23.12.2016

Layering Capilar: O Segredo do Cabelo Perfeito das Japonesas

Já repararam que além de uma pele incrível as japonesas também têm um cabelo de arrasar? Eu, louca por cabelos, fico babando, gente! E o segredo da coisa toda é o tal do Layering Capilar!

Sim, meu povo, além do layering facial (falei nesse post), elas também têm o layering capilar!

Layering Capilar: Cabelos lindos em 5 passos!

O princípio básico do layering capilar é a sobreposição de camadas de produtos para tratar os fios, e ele é feito em, basicamente, 5 etapas.

Achei que a coisa fosse mais complicada, mas, gente, são coisas que a gente fala aqui faz é tempo. O que muda é que a primeira etapa elas fazem sempre que vão lavar os fios, e eu, por exemplo, não faço com tanta regularidade.

Tem também o kushi (sempre de madeira), que nunca usei, mas acho que um pente de madeira faz um efeito similar, né? E com certeza vou comprar o tal do óleo de camélia para testar! Acredito que ele seja mais adequado para cabelos finos e lisos, e se for realmente isso, é um achado para meninas que costumam ter problemas com óleos vegetais, já que eles tendem a ser mais pesados, né?

Layering Capila

1ª Etapa

O tratamento começa com uma nutrição capilar. Aplica-se um pouco de óleo vegetal, geralmente o de camélia, no comprimento e nas pontas dos fios, como a gente faz com o óleo pré shampoo, que ensinei nesse post/vídeo aqui.

O óleo, em pequenas quantidades, deve ser aplicado mecha por mecha, com delicadeza,  deixando agir 15 minutinhos, em média.  Se quiser abafar os fios com uma touca laminada, melhor ainda, pois isso melhora a penetração. No fim, massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos para ativar a microcirculação local.

Você pode usar qualquer óleo vegetal, e indico muito o de pracaxi, coco, abacate e jojoba.

2ª Etapa

Na segunda etapa os fios são lavados com um shampoo específico para o seu tipo de cabelo, e se ele não for dos que têm um bom poder de limpeza, aplique o shampoo mais uma vez e enxague abundantemente.

A minha dica aqui é tentar usar um shampoo um pouco mais adstringente, como o Seda Brilho e Movimento. Mas, usando o óleo na quantidade certa, ou seja, gotinhas, o shampoo comum consegue remover sem problemas.

3ª Etapa

Após enxaguar o cabelo, aplique o condicionador de sua preferência para amaciar e desembraçar os fios. Aplica-se o condicionador no comprimento e pontas, e, nesse momento, desembarace os fios com os dedos, delicadamente. Enxágue com água em temperatura ambiente, no máximo morninha, pois a água quente remove a oleosidade natural dos fios.

Layering Capilar

4ª Etapa

Depois de remover o condicionador e o excesso de umidade com uma toalha bem fofa (e sem “‘torcer” o cabelo!), os fios são penteados com o kushi, um pente de madeira de dentes largos que desembaraça com mais leveza, sem causar quebra ou agredir o cabelo.

Não sei se o kushi é usado até hoje, porque, pelo que li, esse era um costume antigo, relacionado as gueixas, mas o pente de madeira de dentes largos é o mais citado.

Reza a lenda, inclusive,  que as gueixas espalhavam em seus kushis  gotinhas de óleo de camélia regularmente para que eles deslizassem mais facilmente, doassem brilho e deixassem os fios sem frizz. Será? Vou tentar!

5º Etapa

A última etapa é a estilização ou finalização dos fios, e aqui depende se você vai fazer um penteado ou não. O produto usado deve ser o adequado ao seu tipo de cabelo e aos resultados que você deseja.

Pelo que li, quando fazem penteados elas usam fixadores, mas protegem os fios antes com algumas gotinhas de óleo. Esse é um truque interessante pra quem faz penteados e usa fixadores com frequência, já que eles têm álcool, que ressecam o cabelo.

Vou testar essa técnica nas próximas semanas, fazendo minhas adaptações, e volto pra contar o que achei, tá? Até então estava seguindo as 10 dicas da Li (veja aqui), minha amiga tricologista, para ter cabelos incríveis e a coisa vem funcionando certinho!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
10 comentários
  1. Erica Fidalgo  23/12/2016 - 14h14

    As dicas são legais, mas os cabelos das japonesas são lindos por hereditariedade mesmo, rsrsrsrs

    • Ju  23/12/2016 - 14h21

      Sãoooo, mas não custa tentar, né miga? A gente tenta de tudo! hahaha

  2. Monica Salles  23/12/2016 - 16h12

    Dica anotada Ju …
    Bjusc

  3. Andressa  23/12/2016 - 16h36

    Olá…
    Nunca ouvi falar desse óleo, mas irei procurar pq meu cabelo está uma derrota, judiei demais do bixinho…
    Luzes + progressiva é tenso, vou procurar, testar e volto a falar…

  4. Leyse  24/12/2016 - 08h05

    Ju Onde encontro esse óleo camelia?

  5. Ester  26/12/2016 - 11h44

    Oi Ju! Onde encontro óleo de camélia? Tem alguma marca para indicar?

    Beijo <3

  6. ANA LAURA PINHO  04/01/2017 - 12h10

    Jú, tô super louca e viciada no seu site!!! rs Testei a receitinha de reconstrução caseira Boa e Barata e amei. Bora fazer um projeto de cabelo para 2017!!!! Meu cabelo agradece! BJs

    • Ju  04/01/2017 - 13h05

      Oi Aninha!
      Que bommmmm saber disso, sua linda! <3
      Boraaaa, adorei a ideia!
      Beijos

  7. […] enriquecida com ativos nutritivos e reconstrutores, conta com óleo de camélia dourada, aquele que as japonesas usam há seculos para cuidar dos fios. Esse óleo é rico em ômega 3 e vitamina E, tendo uma ótima […]

O que você acha do JV?
Amo JV !!! Minha bíblia capilar. Tá com dúvida, vai lá que você acha a resposta! E se não achar, a Ju providencia! Amo, Amo,…
As leitoras mais incríveis da vida
  • A @evelynregly acertou em cheio, a máscara dela é do babado mesmooooo, é poder, meu povo! 😍🙌🏻 Sabe aquelas máscaras bem equilibradas, com ativos hidratantes, nutritivos e reconstrutores, especialmente aminoácidos de baixo peso molecular, que são curingas e sempre funcionam quando o cabelo dá piti e não dá certo com nada? É essa! 🎊🎉 O pH dela é baixo, alinha e sela muito os fios, deixando o cabelo bem macio e sedoso, soltinho, com balanço e com menos frizz. E o melhor é que não pesa nadinha, então todo mundo pode usar! ✨

E ó, tô usando muito pra substituir o condicionador, porque repõe nutrientes de vários tipos e sela direitinho. Tô gostando demais! ☺️| Publicidade ✨

#timeembelleze2017 #embelleze #novexedobabado #PromoJu #Cabelos #CabelosLoiros #JuroValendo
  • Porque eu amo❤

#behappy😊
#feemdeus
#maquiagembh
#maquiagemdenoiva #makeupartist
#makebasica #makeupslaves #universodamaquiagem_oficial #maccosmetics #macsavassi #makeupbyme #jurovalendo #inxtalove #instalife #blogueiras #bloggers #maqbellamakeup #maquiadoraemcontagem #inglot
  • Olha dica de máscara para quem tem pele oleosa e poros dilatados! Vi no blog da Ju do @jurovalendo e tinha que compartilhar com vocês. É uma receita caseira indicada por uma cirurgiã plástica, então tá valendo mesmo. 
Pra fazer a máscara: 
1 colher de sopa de maizena;
2 colheres de sopa de soro fisiológico gelado.
É só misturar até fazer uma papinha e aplicar na pele seca. Após 20 minutos, enxaguar o rosto e pronto.
💁🏻 Quem curtiu a dica?? E alguém já conhecia?? Já tinha usado essa máscara?? Contem tudo!!
💋Marisa .
.
#trintaeuns #instablog #instablogger #blogger #blogueirasdabahia #blogueira #dica #dicadebeleza #dicadeamiga #cuidadoscomapele #jurovalendo #mascarafacial #mascarademaizena #peleoleosa #pelemista #porosdilatados
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo