11.01.2017

5 Passos Para Organizar Sua Vida de Uma Vez Por Todas!

Que tal aproveitar que o ano está começando pra organizar sua vida, hein? Fiz um post semana passada falando de como realizar sonhos, e como vocês gostaram muito farei vários posts contando como eu deixei de ser a pessoa extremamente desorganizada e procrastinadora pra me transformar na criatura super metódica, organizada e disciplinada, que consegue terminar o dia com todas as tarefas concluídas.

5 Passos pra organizar sua vida em 2017!

E, vai por mim, se eu consegui você também consegue! É que eu tenho um agravante, que é o déficit de atenção. Então, a desorganização e a característica de começar as coisas e deixar pela metade já veio no meu pacote de dados, sabe? Isso me atrapalhou a vida inteira, e só de uns poucos anos pra cá consegui transformar isso.

E a coisa, juro valendo, não é tão difícil quanto parece. É questão de hábito, e hábito a gente constrói, a gente cria aos poucos, colocando um tijolinho por vez.

dicas para organizar sua vida juro valendo

Cada pessoa pode criar seu próprio método, e o que criei e funcionou pra mim tem 5 passos: organização do espaço, do seu dia, dos seus planos, da sua cabeça e do que te cerca.

Organize o seu espaço

A organização do nosso espaço (nosso armário, mesa de trabalho, quarto, casa, etc) tem um papel fundamental na nossa vida, e é incrível o tanto que as coisas mudam quando a gente aprende a manter somente aquilo que usa e que nos dá alegria.

Guardar coisas sem uso e acumular coisas faz com que a energia fique estagnada e a vida emperre, e se livrar de tudo isso é o primeiro passo para organizar o teu espaço e mantê-lo assim. Tudo flui melhor, sabe?

Falei sobre isso no post sobre a Marie Kondo e a “mágica da arrumação”, e tem até o PDF do livro, é só clicar aqui pra conferir.

Organize seus planos

Com o ambiente organizado, é hora de colocar nossos planos em ordem. E quando falo disso, tô falando de coisas como as promessas de ano novo que a gente faz, sabe? A viagem que nunca saiu do papel, a academia, a dieta, o curso de idiomas, a pós-graduação e coisas do tipo.

Você precisa fazer listas com todas essas coisas que você diz que vai fazer e nunca faz, e estabelecer o que dá e o que não dá pra fazer. Eu faço 4 listas e divido assim: “pra agora”, “pra depois”,  “mais pra frente”, “pra nunca”.

Na listinha do “pra agora”, coloco as coisas que são prioridade e, com os recursos atuais, consigo fazer agora. O que não depende apenas da minha vontade, mas tem a probabilidade de acontecer  em breve fica na lista do “pra depois”, e as coisas que estão além do que posso nesse momento ficam na lista do “mais pra frente”.

Por exemplo, dieta tá no pra agora, porque só depende de mim. Trocar meus materiais de trabalho (computador, câmera, etc) tá na lista do pra depois, porque dependem de um dinheiro que não posso investir agora. A viagem com minha mãe tá na lista do “mais pra frente”, porque depende de um planejamento maior e de riscar da lista outras prioridades. Já a pós-graduação ficou na lista do “pra nunca”, porque não faz mais sentido algum.

Parece besteira, mas organizar isso aí me ajuda muito, porque me mantém no foco do que quero e posso agora, tira o peso da cobrança interna com aquelas coisas que dizia que ia fazer e nunca fazia, e também porque cada coisa que consigo”riscar da lista” me dá ânimo pra fazer cada vez mais.

dicas para organizar sua vida juro valendo

Organize o seu dia

Sou extremamente organizada com as coisas que tenho que fazer no dia a dia, e nisso uma agenda, planner e/ou o bullet journal podem ajudar muito.

Antes de começar o mês, anoto todos os compromissos e tarefas importantes daquele mês, e faço o mesmo com as semanas, estabelecendo uma lista de prioridades, o que torna mais fácil organizar os meus dias.

Toda noite pego meu planner e anoto tudo, por horário, tudo o que preciso fazer no dia seguinte, incluindo horário de alimentação, de remédios, pagamentos, escrever posts, responder comentários, pesquisar para o blog, alimentar meus bichinhos, passear com Ozzy e assim por diante.

Mantenho o planner na minha mesa de trabalho e vou riscando, ao longo do dia, tudo o que vou fazendo, assim não esqueço nada, sei exatamente quais os horários livres (quando existem), não procrastino e fico mais focada quando chego no final do dia e vejo que risquei tudo (ou quase…) da minha lista.

Isso me ajuda a não deixar pra depois, a ter mais tempo pra mim, a manter a disciplina e, principalmente, a mostrar se estou na direção certa do meu “plano global”, se estou conseguindo bater as pequenas metas, que são as mais importantes, pois são as que garantem as grandes realizações.

Depois faço um post (ou vídeo!) explicando isso direitinho, mostrando meu planner e minhas legendas de organização, tá? Prometo!

Organize aquilo que te cerca

Da mesma forma que precisamos organizar o nosso ambiente físico, precisamos também organizar nosso “material emocional”.

As pessoas que estão perto de você te fazem bem? Esse relacionamento está sendo saudável? Aquele amigo está sendo realmente amigo? O colega de trabalho está sendo inconveniente? Aquele parente está sendo abusivo de alguma forma? É preciso analisar tudo isso, porque não precisamos manter em nossas vidas pessoas nem situações que não acrescentem.

Por mais difícil que seja, é preciso cortar as coisas que nos impedem de andar. Gente que só reclama, que aparece com 2 problemas pra cada solução, que suga de todas as formas, que manipula, que não respeita, que invade o espaço alheio, que não faz bem e que afeta nosso humor precisa sair da nossa vida.

Pare de ser tão permissiva, de ser tão “boazinha” e não aceite menos do que você merece e precisa. Isso manda pra longe boa parte das pessoas que estão ao nosso redor, mas quem precisa de vampiros emocionais, hein? Ninguém!

Depois disso, faça o possível para melhorar as relações que ficaram. Pai, mãe e filhos são pra sempre e, por mais difícil que seja em alguns casos, a gente tem que se esforçar pra melhorar a comunicação, sabe? Não tente mudar o outro, não vai dar certo. O máximo que você pode fazer é mudar a si mesma e a forma como você reage ao que o outro faz, o resto é perda de tempo.

Organize a sua cabeça

Seu espaço físico e emocional já está organizado, seu dia a dia está fluindo bem e você tem uma lista de planos pra te guiar, certo? Chegou a hora de organizar a sua cabeça, o seu “plano global”, e com todas as coisas já organizadas a gente tem muito mais clareza pra fazer isso.

Qual é seu plano de vida, aquilo que você realmente quer? Você está na estrada certa pra realizar esse plano?

Aqui é hora de parar,  ser honesta consigo mesma e ver se o caminho que você está seguindo pode ou não te levar pra onde você quer, se está tudo errado ou se você está apenas “sendo levada”.

É aqui que analisa as coisas que a gente ama fazer, que nos faça vibrar, que nos empolgue, sabe? E é com base nisso que fazemos o nosso plano global, com o ponto em que queremos chegar, onde estamos e o que podemos fazer para trilhar esse caminho, o que implica fazer o que precisamos fazer, mesmo sem gostar, se é isso que vai nos levar a fazer o que realmente queremos.

Fazer esse planejamento, tendo um objetivo claro que nos faça vibrar, nos mantém focadas, porque é muito mais fácil caminhar, mesmo com dificuldade, quando a gente sabe pra onde está indo, quando sabe que cada passo que damos nos coloca mais perto do que desejamos, sabe?

E aí a gente faz um mapa dos passos que precisamos dar e começamos a fazer, porque é a ação é o que faz as coisas acontecerem!

Tentei resumir ao máximo, mas qualquer dúvida é só deixar nos comentários, tá? Quero muito que vocês dividam as dificuldades de vocês, porque aí fica mais fácil ajudar, entende? E fiquem sossegadas que vamos falar muito disso por aqui!

Beijos, Ju♥




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
11 comentários
  1. Pat  11/01/2017 - 16h11

    Juuu, não tem nada haver com o assunto, mas fiquei curiosa. Você conhece a linha de coco dá Lee Stanford? Se sim, o que achou? Beijo

    • Ju  11/01/2017 - 19h32

      Pat, tô doida pra testar a máscara, doida!

  2. LIJANE SOUZA  11/01/2017 - 18h55

    Ju, eu estava precisando exatamente disso, pq todo ano eu compro agenda, vou anotando tudo oq preciso fazer em cada dia, mas me saboto tanto, que algumas vezes não faço nada do que planejei. :(
    Então, fica pra outro dia, acumula com outras coisas e acontece de ter dias que faço muita coisa, e em outros, nada! Mas gostei muito desse esquema, que é um pouco parecido com o meu, porém, melhor, de chamar de ” pra agora, pra depois,mais pra frente e esse “pra nunca” é muito engraçado….kkkkkkk…
    Mostra teu planner que eu quero mais idéias Ju!

    Bjos…

    • Ju  11/01/2017 - 19h33

      Li, te entendo perfeitamente!
      hahahaha ahhh, tenho que colocar uns nomes divertidos, né? Acho melhor!
      E mostro sim, pode deixar!
      Beijos

  3. Kívia Kássia  11/01/2017 - 22h34

    Ju, mais um texto mara! Tô tentando começar… Antes que eu afunde de vez e não tenha mais volta. A academia foi o primeiro passo. ☺ Beijo.

    • Ju  12/01/2017 - 11h04

      Ki, foco aí! Divide as metas em metas menores que tudooo fica mais fácil! A gente acha que não consegue, mas consegue sim! <3
      Beijos

  4. Maria Luisa  12/01/2017 - 00h18

    Ju, estou motivada à comprar uma agenda para me organizar melhor,mas nao queria aquelas agendas convencionais. Vc tem alguma sugestão? Outra pergunta, vc ja fez algum treinamento de inteligência emocional?
    Bjo

    • Ju  12/01/2017 - 11h03

      Oi Ma! Nunca fiz não, mas acho super interessante!
      Você já ouvu falar do Bullet Journal? Dá uma olhadinha no Google, é uma opção MARA! <3
      Beijos

  5. ANA CLAUDIA DE ANDRADE QUARESMA  13/01/2017 - 11h03

    Ju, adoro assuntos de organização! Me tira uma dúvida, como vc faz c esses seus planos (p agora, p depois etc)? Escreve no papel e guarda cada um dentro de pastas? Eu tenho dificuldade p organizar minha organização, entende? Kkkk

    • Ju  13/01/2017 - 13h36

      hahahah Super te entendo!
      Então, eu tenho bloquinhos de anotação, aí faço a lista nesses bloquinhos e coloco no início do planner, com clips!

  6. ANA LAURA PINHO  13/01/2017 - 12h23

    Acho muito importante organizar sua vida e seu dia a dia para alcançar planos maiores. De uns anos para cá não vivo sem agenda. Anoto diariamente minhas pequenas atividades como ir à academia, etapa do cronograma capilar, horário de médico, e com isso consigo ter um dia muito mais produtivo. Obvio que nem tudo são flores, de vez em quando as coisas não saem como planejado, mas aí e só se adaptar ao inesperado e seguir em frente! Meninas comprem uma agenda hoje, e vejam o resultado a longo prazo.

O que você acha do JV?
Amo JV !!! Minha bíblia capilar. Tá com dúvida, vai lá que você acha a resposta! E se não achar, a Ju providencia! Amo, Amo,…
As leitoras mais incríveis da vida
  • A esmaltação não é nova, mas é só pra contar pra vocês que já tem post no blog falando sobre a cor #trend do momento: #MillenialPink - vai lá conferir! ➡️Link na bio⬅️ O esmalte e o #sussa da @esmaltecolorama 😍 #blogbellealmeida #unhadodia #postnovo #blogged
  • Quanto mais a gente agradece, mais coisas boas acontecem!

#obrigadasenhor🙏 #blessed #amooquefaco #mundodamoda #mundodamaquiagem_oficial #universodamaquiagem #maccosmetics #kryolan #marykay #batomnude #brushes #loveislove #blogger #pinterest #makeupartist #ppf #catharinehill #maquiadoradesucesso #briggitecalegari #jurovalendo #instaamigas2017
  • Ainda no tema
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo