20.12.2016

Aprenda a Aceitar Elogios Sem Ficar Desconfortável

Já fez tempo que venho observando o quanto nós, mulheres, ficamos desconfortáveis quando somos elogiadas, como se não merecêssemos aquilo, e como ficamos incomodadas quando umas raras mulheres agem de forma contrária e reforçam que sim, se acham maravilhosas.

A Shonda falou sobre isso no livro O Ano Em Que Disse Sim, e é fato que a nossa tendência ao ouvir um elogio é ficar com vergonha, dispensá-lo, negá-lo ou praticamente pedir desculpas, porque nós, e aqui estou generalizando, não aprendemos a nos sentir incríveis, e também não aceitamos que os outros afirmem isso sem que venha aquela sensação de que somos arrogantes, pretensiosas, zero modestas.

Você consegue aceitar elogios?

Não sei quantas vezes me peguei abaixando a cabeça ou gargalhando envergonhada quando alguém falava que eu era inteligente, talentosa, bonita ou algo do tipo, como se aceitar aqueles elogios fosse errado, sabe?

Como se, ao aceitar isso e reforçar que sim, eu sou inteligente mesmo, que trabalho duro mesmo, que sou talentosa e sei aproveitar as oportunidades me tornasse uma pessoa esnobe, prepotente, petulante.

aceitar elogios

Qual é o nosso problema, afinal? Porque que diacho não conseguimos valorizar as nossas conquistas e capacidades, e, mais que isso, porque não conseguimos ficar confortáveis quando elas são reconhecidas?

Porque saímos pela culatra e dizemos “ah, foi muita sorte”, como se nossas conquistas fossem obra do acaso e não do nosso esforço? Como assim sorte, cara pálida? Desde quando trabalhar duro, se empenhar e se dedicar é sorte? Não é, nunca foi.

Mas a gente diz que é, porque se agirmos de forma contrária seremos julgadas, assim como julgamos as outras, porque, digam o que disserem, nós somos cruéis umas com as outras sim, nós nos perguntamos logo “quem ela acha que é? Ela se acha demais!”.

E isso é muito mais comum no universo feminino sim, não dá pra negar. Ou alguém aqui já viu um cara julgando o outro, ou, simplesmente, julgou esse cara porque ele aceita tranquilamente quando alguém o parabeniza por suas conquistas? Nunca vi.

Não tem nada de errado em reconhecer o próprio valor, garanto!

A coisa é tão louca que a gente luta pra se emponderar, a gente gasta tubos de dinheiro em terapia pra se amar mais, se aceitar mais, se compreender mais, mas meio que estabelece um limite pra isso, porque né, que absurdo é se achar maravilhosa, é aceitar e reafirmar isso.  Nossaaaaaa.

Isso tudo é um absurdo mesmo, e me lembra uma citação do Mandela que diz mais ou menos isso: “Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta.
Nos perguntamos: “Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?”

aceitar elogios

Pois é, quem somos nós?

Nós somos aquelas que fomos ensinadas a não sermos nada disso (brilhantes, incríveis, etc). Lá no nosso inconsciente tá gravadinho que devemos ser abnegadas, tímidas, pudorosas, que devemos negar nossas necessidades pelo bem dos outros, que devemos ficar “atrás”, ao lado, na sombra. Nunca na frente, nunca no centro do palco, né?

Nós, e aqui falo como sociedade, não fomos ensinadas a sermos fortes, independentes, poderosas, competitivas, a lutar por nossos objetivos e crenças, a nos posicionarmos sem abaixar a cabeça, a bater de frente quando necessário. Não fomos, enfim, ensinadas a acreditar, lidar e aceitar a nossa grandeza.

E aí, inconscientemente, nos diminuímos, nos mostramos menores para que os outros se sintam mais confortáveis, quando deveríamos fazer o oposto, reconhecermos o nosso valor, ficarmos orgulhosas das nossas conquistas e sermos sim apaixonadas por nós mesmas.

E não, isso não faz com que sejamos arrogantes, que não tenhamos humildade, nada disso. Você é a pessoa mais importante a sua vida, o básico, então, é que tenha muito amor por si mesma.

Como diz a Shonda, “homens fazem isso o tempo todo. Aceitam os elogios, não se diminuem. Não pedem desculpas por serem poderosos, não diminuem as realizações deles.”  E não tem nada de errado nisso, está absolutamente certo, erradas estamos nós.

Portanto, quando receber um elogio, agradeça e sorria, apenas isso. Se ele veio é porque você merece, é seu, você tem todo direito a ele.

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
7 comentários
  1. Samara Peixoto  20/12/2016 - 18h07

    Nossa, Ju. Maravilhoso esse texto. Eu tenho tentado aceitar elogios, mas é uma treta. Na maior parte das vezes é quase como se eu pedisse desculpa por ser Bonita, inteligente, etc. Isso quando eu me sinto assim, pois a maioria de nós mulheres somos inseguras por uma questão cultural, e na maioria das vezes pensamos que não somos ou não estamos bonita, talentosa, inteligente o suficiente. Mandou bem demais no tema, flor.

    • Ju  20/12/2016 - 19h05

      Exatamente isso, Sa, eu me vejo fazendo isso o tempo todo, e é um absurdo!

  2. Vanessa Stanck  21/12/2016 - 11h44

    Oi Ju, nem tenho palavras para te agradecer por este post, cada palavra escrita reflete sua sensibilidade feminina, a cada dia mais te admiro, você é uma enorme inspiração, quero ser como você um dia hehe. Você é decidida, sabe o que quer, se conhece muito bem, é segura de si e conhece de tudo um pouco, fala sério, você é PODEROSA!
    Tudo isso me fez refletir como nós mulheres somos o oposto dos homens e sempre me questionei sobre isso, do porquê as maiores conquistas da humanidade foram através dos homens, pelo menos assim divulgadas né? Isso deriva da falta de amor próprio por parte das mulheres. Receber elogios e saber-se merecida disso é uma delícia, mas infelizmente a realidade não é bem essa e ainda por cima, as mulheres geralmente criticam as próprias mulheres, se julgam e competem entre si. Eu mesma já neguei elogios inúmeras vezes e recentemente eu ia sair de casa e estava me sentindo tão bem, bonita e tal, mas ia dar um pulinho no supermercado e me senti arrumada demais pra isso e fiquei com vergonha, mas eu não estava nem maquiada direito, apenas estava me sentindo bem comigo mesma na minha forma natural e isso soou como um pecado, como pode isso? Que absurdo. Nós devemos nos valorizar sempre, nos sentir plenas só pelo fato de sermos quem somos, aceitar os elogios e ter consciência que nossa luz é um brilho que ilumina nosso mundo e com certeza serve de guia para muitas outras mulheres, assim como você faz Ju, o seu brilho, a sua luz serve de guia para mim, você ilumina a minha vida. Obrigada por fazer parte da minha vida. Sempre que leio seu blog e assisto seus vídeos, meu dia fica mais feliz. Te adoro muito muito muito. Quero um dia poder te conhecer pessoalmente e te dar um abraço enorme hehehe.

    Bjos S2 S2 S2

  3. Fyamma Oliveira  21/12/2016 - 12h00

    Amei o texto! S2

  4. Steffany  21/12/2016 - 12h58

    Nossa Ju pura verdade. Esses dias estava pensando sobre isso, quantas vezes deixo de me posicionar com medo do julgamento alheio, principalmente do julgamento das próprias mulheres. Quantas vezes tenho dificuldade em aceitar um simples elogio sempre dizendo “quanta gentileza”, “magina nem é tudo isso” quando posso simplesmente dizer “muito obrigada”e reconhecer que realmente foi fruto do meu esforço meamo. Eu precisava ler isso hoje.

  5. Eliete Lopes  21/12/2016 - 23h29

    Oi ju amei o post!Tu vê como são as coisas hoje alguém me disse que eu me “acho “.Mas eu respondi que eu não me acho aliás eu sou inteligente sim e faço as coisas que gosto,me visto pra mim por que eu eu me amo. kkkk

    • Ju  22/12/2016 - 10h46

      Tá certíssima, MUITO bem, Li!

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Pela janela do carro e mesmo assim foi bonito de ver! #blogbellealmeida #pordosol #sunset
  • Chás para o cabelo! By @ohhlollas
#cabeloslindos 
#cabelossaudaveis 
#jurovalendo 
#sejoga
  • Partiu #ruacoberta ! A tarde toda com essas queridas  lá no espaço #EuAlmaDeFlores aqui em #Gramado ! #jurovalendo #coisasdedivas #antigosfranzoi
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo