regra, está, mas você não vê esse crescimento porque ele está quebrando, esses produtos são essenciais.

Nada além da tal da rotina de cuidados que venho batendo há anos por aqui, né?

Produtos para fortalecer e combater a quebra

Já fiz muitos posts por aqui falando de cabelos quebradiços e fortalecimento dos fios, então vou deixar os links, que, com certeza, vão ajudar!

Quer ver mais posts de crescimento capilar? Clica aqui. E nesse post aqui tem um guia completinho pra que o cabelo cresça mais rápido.

Se tiverem mais alguma dúvida, deixem nos comentários, tá? O assunto é enorme e o post ficou super grande, então evitei escrever mais.

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
6 comentários
  1. Taize  18/10/2016 - 14h05

    Ju!
    Como sempre arrasando nas informações.
    Meu cabelo mudou muito desde que conheci vc, muito obrigada :-)
    Tenho o cabelo muito fino e o que contribui pra que ele quebre com mais facilidade.
    Tem alguma dica ou tratamento pra deixa-los mais resistentes.
    Adoro vc!
    Bjs

    • Ju  18/10/2016 - 17h39

      Tai, sua linda, que bom saber s, fico muito feliz! <3
      Vou pesquisar e te falo, pode deixar!
      Beijos

  2. Eli  18/10/2016 - 16h16

    Poxa Ju muito bom você tocar nesse assunto aqui no blog. Fiz um propósito comigo mesma e com meu cabelo: se ele não mostrar sinal de crescimento em um ano irei corta-lo e não vou deixar crescer mais. Fico muito chateada porque sempre corto porque as pontas ficam ralas e com isso ele nunca sai do mesmo tamanho! Eu vejo que ele cresce (e muito) mas não entendo porque em dois meses tudo que ele cresceu na raiz eu perco nas pontas. Seria por causa da queda? Não vejo muito cabelo quebrado mas a queda é intensa, segundo a dermatologista eu tenho calvície!

    • Ju  18/10/2016 - 17h38

      Eli, é por causa da quebra, e a gente não percebe mesmo. O fato de ter calvície acentua tudo, mas existem muitas coisas que ajudam!

  3. Katherine  19/10/2016 - 09h07

    Juu… vc sempre nos salvando com os posts!
    Faz um post pra como proteger o cabelo do sol e do calor, vou viajar por uns dias e sabe como é cabelo loiro né? se nao proteger volto com ele todo arregaçado. Ou me indica por aqui mesmo uns produtos pra levar.
    Muito obrigada Ju, amo blog, venho visitar todo dia!
    Obrigada por ser tão atenciosa.

    Beeijo*

  4. […] ponto final. Mas, se ele está fraco, quebrando e, por isso, você não está vendo o crescimento (expliquei nesse post), ela pode ajudar a fortalecer os fios, mas suavemente, e, com isso, ajudar indiretamente no […]

O que você acha do JV?
Ju, flor, descobri seu blog faz poucos meses mas já estou fã! Suas receitas e dicas de beleza são maravilhosas. Sinto que estou conversando com…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Antes e Depois 😍😍😍 #amomeutrabalho #delineado
#maquiagembh #inxtalove
#amomaquiagem #instagood
#makeupslaves #maquiagemdenoiva
#makebasica #makeupartist
#kryolanmakeup #kryolancosmetics
#amobatom #madrinhadecasamento
#catharinehill #lehpequenomakeup #blogueiras #blessed🙏 #automaquiagem #tutorialmakeup #hudabeauty #maccosmetics #bitarrabeauty #mk #jurovalendo #maqbellamakeup #makebyme
  • HIDRATAÇÃO POWER 💪🏻
Depois de platinar o cabelo novamente, é preciso cuidar muito! Hoje fiz uma super hidratação com o Tarja Preta da @lolacosmetics é com o Salva Fios desenvolvido pela @jurovalendo. Depois finalizei com o BB Cream da Lola antes de secar. Meu cabelo está brilhante e super macio. Esse trio é tão power que vai rolar até post no blog com detalhes!
.
.
.
.
#jurovalendo #lolacosmetics #hidratação #hidratacaocapilar #cabelos #cabelo #platinadas #loiro #vaidosa #rapunzel #dicasdecabelo #cuidadoscomocabelo #beleza #produtos #soscabelos #instago #instagram #instalike #cabelobonito
  • Eu pedi um sorriso e ela deu uma gargalhada😂😂😂😍😍 #felicidadecontagia #maquiagemdenoiva #maquiagemdebutante #catharinehill #esfumado #delineadoesfumado #amobatom #amomeutrabalho #batommate #bitarrabeauty #blogueiras #blessed🙏 #justdoit✔️ #jurovalendo #inxtalove #inxtabloggers #lehpequenomakeup #ppf #brutaveresppf #pausaparafeminices #maqbellamakeup
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo