15.05.2017

Foliculite no Couro Cabeludo: Como Tratar?

Tempos atrás fiz um post aqui sobre foliculite, e recentemente uma leitora comentou que tem foliculite no couro cabeludo e queria dicas de cuidados e tratamentos.

Expliquei que o correto é procurar um dermatologista para analisar o problema, porque todo tratamento precisa ser individualizado, mas prometi que faria um post sobre o assunto.

Mas o que é foliculite, afinal? É a inflamação, aguda ou crônica dos folículos pilosos, que estão espalhados por todo o corpo, exceto na palma das mãos, da “planta” dos pés e nos chamados locais de transição entre a pele e as mucosas. Ou seja, a foliculite pode surgir em qualquer lugar do nosso corpo onde existam pelos.

Mas, o mais comum é que ela apareça no rosto, nas axilas, no bumbum, nas costas, nos braços, na virilha e no couro cabeludo, que tende a melhorar com cuidados básicos de higiene, mas pode, em alguns casos, levar à perda definitiva dos pelos, além de cicatrizes que ficam pra sempre.

foliculite no couro cabeludo

É importante ressaltar que o problema pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, mas que é mais comum quando a nossa imunidade está baixa, quando estamos acima do peso e em negros e asiáticos.

Causas e fatores de risco

São muitas as causas da foliculite, e a principal delas é a infecção pelo Staphilococcus aureus (estafilococos), mas muitas outras bactérias, vírus e fungos podem ocasionar o problema.

Os folículos do couro cabeludo são mais densos, e quanto mais eles forem danificados, mais sujeitos a foliculite eles ficam. A transpiração excessiva no couro cabeludo (eu passo por isso!), as dermatites e outras condições inflamatórias no local, bem como feridas e uso contínuo de antibióticos podem afetar os folículos e, consequentemente, ocasionar a foliculite no couro cabeludo.

No caso da foliculite superficial, as causas estão relacionadas a falta de higiene, ao atrito causado pelo uso de chapéus e bonés, bem como o uso de algum produto, geralmente pomadas e cremes para tratar outros problemas no local. A foliculite profunda, por outro lado, é causada por uma infecção intensa nos folículos pilosos.

Como tratar foliculite no couro cabeludo

O tratamento da foliculite no couro cabeludo passa por cuidados básicos de higiene e uso de antibióticos tópicos ou orais, a depender da gravidade do quadro.

Na foliculite superficial, quando a infecção está localizada na região de saída do pelo e os sintomas são pequenos pontos de pus com vermelhidão ao redor e bastante coceira, o mais comum é tratar com uma limpeza no couro cabeludo e aplicação de pomada antibiótica. Em alguns casos é indicado o uso de antibiótico de uso oral, mas essa é uma avaliação que somente um dermatologista pode fazer.

São recomendados os cuidados de higiene, como lavar os fios com regularidade e evitar o uso de bonés e chapéus, sobretudo quando há muita transpiração no local. É que esse ambiente quente, úmido e abafado é o palco perfeito para a proliferação de fungos.

foliculite no couro cabeludo

Imagens: Reprodução

O uso de compressas de água morna no local, usada várias vezes ao dia, ajuda na drenagem da pústula e acelera a recuperação. A higiene local geralmente é feita com água morna e sabonete antisséptica, e a região deve ser enxuta com uma toalha descartável.

No caso das foliculites profundas, como as decalvantes, onde é comum a presença de crostas, bolhas de pus, vermelhidão, edemas, dor, queloides e alopécia (o cabelo cai no local), o tratamento envolve, geralmente, a limpeza local e o uso de antibióticos, que vai variar a depender da bactéria que causou a infecção.

Esse tipo de foliculite pode destruir o folículo piloso, por isso a alopécia, e deixar cicatrizes. Existem casos, quando os nódulos são maiores, de drenagem aspirativa da secreção e intervenção cirúrgica.

Foliculite Dissecante

Esse é um tipo mais raro de foliculite, é crônico e apresenta um processo inflamatório intenso. É comum aparecerem nódulos, abscessos e fístulas que ocasionam a queda dos fios e o surgimento de cicatrizes hipertróficas, o famoso queloide.

O tratamento é feito com antibióticos, que serão determinados pelo antibiograma, e em alguns casos a associação com a isotretinoína apresenta bons resultados. Em alguns casos, os mais graves, há a indicação de excisão cirúrgica, drenagem e radioterapia. Aqui, a cicatrização com alopecia definitiva é, infelizmente, a regra.

O importante, em qualquer dos casos de foliculite no couro cabeludo,  é procurar ajuda médica assim que os sintomas surgirem  para evitar problemas maiores.

Alguém já passou por isso? Divide aí com a gente!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

12.05.2017

Novex Plástica Reconstrutora Anti-Age

Dia desses a Mirna, uma leitora linda, comentou lá no Instagram que sentia falta de produtos para cabelos envelhecidos, porque sim, o cabelo também envelhece, e fui logo testar o Novex Plástica Reconstrutora Anti-Age, da Embelleze, que é um tratamento rejuvenescedor para os fios.

Cabelo envelhece mesmo?

Pra quem acha que essa história de que cabelo envelhece é balela, já aviso que não é! A “juventude capilar” é dos 18 aos 30 anos”, fase em que os fios tendem a ter um diâmetro maior, a serem  mais grossos, volumosos e bonitos. A partir dos 30 anos os fios começam a enfraquecer gradativamente, e no início da menopausa eles têm uma perda grande de qualidade e quantidade.

Novex Plástica Reconstrutora Anti-Age

Isso, em grande parte, está relacionado com os nossos hormônios, vez que a medida que a nossa produção hormonal começa a declinar, os folículos vão produzindo fios mais finos, e eles tendem a ser mais ressecados e sem brilho.

Além disso, com o passar dos anos nosso metabolismo desacelera, a microcirculação local é reduzida e as trocas celulares que ocorrem entre o couro cabeludo e o fio do cabelo também decaem, e aí a raiz não consegue mais trabalhar na mesma intensidade, o que prejudica o crescimento e a composição do fio.

Associado a isso, tem a queda da produção de sebo, o que deixa o cabelo mais ressecado, opaco e quebradiço, coisa que piora ano após ano, já que a oleosidade natural é essencial para a vitalidade do cabelo. Quando ela começa a ficar deficiente, a raiz passa a produzir um fio de cabelo mais fino e frágil,  e esse é um dos motivos pelos quais a quantidade de cabelos vai reduzindo ano após ano.

Novex Plástica Reconstrutora Anti-Age

Mas, o envelhecimento capilar pode não ter a ver com a idade em alguns casos, e uma menina de 18 anos pode ter o cabelo velho, sabia? Para entender isso melhor, sugiro ler esse post aqui.

Cremes podem ajudar?

Ou seja, tem que cuidar sim, gente! A parte hormonal e de metabolismo não dá pra tratar com produtos capilares, óbvio, mas a reposição de óleos, de proteínas, aminoácidos, vitaminas e antioxidantes dá sim! E a proposta da Novex Plástica Reconstrutora Anti-Age é justamente essa,  tratar essa parte para evitar o ressecamento, a falta de brilho e a quebra.

A fórmula, que é enriquecida com ativos nutritivos e reconstrutores, conta com óleo de camélia dourada, aquele que as japonesas usam há seculos para cuidar dos fios. Esse óleo é rico em ômega 3 e vitamina E, tendo uma ótima ação antioxidante, reparadora, protetora, rejuvenescedora e nutritiva.

Novex Plástica Reconstrutora Anti-Age

Resenha e Como Usar

A embalagem é plástica, tem tampa de rosquear e vem com 1 kg de produto. Ele é branco, então não interfere na pigmentação dos fios, e o cheiro é suave. O pH é de 3,4, o que indica uma ótima ação seladora.

Ele pode ser usado como máscara de ação rápida, e aí é só aplicar nos fios levemente enxutos, deixando agir por 3 minutos e enxaguando em seguida, e pode deixar agir mais tempo, 10 minutos, para um efeito mais profundo.

Mas, mais legal ainda é seguir o ritual de tratamento rejuvenescedor que vem indicado na embalagem, lavando os fios com o shampoo de sua preferência e enxaguando abundantemente em seguida. Depois a gente remove o excesso de umidade, aplica a Plástica Reconstrutora Anti-Age em todo o cabelo, preservando a raiz, e deixa agir por 10 minutos.

Novex Plástica Reconstrutora Anti-Age

Nesse passo eu gosto de dar uma secada nos fios, com secador mesmo, e colocar uma touca pra abafar o produto, mas cada um faz como gostar mais.

Depois é só enxaguar e aplicar aquele leave-in Blindagem Novex que falei aqui ano passado, lembram? Ele é um achado e deixa o resultado ainda melhor!

Novex Plástica Reconstrutora Anti-Age: Resultados

Usando rapidinho, por 3 minutos, o resultado é de nutrição reparadora mais leve. É ótimo, inclusive, pra selar os fios, porque deixa o cabelo bem alinhado. Quando a gente deixa agir mais tempo o efeito é melhor, sinto os fios ainda mais alinhados, só que mais soltinhos, macios e sedosos ao toque.

Novex Plástica Reconstrutora Anti-Age

Já o tratamento rejuvenescedor é meu preferido, e o ideal, pra quem vai usar com o intuito de ajudar a prevenir o envelhecimento dos fios, como no meu caso,  é fazê-lo 1 vez a cada 15 dias, mais ou menos. Meu cabelo ganha mais brilho, as pontas ficam mais comportadas, o frizz diminui e ele fica bastante sedoso.

Pra quem quiser usar com o intuito de rejuvenescer os fios, combatendo o ressecamento, a opacidade e a quebra, o uso semanal é mais indicado. Se a intenção for usar para selar os fios ou como tratamento rápido, dá pra usar de 2 a 3 vezes na semana, dependendo do estado do cabelo.

Tenho gostado bastante nesses dois meses de uso e é uma ótima opção para quem quer uma ação mais seladora e pra quem já começou a ver os sinais do envelhecimento dos fios.

Preço e onde comprar

A Novex Plástica Reconstrutora é vendida em farmácias, mercados e lojas de produtos capilares, custa R$21,00, rende bastante e tem um excelente custo-benefício. Quem já testou? Conta aí o que achou!

E na próxima semana vou mostrar todos os produtos que tenho usado no cabelo, tá? Eita menino que cresce!

Beijos, Ju ♥

Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

10.05.2017

Ombré Hair: Os Mais Lindos e Pinados do Pinterest!

O Pinterest fez um levantamento pra nós das fotos de ombré hair mais pinadas aqui no Brasil, e a coisa veio na melhor hora, porque ando pensando em fazer umas mudanças nesse cabelo… rsrs O mais legal é que tem ombré de vários tons diferentes: platinado, perolado, caramelo, para morenas, em cabelo preto, em cabelo curto e por aí vai.

Ou seja, é uma técnica muito versátil, que mostra que o loiro é sim para todas, independente da cor, da textura e até do tamanho do cabelo.

Mas, o que é exatamente o ombré hair? O ombré é, basicamente, o “sombreado”, quando o cabelo mantém a raiz escura, na cor original, e os fios vão sendo clareados gradativamente a partir da orelha, em um degradê suave até chegar nas pontas, que ficam bem mais claras.

A grande diferença entre o ombré e as californianas, que também tem como característica as pontas claras e fez sucesso por aqui, é o efeito degradê. Nesse sentido, gosto mais ainda do Sombré Hair, que faz uma transição de cores ainda mais suave, com mechas que começam bem perto da raiz.

O mais legal dessas técnicas, além do efeito mais natural e bonito, é que tendem a ser menos agressivas (em alguns casos nem é necessário descolorir os fios), então não estragam tanto o cabelo,  e não precisam de uma manutenção tão constante quanto as luzes.

ombre hair

Pode em cabelo preto? E para Morenas?

Pode sim! O ombré é muito democrático e fica lindo não só em quem tem fios mais claros, mas também nas meninas de cabelo preto e castanho, bem como nas morenas e negras.

O legal aqui é observar não só a cor do cabelo, mas o tom da pele. Para peles mais escuras os tons amadeirados, caramelo, mel, amêndoa, cobre e dourado funcionam muito bem, já que deixam o cabelo iluminado com naturalidade.

Pode usar tons de loiros mais claros? Pode tudo, desde que você queira, mas sugiro mesclar mais cores para evitar que o contraste seja muito forte, já que a ideia é “sombrear”, é fazer um degradê de cores.

Ouvir a opinião de um visagista também é uma boa ideia, porque ele vai analisar também a “temperatura” da sua pele. Se ela for mais quente, os loiros mais quentes funcionam melhor. Já quem tem o tom de pele mais frio precisa de cuidado redobrado, sob o risco de ficar com a expressão “apagada”.

As meninas de fios pretos e castanhos escuros podem começar o sombreamento com cores que estejam dois tons acima do tom da sua raiz e, a partir daí, clarear gradativamente pra alcançar a cor desejada.

Ombré hair platinado e perolado

Acho o ombré platinado lindo, e uma opção muito mais natural e prática que a versão total platinada, sabe? Já deixei os fios completamente platinados umas 2 ou 3 vezes e a manutenção sempre me fez desistir, porque a raiz cresce muito rápido e o contraste fica gritante (meu cabelo é castanho escuro), o que me incomoda.

Pra fazer o ombré platinado é preciso, na imensa maioria dos casos, descolorir os fios, o que danifica bastante, então os cuidados são redobrados. E pra manter esse platinado os matizadores ajudam muito, e ainda tem a vantagem de não precisar ficar retocando a raiz com tanta frequência, né?

Já o ombré perolado geralmente precisa de descoloração ou, se o cabelo não tiver coloração, tintura super clareadora. Já vi ser feito de várias formas, mas na maioria o cabelo ou é matizado com um tom perolado ou recebe um banho de brilho perolado. Quando usei esse tom, que amo, partia para as variações de tinta  com final 89 (8.89/9.89/10.89/11.89 e por aí vai), mas acredito que existam outras.

ombre hair

Em cabelo curto e cacheado pode?

Já me questionaram muito por aqui sobre o ombré em cabelo curto, e não só dá pra fazer como fica incrível!  O degradê começa a dois ou três dedos da raiz, e tanto os pontos de luz ao redor do rosto como as pontas mais claras deixam o semblante mais “iluminado”, sabe? Amo! Meu ombré preferido, aliás, é o da foto 9 da seleção do Pinterest, acho incrível!

E quem tem cabelo cacheado, ondulado ou crespo também pode fazer o ombré. A dica aqui é fazer um degradê ainda mais suave, com mechas bem esfumadas pra evitar um efeito muito “marcado”.

Como fazer ombré hair em casa?

Existem kits, desses que vendem até em mercado, com tons diferentes, como o Kit Ombré Hair L´Oréal, mas tenho lá meus receios, viu? É preciso saber se o cabelo está em condições de “aguentar” o processo, e qualquer erro pode resultar em fios manchados, e aí é mais gasto, porque tem que correr pro salão pra ajeitar, né?

Mas, já vi na internet várias meninas que fizeram e a coisa deu certo. Que bom!

Uma coisa que já notei em relação ao ombré é que o efeito fica mais bonito quando o corte é em camadas ou levemente repicado. A coisa fica ainda mais natural, as cores não ficam marcadas e a transição parece ainda mais natural, sem que a gente consiga identificar onde começa um tom e termina o outro. Aliás, corte em camadas é vida! rs

E vocês, gostam do ombré? Aproveita e me conta qual das fotos mais pinadas lá no Pinterest é a sua preferida!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

09.05.2017

#Pechincha: Top 5 Defrizante Bom e Barato

Hoje é dia de #Pechincha, e com uma coisa que a gente adora: defrizante bom e barato! Pra quem faz escova, pra quem tem o cabelo mais “rebelde” ou pra quem quer deixar os fios mais lisos ele é uma aposta certeira!

Mas, vamos fazer um resuminho das coisas porque muita gente confunde defrizante com protetor térmico e produto termoativado, que são coisas diferentes, como expliquei no post sobre defrizantes.

O que é defrizante e para que serve?

O defrizante é um produto que relaxa temporariamente os fios, facilitando a escovação, deixando o cabelo mais liso e com menos frizz. Pensando, inicialmente, para cabelos grossos, volumosos e cacheados, hoje já encontramos diversos defrizantes para cabelos de todos os tipos.

O protetor térmico, por outro lado, é o produto que protege os fios do calor gerado pelo secador, chapinha e babyliss, enquanto que o produto termoativado é aquele que é ativado pelo calor, ou seja, ele precisa da ação do calor térmico para agir nos fios.

O defrizante pode oferecer proteção térmica, que é o ideal, e/ou ser termoativado, mas isso varia de produto para produto e é preciso ficar de olho no rótulo pra saber. Indico sempre  defrizante com protetor térmico, pois esse último é essencial para proteger os fios.

Defrizante bom e barato: os melhores!

defrizante bom e barato

1. Defrizante Tutano com Queratina Soft Hair: Sou muito apaixonada por esse produto, que é um exemplo de defrizante térmico com protetor solar, que “alisa” bem e protege ao mesmo tempo, além de deixar os fios muito macios, com movimento e sedosos.

Existem outros defrizantes dessa marca, mas só indico esse porque foi o que testei (e amei!). É vendido em farmácias, o pote é enorme, rende horrores e custa R$15,00. Pode amar com gosto! hahaha

2. Defrizante Pós Progressiva Vizcaya: dos bons e baratos, é um dos melhores defrizantes de efeito liso, sobretudo para quem tem o cabelo mais fino ou faz progressiva, porque é leve e não deixa os fios pesados. Não indico pra usar como creme de pentear, porque maciez não é com ele (ele é líquido, transparente, nada cremoso), mas realmente prolonga o efeito liso sem deixar os fios murchos.

Promete fios 7 vezes mais lisos e isso não dá pra medir, mas a ação é boa sim e ele é enriquecido com creatina e queratina. Custa R$19,81 e é vendido em farmácias e lojas de produtos para cabelo.

3. Creme Defrizante Charming: gosto demais desse defrizante, que também oferece proteção térmica. Deixa os fios bem soltinhos e com movimento, com menos frizz e o cabelo fica mais liso sem ficar “lambido”. O segredo dele é a quantidade, tem que usar pouco (mesmo!), já que ele é mais pesado.

Custa R$ 19,90 (compre aqui), é vendido em farmácias e lojas de produtos capilares, e tem um ótimo rendimento.

4. Creme Defrizante Termoativado Protetor Térmico Controle do Volume Acquaflora: acertando a quantidade, que deve ser pouca pra evitar que os fios fiquem oleosos, esse produto é um achado para cabelos crespos e mais grossos! É defrizante, é termoativado, é protetor térmico, é protetor solar capilar, facilita a escovação e deixa os fios mais lisos por mais tempo.

Ou seja, é um produto completo! Custa R$28,90 em lojas de cabeleireiros.

5. Spray Defrizante Termoativo Acquaflora: Já falei desse defrizante no top 10 de protetor térmico, porque ele é tudo ao mesmo tempo, e é uma das melhores opções do mercado. Como a textura é líquida, indicam mais para cabelos finos, mas ele pode ser usado em qualquer tipo de cabelo.

O segredo, como em quase todos os defrizantes, é usar pouco. Além de facilitar a escovação, ele deixa os fios mais lisos e com menos frizz. Custa 27,90 e é vendido em lojas de produtos para cabelos.

Conhece mais algum defrizante bom e barato? Divide com a gente! Já testou algum desses? Conta aí o que achou! E pra ver mais #Pechinchas é só clicar aqui.

Beijos, Ju ♥

Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Página 1 de 23212345
O que você acha do JV?
Ju, flor, descobri seu blog faz poucos meses mas já estou fã! Suas receitas e dicas de beleza são maravilhosas. Sinto que estou conversando com…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Antes e Depois 😍😍😍 #amomeutrabalho #delineado
#maquiagembh #inxtalove
#amomaquiagem #instagood
#makeupslaves #maquiagemdenoiva
#makebasica #makeupartist
#kryolanmakeup #kryolancosmetics
#amobatom #madrinhadecasamento
#catharinehill #lehpequenomakeup #blogueiras #blessed🙏 #automaquiagem #tutorialmakeup #hudabeauty #maccosmetics #bitarrabeauty #mk #jurovalendo #maqbellamakeup #makebyme
  • HIDRATAÇÃO POWER 💪🏻
Depois de platinar o cabelo novamente, é preciso cuidar muito! Hoje fiz uma super hidratação com o Tarja Preta da @lolacosmetics é com o Salva Fios desenvolvido pela @jurovalendo. Depois finalizei com o BB Cream da Lola antes de secar. Meu cabelo está brilhante e super macio. Esse trio é tão power que vai rolar até post no blog com detalhes!
.
.
.
.
#jurovalendo #lolacosmetics #hidratação #hidratacaocapilar #cabelos #cabelo #platinadas #loiro #vaidosa #rapunzel #dicasdecabelo #cuidadoscomocabelo #beleza #produtos #soscabelos #instago #instagram #instalike #cabelobonito
  • Eu pedi um sorriso e ela deu uma gargalhada😂😂😂😍😍 #felicidadecontagia #maquiagemdenoiva #maquiagemdebutante #catharinehill #esfumado #delineadoesfumado #amobatom #amomeutrabalho #batommate #bitarrabeauty #blogueiras #blessed🙏 #justdoit✔️ #jurovalendo #inxtalove #inxtabloggers #lehpequenomakeup #ppf #brutaveresppf #pausaparafeminices #maqbellamakeup
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo