07.11.2016

Dieta Low Carb: Como Fazer e o Que Comer

Sim, voltei a fazer dieta, e dessa vez a coisa é completamente diferente. Estou fazendo a dieta low carb, com restrição de carboidratos, que é a mais indicada pra mim.

Resolvi esperar um pouco até falar sobre isso por aqui porque essa não é a minha primeira dieta, vocês sabem, mas será a última, juro valendo.

Dieta Low Carb Funciona sim!

Falei um pouco sobre isso no último vídeo, e com certeza farei muitos outros vídeos com cardápios, receitas, relatos e tudo o mais. Mas, o mais importante é que entendi que a mudança principal tinha que ser feita na minha cabeça, era interna.

Sim, eu tenho problemas de saúde que levam ao aumento de peso. Tenho resistência à insulina, deficiência de cortisol (fadiga adrenal crônica) e preciso repor todos os dias um monte de hormônios. Mas a coisa vai além disso…

Eu estava engolindo sentimentos, frustrações e todas as coisas que não sabia como reagir, e falei bastante sobre isso no vídeo abaixo.

Hoje vamos falar, de forma resumida, como funciona a dieta low carb, tá? Não dá pra entrar em muitos detalhes em um só post, cês sabem. Mas, muitos outros virão! Porque sim, dessa vez eu tô focada como nunca estive. E centrada também.

dieta low carb: como fazer?

Na dieta low carb é bastante simples: a gente come uma menor quantidade de carboidratos e aumenta a ingestão de proteínas e gorduras boas. O importante aqui é reduzir o açúcar, os doces e o amido, e passar a comer “comida de verdade” ao invés de alimentos ricos em calorias vazias e pobres em nutrientes.

Ao contrário da grande maioria das dietas, na low carb ninguém passa fome. Você pode comer até que esteja satisfeito, não existe limite de quantidade e não precisa contar calorias. E isso, sinceramente, é essencial pra mim! Não nasci pra passar fome, muito menos pra viver de folha de alface. Sinto muito, mas não dá! rs

Simplificando, é assim: quando a gente ingere uma quantidade menor de carboidratos, os níveis de açúcar no sangue estabilizam e os níveis de insulina são reduzidos. Isso aumenta a saciedade, aumenta a queima de gordura e facilita a perda de peso. E sim, isso é comprovado por diversos estudos científicos.

Pra quem acha que essa é uma dieta difícil e que não pode comer nada, sinto informar que a coisa é bem diferente! No próximo vídeo faço um apanhado detalhado de tudo o que pode e não pode, mas hoje vou falar resumidamente por aqui, tá?

dieta low carb

Dieta low carb: o que comer?

Pra começar, pode comer carnes de todos os tipos, todos, inclusive a gordura das carnes e o bacon. Crustáceos e frutos do mar também estão liberados. Ah, quando falo em carne, é “carne de verdade”, o que não inclui salsicha, nuggets e a grande maioria das linguiças, que são cheias de amido.

Eu como carne de soja, mas em quantidade bem reduzida. E como ovos, muito, de todas as formas! Ah, e amo ovo de codorna! Como ovos com queijo no café da manhã, e adoro a pizza de ovo que vivo postando lá no Instagram!

Também pode-se comer verduras/ vegetais como tomate, couve, repolho, brócolis, couve-manteiga, escarola, chuchu, palmito, quiabo, vagem,  abobrinha, pimentão, cebola, pepino, espinafre, berinjela, alface, couve-flor, azeitona, aspargos, rúcula e agrião.

E é bom evitar aipim (mandioca), batatinha, cenoura, beterraba e milho, ao menos até chegar no peso que você considere ideal, pois eles são ricos em carboidratos.

E gorduras boas estão liberadas: o organismo precisa delas e o nível de saciedade aumenta. Eu, por exemplo, amo manteiga e não abro mão. Pode-se usar, também, azeite de oliva, óleo de coco, óleo de abacate e banha de porco, dentre outros.

Nozes, amêndoas, macadâmia, castanhas diversas e pistache também são permitidas, e amo torrar a semente do cacau pra beliscar quando tô com vontade de chocolate.

dieta low carb

Muita gente come também amendoim e manteiga de amendoim, que tem mais carbo que as nozes, por exemplo, mas do amendoim não sou fã… Vou procurar a manteiga! Ah, e na dieta paleo não pode amendoim, mas paleo é diferente de low carb em várias coisas, e quem quiser entender direitinho, esse post explica muito bem.

Frutas e laticínios: pode?

Na dieta paleo original, os laticínios não são recomendados, mas a minha dieta é a low carb, e muitos deles são low carb. O ideal é optar sempre pelos integrais, evitar produtos com “sabor” (iogurte de morango, por exemplo), adoçados e sem gorduras.

Como bastante queijo, sobretudo os amarelos, já que os queijos brancos, normalmente indicados em dietas de emagrecimento, contém uma maior quantidade de lactose, que é o açúcar do leite.

Creme de leite e nata também consumo bastante, e quando for comprar o creme de leite, olhem a quantidade de carboidrato no rótulo. A versão em lata da Nestlé é a que costumo usar, porque a versão em lata costuma ter menos carbo que a versão de caixinha. Ah, e tenho usado cada vez mais nata pra fazer molhos ou gratinar verduras.

No caso do leite, é preciso saber dosar bem, pois ele possui bastante lactose, que é o açúcar do leite. Evito ao máximo.

As frutas, via de regra, devem ser evitadas, já que são ricas em frutose (carboidrato). As que mais consumo são coco e abacate, que têm poucos carboidratos, além de morango. Nunca vi essa recomendação, mas consumo, vez ou outra, maracujá, que tem pouquinho carboidrato (4,21 gramas, sendo que 1,9 é de fibras e 2,02 é de açúcar).

Falei do básico aqui, mas existem outros alimentos permitidos. Alguns são menos conhecidos, menos utilizados, por isso não foquei neles. Mas, no próximo vídeo faço uma lista completa!

dieta low carb

Dieta Low Carb: o que não comer

Açúcar de qualquer tipo, doces, sucos, chocolates, pães, tortas, sorvetes, biscoitos,  achocolatados, bolos, mel, caldo de cana,  massas, cereais matinais, mingau, arroz e batatas não devem ser consumidos na dieta. E não importa se é integral ou não, não pode do mesmo jeito.

Farinha de trigo, de mandioca e de tapioca, bem como qualquer coisa que seja feita com essas farinhas devem ser evitadas. Leguminosas também devem ser evitadas, por serem ricas em carboidratos, inclusive feijão e lentilha. A quinoa deve ser evitada na fase de perda de peso, mas pode ser consumida depois.

Sobre o depois, aliás, eu falo no momento certo, tá? É que algumas coisas podem ser reinseridas aos poucos, após a perda de peso.

Margarina deve ser excluída da sua vida, não só por causa da dieta low carb, mas porque é péssima para a saúde.

Cerveja não pode, e bebidas como o uísque, conhaque, vodka e vinho (seco) podem ser consumidos com (muita) moderação.

No caso do chocolate, o que pode, em pequenas quantidades (30g por dia), é o amargo, com mais de 70% de cacau, mas vou ensinar pra vocês duas receitas que mostrei lá no insta que matam a vontade de doce e levam só óleo de coco, cacau em pó e semente de cacau (pode ser castanha também).

Água, água aromatizada, café e chá, sempre sem açúcar, também estão liberados, claro.

dieta low carb

Como começar, cardápios e outras dúvidas

O básico, pra mim, é começar cortando o açúcar e as massas, que são os mais problemáticos. Depois é ir se adequando aos poucos, sabe? Cada um tem um ritmo, e é preciso respeitar isso.

Dá pra fazer muita receita, muitos pratos deliciosos e ninguém precisa passar fome, o que acho essencial. Não dá pra falar de cardápio, porque apesar de ser considerada uma dieta, a Low Carb é muito mais um estilo de alimentação. Contudo,  já tô me organizando pra montar um post aqui com tudo o que comi em uma semana completinha.

O post ficou imenso e tem muita coisa pra ser falada, então a gente conversa mais nos outros posts e vídeos, tá? Acompanhem lá no canal que vou postar mais por lá sobre isso, e vou mostrar minhas refeições todas no Instagram (@jurovalendo).

Podem deixar as dúvidas nos comentários que faço vídeos respondendo tudo! Ah, aproveita e se inscreve logo lá no canal que tá rolando vídeo todos os dias!

E muito obrigada por cada mensagem de apoio no youtube e nas redes, foi (e é!) muito importante pra mim. Obrigada por estarem sempre comigo. Sempre torcendo, sempre apoiando, sempre junto. Obrigada por serem as melhores leitoras que eu poderia ter… Obrigada!

Beijos, Ju

Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
33 comentários
  1. Luciane  07/11/2016 - 14h09

    Oi Ju, sou sua leitora a anos… entro todos os dias, eu tambem estou faxendo a low carb, tenho resistencia a insulina tambem, meus exames melhoraram quase todos depois da dieta e ja emagreci 6 kilos, estou muito feliz tambem… continue que tem varias pessoas que vê em você um incentivo pra muitas coisas, te adoro bjs

  2. Chris  07/11/2016 - 14h30

    Parabens pelo post e pelo blog. Gostaria q vc fizesse um post com seu caradapio e as receitas permitidas. Ajudaria muito. Bsjss

  3. Daaniela Fernandes  07/11/2016 - 14h45

    Oi Ju! Amo suas dicas! Parabéns e obrigada! Tô fazendo a low carb e tô amando os resultados. Ainda não me pesei, mas pelas medidas e pelas roupas percebi que tá dando crrto. Huhu!! Vou ver se me peso hoje e volto aqui pra dizer quanto perdi. Rsrs…

  4. Rachel  07/11/2016 - 14h50

    Ju, acompanho sempre suas dicas e por incrível que pareca, comecei essa dieta hoje. E de repente, me deparo com isso. Adorei. Obrigada pelas dicas.

  5. kessyana leite  07/11/2016 - 14h54

    Eu adorei esse post… tem tudo que alguém precisa saber para iniciar low carb. Super me adaptei a esta forma de alimentação que já nem chamo mais de dieta. Com o tempo a gente entende que low carb é para o resto da vida e não uma dieta feita por um tempo e depois vale comer da forma errada de antes. Paleo Low Carb nos ensina a comer da forma correta e é por isso que dá certo.

  6. Erika  07/11/2016 - 15h01

    Ju, acho que vc conhece a Dukan né? Então, são muito parecidas, mas a Dukan tem farelo de aveia, e até a farinha de gluten( com muita moderação) que permitem umas receitas mais pra confeitaria( bolo, pao, etc) Vc já tentou? A Dukan não pode as gorduras, mas pode laticinio… se fosse pra escolher prefiro as gorduras kkkk Mas algo do tipo pao, bolo ou biscoito pra mim faz muita falta. Sobre a farinha de gluten, na Dukan pode um pouco pois ela tem bem menos Carbo e mais proteina( o gluten), sabe se nessa sua também se encaixaria?
    Ah.. da Dukan, tem um creme que é feito a base de cream cheese light e cacau 100% que é dos deuses… acho que esse te serve. Ajuda muito com a vontade de comer chocolate.

  7. Camila  07/11/2016 - 15h03

    Juh, essa dieta é maravilhosa e dá super certo se e pessoa for disciplinada, minha amiga está fazendo, em 3 meses ela já perdeu 20kg.

  8. Ludimilla  07/11/2016 - 18h59

    Ju, estou amamentando, mas já pensando em perder os quilinhos que ganhei na gestação. Posso fazer a low carb? Bjo, adoroo você!

    • Ju  08/11/2016 - 12h51

      Lu, vou perguntar pra minha nutri! Parabéns pelo bebê! <3
      Beijos

  9. Elaine  07/11/2016 - 19h49

    Ju, sua linda, boa sorte nesta empreitada!
    Concordo com vc, o importante é estarmos confortáveis conosco mesmas.
    Boas vibrações para vc, sempre.

  10. Simone  07/11/2016 - 20h09

    Ai ju como e dificil praticamente tem que mudar radica,l amo massa, mas tenho q mudar meu habitos pois estou com prediabetes ,posso usar adoçante no cafe pois puro sem acucar ta dificil

  11. Flavia  07/11/2016 - 21h51

    Ju você tem tomado o aminoácidos pra que? Tá fazendo a dieta com alguma nutri?

    • Ju  08/11/2016 - 12h49

      Porque não como carne… Tô sim!

  12. Elisa  07/11/2016 - 22h12

    Oi, Ju! Como sempre, leio seu blog todos os dias! Também me adaptei melhor com essa dieta. Minha única dificuldade é o que comer no café da manhã, porque queijo e ovo todo dia enjoam… Você pode dar umas dicas? Beijo e sucesso para você!

  13. Gláucia Silva  08/11/2016 - 00h47

    Parabéns Ju! Força aí! Também tô fazendo low carb, em 2 meses perdi 7 kg, adoro o blog, me identifico com muitas coisas daqui, agora então, amo ainda mais! Poste bastante receitas please!!! ♥

  14. Sandra Sw  08/11/2016 - 09h27

    Jula!!!
    Eu já te amava… e agora amo maisssssss ainda..
    Seus post sobre beleza são meu “norte” pra comprar meus frascos e potinhos a anos e agora com você compartilhando a dieta és minha GURU!!
    Iniciei reeducação em fevereiro.. eliminei 13kg até agosto e depois disso não eliminei mais nada.. e agora com seu post de LOW CARB minha animação para uma “fase II” está a mil!!!
    Obrigada!

    • Ju  08/11/2016 - 12h48

      Sandrinha, sua maravilhosa, vamos juntas perder o que falta! <3

  15. Flavia  08/11/2016 - 10h41

    Ju tem tomado aminoácidos pra algo específico nesta dieta?

    • Ju  08/11/2016 - 12h46

      Eu tomo porque não como carne…

  16. KATIA ISABEL TOLEDO DE VASCONCELLOS  08/11/2016 - 11h09

    Oi, Ju, Parabens pelo seu empenho e pelo resultado da dieta, Li sobre a dieta e sempre ficam algumas duvidas. O cafe não pode ser nem com adoçante , tipo sucralose ? refri zero ou limonada com adoçante tambem não estão liberados? Obrigada e bj grande.

    • Ju  08/11/2016 - 12h47

      Pode usar adoçante, vou ver quais, é que eu não gosto do sabor!
      Refri é melhor evitar SEMPRE, e a limonada tomo vez ou outra, mas eu não uso adoçante, detesto o gosto! rs

  17. Zaíra  08/11/2016 - 11h25

    Oi Ju,
    parabéns pela força de vontade! Está mais linda ainda! Uma dúvida, com tantos ovos, carne e queijo amarelo o colesterol LDL não aumenta?
    beijos!!!

    • Ju  08/11/2016 - 12h45

      O meu tá normal, graças a Deus!

  18. Bruna Bussular  08/11/2016 - 11h40

    Ju, de boa, chega a doer quando chamam isso de “dieta”. Isso é estilo de vida! É assim que se deve comer, é assim que o organismo retorna às bases com tudo que é mais natural possível e sem acúmulos de glicose sanguínea. Se existisse lei para se alimentar, a lei seria essa. Rsrs
    Adote isso pra você, pra sua vida. Não encare como dieta. Retirar todas essas porcarias não é restringir, é dar de presente saúde pro seu corpo.
    Eu não sinto falta nenhuma das coisas “que não são permitidas”, tenho energia de sobra pra fazer tudo na vida, inclusive meu treino super pesado. Como no máximo 3 vezes por dia, porque não sinto fome para comer mais vezes. Como bem, como à vontade e isso é presente pra vida!
    Esse é só seu primeiro mês, você vai ver a longo prazo como tudo na sua vida vai melhorar. E quando perceber, você se alimentará assim sem pensar que está em dieta. Isso vai fazer parte da sua vida.
    O triste é perder a cerveja né? Mas ja estoquei Absolut aqui em casa e de vez em quando belisco (medo de ficar fraca pra bebida de tanto tempo que não bebo rsrs).

    Sucesso minha flor!

    Beeeeeijos
    Bruna Bussular – Wellness Lifestyle Blog

    • Ju  08/11/2016 - 12h44

      É isso mesmo, Bru!

  19. Natalie  08/11/2016 - 12h02

    É uma mudança e tanta!!! Eu comecei, porém eu não gosto (em se tratando de comida rs) de ser flexivel…prefiro partir logo pra parte “dificil” da coisa e depois de adaptada relaxar um pouco, porque se eu for nessa de “ir mudando aos poucos” eu afrouxo e desanda a coisa. Comecei e já cortei de cara tudo de doce e carbo…inclusive o açúcar do café, então bebo café quentinho todos os dias e toda hora que dá vontade sem açúcar, suco de limão sem açúcar…ovo, muito ovo e queijo e vou te dizer…fico babando quando penso em qualquer tipo de doce, QUALQUER, inclusive o pote de açúcar aqui de casa kkkkkkkk e olha que meu fraco são coisas salgadas…mas estou resistindo bravamente. E o bom é que isso tá contagiando o povo aqui…mas independente de dieta, perda de peso ou estética, o fato de saber que estou tendo carinho comigo e com meu corpo traz uma sensação maravilhosa…imagine quando os ponteiros da balança diminuirem e as roupas voltarem a caber rsrsrsr

  20. Cíntia  08/11/2016 - 18h47

    Olá Ju? Tudo bem ? Sua nutri é de Jequié ? Porque moro em Salvador . Você passaria o contato dela ? Bjao e obrigada .

    • Ju  11/11/2016 - 10h08

      Te respondi no insta, minha linda!

  21. Paula  11/11/2016 - 18h38

    Hummm. Ensina msm aqui no blog pra gente as receitas que vc falou que faz com cacau em pó, óleo de coco e sementes! Adoro aprender essas receitas! :) Muito legal o post! Beijoss!

  22. NAdja  13/11/2016 - 22h10

    Estou neste estilo de vida há 11 meses. E o peso está estabilizado, saúde em dia. É pra vida. Comida de verdade, quanto mais estudo, mais empolgada fico. Tudo faz sentido.

  23. Danny  16/11/2016 - 00h46

    Juuuuuu, vi e não tinha como não lembrar de ti.
    http://mdemulher.abril.com.br/receitas/salada-de-rosbife-para-uma-refeicao-low-carb/
    Beijos.

  24. Patti  26/11/2016 - 15h40

    Eu sempre estava te cobrando a respeito da low carb, e esse post está maravilhoso, esclareceu várias dúvidas minhas, estou fazendo e estou amando os resultados, está sendo bem rápida minha perda de peso, no entanto já venho me reeducando a quase 1 ano, cheguei a pesar 83kg e só meço 1,55m estava com alguns problemas de saúde e minha médica restringiu algumas coisas e elaborou uma dieta para mim, e hoje estou com 65kg e quero chegar aos 60kg que é o peso ideal para minha estatura, e seguir esse estilo low carb tem sido revigorante, me sinto muito bem comigo mesma, durmo melhor, não estou tão estressada como de costume, e você me motiva muito por te considerar uma pessoa simples, e bem disponível, te desejo o melhor em sua vida, e que Deus a conserve esse ser humano maravilhoso, obrigada por tudo, você tem feito a diferença em minha vida.

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Pela janela do carro e mesmo assim foi bonito de ver! #blogbellealmeida #pordosol #sunset
  • Chás para o cabelo! By @ohhlollas
#cabeloslindos 
#cabelossaudaveis 
#jurovalendo 
#sejoga
  • Partiu #ruacoberta ! A tarde toda com essas queridas  lá no espaço #EuAlmaDeFlores aqui em #Gramado ! #jurovalendo #coisasdedivas #antigosfranzoi
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo