08.02.2017

Óleo de Coco no Cabelo: As 10 Melhores Formas de Usar!

Dia desses o pessoal do Além da Beleza, da Allergan, me chamou pra falar um pouquinho sobre o óleo de coco, e percebi que mesmo já tendo falado dele por aqui dezenas de vezes nunca tinha feito um post exclusivo sobre como usar óleo de coco no cabelo. Tem que corrigir isso, né? rs

Propriedades do óleo de coco para cabelo

Existem, basicamente, 4 tipos de óleo de coco (de babaçu, de macaúba, de palmiste e o Cocus nucifera, que é o “coco da praia”), mas vou me concentrar no que a gente costuma usar, que é o “coco da praia”, tá?

Esse óleo é rico em nutrientes, incluindo o ácido láurico, cáprico e caprílico, que são tudo de bom para os cabelos. O ácido láurico, por exemplo, que está em alta concentração no óleo de coco, é um excelente emoliente, antioxidante e antimicrobiano, além de possuir boa capacidade de penetração, que é super importante para os fios.

óleo de coco no cabelo juro valendo ju lopes

Já o ácido cáprico e o caprílico, além de serem bons emolientes, possuem um poder ainda maior de penetração, o que facilita muito a absorção dos bioativos pelos fios.

Esses ácidos, presentes no óleo de coco, são os maiores responsáveis pela ação suavizadora, amaciadora  e lubrificante que ele tem sobre os cabelos. Além disso, também ajudam a evitar a perda de água pelos fios, o que garante que a umidade seja mantida e o cabelo fique hidratado e nutrido.

Dessa forma, além de nutrir os fios, já que faz a reposição lipídica, o óleo de coco hidrata na medida em que impede a perda da umidade para o ambiente. Traduzindo: óleo de coco no cabelo é uma maravilha!

Como Usar Óleo de coco no Cabelo

O óleo de coco pode ser usado de muitas formas, depende do cabelo, da quantidade, do seu “problema” capilar e por aí vai. E, como não dá pra falar de todas as formas de uso, vou mostrar as que mais gosto, tá?

1. Óleo de coco como pré shampoo

Óleo pré shampoo é vida para os fios ressecados, é um ritual que não abro mão,  e o de coco é tudo de bom pra isso! Além de ajudar a proteger os fios do ressecamento causado pela maioria dos shampoos, ele “amolece” os fios, nutre e garante cabelos mais macios e menos porosos após a lavagem.

Pra saber direitinho a forma de uso, confere esse post aqui: Óleo Pré Shampoo- O Cabelo Agradece. Recomendo a leitura!

2. Óleo de coco para tratar pontas ressecadas e espigadas

As pontas estão ressecadas, mastigadas, esturricadas, destruídas? O óleo de coco ajuda, e muito! Nesse vídeo aqui tem tudo explicadinho, é só clicar e salvar suas pontas depois! Ah, aproveita, me dá uma moral e se inscreve lá no canal, menina!

3. Óleo de coco para potencializar máscaras capilares e ampolas

A máscara (ou ampola) não estão deixando seu cabelo como você gosta? Ele continua ressecado? Então potencializa isso aí com umas gotinhas de óleo de coco, menina! O truque é fácil e tá detalhadinho nesse post aqui, é só clicar!

óleo de coco no cabelo juro valendo ju lopes

4. Óleo de coco para potencializar leave-in/creme de pentear

Essa dica funciona melhor em cabelos mais grossos, ondulados, cacheados, crespos ou muito ressecados, e as meninas de cabelo mais finos e oleosos devem evitar, tá? Mas, todas as outras vão amar!

Usando do jeito certo, o óleo de coco potencializa seu creme de pentear e entrega um resultado bem melhor para os fios. Mostrei como faço nesse post aqui: Deixe seu leave-in muito mais potente!

5. Óleo de coco para alinhar e amaciar

Essa receita é amor pra vida toda, e desde que ensinei lá no Instagram (@jurovalendo, segue lá!) todo mundo vem dizer que amou. Eu faço o tempo todo, é na finalização, e os fios ficam muito mais macios, alinhados e sem aquele arrepiado chato. A receita (fácil) tá nesse post aqui: Truque pra ficar com o cabelo macio, alinhado e sem frizz!

6. Óleo de coco antes de dormir, pra evitar que o  cabelo fique armado

Tu acorda com o cabelo todo bagunçado e sem definição? Então é porque ainda não conhece o truque do coque de touca, que usa umas duas ou 3 gotinhas de óleo de coco (pode usar outros, não tem problema) no cabelo e faz milagre!

Vem aprender essa dica que é puro poder nesse post aqui, vem! Garanto que vai fazer todo dia, é um vício, juro valendo!

7. Umectação com óleo de coco

Essa dica é das antigas, a gente usa há anos e não dispensa, né? Nutre e alinha os fios, combate o ressecamento e ajuda muito o cabelo, sobretudo à longo prazo.

Se você ainda não conhece a umectação e não sabe dos seus benefícios, confere nesse post aqui. E as várias formas de fazer umectação estão nesse post aqui. Faça, ame e leve pra vida… Seu cabelo vai agradecer!

8. Umectação reversa com óleo de coco

Amo umectação reversa, e pra ela prefiro o óleo de pracaxi, amor pra vida toda, mas dá pra fazer também com o óleo e coco, é só adequar as quantidades! Essa umectação é a que mais uso atualmente, porque tem dado um resultado bem melhor no meu cabelo, deixando-o macio, sedoso e leve, sabe? Pra conferir tudinho é só clicar nesse post, ó: Umectação reversa – Seu cabelo vai amar!

9.  Máscara desmaia cabelo caseira com óleo de coco

Criei essa receita de máscara desmaia cabelo caseira e, pelo glitter ungido de santa Cher, ela é puro poder! Amacia profundamente os fios, dá um resultado incrível e todas as meninas que testaram lá no canal tiveram a mesma opinião.

E é fácil de fazer, viu, gente? Clica aqui e confere o passo a passo no vídeo! 

óleo de coco no cabelo juro valendo ju lopes

10. Óleo de coco para proteger o cabelo no verão e evitar o “verde piscina”

Amo usar umas gotinhas de óleo de coco no cabelo (umas 3, mais ou menos) antes de entrar no mar ou na piscina, porque ele forma um filme  de proteção que ajuda a evitar o ressecamento, o desbotamento e, no caso da piscina, ainda reduz  o risco dos fios ficarem esverdeados.

E ele não pigmenta os fios, o que é uma grande vantagem para as loiras, né? Ah, e muita gente questiona se isso não “frita” o cabelo, e o meu até hoje não fritou nesse calor danado que faz aqui na “esquina do sol”, e expliquei tudinho sobre isso nesse post aqui ó.

Existem mais formas de usar o óleo de coco no cabelo, como no day after, pra finalizar e combater o frizz e misturando no condicionador, por exemplo, é só ir testando, sabe?

E  o mais legal é que ele também pode ser usado no corpo e no rosto, inclusive mostrei aqui no blog 9 formas de usar óleo de coco na beleza, clica pra ver!

Agora, vamos às dúvidas mais frequentes, né?

Quem Pode usar óleo de coco?

A princípio, todo mundo pode usar óleo de coco, tudo vai depender da quantidade e das necessidades do seu cabelo. E sim, meninas de cabelos mais finos e oleosos também podem usar, é só lançar mão do truque que ensinei nesse vídeo aqui.

Aliás, tu tá perdendo tempo, se inscreve logo lá no canal pra não ficar sem essas dicas, menina, oxe!

Qual a frequência ideal de uso do óleo de coco?

Sempre perguntam isso e eu detesto regras, porque nenhum cabelo é igual ao outro, e cada um, em cada momento, possui necessidades diferentes. Então, a frequência ideal do uso do óleo de coco no cabelo depende dos seus fios, do que eles estão “pedindo”. Se notar que ele está muito ressecado, se brilho e arrepiado, use. Se começar a pesar, reduza a frequência e use quantidades menores.

Qual óleo de coco comprar?

Outra pergunta que sempre fazem por aqui é qual é o melhor óleo de coco e qual óleo de coco comprar, e a verdade é que hoje já existem excelentes opções. A única coisa que você precisa observar é se o óleo de coco é 100% puro, porque se for misturado com óleo mineral e outras substâncias a coisa não vai funcionar direito.

Na dúvida, vá em uma casa de produtos naturais e peça óleo de coco “pra beber”!” rsrs

Duas boas opções boas e baratas, que vocês encontram facilmente em farmácias é o Novex óleo de coco e o Óleo de Coco Salon Line.

Vocês usam o óleo de coco no cabelo de alguma outra forma? Têm alguma dúvida? Deixem aí nos comentários!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
14 comentários
  1. Fabiana dias  08/02/2017 - 14h18

    Ju não acho a máscara da wela (uma vermelha ) que vc passou na receita nutritiva, será q ela saiu de linha? Obrigado Flor. Bjos

    • Ju  09/02/2017 - 10h47

      saiu de linha, Fa! Usa a ampola da Elseve, a da tampa vermelha! Beijos

  2. Suellen cristina  08/02/2017 - 15h25

    Oléo de coco e vida…..Essa frase ja e clichê, mas e e mais pura verdade .
    Uso muito oleo de Coco ,amo demais ..vou seguir algumas formas de uso que vc deu.bjssss

  3. Ester  08/02/2017 - 16h25

    Amoooo óleo de coco, pelo menos 1 vez na semana eu tenho que usar. O efeito que mais gosto é da umectação, meu cabelo fica perfect *-*

    Beijoos

  4. josilaine Goes  08/02/2017 - 17h01

    olá Ju, tenho um óleo vegetal de abacate que recomenda-se na embalagem manter refrigerado depois de aberto, isso também se aplica ao óleo de coco?

    • Ju  09/02/2017 - 10h50

      Josi, o óleo de coco em temperaturas baixas fica “petrificado”, ele fica duro, eu não coloco na geladeira não!
      Beijos

  5. Luciana  09/02/2017 - 02h32

    Oi Ju! Amei esse post de hoje!
    Fiquei com uma dúvida: vc usa o óleo de coco líquido ou em pasta? Moro no Canadá e aqui só tem os de potes em pasta. Serve do mesmo jeito?
    Beijos! Lu

    • Ju  09/02/2017 - 10h51

      Lu, é a mesma coisa, é que em temperaturas baixas ele “petrifica”, vira uma pasta, mas é o mesmo. Se vc quiser que ele fique líquido, coloca um pouco numa vasilha em banho-maria, fica líquido rapidinho!
      Beijos

  6. TATI FERREIRA  09/02/2017 - 13h33

    Eu tenho o óleo de babaçu em casa, dá pra usar igual ao de “coco de praia”
    bjss

    • Ju  09/02/2017 - 17h10

      Óleo de babaçu é maravilhoso!

  7. Kerry  24/02/2017 - 23h51

    Amoooooo óleo de coco. Uso o de babaçu, que a minha avó tira, lá na roça…

  8. Ludy  14/03/2017 - 11h30

    Olá, posso fazer umectação todos os dias?
    Meu cabelo está muitoooooo ressecado.

    • Ju  14/03/2017 - 12h09

      Lusy, eu acho exagero…

  9. Heleide  21/03/2017 - 14h07

    Adorei seu Blog, descobri hoje, mas já quer ler todos os segredinhos de beleza.

O que você acha do JV?
Ju, apenas gratidão por ter me ensinadona cuidar dos meus cabelinhos loiros com misturinhas e produtos acessíveis. Tenho um carinho enorme por vc. Beijos
As leitoras mais incríveis da vida
  • Os 5 do dia, porque eu tinha que vir falar dessa linha muitoooooo cheirosa do Boti, né? ☁️️💘O hidratante de mão é uma delicinha e nada grudento, assim como o corporal (não tá na foto mas mostrei ontem no Stories), que hidrata bem, deixa a pele cheirosa e não meleca nada. E ameiiiiiiii esse
  • Eu votei na Ju Lopes, do blog @jurovalendo, que já acompanho há alguns anos😍😍. É muito bom poder prestigiar profissionais como a Ju, que fazem um trabalho com tanto amor, competência e dedicação. Não é à toa que o Juro Valendo é o blog de beleza brasileiro mais acessado no mundo, segundo a Revista Exame!!! . Eta baianinha arretada!!! VOTEM!!! É bem rapidinho! 💕 💕. Obrigada e continue brilhando! 🌟🌟🌟 http://premioinfluenciadores.com.br/ #premioinfluenciadoresdigitais #jurovalendo
  • #behappy😊 #sejaluz #bloggers #sejamcheiosdoespiritosanto #loveu #beyourself #yourlife #yourlove #amesempre #gratidão #jurovalendo #iloveit❤️ #maqbellamakeup
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo