05.07.2017

Como Escurecer Cabelo Loiro: Top 5 Dicas!

Uma das perguntas que vocês mais fizeram desde que fui do loiro para o castanho foi sobre escurecer cabelo loiro sem que fique manchado, sem que desbote rápido e coisas do tipo, então resolvi fazer um post explicando tudinho.

A gente acha que escurecer é fácil e que a coisa bem mais simples que clarear, mas não é desse jeito que a banda toca. Além de analisar o estado do cabelo e fazer um teste de mecha pra ver se ele aguenta o processo, é essencial que a aplicação seja feita da forma correta.

Vou explicar isso de forma detalhada nos pontos seguintes, tá?

1. O Antes: Diagnóstico do Cabelo

Analisar o estado do cabelo quanto a resistência, pra evitar danos maiores, é o primeiro passo. Isso a gente faz até “no olho”, gente. Cabelo quebradiço, elástico e frágil não deve passar por nenhum procedimento químico porque ele vai estragar ainda mais e pode não aguentar.

como escurecer cabelo loiro

Mas, o teste da mecha tem que ser feito sempre, porque seu cabelo pode até estar forte, mas quem garante que aquela coloração/tonalizante não tem alguma substância que não funcione no seu cabelo ou que seja incompatível?

Eu só vou na certeza e prefiro testar antes, e essa é minha primeira recomendação.

Outra coisa muito importante é ver o nível de porosidade dos fios, porque quanto mais poroso mais difícil é a fixação dos pigmentos. Isso significa que a cor não vai “pegar” direito, ou vai “pegar” de forma irregular, deixando o cabelo com partes manchadas.

Além disso, o desbotamento será muito mais rápido.

Então, se o seu cabelo está frágil, reconstrua bastante antes. E se está poroso, trate essa porosidade!

Máscaras a base de ceramidas são excelentes para cabelos porosos, e essa receita caseira para cabelos porosos também funciona super bem.

Se quiser sugestões de reconstrução, aqui no blog tem dezenas de posts com dicas e produtos, de todos os preços, pra reconstruir os cabelos. Recomendo a leitura!

2. Tintura ou Tonalizante: Qual Escolher?

O tonalizante pode ser uma opção viável em alguns casos, porque sai mais rápido, é fácil de corrigir caso o tom não seja o desejado e, em regra, é mais compatível com outras químicas.

Mas, pra mudar e manter a cor do cabelo, o ideal é usar uma tintura permanente, já que ela penetra na fibra capilar, ao contrário do tonalizante, que forma uma película superficial nos fios.

como escurecer cabelo loiro

E quanto mais claro estiver o cabelo, mais indicada é a coloração ao invés do tonalizante, porque a fixação será maior, o que reduz o risco de manchas.

Uma recomendação muito frequente é escurecer aos poucos, porque aí o processo fica mais simples, mas, sinceramente, não tenho paciência. Se quero escurecer, quero de vez rs.

Até porque, se com tinta o desbotamento já é comum, imagina com tonalizante?

3. Pré-Pigmentação: a Chave Para Escurecer Cabelo Loiro!

Ao descolorir os fios a gente remove, além de vários constituintes naturais dos fios, o pigmento, a cor, certo? Quando, depois disso, decidimos escurecer os fios, é altamente indicado fazer uma pré-pigmentação.

A pré-pigmentação vai devolver pigmento aos fios antes da coloração para ajudar a segurar os pigmentos que serão depositados com a coloração, além de evitar tons indesejados e desbotamento rápido.

Ou seja, a pré-pigmentação é uma preparação para que o cabelo, ao receber a coloração, fique com a cor desejada.

Existem várias técnicas de pré-pigmentação e, em regra, ela é feita com o mesmo pigmento que a gente quer para a cor final. Mas, a depender da cor do cabelo e do tom que se quer alcançar, o pigmento pode ser mais claro ou mais escuro.

A técnica mais simples e básica, que funciona para a maioria dos casos, é misturar a tinta que você quer usar  com água, na proporção de 1 para 1 (50g de tinta para 50 ml de água), aplicar essa mistura em todo o cabelo (limpo e seco), deixar agir por 20 minutos e remover o excesso com um pente.

Em seguida, aplica-se a coloração desejada na forma recomendada no rótulo, deixando agir pelo tempo indicado.

O método profissional é diferente e geralmente envolve a aplicação de pigmento vermelho para cabelos que serão coloridos com tons castanhos e pigmentos amarelos para cabelos que serão coloridos com tons loiros mais escuros.

como escurecer cabelo loiro

Não fiz pré-pigmentação dessa vez porque queria ver quanto tempo a tinta iria aguentar antes de desbotar e o que fazer pra, desbotando, voltar a cor desejada. Porque? Ora, porque muita gente faz isso, sobretudo quem escurece em casa, e preciso dar dicas pra essa galera, né?

4. Aplicação correta da tintura

Não vejo problema, a princípio, em escurecer o cabelo em casa, sobretudo quando a pessoa tem alguma noção de cuidados com os fios, de compatibilidade entre químicas e coisas do tipo.

Só que antes de começar, leia o folheto informativo que vem no produto e e siga o passo a passo. Use a quantidade adequada de coloração e oxidante para cobrir todo o cabelo e respeite o tempo de pausa, o que é uma garantia básica de que o resultado será o mais próximo possível do desejado.

Falo isso porque tem gente que tem o cabelo maior ou mais cheio, quer colorir usando um tubinho de tinta pra não gastar muito e aí finge que acredita que deu pro cabelo todo e ainda fica retada quando o cabelo fica manchado. Não dá, né, gente?

Outra coisa que vale lembrar é que na imensa maioria das vezes o tom do seu cabelo não vai ficar igual ao tom da caixinha, porque isso envolve muitos fatores, como a cor natural do seu cabelo, seu “fundo de coloração”, o tom que você está usando e por aí vai.

É por isso que, para a primeira aplicação, acho melhor (e mais seguro!) procurar um bom profissional para escurecer cabelo loiro, sabe? Depois é só seguir o que ele fez e manter a cor.

5. Como escurecer cabelo loiro e manter a cor

Ah, sim, manter a cor é, na maioria dos casos, mais trabalhoso que escurecer cabelo loiro, principalmente no início, quando a cor tende a desbotar com mais intensidade.

Eu sou a favor de fazer banhos de brilho ou usar tonalizantes a cada 15 ou 30 dias, evitar o uso de produtos muito agressivos e apostar em máscaras e finalizadores que protegem a cor.

Mas, ao invés de falar “por cima”, prefiro ir testando ao longo das próximas semanas e dividir aos poucos aqui com vocês, tá?

Se tiverem mais alguma dúvida é só deixar nos comentários! E quem tiver dicas para cabelos castanhos divide aí comigo, preciso da ajuda de vocês!

Beijos, Ju ♥

Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
7 comentários
  1. Suellen cristina  05/07/2017 - 14h36

    Que super post…vai ajudar muitas meninas a fazerem do jeito certo.no meu caso fiz tudo errado ,era loira e cansei fui ficar morena e passei tintas escuras demais ,agora quero volta para o loiro e no teste de mechas a cor não abre …se tivesse feito certo ,não daria tanto trabalho.parabéns pelo post ❤

  2. ZILANDRA BATISTA RODRIGUES  05/07/2017 - 15h43

    vc arrasa em suas dicas
    beijos

  3. Jessica  05/07/2017 - 18h27

    Oi Ju, faz posts de como manter essa cor, pfv
    Vou escurecer o meu tbm, mas não quero que fique desbotado
    Minha cabeleireira disse que vai ficar feio se eu não cuidar.
    Obrigada

  4. Veridiane  05/07/2017 - 20h28

    Ju minha linda vou escurecer o meu sábado agora, posso fazer uma reconstrução na sexta feira ?
    Bjs linda e obrigada pelo carinho

    • Ju  06/07/2017 - 10h57

      Pode sim, minha linda! <3

  5. Erlaine Alves Vilela  06/07/2017 - 08h02

    Ju, quero saber da eficácia dessas máscaras matizadoras para cabelo castanho…faz resenha por favor
    Amei a cor do cabelo, ficou ainda mais linda…bjs

  6. Cey  10/07/2017 - 16h27

    Ju, sei que tu é loura de alma molier, mas ficaste mto linda morena, deu um contraste e a cor quente acendeu vc!

O que você acha do JV?
Amo JV !!! Minha bíblia capilar. Tá com dúvida, vai lá que você acha a resposta! E se não achar, a Ju providencia! Amo, Amo,…
As leitoras mais incríveis da vida
  • A cara é de ressaca 🍷, mas Juro Valendo que foi só frio e sono mesmo!😂 Ó, tu já passou no blog hoje? Pois trata de passar que tem resenha de um produtinho poder, juro pelo glitter ungido de Santa Cher! ✨💃 #JuroValendo
  • Já conhece o CC cream 12 em 1 da Siàge? O novo queridinho de quem gosta de cabelo divo. 
1. Brilho espelhado imediato
2. Até 24 hrs sem frizz
3. Força e proteção contra quebra
4. Hidratação sem pesar os fios
5. Antiumidade
6. Proteção UV
7. Antioxidante
8. Reduz porosidade dos fios
9. Sela pontas duplas
10. Facilita a escovação
11. Toque macio e aveludado
12. Acabamento impecável

Apenas R$ 25,00

Confere a resenha da #JuroValendo e olha tudo que esse produto faz, inacreditável !!! http://jurovalendo.com.br/2016/09/22/siage-reconstroi-os-fios-o-cc-cream-12-em-1/

#Eudora #Siage #reconstruçao #cabelosdanificados #oleodeargan #queratina
  • Curto as dicas de #jurovalendo são ótimas.
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo