14.11.2016

Sobre Parar de Tomar Anticoncepcional: 9 Meses Depois

No final de outubro fez 9 meses que resolvi parar de tomar anticoncepcional, e de lá pra cá tantas coisas mudaram que nem sei como começar.

Hormônio, com certeza, é uma coisa que mexe muito com a gente, e a queda deles, por causa do uso prolongado da pílula (no meu caso), afetou absurdamente a minha vida em vários níveis.

Não demonizo a pílula, jamais faria isso, mas se soubesse antes o que sei hoje, se tivesse sentido na própria pele, teria procurado outras opções.

parar de tomar anticoncepcional

Porque sim, a parte boa é maravilhosa, não dá pra negar. Mas quando a conta chega o preço, pra mim, é alto demais pra pagar. Algumas coisas eu nem percebi o quanto estavam erradas, porque foram tantos anos naquele ritmo que a gente  acaba acreditando que “é assim”, sabe?

E não, não é.

O apetite pela vida que tenho hoje, nunca tive antes, em nenhum momento. Nunca me senti tão viva. Nunca senti tanto, aliás.

Sobre Parar de Tomar Anticoncepcional: 9 Meses Depois

Tem a parte ruim? Claro. Tô muito mais sensível que sempre fui, e vejo isso claramente em determinada época do mês. Engraçado isso porque eu, que sempre fui mais “linear”, agora tenho fases, as coisas “ondulam”, por assim dizer. Mas isso, de certa forma, é bom.

Me conheço mais, entendo mais claramente os sinais do meu corpo e me sinto muito melhor, mesmo com a pele mais oleosa, e o cabelo também.

Ainda estranho não querer esganar o mundo na TPM e, ao invés disso, entrar na melancolia, coisa que nunca foi uma característica minha. Ainda tô aprendendo a lidar com isso, a ter mais paciência comigo e a não tentar  passar por cima desse tipo de sensação, de sentimento.

Cada pessoa, com certeza, reage de uma forma a suspensão do anticoncepcional,  e como meus hormônios estavam completamente fora de controle, todos extremamente baixos, senti muito mais a mudança nas atitudes e sensações que na parte física. Porque sim, seus hormônios mandam em você, vai por mim!

Tô repondo os hormônios, fazendo todo o acompanhamento médico e, sinceramente, não cogito, nem por um segundo, a hipótese de voltar a tomar pílula anticoncepcional, como expliquei no vídeo abaixo.

Quero fazer um segundo vídeo sobre isso respondendo as dúvidas de vocês, então deixem aqui nos comentários, tá? E acompanhem tudinho lá no Youtube (se inscreva aqui), porque a grande maioria dos vídeos não aparecem por aqui.

Alguém aqui já suspendeu o anticoncepcional? Como foi? Divide aí com a gente, é sempre bom saber! E já fiz város posts sobre isso aqui, ó:

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
39 comentários
  1. Gi  14/11/2016 - 19h00

    Adorei o vídeo.Gostei da sua postura de falar do método que funcionou para você ! Eu mesma tenho que usar anticoncepcional por ter ovário policístico e a forma de tratar é assim. Ou seja no meu caso funciona. Eu já mudando de assunto rsrs Ju você podia fazer um vídeo ou post sobre o colágeno para flacidez na fase de emagrecimento. Estou fazendo dieta e academia, mas de toda forma queria saber mais sobre o colágeno para ajudar a combater a flacidez, vi que você falou isso rapidinho no vídeo de emagrecimento :) ADORO SUAS DICAS :*

  2. Bia  14/11/2016 - 19h03

    Mas Ju vc usa o q agora? Diu ?

    • Ju  14/11/2016 - 19h03

      Não, não posso usar nenhum método hormonal, só camisinha!

  3. Mari  14/11/2016 - 19h34

    Ju, morro de vontade de parar com a pílula também, mas me preocupo muito com contracepção. Não confio de jeito nenhum só em camisinha kkkk
    Como tu tá fazendo essa parte?

    • Ju  15/11/2016 - 20h44

      Mari, camisinha!
      Mesmo com a pílula, sempre usei camisinha. E pra evitar riscos, fico de olho na “tabelinha” também!

  4. Josi  14/11/2016 - 19h48

    Adoro seu blog! Navego por ele todos os dias, adorei esse tema sobre a suspensão do anticoncepcional. Eu tomei por 15 anos e faz 7 meses que suspendi. Estou enfrentando a parte ruim ainda: aumento da oleosidade na pele e no cabelo, que já eram mistos a oleosos, espinhas no rosto e nas costas. Tudo isto estou tratando com a dermatologista, mas o que tem sido pior é falta de regularidade menstrual, que trouxe junto dos atrasos ( já houve 63 dias sem menstruar) inchaço e muita irritação, a TPM forte que eu nem lembrava mais como era. Bagunçou até os hormônios da tireóide. O lado positivo que percebi de imediato foi a redução de peso, 2 kg de imediato e a melhora na circulação sanguínea, motivo principal de optar pela suspensão. Minha ginecologista disse que é uma questão de tempo para o organismo voltar ao normal. Estou fazendo acompanhamento regularmente e somente tomando um complemento de vitaminas. Bjo Ju, adoro e aproveito muito suas dicas!

  5. Bia  15/11/2016 - 09h41

    Eu vi o video e achei q tivesse deixado passar essa informação. Nossa mas nem o diu de cobre? Ele nao tem hormônios, nada, é so o aparelho mssm.
    vou colocar mes q vem., tb estou doida pra me livrar do anticoncepcional hormonal, no meu caso injecao mensal.
    Bjus e obg.

    • Ju  15/11/2016 - 20h42

      Oi Bia, então, tinha pensado nele, mas várias meninas disseram que não tinham se dado bem, daí fiquei com receio… Depois que colocar me conta como está?Beijos

  6. juliana cardoso  15/11/2016 - 10h32

    oi ju! suspendi o anticoncepcional por 3 meses para realizar alguns exames e neste período, meu cabelo que sempre caiu muito parou de cair. Existe alguma relação ou foi só um coincidencia? beijos

  7. Darlene Fontes Andrade  15/11/2016 - 12h08

    Qual a diferença dos hormônios q vc tá repondo agora, p os hormônios do anticoncepcional ? .
    Também gostaria de saber se o uso do anticoncepcional causou algum efeito colateral ruim p os seus cabelos, pq o bom é diminuir a oleosidade.
    Tb tô pensando em parar. Já tô c consulta marcada c a ginecologista p dezembro, p conversar sobre isso.
    Paz e bem p você Jú.

    • Ju  15/11/2016 - 20h32

      Oi Da, tudo bem?
      Pelo que entendi, existem basicamente “dois tipos de hormônios”: aqueles que são idênticos aos produzidos dentro da gente e os que são muito parecidos, possuem efeitos bem semelhantes, mas não são idênticos aos que a natureza produziu.

      No caso dos anticoncepcionais e de muitas reposições também, não é usada a progesterona ou o estrógeno “propriamente dito”. É usado o acetato de ciproterona, a medroxiprogesterona, o valerato de estradiol, dentre outros. A molécula, nesse caso, não é igual, tem “algo a mais”, e esse algo a mais pode, com o tempo, causar danos.

      Existe muita controvérsia sobre isso, já vi médicos repudiarem o termo, inclusive, mas o que vejo muitos médicos falando é que essa controvérsia se dá porque os hormônios bioidênticos (olhe esse aqui: http://jurovalendo.com.br/2013/07/29/reposicao-de-progesterona-e-o-fim-da-tpm/), como são uma substância criada pela natureza, não podem ser patenteados, ou seja, não geram lucro.

      No meu caso, aumentou a oleosidade da raiz, principalmente no início! Converse direitinho com seu médico e veja o que é melhor pro seu caso!
      Um beijo enorme pra você! :)

  8. Maiara  15/11/2016 - 13h06

    Ju, desculpa a pergunta e se for inconveniente, pode deletar.
    Além da camisinha, vc esta utilizando outro método anticoncepcional?

    • Ju  15/11/2016 - 20h12

      Mai, imagina, pode perguntar tudooo, aqui não tem frescura!
      Tô usando só a camisinha, que usava mesmo quando tomava pílula (mercúrio em virgem, sou precavida! hahaha).
      Eu pensei no DIU de cobre, que não tem hormônios, mas vi várias pessoas que tiveram problema e desisti.

  9. Laura  15/11/2016 - 13h13

    Eu parei de usar pílula já faz uns cinco meses e confesso que ainda não estou sentindo todas as maravilhas da falta de hormônio. Meu peito incha muito antes de menstruar, tenho TPM, cólica forte e não achei que fez tanta diferença a libido, com ou sem pílula.
    Claro que essa é a minha experiência pessoal. Uma coisa que facilitou muito a minha volta ao mundo da menstruação foi usar coletor menstrual. Não tenho mais medo de ir dormir e acordar com a cama suja de sangue.
    Vale dizer que quem sugeriu para que eu parasse de tomar a pílula foi o endocrinologista. A ginecologista pareceu se preocupar unicamente com a questão da prevenção a gravidez.

    Bjus e parabéns pelo blog!

  10. Joana Teixeira  15/11/2016 - 14h50

    Oi Ju, sua acne não aumentou? Estou com medo disso…

    • Ju  15/11/2016 - 20h14

      Jo, no início apareceram mas espinhas, mas fui cuidando da pele e, principalmente, da alimentação, e melhorou!
      Acredito que a reposição de hormônios também tenha ajudado!

  11. Francielle  15/11/2016 - 15h22

    Oi Ju! Parei com a pílula há um ano e meio. Comecei aos 17 (hoje tenho 27), por conta das cólicas absurdas que nenhum analgésico dava jeito. Nos últimos cinco anos optei por suspender a menstruação mesmo. Foi muito importante pra mim, sofri muito por causa das cólicas, deixava de viver muita coisa. Porém, ano passado, parece que começou a desregular tudo, os sangramentos de escape eram constantes e, se eu passasse por um momento estressante, ficava menstruada mesmo usando a pílula corretamente. Então resolvi dar um tempo pra ver o que acontecia… Nos primeiros meses parecia que continuava tudo igual, as mudanças vieram aos poucos, inclusive demorou pra que eu associasse muita coisa com isso: oscilações de humor, principalmente melancolia, alterações na pele… Eu simplesmente não reconhecia mais algumas coisas e não sabia lidar com isso! Mas me empenhei em me conhecer de verdade e não passar por cima disso! Minha pele, por exemplo, além de muito mais oleosa, passou a ter espinhas de uma forma absurda, coisa que nem na adolescência eu tinha! Mas quando procurei uma nutricionista para cuidar do peso, percebi que com a nova alimentação minha pele se transformou, até meu período menstrual ficou melhor, ele começa e termina e eu nem percebo! Acho que parar com a pílula me proporcionou isso: me conhecer mais e respeitar mais os meus limites, os meus sentimentos. Mas também reconheço a importância dela, assim como ela foi libertadora durante muitos anos pra mim, também é pra muita gente. Não pretendo voltar a tomá-la. Mas claro que essa foi uma decisão tomada dentro da minha realidade!
    Ju, estou sempre por aqui mas nunca comentei… Mas adoro seu blog, você me representa muito! Obrigada por compartilhar tanta coisa boa com a gente!!! Beijo!

    • Ju  15/11/2016 - 20h11

      Exatamente isso, Fran! A parte de se conhecer é a melhor coisa, sinceramente!
      E obrigada você, muito obrigada! <3
      Beijos

  12. Camila  15/11/2016 - 19h50

    Melhor coisa que já fiz na vida foi parar de usar anticoncepcional. Optei pelo diu de cobre tem 3 meses (que é um dispositivo sem hormônios, ao contrário do Mirena)
    É exatamente como vc disse no texto, Ju, deixamos de ter uma vida linear, e passamos a nos conhecer melhor com todas as ondulações possíveis. É realmente um ciclo. Tudo muda. E eu achei o maximo!

    • Ju  15/11/2016 - 20h10

      Mila, eu pensei no DIU de cobre, mas vi várias pessoas que tiveram problema e desisti. Pra você tá tudo bem? Me conta!

  13. Camila  15/11/2016 - 20h44

    Ju, foi uma luta, rsrs
    Usei anticoncepcional desde os 18, nunca me senti bem com ele, sempre quis parar, porém é muito cômodo, então fui usando… aos 22 anos procurei minha ginecologista pra falar da minha insatisfação e do meu medo de acontecer alguma coisa com a minha saúde, perguntei a ela do DIU. Ela foi contra e me ofereceu ou o adesivo ou o anel. Fui de adesivo, pq n acreditava muito naquele anel esquisito hehehe Porém ainda eram métodos hormonais…
    Tentei mais uma vez e ela disse que não convinha, pois não tinha filhos…. bla bla bla…
    Esse ano, com 27 anos, resolvi dar um ultimato nela. Cheguei cheia de mim no consultório, já preparando meus argumentos pra defender a inserção do DIU, esperando uma resposta negativa dela. Mas quando pensa que não, ela me disse que eu poderia colocar (engoli meus argumentos e fiquei meio sem acreditar kkkk)
    Passando essa etapa de convecimento, era hora de escolher qual DIU. E eu já estava decidia que não queria hormônios. Então minha ginecologista me falou que o meu corpo iria responder ao diu de cobre da mesma maneira de quando eu não usava ac, ou seja, o ciclo permaneceria igual porém com uma cólica mais forte, que passaria com remédio. Fui então pesquisar nos inúmeros blogs, e cada um uma história…. uma pessoa em 100 falando que deu tudo certo heheh E o medo que me deu…
    Decidi não pensar e marcar logo a inserção. A única certeza que eu tinha é que eu iria colocar no hospital, anestesiada.
    No hospital correu tudo muito rápido, e tudo deu certo. Nesses primeiros dias não é bom sentir cólica para que o diu não seja expelido, então ela me receitou buscofem e buscopan composto. Nesses primeiros dias sentia algumas cólicas. Nada que não aguentasse. Depois foi marcado um ultrassom transvaginal pra ver se ele estava no lugar (marquei um dia antes do prazo que ela me deu pq alguma coisa me dizia que o meu não estava no lugar kkk) mas estava! Graças a Deus.
    Enfim a menstruação veio, e tudo ocorreu como era antes da pílula. A cólica… essa sim é doída menina… mas passa com remédio e a minha só vem no primeiro dia. O fluxo dura exatos 4 dias, e não teve aumento na quantidade. Tenho ciclo certinho de 28 dias, e adoro tudo o que eu sinto durante. E a libido, é a melhor parte! Tive minha vida de volta. Me sinto uma mulher de verdade.

    • Ju  17/11/2016 - 12h49

      Milla, que bom saber disso, muitoooo obrigada por dividir isso, viu? <3

  14. Mary Fernandes  16/11/2016 - 09h49

    Ju sua linda, antes de mais nada queria dizer que adoro você e o blog! Parei com o anticoncepcional boa parte por influencia sua, já queria isso a tempos e fui postergando a tomada da decisão. Depois de ler seus relatos procurei minha ginecologista, fiz alguns exames e parei fazem cerca de sete meses. Já de inicio notei os efeitos positivos, melhora no humor, na libido, disposição, peso, reduziu drasticamente o inchaço e as celulites, o ciclo incrivelmente regulado. Porém agora no penúltimo mês tive um episódio com a camisinha que rompeu e tive que usar uma pílula do dia seguinte (por favor faz um post sobre isso pra nós), ai desandou tudo… Logo após a tomada da pílula minha menstruação desceu normalmente na data prevista, porém esse mês simplesmente não desceu, dores de cabeça terríveis, cólicas, inchaço, fora a tensão por achar que poderia ser uma gravidez, fiz dois testes de farmácia e um de sangue (a louca) todos os três negativos. Mas até agora nada da danada descer, gostaria de saber de você e das outras meninas que se “libertaram” do uso da pílula se já passaram por situação semelhante, se tem atrasos assim, até mesmo pra eu me tranquilizar um pouco, como usei pílula a vida toda estou aqui surtada achando que sofro de alguma doença terminal por estar com a menstruação atrasada rs… Desculpa o textão e obrigada por abrir esse espaço pra nós! Beijão

    • Ju  17/11/2016 - 12h44

      Oi Mary, que bom saber disso, obrigada! <3
      Então, isso foi por causa da pílula do dia seguinte, pode acontecer sim, fica tranquila! Ela desregula tudo, mas daqui a pouco vem de novo!
      Beijos

  15. Mary Fernandes  16/11/2016 - 09h51

    Camila fala um pouco mais pra nós sobre a sua experiência com o DIU de cobre, estou pensando nele tbm! Obrigada beijos

  16. Daniela  16/11/2016 - 11h40

    Eu no caso me sinto dependente da pílula por conta da acne. Tenho espinhas enormes e cravos quando não as tomo. Não posso usar o Roacutan porque tenho problemas no fígado. Uso vitacid gel e azelan, actine para ajudar no combate, mas sem a pílula, eles parecem ineficientes. No caso da acne, a reposição hormonal ajuda?

    • Ju  16/11/2016 - 20h29

      Dani, minha linda, não sei te responder, mas vou me informar direitinho!
      Beijos

  17. Manuela  16/11/2016 - 14h12

    Ju,
    você está sentindo alguma diferença com o uso do Dhea?
    Usei uma época,mas combinado com outros hormônios… nao notei diferença..beijinhos

    • Ju  16/11/2016 - 20h29

      Muita, Manu, porque minha testosterona tava MUITO baixa. Tomo a de 50 mg,
      Beijos

  18. Claudia Izabella  16/11/2016 - 15h31

    Ju, sua linda!!! Primeiro amo seu sotaque e as frases de efeito: “diacho a quatro” “Porto Seguro é a terra do nunca”… hahhaha
    Muito responsável sua conduta. Não endemonizar o uso da pílula mas fala o que funcionou com você. Muito digno isso! Amei o video.

    • Ju  16/11/2016 - 20h28

      hahahahaha Obrigada, minha linda! <3
      Acho isso MUITO importante, porque é inegável que é benéfico sim pra muita gente, como foi por muito tempo pra mim, né? Não posso simplesmente falar que não presta e ponto, não é assim. Presta sim, e pode ser extremamente útil, cada caso é um caso!
      Que bom que você gostou, fico feliz!
      Beijos

  19. Camila  17/11/2016 - 14h03

    Imagina! É sempre bom compartilhar!! Beijos
    <3

  20. Camila leal  17/11/2016 - 16h16

    Jú, tomava diane 35, tenho SOP e tomo roacutan
    meus seios estavam doloridos e inchados a cartela TODA, minhas pernas com espasmos a noite, e viviam cansadas.
    A médica dizia que era assim mesmo, e a perna estava apenas cansada.
    A dermato disse que era pra continuar tomarndo pq nao posso engravidar de jeito nenhum com roacutan…

    PAREI POR CONTA PROPRIA! fazm 6 dias que parei a cartela na metade…
    menstruei!
    meus peitos ja voltaram ao normal, e minha perna parou com os espasmos!
    Ninguém melhor pra conhecer nosso corpo do que nós mesmas!

    Me sinto mais animada ao decorrer do dia, menos cansada e triste.
    O jeito é se prevenir, e poupar seu corpo dessa bomba de hormônios <3

    faça mais vídeos sim! gosto da sua sinceridade e dessa tema tão raro abordado!

    beijãoooo

  21. Camila leal  17/11/2016 - 16h18

    Pras meninas que tem ovário policístico como eu… procurem por TENAG (vitex agnus)
    é fitoterápico, e induz a ovulação e menstruação naturalmente
    além de melhorar humor!
    Totalmente natural…
    só tomem cuidado pq ele deixa fértil, não previne gravidez! apenas regula os hormônios naturalmente!

  22. Camila  17/11/2016 - 19h26

    Mary, conversa com a sua/seu ginecologista. Se for uma boa medica, ela vai saber te orientar com o melhor pra vc. Seja diu, pílula, adesivo, anel… pq tem médico que não te pede um mísero exame e já sai passando anticoncepcional… aí não dá né…

  23. Angelita Carvalho  20/11/2016 - 20h56

    Oi Ju, adoro seus posts, vendo seus últimos relatos acabei desconfiando que grande parte dos meus problemas podem estar vindo da baixa hormonal, suspendi o anticoncepcional faz 1 semana e ja começo a perceber a melhora na libido (meu pior problema) vou continuar sem tomar pelo menos 2 meses para ver, como amamento meu filho não posso tomar hormônios, meu casamento esta uó por isso, vou torcer pra só o fim da pílula resolver.

  24. Maay  21/11/2016 - 13h18

    Oi Ju! Eu não posso tomar anticoncepcional, pois eu tenho uma alergia severa. A ultima vez que eu tomei, fiquei com as pernas todas cheias de cicatrizes que demoraram muito pra sarar. Fiquei quase meio ano só usando calça comprida devido a isso. Eu tenho ovário micropolicistico, e pra tratar só com anticoncepcional. Agora eu uso óleo de prímula pra reposição hormonal, e olha, tá dando certo.

    Beijos, amo muito seu blog, tem muitas coisas legais

  25. Lai  02/12/2016 - 15h55

    Eu parei em fevereiro desse ano e FOI A MELHOR COISA QUE EU FIZ.
    Me sinto muito mais disposta!
    Meu cabelo e pele estão sim mais oleosos, estou com mais espinhas, mas é como disse outro dia: acordar com vontade de sair da cama, resolver os problemas e ir atrás do que você quer não tem preço!

O que você acha do JV?
Amo JV !!! Minha bíblia capilar. Tá com dúvida, vai lá que você acha a resposta! E se não achar, a Ju providencia! Amo, Amo,…
As leitoras mais incríveis da vida
  • A @evelynregly acertou em cheio, a máscara dela é do babado mesmooooo, é poder, meu povo! 😍🙌🏻 Sabe aquelas máscaras bem equilibradas, com ativos hidratantes, nutritivos e reconstrutores, especialmente aminoácidos de baixo peso molecular, que são curingas e sempre funcionam quando o cabelo dá piti e não dá certo com nada? É essa! 🎊🎉 O pH dela é baixo, alinha e sela muito os fios, deixando o cabelo bem macio e sedoso, soltinho, com balanço e com menos frizz. E o melhor é que não pesa nadinha, então todo mundo pode usar! ✨

E ó, tô usando muito pra substituir o condicionador, porque repõe nutrientes de vários tipos e sela direitinho. Tô gostando demais! ☺️| Publicidade ✨

#timeembelleze2017 #embelleze #novexedobabado #PromoJu #Cabelos #CabelosLoiros #JuroValendo
  • Porque eu amo❤

#behappy😊
#feemdeus
#maquiagembh
#maquiagemdenoiva #makeupartist
#makebasica #makeupslaves #universodamaquiagem_oficial #maccosmetics #macsavassi #makeupbyme #jurovalendo #inxtalove #instalife #blogueiras #bloggers #maqbellamakeup #maquiadoraemcontagem #inglot
  • Olha dica de máscara para quem tem pele oleosa e poros dilatados! Vi no blog da Ju do @jurovalendo e tinha que compartilhar com vocês. É uma receita caseira indicada por uma cirurgiã plástica, então tá valendo mesmo. 
Pra fazer a máscara: 
1 colher de sopa de maizena;
2 colheres de sopa de soro fisiológico gelado.
É só misturar até fazer uma papinha e aplicar na pele seca. Após 20 minutos, enxaguar o rosto e pronto.
💁🏻 Quem curtiu a dica?? E alguém já conhecia?? Já tinha usado essa máscara?? Contem tudo!!
💋Marisa .
.
#trintaeuns #instablog #instablogger #blogger #blogueirasdabahia #blogueira #dica #dicadebeleza #dicadeamiga #cuidadoscomapele #jurovalendo #mascarafacial #mascarademaizena #peleoleosa #pelemista #porosdilatados
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo