16.03.2017

Babosa no Cabelo: O Guia Completo

Nas últimas semanas várias leitoras questionaram no nosso grupo do Facebook  sobre o uso da babosa no cabelo e fui anotando tudinho pra fazer um guia bem completo pra vocês.

A Ketelen disse que ganhou um pé de babosa, enquanto a Silonia e a Silvia Oliveira disseram que têm a planta no quintal, então bora explicar direitinho pra quê essa bonitinha serve, porque né, quem tem esse tesouro em casa tem que botar pra jogo logo!

Babosa: O que é e pra quê serve?

A babosa, também conhecida como aloe vera, vem sendo  sido usada há milhares de anos  para o tratamento de diversos males, existindo evidências de sua eficácia no tratamento da psoríase, de queimaduras e da hiperglicemia, por exemplo, e também para a pele e cabelo, mas hoje vamos focar no uso da babosa no cabelo, certo?

Pra quem quiser conhecer um pouco mais sobre as propriedades farmacológicas da babosa, sugiro esse artigo do Scielo.

Benefícios da babosa para o cabelo

Sabe-se que a polpa da babosa contém mais de 200 moléculas com atividade biológica, incluindo os polissacarídeos, algumas enzimas, vitaminas ( B1, B2, C, B6, niacinamida e colina), minerais (sódio, enxofre, potássio, fósforo, cloreto, magnésio, cobre e zinco), ácido salicílico, creatinina, triglicerídeos, lactato e muitos aminoácidos (lisina, histidina, arginina, ácido aspártico, treonina, serina, ácido glutâmico, prolina, glicina, alanina, valina, metionina, isoleucina, leucina, tirosina, fenilalanina), dentre outras substâncias.

Ou seja, só por essa quantidade de aminoácidos, vitaminas e minerais dá pra perceber que ela serve, e muito, para os cabelos, né?

A babosa ajuda o cabelo de diversas formas, mas a sua ação mais forte é a hidratante. Ela consegue penetrar nos fios e “restituir” a umidade perdida, hidratando de forma mais profunda.

Vi alguns estudos que sustentam que os polissacarídeos da babosa contém hidrogênio e ormus concentrados que aumentam a hidratação das células epiteliais (o cabelo, assim como a pele e as unhas, é formado também por células epiteliais) e podem auxiliar no estímulo da produção de colágeno, o que, em tese, ajudaria a manter a umidade no interior dos fios e reparar o cabelo de dentro para fora.

Sobre os benefícios da babosa, vou responder algumas das perguntas que foram feitas, tá?

1. A babosa fortalece o cabelo?

A gente já sabe que o que mais ajuda a fortalecer os fios são as proteínas, incluindo os aminoácidos, e a polpa da babosa tem 19 aminoácidos essenciais, então ela pode ajudar sim, mas não vai, sozinha, fazer milagre.

2. Babosa é bom para queda e quebra de cabelo

Quebra e queda são coisas bem diferentes e possuem muitas causas, então não dá pra generalizar e dizer que vai ajudar porque tudo depende das causas, né?

babosa no cabelo juro valendo

No caso da queda, acho altamente improvável. Já na quebra, a depender da causa, ela pode ajudar graças a presença de aminoácidos que são super importantes para os fios. Então, se os fios estiverem quebrando por excesso de química, porque estão muito fracos, ela ajuda, mas não é o tipo de coisa que eu indicaria, por exemplo, para cabelos com corte químico ou muito elásticos, sabe?

Acho sua ação (reconstrutora), nesse sentido, bem leve.

3. Babosa faz o cabelo crescer

Como já falei por aqui, nada que a gente use no comprimento vai ajudar no crescimento dos fios. Cabelo cresce de dentro pra fora e ponto final. Mas, se ele está fraco, quebrando e, por isso, você não está vendo o crescimento (expliquei nesse post), ela pode ajudar a fortalecer os fios, mas suavemente, e, com isso, ajudar indiretamente no “crescimento”.

4. Babosa alisa o cabelo?

Já me perguntaram isso várias vezes e já vi receitas milagrosas com babosa circulando na internet, e a resposta é não. Não existe na babosa nenhuma substância que tenha o poder de alterar a estrutura dos fios e alisar o cabelo.. O que acontece é que ela vai hidratar, vai ajudar a repor vitaminas, minerais e aminoácidos, ou seja, vai “alimentar” bem os fios, e um dos resultados disso é um cabelo mais alinhado. Mas, alinhado não é liso, né?

Como usar babosa no cabelo?

A babosa pode ser usada de várias formas: pura, misturada com máscara, com mel e por aí vai. Vou deixar aqui as duas formas que mais uso babosa no cabelo, tá?

A ressalva aqui é que ao manusear a babosa é bom usar uma luva e uma blusa ou toalha velha, porque ela mancha. Ou seja, todo cuidado é pouco!

babosa no cabelo

Hidratação com Babosa

Pra hidratação com babosa você vai precisar de uma folha de babosa, um pouco de máscara capilar (qualquer uma, e a quantidade depende do tamanho e volume do cabelo, uma colher, uma faca e uma cumbuca.

A medida que uso pra fazer a hidratação é de 2 colheres de polpa de babosa e uma de máscara, mas isso, como disse acima, varia.

Primeiro você vai cortar a folha da babosa na vertical e, com a ajuda de uma colher, remover a polpa, colocando direto na cumbuca. Essa polpa é mais durinha, e eu bato no liquidificador misturando com um pouco de água, mas já vi quem machuque com o garfo mesmo, só que nunca tentei.

Coloque essa mistura na cumbuca, misture com a máscara de sua preferência e aplique nos fios úmidos (lavados apenas com shampoo), espalhando bem e deixando agir por 30 minutos. Eu coloco aquelas toucas pra potencializar o efeito, mas é opcional.

Depois dos 30 minutos, enxague os fios, use um condicionador, enxague de novo e pronto. Os fios ficam muito macios, suaves ao toque, brilhosos e alinhados. No caso de cabelos cacheados, a hidratação de babosa ajuda a definir os cachos e dar uma leve redução no volume.

A indicação de uso é uma vez por mês, e claro que a gente pode potencializar com Queratina e Bepantol, por exemplo.

Babosa direto no cabelo

Além da aplicação com a máscara pode-se usar a babosa direto no cabelo, mas não é meu uso preferido.

Pra isso basta fazer aquele procedimento de remover a polpa da babosa e bater no liquidificador com água. Em seguida, com os fios úmidos e limpos (lavados só com shampoo), aplique essa polpa nos fios e deixe agir por 30 minutos usando uma touca, preferencialmente.

Após o tempo de pausa você pode fazer a coisa de 3 formas:

1. Enxágua os fios, aplica um condicionador, enxágua novamente e finaliza como de costume.

2. Sem enxaguar os fios, aplique uma máscara, deixe agir por mais 5 minutos, enxague e finalize como de costume.

3. Enxágue os fios, aplique uma máscara, deixa agir o tempo recomendado e enxágua novamente.

Em todos os casos é preciso enxaguar bastante a babosa, tá? E não, gente, a babosa não afina o cabelo, ao contrário, pode ajudar a encorpar graças a presença dos aminoácidos. Também não deixa o cabelo oleoso, tudo vai depender, claro, da forma e quantidade de uso.

Babosa mancha o cabelo loiro?

Quem já usou babosa sabe que ela mancha tudo, até por isso recomendei usar uma luva e uma roupa mais velha, mas e no cabelo loiro, como fica?

Olha, já vi gente que ficou com o cabelo verde, azul e até rosa (juro!rs) usando babosa no cabelo loiro, e isso pode acontecer sim, sobretudo se o loiro for muito claro e/ou o cabelo estiver muito poroso.

Todas as vezes que usei, durante a aplicação meu cabelo ficou verde, mas após o enxágue a cor ficou normal, mais iluminada até, só que nunca usei com ele super claro ou muito poroso, já que no cabelo poroso a coisa pigmenta bem mais fácil.

Então, todo cuidado é pouco! Testem em uma mecha da parte de baixo do cabelo, deixe agir mais tempo e usem misturado com máscara, acho bem mais seguro!

Vixe, já falei um monte! rs Mas se vocês tiverem mais alguma dúvida deixem aqui nos comentários que respondo, tá? E se você usa babosa no cabelo de alguma outra forma, compartilha com a gente!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
18 comentários
  1. Jeniffer Nassif  16/03/2017 - 13h08

    Ju, babosa pode passar no rosto ou pode manchar? rsrsrs

    • Ju  17/03/2017 - 09h47

      Jen, eu não passaria não!

  2. JOYCE P. G  16/03/2017 - 13h40

    Amei o post! Morria de medo de passar isso no cabelo, mas acho que vale a pena tentar! Fiz retoque da raiz recentemente e o cabelo ainda ta judiadinho…
    Só fiquei confusa numa parte: “mais iluminada até (verde + amarelo é azul”. -Miga sua louca, até onde eu sei, amarelo + azul da verde… ou me ensinaram errado? kkkkkkkkkkkkkkkk
    Brincadeiras à parte, Amo sua forma de escrever!!
    Beijos*

    • Ju  16/03/2017 - 14h22

      Joyce, tu tá cestíssima! hahahaha

  3. Carla  16/03/2017 - 14h54

    Jú, o óleo de babosa tem as mesmas propriedades? E pode usá-lo como umectação?

    • Ju  17/03/2017 - 09h47

      Carlinha, vou me informar!

  4. Isabela  16/03/2017 - 15h14

    Olá, já usei a babosa qnd eu era menor e na época lembro bem que ressecou meu cabelo. Maaas eu não desisti não, hj tenho uns pézinhos em ksa só esperando crescer para usa-los. Adorei a matéria! Bjs sua linda

  5. Luciana  17/03/2017 - 07h57

    Ju, já tentei usar duas vezes, mas a bichinha tem um cheirinho desafiador kkk! Mas tô criando coragem pra tentar mais uma vez! Acho q vale a pena! Beijos e estou sempre por aqui!

    • Ju  17/03/2017 - 09h46

      Lu, desafiador é bondade sua, o trem é ruim mesmo! hahaha
      Obrigada por estar sempre aqui, minha linda! <3
      Beijos

  6. Ana Sales  17/03/2017 - 08h23

    Bom dia flor do dia!!!
    preciso de sua ajuda. Me diz uma coisa, eu posso usar a vitamina A+D para fazer a famosa mascara da Gloria Maria? é que não achei a vitamina A e nem a E, só achei a AD Vitam( solução oral em gotas) da Natulab. Serve Ju?
    No aguardo e ansiosa…
    Bjs.

    • Ju  17/03/2017 - 09h46

      Ana, eu nunca tentei não… Vou me informar e te falo!
      Beijos

  7. Milena  17/03/2017 - 09h48

    Adore!

  8. Ana Sales  17/03/2017 - 10h45

    Ok, filha.
    No aguardo.
    Bjs

  9. Luciana  17/03/2017 - 15h37

    Quero responder ao comentário da Ana Sales sobre a máscara da Glória Maria, mas parece que não estou conseguindo escrever como resposta, então vai como nova mensagem: Ana, vc não conseguiu achar o Adefort? No post da Ju ela fala do Adefort pra substituir o Arovit.
    Ju, vc ainda usa a máscara? Sabe que uma vez fui na farmácia comprar os produtos pra fazer, mas fiquei cismada com a composição do Hipoglos e desisti.

  10. Lillian  17/03/2017 - 18h20

    A forma que dá mais certo comigo é retirar o gel, amassar a poupa com um garfo e com um amassador de alho, coar e aplicar pura no cabelo lavado só com shampoo, deixar por 10 minutos. É muito potente e não deixa resíduos como quanto bate no liquidificador. É a minha hidratação preferida da vida!
    A babosa é indicada para a queda e fortalecimento sim, pois é um coquetel natural de vitaminas e pode ser passada direto no couro cabeludo desde que a parte verde seja completamente retirada, pois ela dá coceira. Espero ter acrescentado. Bjos

  11. Fernanda  19/03/2017 - 13h57

    Ju, mais uma dica de uso da Babosa: passar o gel da babosa puro no cabelo sujo e em seguida passar algum óleo por cima (faço com o de coco), deixando agir no mínimo 2hs. Fica maravilhoso, super macio e hidratado.

  12. Bruna Pontes  20/03/2017 - 18h44

    Ju eu bato no liquidificador com uma colher de óleo de coco… Adoro!

  13. Ana Sales  20/03/2017 - 19h53

    Oi Lu, já procurei o Adefort e o Arovit minha amada, mas não achei, pelo menos esta semana, que queria muito fazer. So tem capilar. Realmente só consegui está vitamina AD soluçao oral em gotas dá Natulab.
    Bjs

O que você acha do JV?
Amo o JV, depois que comecei a acessar, meu cabelo melhorou muuuito, e tudo isso baratex, com as dicas que pego aqui! Sem falar que…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Vamos brindar? Vamosssss, que a vida é feita pra isso, pra celebrar! 🍸✨ Estamos aqui comemorando os 4 anos do blog, e eu só tenho que agradecer! 🙏🏻🙌🏻 Meu pisciano com ascendente em Gêmeos é lindo e tem as leitoras mais incríveis da vida! ❤️
Pense num menino de sorte? É ele! ☺️💫🎉 #JuroValendo #Jujuland
  • #hair #blondhair #blondhairdontcare #loiro
#jurovalendo seco ao natural! Aquele cabelo que você respeita! 💇👱
@jurovalendo valeu Ju!
  • Eles chegarammm 😍😍😍
Os melhores amigos dos meus quase 36 anos 😂
Obrigada @artvitta 
Obrigada Dra. Luciana 😍❤🌹
Obrigada Juguru @jurovalendo 😍❤😂 Vitamina C 20% + Oligo ha 0,3%
Dexapantenol Turbinado complexo de Aminoácidos - Salva Fios ❤❤❤ #artvitta #vitaminac #acidohialuronico #oligoha #dexapantenol #dexapantenolturbinado #salvafios 
#pele #peleoleosa #estetica #dermatologia #cosmetica #cosmetologia #mulherde30 #mulheresde30 #jurovalendo #beleza
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo