01.11.2016

Representatividade Seletiva Não É Representatividade.

É hipocrisia. É jogada de marketing!

Tem anos que trabalho com internet, e já faz tempo que venho notando que, quanto mais “envelheço”, mais perco a identificação com marcas que usei boa parte da vida.

Quanto as novas, na imensa maioria dos casos, não consigo me identificar, e nos dois casos o que percebo é que elas não fazem questão de conversar com um público que não é mais tão jovem assim.

Isso vinha me incomodando demais, a ponto de deixar de fazer resenhas de produtos de determinadas marcas por aqui, porque não vejo sentido em usar um produto de quem não faz questão de “conversar” comigo, com meu público.

representatividade seletiva

Hoje, conversando com uma pessoa querida, ela explicou que existe uma razão para que as marcas foquem no público mais jovem e ignorem solenemente o público mais velho. É que, supostamente, existe uma teoria de que quem desperta o desejo e ativa o consumo é o público de 18 a 24 anos.

E isso, pra mim, explica muita coisa. E pra várias de vocês também, porque comentei isso hoje nas redes sociais e geral concordou e caiu em cima.

O investimento é pra esse público, e tudo é pensado de acordo com esse mesmo público, desde as embalagens repetitivas e infantis, que a gente já comentou por aqui, até as campanhas na internet.

E nós, que já passamos dos 30, ficamos de fora.

Não sei vocês, mas eu não me sinto representada. Na verdade, fico profundamente incomodada em comprar um produto de uma marca que não faz questão de se comunicar com o meu público.

E é justamente por isso que, de hoje em diante, resenha aqui só de marcas que nos representem, que falem conosco, que tenham interesse em nós, porque, afinal, não existe justificativa em usar o produto de uma marca que te ignora, não é mesmo?

Se a marca não se interessa por você, tá na hora de acordar e excluí-la da sua vida. Se ela não se interessa por você, não deve se interessar, também, pelo seu dinheiro. Puro exercício de bom- senso, sabe?

No mais, nenhum produto é insubstituível, o que não faltam são opções, e nós, que somos muito mais de 3 milhões por mês, podemos muito bem encontrar opções de  produtos de marcas que realmente pensem na gente, que nos representem nos seus produtos, nas suas campanhas e em todo o resto.

Porque a verdade, minha gente, é que tá todo mundo falando de representatividade, mas o dia a dia tem mostrado que isso aí é representatividade seletiva, e representatividade seletiva é hipocrisia,  não passa de jogada de marketing.

Concordam? Aproveitem e deixem sugestões de marcas que vocês acham que “conversam” com vocês, que façam campanhas com quem representa vocês, e o contrário também.

Beijos,Ju

P.s: não consegui postar hoje cedo porque tô com o coração pequenininho… Meu Chico, meu amor, meu gatinho amado foi pro céu ontem de noite, e mesmo estando agradecida por ele ter ido sem dor, tô arrasada.

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
22 comentários
  1. Larissa  01/11/2016 - 21h37

    Meus sentimentos pelo Chico :'( Ele era tão lindinho *-*

  2. Maria Carolina  01/11/2016 - 23h18

    Oi Ju, sinto muito por seu gatinho! Me emocionei com sua homenagem para ele. Sinta-se abraçada!! Quanto ao assunto do post, eu também tenho percebido essa falta de representatividade. E o que dizer dessas marcas coloridinhas, com slogans engraçadinhos, e que entregam parcos resultados a um custo considerável? Tem uma marca por aí que não sei como ainda não foi processada pela Lush….
    Enfim, das marcas nacionais a que mais parece se preocupar com representatividade é a Natura. Como eu já passei dos 40 prefiro investir em produtos importados voltados pra minha faixa etária, já que costumam ter ativos mais potentes e um resultado mais satisfatório. Beijos!!

  3. Denise  02/11/2016 - 01h16

    Seu texto está perfeito. O mais interessante é que eles esquecem que quem realmente tem dinheiro não são os jovens. Ou seja: erram duplamente. ;)

  4. Cris  02/11/2016 - 08h25

    Adorei, Ju. É isso aí!!! As mulheres acima de 30 têm um enorme poder de compra e merecem ser melhor tratadas. Se a marca não me enxerga, também não vou enxergar ela!!!

  5. Cíntia  02/11/2016 - 10h31

    Também sinto muito pelo Chico! :(

    • Ju  02/11/2016 - 12h45

      Obrigada, minha linda! <3

  6. Lili  02/11/2016 - 11h42

    Lamento por sua perda. Também perdi o amor da minha vida, minha gatinha e sei a dor que é. Meus sentimentos. Que o Senhor te conforte. seu gatinho já está no céu, porque eles são anjinhos colocados aqui.

  7. SIlvia Duque  02/11/2016 - 11h50

    Oi Lu, conheci seu blog esses dias e adorei, não só pelas dicas, mas também pelos seus comentários e interesse pelas suas seguidoras. Parabéns!!!
    Quanto ao Chico, sinto muito, já passei por isso e sei como dói, mas fica o amor incondicional e o carinho que eles nos proporcionaram….e isso não tem preço. Tb perdi um Chicão, só que era cachorro. Bjs e conforto pra você.
    Quanto ao texto de hoje, concordo plenamente, mesmo porque, quanto mais maduras ou “vintage” vamos ficando mais interesse nos produtos, né não? Só acho…rs

  8. Ana  02/11/2016 - 16h46

    Fora que, qual a porcentagem de meninas até 24 anos que têm dinheiro de sobra pra gastar com cosméticos e roupas? Se forem marcas meia boca, beleza, mas e as caras? Eu nessa idade tinha salário de estagiária ferrada.
    Não seria muito mais inteligente focar em quem tem mais probabilidade de ter dinheiro pra gastar?

  9. Mariane  02/11/2016 - 19h07

    Oi! primeiramente licença pois sou nova por aqui, mas já estou adorando seu blog! Concordo com tudo, vi seu post no insta sobre isso, e esses dias até comentei no insta da Lolla Cosméticos que também tem produtos legais (também sou louca por cabelos e loira, o que me faz mais louca ainda! rs) , mas nossa acho o mkt deles péssimo! Bobo, infantil… e como outras leitoras disseram esse público mais novo não são quem tem o poder de compra, só ficam comentando pedindo preço de tudo, onde que vende, como que usa, mas ir comprar mesmo ninguém vai.

  10. erica samara  03/11/2016 - 08h26

    Ju, vejo seu blog sagradamente todos os dias, voce não sabe, mais já é uma grande amiga minha rsrsrsrs sigo sempre seus conselhos e já comprei muitos produtos por indicação sua.
    sinto muito por seu gatinho.
    e concordo plenamente com sua opinião, muitas marcas não me representam, suas propagandas, suas embalagens e ate mesmo sua formulação.

  11. Vanessa Stanck  03/11/2016 - 09h54

    Oiii Ju minha lindeza, é bem como as meninas comentaram aqui, as novinhas não tem ainda uma estabilidade financeira, o poder de compra mesmo está com as mulheres mais velhas, mas acho que com mais maturidade, as mulheres são mais seguras, de opinião mais formada, sabem o que querem, e talvez por isso fica bem mais difícil de convence-las de comprar determinados produtos, já as meninas são mais “influenciáveis” e fica fácil convence-las de comprar alguns produtos mesmo que eles não sejam bons, ou seja, é tudo uma questão de dinheiro e não de preocupação com o bem estar e conforto das clientes. Essa tal de ganancia só atrasa o mundo, aff!!! Por outro lado, eu por exemplo, tenho 23 anos e já fui muito influenciada por marcas só porque minhas famosas preferidas usavam Marca X ou Y, mas com o tempo, a gente vai ficando mais segura, exigente e atualmente eu prefiro os produtos mais sofisticados, ñ significa necessariamente os mais caros, mas que tenham uma proposta mais madura, até mesmo na embalagem, ou seja, produtos mais voltados para mulher de verdade e não “coisinhas bobinhas infantis”.
    Como sempre Ju, você vai a fundo em tudo o que faz, e nos incentiva a questionar as coisas e não sair por ai engolindo tudo o que dizem. Você é demais!
    Olha, eu ultimamente não tenho me apegado a marca, estou mesmo indo atras de qualidade, mas as marcas que mais tenho gostado são: Avon, Natura, O Boticário. Aliás essa última eu acho maravilhosa, porque ela tem produtos voltados para adolescente, mas sem esquecer do público mais maduro, isso é bom demais. Lembro que minha mamãe (que já está no céu) usava muito O Boticário, e sempre me lembro dela, por isso pra mim essa marca é muito especial.
    Ju querida, eu já pensava muito sobre esse assunto, do porque as marcas se preocupam só em vender e vender e agora vou prestar mais atenção ainda nisso. Fora que já fico de olho se elas testam em animais também. Viu só, estamos cada vez mais exigentes né? Acho que o mercado não está dando conta kkk….Sempre que eu achar ou lembrar de produtos que vc pode testar e resenhar aqui, eu venho correndo te contar ok?
    Te amo Ju, vc pra mim é uma mulher única, diva e me inspira muito. Eu me inspiro muito na Gisele Bündchen, Adriana Lima, Ale Ambrosio, Miranda Kerr que são mulheres que me encantam no estilo de vida e preciso dizer que VOCÊ também é minha musa inspiração. Admiro sua garra, determinação, sua força. Quando crescer, quero ser como você.

    Um super bjo

    PS.: Sinto muito pelo seu bebezinho Chico. Eu amo gatos e já perdi vários nessa minha vida, mas o último que perdi, doeu muito. Ele se chamava Mozart é era um docinho, foi envenenado. Mas o que não falta nessa Terra, são bichinhos pra gente amar né? E todo amor verdadeiro jamais morri :)

  12. marcia saraiva  03/11/2016 - 11h50

    Oi Ju, antes de tudo, sinto muito pelo Chico, com certeza ele partiu feliz por ter sido tão amado por você! Quanto ao texto, concordo com tudo e acho certíssimas suas colocações. Se você que está na casa dos 30 (menina ainda) sente isso, imagina quem está na casa dos 50, como eu? Procure uma marca que tenha uma linha específica para cabelos grisalhos – não há! Como hidratar um cabelo grisalho, como cuidar de um cabelo que perdeu o brilho, a massa devido a idade… nada disso existe, porque não existem produtos voltados para esse tipo de consumidor… Parabéns por botar a boca no trombone. Os coroas agradecem!

  13. marcia saraiva  03/11/2016 - 11h53

    Oi Ju, antes de tudo, sinto muito pelo Chico, com certeza ele partiu feliz por ter sido tão amado por você! Quanto ao texto, concordo com tudo e acho certíssimas suas colocações. Se você que está na casa dos 30 (menina ainda) sente isso, imagina quem está na casa dos 50, como eu? Procure uma marca que tenha uma linha específica para cabelos grisalhos – não há! Como hidratar um cabelo grisalho, como cuidar de um cabelo que perdeu o brilho, a massa devido a idade… nada disso existe, porque não existem produtos voltados para esse tipo de consumidor… Parabéns por botar a boca no trombone. Os coroas agradecem! Em tempo: Estás linda! Sei que tem sido difícil ficar sem carboidrato e todas aquelas outras gostosuras que sabemos existirem em nosso Nordeste. Sua pele está um negócio de linda! Vou começar a tomar o Nutricolin – vi sua resenha sobre ele e me animei! Só compro o que você avalia! Pense numa menina pra eu confiar!! Juro valendo que sim! Beijo, sua linda!

  14. PATRICIA  03/11/2016 - 12h16

    Oi Ju. Concordo com você no texto, pois as marca tem que enxergar mais nós mulheres que passaram
    dos 30, pois somos uma fatia bem grande no mercado. Bjs.

  15. Jéssica  03/11/2016 - 12h55

    Ju, esta coberta de razão! Ainda não cheguei aos 30 anos, mas ja começo a sentir essa mesma perda de identificação. E como ja comentaram aqui , é aos 30 e após essa idade que normalmente temos maior poder aquisitivo . Temos que usar aquilo que realmente nos represente. Meus sentimentos pelo chico ):

  16. Leila Figueiredo  03/11/2016 - 13h55

    Oi Ju, meus sentimentos pela sua perda, tenho animais e os amo muito.
    Em relacao ao post, sinto a mesma coisa, imagine tenho 52 anos e nao me sinto nem um pouco representada, nao somente no segmento de beleza mas tambem no segmento da moda, hoje tento comprar produtos de marcas comprometidas com o meio ambiente, que nao tenham sido denunciadas por uso de trabalho escravo, que nao testem em animais e por ai vai, e um exercicio diario. Gosto muito do seu blog, e sincero, visual lindo, inteligente e “conversa com a Gente”. Parabens. desculpe pela falta de assentos mas meu lap top e gringo, rsrs

  17. Angela  03/11/2016 - 21h15

    Boa noite Ju!
    Primeira vez que entro na sua página, e já vou adicionar aos favoritos.
    Meus sentimentos pelo seu gatinho, entendo bem como é quando um anjinho de quatro patas volta para o céu. Desejo que essa dor amenize…

    Ganhou uma fã!

  18. Pamela  17/11/2016 - 18h44

    Parabéns pelo Post!
    Realmente sensacional sua colocação, não faz sentido nenhum agente usar produtos de empresas que não nos identificamos e só pensam em lucros com esse marketing cretido.
    Sinceramente, eu passo longe de produtos com embalagem infantil.
    Com tantos produtos bons e opções que temos nos dias atuais.
    Obrigada por tomar essa decisão é continue com esse trabalho lindo e sério que vc faz!

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!