26.10.2016

Como Fazer o Cabelo Crescer: O que Você Precisa Saber!

Uma das perguntas mais comuns por aqui é “como fazer o cabelo crescer“, e acho engraçado como a gente tende a se iludir e deixa de fazer o básico, sabe?

Existe muita desinformação sobre o crescimento dos cabelos, é fato, mas existe também aquela teimosia básica de querer soluções mágicas, como a que vi essa semana, que promete 10 cm a mais por mês. Só se for alongamento, né?

Mas, vou começar do começo e deixar tudo bem explicadinho. Vamos lá!

como fazer o cabelo crescer

1. Como fazer o cabelo crescer? Foca na raiz, amiga!

Nada, absolutamente nada que você use no comprimento dos fios, vai fazer o cabelo crescer mais rápido. Nenhuma máscara, shampoo, receita ou algo do tipo. Porquê? Porque o cabelo, além de ser célula morta, nasce da raiz, então o que vai realmente funcionar são produtos de via oral, como o Pill Food, por exemplo, ou os produtos de uso tópico no couro cabeludo, como os tônicos específicos para o crescimento capilar.

2. Máscaras não estimulam o crescimento capilar

Pelos motivos que expliquei acima, nenhuma máscara tem o poder de estimular o crescimento dos fios, o que não significa que elas não prestem. Prestam sim, e mesmo não estimulando, podem ajudar no crescimento em alguns casos.

Como assim? Bom, elas não estimulam nada, mas, a depender dos ativos, podem fortalecer os fios e tratá-los profundamente, o que faz com que o cabelo quebre menos, fique mais forte e, consequentemente, consiga ” se sustentar”, porque um cabelo fraco cresce e quebra, então a gente não percebe o crescimento, como expliquei nesse post aqui.

Pra quem quiser entender melhor a questão das máscaras e conhecer uma que ajuda nesses casos, olha aqui os links:

3. Shampoo não faz o cabelo crescer

Nada que você acrescente ao shampoo, absolutamente nada, vai fazer o seu cabelo crescer, e qualquer tricologista ou dermatologista pode te garantir isso. Pra que um produto atinja o efeito pretendido de estimular o crescimento, ele precisa preencher 3 requisitos básicos, que são a penetração, a absorção e a eficácia, o que não acontece nesse caso.

O shampoo fica em contato pouquíssimo tempo com os fios e logo desce pelo ralo, e agindo tão superficialmente do lado de fora, é impossível que ele estimule o crescimento do cabelo, que “nasce de dentro”, da raiz.

O que o shampoo pode fazer, inclusive os detox, é combater uma das coisas que mais atrapalham o crescimento dos fios, que é a oleosidade no couro cabeludo. Assim, se o shampoo é rico em ativos adstringentes, purificantes e/ou estimulantes, que reduzam a oleosidade, deixem o couro cabeludo limpo e estimulem a circulação local, ele pode ajudar.

Mas, não porque estimule o crescimento, porque isso ele não tem como fazer, e sim porque tirou do caminho o que estava atrapalhando o crescimento.

Pra entender mais sobre isso, vejam esses posts:

4. Sabe a alimentação? Ela faz toda diferença!

Você pode usar o melhor estimulante capilar do mundo, mas se não estiver se alimentando direito, o crescimento capilar fica lento, não tem jeito. Tem que se alimentar direito e ponto final!

Uma alimentação carente de proteínas, de gorduras do bem e de vitaminas altera os ciclos capilares,já que aumenta a quantidade de folículos em fase de repouso. Além disso, qualquer fator que reduza a síntese de proteínas também vai repercutir no crescimento dos fios.

como fazer o cabelo crescer

5. Pra evitar

Vamos pro básico, né? Antes de perguntar como fazer o cabelo crescer, precisamos questionar o que estamos fazendo pra impedir que isso aconteça.

E sim, tem muita coisa que embola o meio de campo! Tá fumando? Tem que ver isso aí, porque o cigarro reduz a oxigenação no sangue e o fluxo sanguíneo nos bulbos capilares, o que interfere no crescimento. Tá fazendo uma química atrás da outra? Pode parar! Como é que o cabelo vai crescer se você tá fazendo de tudo pra que ele fique cada vez mais fraco?

Tá fazendo alguma atividade física?  Acho bom, porque ela estimula a oxigenação e, assim, afeta o crescimento.

Quais remédios você está tomando? Existem dezenas de remédios, sobretudo os que causam alterações hormonais ou agem no sistema nervoso,  que podem causar a queda dos fios e prejudicar o crescimento. Muitos ansiolíticos, antidepressivos, estabilizadores de humor, antipsicóticos, remédios para a pressão, para problemas cardíacos e para doenças autoimunes,dentre muitos outros, podem interferir negativamente, como expliquei nesse post aqui.

No caso dos remédios, se você observar que seu cabelo não cresce por nada, é bom conversar com seu médico.

Aí, depois de analisar isso tudo, de fazer o básico, a gente pode pensar em coisas que ajudem, como o Pill Food Turbinado, o Enxofre, a Biotina e os blends de aminoácidos e tantos outros. E sim, eles ajudam, mas não fazem milagre!

Acho que por hoje é só! rs Mas, se tiverem alguma dúvida de como fazer o cabelo crescer é só deixar nos comentários, tá?

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
14 comentários
  1. Priscyla  26/10/2016 - 11h55

    Jú, mandei manipular o Pill Food, porem me causa estranheza a cor do meu xixi depois que comecei a tomar. Essa semana abri uma cápsula e joguei em um copo com água e notei que a coloração da medicação é a mesma. É normal, isso?

    • Ju  26/10/2016 - 17h45

      Pri, é sim, sai mais escuro mesmo!

  2. Lolita  26/10/2016 - 13h19

    Ju, meu cabelo sempre cresce apenas 1cm/mês. Eu meço há mais de um ano e anoto em um caderninho.
    Tenho boa alimentação e cuido deles… Já tomei biotina, usei óleo de rícino e tônicos para crescimento. Mas nunca mudou! :(
    Seria esse o crescimento ao qual estou predestinada e devo me conformar? rs
    Bjos!

    • Ju  27/10/2016 - 10h30

      Oi Lo!
      Então, cada cabelo tem seu próprio ritmo, e algumas coisas podem aumentar um pouco mais, mas nunca absurdamente, sabe?
      Já tentou o Pill Food ou algum suplemento com aminoácidos? Ajuda!
      Beijos

  3. Patricia  26/10/2016 - 13h45

    Oi Ju … vc já ouviu falar do Exímia?? Estou usando e gostando muito.

  4. ERIKA  26/10/2016 - 16h32

    Oi Ju! Primeiramente quero lhe parabenizar pelo seu blog, sou leitora assídua e quando quero pesquisar sobre algum produto ou procedimento eu sempre procuro a sua opinião, pois confio mesmo ;)
    Aproveitando a matéria queria saber se você conhece o Krina de cavalo (Nanovin A), não é o monovin (uso veterinário) e sim um produto similar que foi adaptado para o uso humano.
    Estou vendo algumas resenhas a respeito e queria saber a sua opinião.

    Bjs!!!

    • Ju  27/10/2016 - 10h29

      Obrigada, minha linda! <3
      Não conheço não, já vou pesquisar! Beijos

  5. Flavia  26/10/2016 - 18h11

    Oieee… amo seus posts!!!!! eu queria saber se meninas de 13 anos pode tomar o Pill Food turbinado??? bjosssss

    • Ju  27/10/2016 - 10h27

      Fau, obrigada, minha linda! A princípio não tem problema não, mas não tome sem indicação de um médico!

  6. Taty  26/10/2016 - 21h09

    Ju?! Você está tomando o dhea?!?

    • Ju  26/10/2016 - 21h38

      Tô, tô fazendo reposição de hormônios.

  7. Leila Figueiredo  27/10/2016 - 19h53

    OI Ju, primeira vez ever que eu leio num blog o que muita gente precisava saber, e como tem gente falando besteira por ai, nao existe milagre, cabelo cresce de dentro para fora. Lembro-me de um professor meu de bioquimica falando numa aula que se as proteínas contidas num shampoo, por exemplo, penetrasse no couro cabeludo ele nao seria careca, disse tudo, tem muita falacia nesse meio “cabelistico”, muita gente que chegou agora e fala muita besteira, parabens, me tornei sua fa.Bjus

    • Ju  28/10/2016 - 10h04

      Leila, é que quanto mais absurda é a promessa, mais ganha adeptos. Infelizmente a maioria quer o que é milagroso, e aí acaba sendo enganado, né? :(

O que você acha do JV?
Amo o JV, depois que comecei a acessar, meu cabelo melhorou muuuito, e tudo isso baratex, com as dicas que pego aqui! Sem falar que…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Vamos brindar? Vamosssss, que a vida é feita pra isso, pra celebrar! 🍸✨ Estamos aqui comemorando os 4 anos do blog, e eu só tenho que agradecer! 🙏🏻🙌🏻 Meu pisciano com ascendente em Gêmeos é lindo e tem as leitoras mais incríveis da vida! ❤️
Pense num menino de sorte? É ele! ☺️💫🎉 #JuroValendo #Jujuland
  • #hair #blondhair #blondhairdontcare #loiro
#jurovalendo seco ao natural! Aquele cabelo que você respeita! 💇👱
@jurovalendo valeu Ju! #salvafios
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo