07.12.2016

Jejum Intermitente: Tô Fazendo!

Vocês já ouviram falar do Jejum Intermitente? A Vivi, do Pop Topic,  falou sobre ele um tempo atrás e logo depois duas amigas minhas falaram que estavam fazendo e gostando dos resultados, e aí resolvi pesquisar pra entender como a coisa funcionava.

Vi muita coisa interessante, inclusive as constatações de Yoshinori Ohsumi, ganhador do Nobel de medicina deste ano, e também muita gente que é contra, então fui conversar com meu médico, porque uma coisa ali chamou a minha atenção.

É que ele altera os níveis hormonais, inclusive a insulina, que é o que mais me interessa. Tenho resistência à insulina, e o fato do jejum melhorar a sensibilidade à insulina, assim como reduzir os seus níveis no sangue, me deixou super interessada.

jejum intermitente

Imagem: Shutterstock

O Que é Jejum Intermitente?

Conversei com meu médico pra saber se poderia fazer e, mais ainda, se poderia adequar a minha alimentação, já que faço dieta com baixo carboidrato (justamente por causa da insulina) e ele disse que sim, pois o jejum não é uma dieta, já que não limita o que ou quanto você come, mas quando você come.

Mais do que ajudar a emagrecer, ele estimula autofagia, o que faz com que as células “comam” suas partes internas, degradando o que não está bom e gerando uma renovação que é extremamente benéfica, vez que isso ajuda a prevenir problemas de saúde e induz a longevidade.

Como Fazer Jejum Intermitente

Existem vários protocolos de jejum, e o que estou seguindo é o protocolo Leangains, também conhecido como método 16/8.

Por esse protocolo, nós temos uma janela de alimentação de 8 horas, que começa no horário que a gente quiser, seguido de um jejum de 16 horas. O 16/8 é mais indicado para homens, e para mulheres a indicação é 14/10. Contudo, quis começar com o 16/08 pra conseguir avaliar mais rapidamente como a coisa funciona.

jejum intermitente

E pra mim tem funcionado bem, viu? Minha perda de peso, que é muito lenta, dobrou. E depois do sufoco da primeira semana, onde queria comer até as paredes de noite, que é o período onde fico agoniada pra beliscar, tô me sentindo mais controlada e com menos compulsão, sabe?

Acredito que isso tenha a ver com a questão hormonal, ao menos no meu caso, mas não sei como funciona para as outras pessoas.

Vale ressaltar que no período de jejum pode ser consumida qualquer bebida não calórica, como água, chás e café, por exemplo, desde que sejam sem açúcar.

Falei mais disso no vídeo abaixo, e vocês tiverem alguma dúvida é só deixar nos comentários, tá?

E claro que não é o tipo de coisa que funciona pra todo mundo, muito menos algo que a gente comece a fazer sem orientação, já que em alguns casos ele não deve ser feito, então o melhor é, sempre, consultar seu médico ou nutricionista de confiança.

E se alguém aqui já fez ou está fazendo, bora papear aí, quero saber de tudo, porque ó, tô na terceira semana ainda, e preciso saber como a coisa fica depois de 2, 3 meses por exemplo. Contem aí!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
22 comentários
  1. Josiane  07/12/2016 - 22h51

    Oi linda!
    Ju,no jejum deve ser feito 2 vezes na semana, é isso?

    Bjs

    • Ju  08/12/2016 - 10h50

      Josi, pode se duas vezes, pode ser todo dia, você escolhe!

  2. Gabi  08/12/2016 - 01h47

    Olá Ju, ainda não faço low carb mas quero fazer. Acompanho várias pessoas nas redes sociais q fazem, e o resultado parece ser ótimo. Te indico seguir estas pessoas ou pelo menos dar uma olhada nas redes deles principalmente no snapcht: Lara Nesteruk, Mi de Simone e Dr. Barakat. No site do Dr. Souto tbm tem muita informação. Abarços!

    • Ju  08/12/2016 - 10h52

      Gabi, MUITO obrigada! <3
      Beijos

  3. Marina Vedana  08/12/2016 - 09h33

    Ju eu também vou fazer, mas me tira uma dúvida nas 8hs que você tem livre para comer você faz quantas refeições?

    • Ju  08/12/2016 - 10h49

      Ma, refeições mesmo faço duas, mas intercalo com iogurte, aminoácidos, etc

  4. Tati  08/12/2016 - 17h44

    Ju eu faço o jejum proocolo 16/8 e faço low carb faz umas 4 semanas! Me sinto ótimo, super disposta e de quebra ainda emagrecendo! Adorei o vídeo! Bjos!!

    • Ju  09/12/2016 - 10h41

      É tão bom, né Tati? Tô me sentindo MUITO bem também!
      Vai me contando como tá indo o seu!
      Beijos

  5. Amanda  08/12/2016 - 21h12

    Ju, Boa noite! Qd está no período de jejum vc disse que pode tomar café e bebidas não calóricas. No café eu posso colocar adoçante?Obrigada!

    • Ju  09/12/2016 - 10h39

      Pode sim Amandinha!
      Beijos

  6. Karine  08/12/2016 - 23h12

    Ju, vc sabe me dizer se o horário do jejum pode variar? Por exemplo no caso de 14/10 eu poderia hj fazer a ultima refeição as 21h e em outro dia fazê-la as 00h00?

  7. Marcela  09/12/2016 - 10h24

    Oi Ju Linda!
    Eu faço tb! Começo a comer as 12h e paro as 20h. Para mim está funcionando super bem, reduzi bastante gordura viceral e abdominal.

    Bjoooo

  8. Juliene  09/12/2016 - 11h45

    Oi Ju lindona!!!!
    Eu acompanho seu blog faz um tempinho e comecei a fazer LCHF e jejum intermitente em Janeiro deste ano, tenho SOP e resolvi tentar este caminho já que com medicamentos nada funcionou… e quando descobri que você estava fazendo fiquei muitooo feliz! =D
    Enfim eu sempre recorria aqui pra umas dicas pra pele mega oleosa e agora estou fazendo um tratamento na “raiz” do problema kkk
    Espero que você consiga bons resultados!!!
    Beijos

  9. Natália  11/12/2016 - 17h30

    Jú, conta tudo rs
    Quantas vezes na semana vc tem feito o jejum? Faço duas vezes, mas quero tentar fazer cinco.
    Assim como vc tbm sinto muita vontade de comer a noite, é horrível!
    Beijos

    • Ju  12/12/2016 - 15h33

      Nat, faço o protocolo 16/8 todos os dias rsrs

  10. Isabella  16/12/2016 - 23h59

    Ju,

    Depoimento de quem já segue a paleo numa linha low carb há mais de um ano e meio: jejum intermitente programado é muito legal, mas o melhor mesmo é comer só quando tem fome. Tenta começar a aprender a identificar sua fome de verdade, sem se atrelar a protocolos.

    Com o tempo, vc vai ver que fazer jejum será natural. Eu mesma já fiz alguns de quase 30h sem sofrer e nos últimos dias, mesmo em meio a uma longa viagem, fiz 2 jejuns de cerca de 20h sem nem perceber. No início é chato, eu sei, mas com o tempo vc vai ver que se torna algo natural. O mais legal desse estilo de vida é a liberdade e o autoconhecimento.

    Ah, minha dica é seguir a @laranesteruk no instagram e no snap. Os snaps dela são beeem longos, mas é bom pra acompanhar a rotina e alimentação de quem entende muito de low carb.

    E pra quem ainda não tentou, a dica é primeiro já estar cetoadaptado (cerca de 3 semanas de low carb) antes de tentar. Fica bem mais fácil quando seu corpo já sabe usar os estoques de gordura como energia.

    Bjs

  11. ANA LAURA PINHO  18/12/2016 - 09h45

    Jú, estou amando seu blog, já até favoritei. Anotando todas as suas dicas de pele! Vou testar todas. Sobre o jejum, acho interessante a ideia, mas ainda não estou pronta para esse tipo de desafio.. hahahahah
    Mantenha-nos informados sobre sua evolução nesse processo…

    BJ

  12. Karol  02/01/2017 - 17h39

    Oi Jú, há quanto tempo está fazendo o jejum? Já houve perda de peso?

  13. Priscilla  06/01/2017 - 15h49

    Estou na segunda semana da Dieta cetogenica.Muito feliz e nao sinto fome. Mas sinto vontade de comer bolo. Kkk. Perdi 3 k. Manda receitas de cafe da manha, Almoco ou jantar pra nos dar dicas.

  14. Nayara  13/01/2017 - 17h31

    Oi Ju td bem? Vc poderia dizer qual sua perda de peso nesse periodo de jejum ? Iniciei o protocolo e estou anciosa por saber de pessoas q ja tiveram resultados. Bj

  15. DANIELLE  20/01/2017 - 15h08

    Jú, também tenho feito esse protocolo 16/8 e tenho me sentindo muito bem, já sou adepta a dieta low carb a pelo menos 1 ano e meio, mas ao jejum comecei está semana e já eliminei 2kg, estou muito feliz. As 21:00 hs tenho tomado um shake de albumina com iogurte natural e 1 fruta, que é minha ultima refeição e isso tem me ajudado a emagrecer rapido. bjs e boa sorte!

O que você acha do JV?
Antes de conhecer o JV eu não sabia que existiam máscaras com fins diferenciados ... Pra mim "hidratação" era uma coisa só .. Hj entendo…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Como consegui sobreviver até hj sem isso!!!! Rsrsrs
#apaixonada #pocompacto #protetorsolar #adcos #jurovalendo #julopes #pele #cuidadoscomapele #sol #verao #proteçao
  • Receita do dia #repost #jurovalendo #vinho #domingocomvinho
  • A vontade é grande, mas a gente permanece seguindo as instruções da @gracebezerra_nutri ! #jurovalendo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo