25.11.2016

Pregnenolone: Pra Melhorar Memória e Concentração

Quando comecei a tomar Pregnenolone (ou pregnenolona), em junho, comentei no Instagram, e também em posts aqui no blog, e desde então muita gente vem perguntando o que é, pra quê serve, se funciona e coisas do tipo.

Esperei um tempo maior pra falar dele por aqui porque, nesse caso, é preciso dar tempo pra ver os resultados, pra analisar tudo direitinho, sabe? Mas a hora chegou, então vamos lá! rs

Pregnenolone: O que é?

O pregnenolone é um hormônio extremamente importante para o nosso organismo, já que ele é o precursor de outros hormônios adrenais e sexuais importantes, como a testosterona, o estradiol, a progesterona e o DHEA, por exemplo.

É através da conversão do colesterol em pregnenolone que ocorre a síntese de muitos hormônios, e por isso ele é chamado de “hormônio mãe”, porque é a partir dele que muitos outros são gerados.

pregnenolone pregnenolona

Além disso, ele também atua como antagonista do GABA, um neurotransmissor inibitório.  Ao impedir a ligação do GABA aos seus receptores, o pregnenolone impede a sua ação inibitória, reduzindo, dentre outras coisas, a lentidão mental.

Pregneolone: pra quê serve?

Existem vários estudos sobre esse hormônio, e o que se sabe, a princípio, é que ele tem um efeito bem importante em várias funções do sistema nervoso.

Um estudo de alguns anos atrás, por exemplo, confirmou a sua capacidade de reduzir o risco de demência, de melhorar a memória e, ao mesmo tempo, aliviar a ansiedade e combater a depressão, de forma que manter os seus níveis adequados  é um fator essencial para o bem-estar cognitivo.

Um outro estudo, de 1992, associou o pregnenolone ao desenvolvimento neurológico, psiquiátrico e também a alguns distúrbios comportamentais, ressaltando seu papel na manutenção e estímulo da memória.

Além disso, existem estudos em andamento que analisam a sua importância em doenças como o Alzheimer, a esclerose múltipla e outras doenças neurodegenerativas e autoimunes relacionadas ao sistema nervoso, vez que ele melhora a função cognitiva, sobretudo em pessoas mais velhas, aumenta os níveis de acetilcolina e estimula o crescimento de nas células nervosas que estão relacionadas a memória e ao aprendizado.

No meu caso, o uso foi indicado por dois motivos. Primeiro porque, como vocês sabem, meus níveis hormonais, depois de 18 anos usando pílula de forma contínua, estavam extremamente baixos, e como ele é o precursor de vários desses hormônios, melhorar os seus níveis poderia ajudar nisso.

Segundo porque tenho déficit de atenção e queria reduzir a dosagem do Venvanse, e como ele ajuda na questão da memória e do raciocínio, poderia ser mais um auxílio.

Pregnenolone: como usar?

Hormônio, como já disse aqui várias vezes, não é brincadeira e ninguém deve tomar de forma aleatória, sem indicação e acompanhamento médico. Não pode, gente, de jeito nenhum, porque assim como pode fazer bem, se utilizado quando necessário e da forma indicada por seu médico, pode fazer mal, e isso é coisa séria.

A dosagem oral varia de 5 a 100 mg diários, e em casos muito específicos essa dosagem pode atingir até 500 mg por, via de regra, 30 dias, mas isso só quem pode determinar é o seu médico.

Existe também o uso tópico, o acetato de pregnenolone, indicado para o rejuvenescimento cutâneo na concentração de 0,5%.

No meu caso, uso uma cápsula de 50 mg por dia, uma dosagem que respeita a produção natural do corpo. E uso em conjunto com o DHEA, também em doses fisiológicas.

Pregnenolone: quem pode usar?

Quem  tiver indicação médica, lógico! rs Além disso, é contra-indicado para gestantes, lactantes, crianças e adolescentes. Pacientes com câncer, doenças hormônio-sensível e pessoas com histórico de convulsões também não devem tomar.

pregnenolone pregnenolona

Os efeitos colaterais, quando utilizado com orientação médica, são raros. O mais relatado é a rachadura cutânea, que desaparece com a interrupção do tratamento.

Pregnenolone: resultados

Os resultados, no meu caso, começaram a aparecer cerca de 30 dias após o início da suplementação, e de forma leve. Meu humor melhorou, mas observei que o efeito foi maior quando tomado em conjunto com o DHEA, e hoje tomo todos juntos (pregnenolone, DHEA e DMAE).

A memória e a rapidez no raciocínio também melhoraram, tanto que comentei aqui em um post que consegui reduzir a dosagem do Venvanse, mas isso aconteceu mais ou menos 3 meses após o início do tratamento. Noto, também, que minha concentração melhora para as coisas que eu normalmente teria dificuldade em me concentrar (quem tem TDAH vai entender).

Agora em dezembro vou refazer todos os meus exames hormonais, e aí faço um post por aqui contando os resultados nesse aspecto, tá?

Enfim, pra mim tem compensado muito. Não é nenhuma varinha de condão, lógico, e os efeitos surgem com o tempo, mas surgem e, no meu caso, são de grande ajuda, então vou continuar tomando até quando o médico mandar rs.

Pregnenolone: quanto custa e onde comprar

Uso o da Vitacost, que vem com 90 cápsulas e sai por R$100,00. Esse é vendida em lojas de suplementos, mas acredito que possa ser manipulado, até porque já vi fórmulas específicas com esse hormônio.

No geral, nutrólogos e médicos ortomoleculares são mais “abertos” ao uso do pregnenolone que, como já disse antes, jamais deve ser usado sem orientação e indicação médica.

O intuito do post foi, apenas, contar um pouco da minha experiência com o uso, e se notar algum outro efeito, volto pra contar, tá?

Se alguém aqui já fez uso, conta pra gente como foi!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
4 comentários
  1. Cey  25/11/2016 - 13h48

    É desse mesmo que eu preciso, vou pesquisar mais sobre o assunto.

    P.s. 1 : Ju, você enjoou do cabelo curto e está deixando crescer?

    P.s. 2: Agiliza nosso post sobre a cor de roupa ideal para a virada do ano pra gente providenciar! hehe

    Beijos

  2. Cey  28/11/2016 - 13h47

    Muito interessante o post. Vou pesquisar mais respeito… nunca tinha ouvido falar.
    Ju, vai ter post sobre a roupa do ano novo? Adorei o do ano passado. Agiliza pra gente poder se organizar, please!
    Vc tá deixando o cabelo crescer? Enjoou do curto?
    Bjos

  3. Agnes  03/12/2016 - 17h27

    Ju, qual é a especialidade do médico que lhe receitou ou qual se consulta? Digo, neuro, nutrólogo, ….?? Obrigada. Beijinhos.

    • Ju  12/12/2016 - 15h44

      Agnes, foi o nutrólogo, mas consultei minha neuro também!

O que você acha do JV?
Antes de conhecer o JV eu não sabia que existiam máscaras com fins diferenciados ... Pra mim "hidratação" era uma coisa só .. Hj entendo…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Como consegui sobreviver até hj sem isso!!!! Rsrsrs
#apaixonada #pocompacto #protetorsolar #adcos #jurovalendo #julopes #pele #cuidadoscomapele #sol #verao #proteçao
  • Receita do dia #repost #jurovalendo #vinho #domingocomvinho
  • A vontade é grande, mas a gente permanece seguindo as instruções da @gracebezerra_nutri ! #jurovalendo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo