27.01.2017

Glicerina no Cabelo: As 5 Melhores Formas de Usar

Faz tempo que uso glicerina no cabelo,  sempre falei disso aqui, e como é um produtinho super barato, que quase todo mundo tem,vim mostrar minhas formas preferidas de uso.

A glicerina é vendida em farmácia, custa uns R$5,00, rende bastante e pode ser usada de muitas formas no cabelo e na pele, como mostrei nesse post aqui.

Antes de falar das minhas formas de uso que mais gosto, vou esclarecer algumas dúvidas que surgem nos comentários, tá? Vamos lá!

O que é e para que serve?

A glicerina é uma substância umectante e lubrificante, que nos cabelos possui função hidratante, já que “puxa” a umidade do ar para os fios, além de ajudar a reter essa umidade.

glicerina no cabelo

E é aqui que mora o problema, porque seu resultado está diretamente ligado a umidade. Assim, se a umidade relativa do ar está alta, ela vai “puxar” essa umidade para o seu cabelo.

Mas, se a umidade estiver baixa, ou, como se diz por aqui, “se o tempo estiver seco”, ela vai fazer o oposto, “roubando” a umidade do cabelo e jogando para o ambiente. Isso significa o que? Cabelo desidratado!

É por esse motivo que eu, que moro num lugar super seco, só uso a glicerina diluída em água ou em produtos que contenham água (máscaras, condicionadores, etc), porque, na prática, já percebi que isso ajuda.

O que a Glicerina líquida faz no cabelo?

Acho importante que vocês saibam exatamente o que esperar da glicerina, porque a única coisa que ela faz é ajudar na reposição hídrica. Ela não vai “tratar” o cabelo, ela irá apenas “repor a água”, e é por isso que fiz a ressalva, na hidratação de glicerina, que ela não deveria ser usada de forma isolada (apenas ela, e com muita frequência), já que o cabelo precisa de nutrientes que ela não oferece.

E como ela é um excelente umectante, deixa o cabelo mais hidratado e macio, repondo essa umidade de forma eficiente e barata. Mas, seu efeito é ainda melhor quando os fios são selados após o uso, e isso vale pra qualquer máscara hidratante, aliás.

Se a gente não sela os fios após a hidratação, sobretudo quando o cabelo está mais poroso e danificado, a água vai evaporar mais facilmente do córtex. E quando falo de selar tô falando de usar um finalizador de pH mais baixo (mas não muito!), porque além de formar uma película de proteção que reduz a perda hídrica, ele reequilibra o pH dos fios.

glicerina no cabelo

Como usar glicerina no cabelo: com ou sem touca?

Já tive muitas dúvidas sobre a necessidade do uso da touca quando aplico glicerina no cabelo, e hoje prefiro usar. Uso, inclusive, quando aplico alguma máscara hidratante que contenha glicerina (quase todas), porque se o clima estiver muito seco, não abafar os fios com uma touca pode causar um resultado oposto ao esperado.

Acredito que a grande maioria das máscaras sejam formuladas de forma equilibrada, com tecnologias que dispensem o uso da touca. Mas, abafar os fios com a touca, ou mesmo com toalhas umedecidas, potencializa o efeito das máscaras, então é melhor usar, né?

E uma dica boa, principalmente para quem mora em locais mais quentes, é, após aplicar a máscara ou a misturinha com glicerina, borrifar um pouco de água dentro da touca antes de colocá-la sobre os fios

Glicerina para cabelo: sempre funciona?

A princípio sim, mas os resultados vão depender da umidade do ambiente, do clima e da diluição em água, então é preciso achar o jeito que mais funcione para o seu cabelo. Ou seja, tem que testar!

Quanto mais ressecado estiver o seu cabelo, maior deve ser o cuidado no uso da glicerina em relação a umidade. O ideal é sempre usar uma touca pra abafar os fios, exceto quando a umidade estiver bastante alta.

Quando ao cabelo poroso, é fato que esse tipo de cabelo absorve água com mais facilidade, e que o excesso pode causar saturação, mas essa saturação é momentânea, já que, apesar de absorver mais água, o cabelo poroso não é capaz de mantê-la.

O ideal, aqui, é usar a glicerina com máscaras ricas em ceramidas ou outras substâncias que ajudem a combater a porosidade.

Formas de usar glicerina no cabelo

glicerina no cabelo

Existem muitas formas de usar glicerina no cabelo, e vou mostrar as minhas preferidas, tá?

1. Hidratação com Glicerina

A hidratação de glicerina é super fácil, pode ser feita com qualquer máscara hidratante que você tenha em casa, e deixa os fios muito mais macios. A receitinha está nesse post aqui.

2. Misturinha Hidratante

A misturinha hidratante leva, além de uma máscara hidratante qualquer que você tenha em casa, glicerina e Bepantol (ou genéricos), e é do tipo que “derrete” o cabelo. Pra fazer e amar! Veja a receitinha nesse post aqui.

3. Máscara Desmaia Cabelo Caseira

Essa máscara é puro poder, lá no canal todo mundo que fez comentou que amou, e eu amo também! São poucos ingredientes, tudo coisa barata, e um resultado super bom! Pra conferir a receita clique aqui.

4. Para Potencializar máscaras,  ampolas  e cremes de pentear 

O produto não está entregando o resultado que você espera? Potencializa com glicerina, menina! Já mostrei tudinho aqui no blog, ó:

5. Hidratação de leite de coco

Eu sei que parece aquele tipo de coisa que a gente diz que nunca vai usar, mas, vai por mim, a coisa funciona, e funciona nem! Hidrata e nutre que é uma beleza, e sem gastar quase nada! Clica aqui pra conferir a receita, menina!

Essas são as formas que mais gosto de usar a glicerina no cabelo, mas existem muitas outras, viu? Agora, conta aí, qual a sua forma preferida?

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ ⇒ @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
11 comentários
  1. Paulinha Lima  28/01/2017 - 18h20

    EU FIZ ESSA SEMANA A HIDRATAÇÃO DE GLICERINA, COM GLICERINA VEGETAL.
    RESULTADO CABELO HIDRATADO,LEVE,SOLTO.
    DEIXO SECAR NATURALMENTE.
    MEUS CACHOS MUITO MAIS BONITOS.

  2. Taylla Murta  29/01/2017 - 00h05

    Ju, amo o seu blog e suas explicações. Des do dia que eu comecei acompanhar seu trabalho, meu cabelo melhorou 100% graças a sua pessoa. Te adoro!

    • Ju  29/01/2017 - 11h45

      Tay, que maravilhoso saber disso, fico muito feliz! <3

  3. Eliana Luz  29/01/2017 - 11h21

    Geeeente! Essa misturinha de Bepantol, máscara hidratante e glicerina é tudo de bom. Tem um mês que trato meu cabelo danificado pelas luzes e a progressiva… Faço assim: Iniciei a primeira semana com reconstrução da L’oreal, usei a máscara e a ampola Absolut Repair Pós-Química. Na segunda semana a hidratação com glicerina. Vou alternando reconstrução e hidratação. Meu cabelo está tão sedoso . Essa misturinha aprendi aqui com a Ju. Obrigada!!!

  4. Patricia  31/01/2017 - 15h58

    Posso usar para hidratar a raiz?

    • Ju  03/02/2017 - 10h53

      Paty, tem até indicação aqui pra isso, mas use diluída em água, com touca!
      Beijos

  5. LUCIA RIBEIRO  01/08/2017 - 15h05

    SABADO FIZ A HIDRATAÇAO DESMAIA CABELO
    CUSTOU BEM BARATINHO E O RESULTADO AMEEEEI.OBRIGADA

  6. Amanda  23/09/2017 - 18h48

    Como misturo com água? Onde moro faz muito calor…

  7. Roseli callegari moreira  04/12/2017 - 23h51

    amei…. fiz até no meu marido gente ….So que o meu cabelo não fecha as cuticulas …. sera que porque é muito fino e pouco ….. bom adorei as misturinha ajudou muito vocês desse blog é 10

  8. Lidy Pinheiro  16/07/2018 - 09h34

    Adoro usar glicerina no cabelo Ju, vou testar as outras dicas

  9. Eva  27/04/2020 - 09h50

    Bom diaa eu uso com babosa e agua de coco deixa o cabelo hiper brilhoso e alinhado

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!