11.01.2017

5 Passos Para Organizar Sua Vida de Uma Vez Por Todas!

Que tal aproveitar que o ano está começando pra organizar sua vida, hein? Fiz um post semana passada falando de como realizar sonhos, e como vocês gostaram muito farei vários posts contando como eu deixei de ser a pessoa extremamente desorganizada e procrastinadora pra me transformar na criatura super metódica, organizada e disciplinada, que consegue terminar o dia com todas as tarefas concluídas.

5 Passos pra organizar sua vida em 2017!

E, vai por mim, se eu consegui você também consegue! É que eu tenho um agravante, que é o déficit de atenção. Então, a desorganização e a característica de começar as coisas e deixar pela metade já veio no meu pacote de dados, sabe? Isso me atrapalhou a vida inteira, e só de uns poucos anos pra cá consegui transformar isso.

E a coisa, juro valendo, não é tão difícil quanto parece. É questão de hábito, e hábito a gente constrói, a gente cria aos poucos, colocando um tijolinho por vez.

dicas para organizar sua vida juro valendo

Cada pessoa pode criar seu próprio método, e o que criei e funcionou pra mim tem 5 passos: organização do espaço, do seu dia, dos seus planos, da sua cabeça e do que te cerca.

Organize o seu espaço

A organização do nosso espaço (nosso armário, mesa de trabalho, quarto, casa, etc) tem um papel fundamental na nossa vida, e é incrível o tanto que as coisas mudam quando a gente aprende a manter somente aquilo que usa e que nos dá alegria.

Guardar coisas sem uso e acumular coisas faz com que a energia fique estagnada e a vida emperre, e se livrar de tudo isso é o primeiro passo para organizar o teu espaço e mantê-lo assim. Tudo flui melhor, sabe?

Falei sobre isso no post sobre a Marie Kondo e a “mágica da arrumação”, e tem até o PDF do livro, é só clicar aqui pra conferir.

Organize seus planos

Com o ambiente organizado, é hora de colocar nossos planos em ordem. E quando falo disso, tô falando de coisas como as promessas de ano novo que a gente faz, sabe? A viagem que nunca saiu do papel, a academia, a dieta, o curso de idiomas, a pós-graduação e coisas do tipo.

Você precisa fazer listas com todas essas coisas que você diz que vai fazer e nunca faz, e estabelecer o que dá e o que não dá pra fazer. Eu faço 4 listas e divido assim: “pra agora”, “pra depois”,  “mais pra frente”, “pra nunca”.

Na listinha do “pra agora”, coloco as coisas que são prioridade e, com os recursos atuais, consigo fazer agora. O que não depende apenas da minha vontade, mas tem a probabilidade de acontecer  em breve fica na lista do “pra depois”, e as coisas que estão além do que posso nesse momento ficam na lista do “mais pra frente”.

Por exemplo, dieta tá no pra agora, porque só depende de mim. Trocar meus materiais de trabalho (computador, câmera, etc) tá na lista do pra depois, porque dependem de um dinheiro que não posso investir agora. A viagem com minha mãe tá na lista do “mais pra frente”, porque depende de um planejamento maior e de riscar da lista outras prioridades. Já a pós-graduação ficou na lista do “pra nunca”, porque não faz mais sentido algum.

Parece besteira, mas organizar isso aí me ajuda muito, porque me mantém no foco do que quero e posso agora, tira o peso da cobrança interna com aquelas coisas que dizia que ia fazer e nunca fazia, e também porque cada coisa que consigo”riscar da lista” me dá ânimo pra fazer cada vez mais.

dicas para organizar sua vida juro valendo

Organize o seu dia

Sou extremamente organizada com as coisas que tenho que fazer no dia a dia, e nisso uma agenda, planner e/ou o bullet journal podem ajudar muito.

Antes de começar o mês, anoto todos os compromissos e tarefas importantes daquele mês, e faço o mesmo com as semanas, estabelecendo uma lista de prioridades, o que torna mais fácil organizar os meus dias.

Toda noite pego meu planner e anoto tudo, por horário, tudo o que preciso fazer no dia seguinte, incluindo horário de alimentação, de remédios, pagamentos, escrever posts, responder comentários, pesquisar para o blog, alimentar meus bichinhos, passear com Ozzy e assim por diante.

Mantenho o planner na minha mesa de trabalho e vou riscando, ao longo do dia, tudo o que vou fazendo, assim não esqueço nada, sei exatamente quais os horários livres (quando existem), não procrastino e fico mais focada quando chego no final do dia e vejo que risquei tudo (ou quase…) da minha lista.

Isso me ajuda a não deixar pra depois, a ter mais tempo pra mim, a manter a disciplina e, principalmente, a mostrar se estou na direção certa do meu “plano global”, se estou conseguindo bater as pequenas metas, que são as mais importantes, pois são as que garantem as grandes realizações.

Depois faço um post (ou vídeo!) explicando isso direitinho, mostrando meu planner e minhas legendas de organização, tá? Prometo!

Organize aquilo que te cerca

Da mesma forma que precisamos organizar o nosso ambiente físico, precisamos também organizar nosso “material emocional”.

As pessoas que estão perto de você te fazem bem? Esse relacionamento está sendo saudável? Aquele amigo está sendo realmente amigo? O colega de trabalho está sendo inconveniente? Aquele parente está sendo abusivo de alguma forma? É preciso analisar tudo isso, porque não precisamos manter em nossas vidas pessoas nem situações que não acrescentem.

Por mais difícil que seja, é preciso cortar as coisas que nos impedem de andar. Gente que só reclama, que aparece com 2 problemas pra cada solução, que suga de todas as formas, que manipula, que não respeita, que invade o espaço alheio, que não faz bem e que afeta nosso humor precisa sair da nossa vida.

Pare de ser tão permissiva, de ser tão “boazinha” e não aceite menos do que você merece e precisa. Isso manda pra longe boa parte das pessoas que estão ao nosso redor, mas quem precisa de vampiros emocionais, hein? Ninguém!

Depois disso, faça o possível para melhorar as relações que ficaram. Pai, mãe e filhos são pra sempre e, por mais difícil que seja em alguns casos, a gente tem que se esforçar pra melhorar a comunicação, sabe? Não tente mudar o outro, não vai dar certo. O máximo que você pode fazer é mudar a si mesma e a forma como você reage ao que o outro faz, o resto é perda de tempo.

Organize a sua cabeça

Seu espaço físico e emocional já está organizado, seu dia a dia está fluindo bem e você tem uma lista de planos pra te guiar, certo? Chegou a hora de organizar a sua cabeça, o seu “plano global”, e com todas as coisas já organizadas a gente tem muito mais clareza pra fazer isso.

Qual é seu plano de vida, aquilo que você realmente quer? Você está na estrada certa pra realizar esse plano?

Aqui é hora de parar,  ser honesta consigo mesma e ver se o caminho que você está seguindo pode ou não te levar pra onde você quer, se está tudo errado ou se você está apenas “sendo levada”.

É aqui que analisa as coisas que a gente ama fazer, que nos faça vibrar, que nos empolgue, sabe? E é com base nisso que fazemos o nosso plano global, com o ponto em que queremos chegar, onde estamos e o que podemos fazer para trilhar esse caminho, o que implica fazer o que precisamos fazer, mesmo sem gostar, se é isso que vai nos levar a fazer o que realmente queremos.

Fazer esse planejamento, tendo um objetivo claro que nos faça vibrar, nos mantém focadas, porque é muito mais fácil caminhar, mesmo com dificuldade, quando a gente sabe pra onde está indo, quando sabe que cada passo que damos nos coloca mais perto do que desejamos, sabe?

E aí a gente faz um mapa dos passos que precisamos dar e começamos a fazer, porque é a ação é o que faz as coisas acontecerem!

Tentei resumir ao máximo, mas qualquer dúvida é só deixar nos comentários, tá? Quero muito que vocês dividam as dificuldades de vocês, porque aí fica mais fácil ajudar, entende? E fiquem sossegadas que vamos falar muito disso por aqui!

Beijos, Ju♥

05.01.2017

Como Realizar Sonhos: Planejamento é Tudo!

Você sabe como realizar sonhos, atingir suas metas e alcançar seus objetivos? Sempre fui boa de sonhar, mas péssima de realmente fazer as coisas acontecerem, até que aprendi que (quase) tudo na vida é planejamento.

E, justamente por isso, é tão importante ter foco, disciplina e organização, porque sem esses três tudo é muito mais difícil.

Foco, pra mim, nunca foi exatamente um problema, mas disciplina e organização eram conceitos completamente desconhecidos, e quem também tem ou convive com quem tenha déficit de atenção consegue entender do que estou falando.

Só que chegou um momento em que entendi que se não aprendesse a ter disciplina e organização, nada iria funcionar, e aí tratei de criar meus próprios métodos pra conseguir essa proeza, coisa que, se vocês quiserem, posso falar em outro post. Nesse a gente vai se concentrar na realização dos sonhos, tá?

como realizar sonhos

Como Realizar Sonhos

Sonhar é essencial, porque sem isso nada é possível. Mas, concordo com a Shonda quando ela diz que “sonhos são lindos. Mas são apenas sonhos. Não se realizam apenas porque você sonha. É o trabalho árduo que faz as coisas acontecerem. É o trabalho árduo que cria a mudança.”

Ou seja, não basta sonhar, é preciso todo um planejamento pra realizar, que é o que realmente interessa. E pra realizar a gente precisa, dentre outras coisas,  definir objetivos claros e traçar metas específicas para alcançá-los.

1. Defina quais são seus objetivos

Pra começar, você precisa saber, com muita clareza, quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo, e aqui é preciso ser bem objetivo, específico, concreto.

Você quer um salário melhor? Um novo emprego? Mudar de cidade? Ter seu próprio negócio? Passar em um concurso público? Comprar uma casa, um carro, fazer uma viagem? Ótimo, mas isso é genérico.

Defina qual o salário, qual o emprego e a empresa, qual a cidade, o negócio, o concurso, a casa, o carro, a viagem.

Se você ainda não sabe quais são exatamente os seus objetivos pra esse ano, pelo menos, você está à deriva, sendo levado pra qualquer lugar, e aí, minha amiga, não tem como realizar nada!

Então, pegue papel e caneta, pare pra pensar no que você realmente quer, de forma detalhada e concreta, e anote tudinho.

2. Estabeleça metas

Já sabe qual é o seu objetivo? Então analise o que você precisa fazer para conquistá-lo e coloque tudo no papel.

Se você, por exemplo, quer fazer uma viagem, primeiro você define o destino e depois pesquisa hotéis, passagens, passeios e tudo aquilo que você fazer pra viajar. Você precisa saber o preço de cada coisa, o quanto você vai gastar em cada refeição, em cada diária, em cada detalhe, deixando uma margem folgada (em média 20% do valor total) para os imprevistos, porque sim, eles acontecem.

como realizar sonhos

Feito isso, a gente vai sentar, estabelecer um prazo pra realização dessa viagem e ver quanto precisamos guardar por dia, por semana, por mês. Não tem de onde tirar esse valor? Veja onde você pode “cortar”, e a gente sempre pode, porque é de lanche em lanche, de blusinha em blusinha que a gastamos tudo (ou mais) que ganhamos.

Sou muito favorável as metas diárias, semanais, mensais, trimestrais, semestrais e anuais, porque acho que realizando um pouquinho a cada dia a gente se mantém focado, sabe? Ninguém passa em um concurso, por exemplo,  estudando de véspera. É preciso se planejar, estabelecer um cronograma e cumprir todos os passos, dia apos dia.

É assim que a gente consegue dar conta de estudar todos os temas abordados, é assim que a gente consegue realizar tudo na vida: com planejamento, com trabalho de formiguinha, fazendo um pouco a cada dia, batendo metas pequenas, médias e grandes pra, enfim, conquistar nossos objetivos e realizar os nossos sonhos.

3. Faça!

Já sabe o que fazer, como fazer? Então comece hoje!

Procrastinação é uma prisão, gente, não existe isso de deixar pra depois. Se você quer, não importa em qual posição você está, comece hoje, comece agora, faça e não pare até conseguir.

Quando a gente divide as metas em pequenas, médias e grandes “o fazer” fica mais leve, e a medida que vamos “batendo” cada uma delas, as outras vão ficando mais fáceis, e o que era distante fica cada vez mais perto. E isso, inclusive, ajuda muito nos momentos difíceis, quando as coisas saem do controle, sabe?

No mais, tem uma coisa que aprendi na vida e não esqueço nunca:  primeiro a gente faz o que precisa fazer pra, de olho no objetivo, conseguir fazer aquilo que a gente quer fazer.

Portanto, tenha foco, se organize e siga seu planejamento com disciplina. Realizar sonhos, assim, é só uma questão de tempo, vai por mim!

E, gente, não deu pra falar  de todas as coisas, muito menos detalhadamente,  porque o post ficaria gigante, mas se vocês quiserem posso falar mais disso, tá? Avisem nos comentários!

Beijos, Ju♥

Bora ficar bem juntinha? Então vem comigo nas redes sociais! ⇒ Instagram ♥ Youtube ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

08.08.2016

Google Keep: Melhor aplicativo de organização!

Amor pra vida toda!

Semana passada descobri o Google Keep numa matéria do BuzzFeed , e, gente, tô amando loucamente, porque é o melhor aplicativo de organização da vida!

E ele é o melhor porque é simples, muito simples, fácil de usar e intuitivo, sabe? Pra quem, como eu, não vive sem uma listinha e anota tudo, o Google Keep salva!

Todo mundo sabe que, metódica que sou, tenho dezenas de agendas, cadernos e bloquinhos de notas, né? Adoro! Só que comecei a me perder no meio de tanto papel e já tava cogitando ter um caderno pra listar todos os meus cadernos e respectivas funções! hahaha

Google Keep, te amo!

Usei por algum tempo o Evernote, e no início gostei bastante, já que ele é bem completo,  mas acabei deixando de mão.

E, comparando, acho o Google Keep muito melhor, porque as notinhas são acessadas e visualizadas facilmente, dá pra deixar tudo colorido (pode alterar a cor de fundo das notas), posso acessar do celular, do computador ou direto da barrinha do navegador, o que torna tudo ainda mais simples.

Adoro isso de poder alterar a cor de fundo de cada nota, porque, novamente metódica, coloco cada cor pra um tipo de marcador ou prioridade (vermelho são as coisas urgentes, e por aí vai);

No mais, posso salvar minhas ideias em forma de texto, de fotos ou de áudio (pois é!). Posso usar fotos direto da galeria do celular ou abrir a câmera, assim como posso usar fotos do computador,  e misturar textos e áudios.

Sabe quando a gente tem uma ideia ou precisamos fazer uma lista de compras, por exemplo, e não dá pra anotar no momento? É só gravar o áudio e salvar lá que fica tudo certo!

Também tem a opção de usar marcadores, organizando as coisas por temas. Isso facilita a visualização e organização das notas. E se a gente não sabe onde está alguma notinha, tem a ferramenta de busca em tempo real que resolve o problema.

Google Keep: prático e eficiente!

google keep

As notas aparecem por ordem de postagem, sendo que as últimas ficam no topo. Mas dá pra, de forma rápida, colocar as mais importantes no topo, que é como eu faço.

E, pra finalizar, ele é gratuito e leve. Melhor impossível! Pra quem quiser conhecer e baixar: Android e iOS.

Vocês usam algum aplicativo do tipo? Qual? Indiquem aí porque adoroooo aplicativos de organização, adoro! E se testarem esse, voltem pra contar!

Beijos, Ju♥

Quer mis dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

10.07.2016

Reforma, mudança e outras coisitas mais…

Inclusive bagunça e alergia! rs

Como falei no post dos quereres de julho, resolvi, enquanto a mudança de cidade não acontece, encarar uma reforma, e decidi, pela primeira vez na vida, pintar tudo de branco, o que pode parecer uma besteira pra muita gente, mas pra mim é bem significativo…

Significativo porque o último ano foi bem intenso em vários sentidos, e eu mudei de tantas formas que fiquei meio perdida, sabe? Acho que por isso essa necessidade tão grande desapegar de tantas coisas, de ter feito aquela “limpa” gigantesca no armário, de ter me livrado de um monte de coisas, pessoas e situações que não faziam mais sentido.

A sensação que ficou é de que eu precisava de uma tela em branco pra olhar e decidir o que quero “pintar” daqui pra frente, entende? E como não tenho tela, resolvi pintar o quarto rs. Aliás, não só pintar, mas mudar tudo por aqui.

Sobre a mudança

Já faz tempo que quero mudar de cidade, e já falei disso por aqui, só que, acreditem, não é tão fácil encontrar “a casa ideal”, primeiro porque preciso de uma casa, não pode ser apartamento, já que não existe a possibilidade de mudar sem todos os meus bichinhos (cachorro, gatos, jabutis, etc).

Preciso de uma casa que tenha espaço pra eles, pra que eles vivam bem, e, além disso, preciso de um lugar onde eu tenha uma segurança maior, já que vou morar sozinha,  então o ideal é que seja em um condomínio, mas esse semestre foi tão corrido que, simplificando, não consegui me planejar sequer pra tirar uns dias só pra ver isso, sabe?

Não é o tipo de coisa que eu consiga fazer em um dia ou dois, preciso de mais tempo, preciso de mais planejamento, porque também envolve um gasto bem maior do que o que tenho hoje, mas entre agosto e setembro vou tirar uma semana “de folga” (será que consigo? hahaha) só pra ver isso, porque é algo que quero muito fazer ainda esse ano.

Sobre a Reforma

Acho que o ambiente onde a gente vive diz muito sobre quem somos, o que queremos e para onde estamos indo, e justamente por isso acho importante que ele seja, de certa forma, um reflexo do somos, e o que o meu quarto estava “refletindo” era, literalmente, uma bagunça, uma mistura de muito do que já fui, mas não sou mais. E isso, claro, estava me incomodando.

Assim como estava me incomodando a falta de espaço, o quarto apertado, a ausência de um lugar adequado para gravar, tirar fotos e preparar conteúdo aqui pro blog, porque sou metódica, gente, preciso de um lugar pra tudo, preciso de cada coisa em seu devido lugar, e não tinha isso, então sempre desistia de gravar porque a coisa virava uma bagunça, acabava não fazendo fotos mais legais para os posts porque tinha que tirar as coisas do lugar e montar “cenário”, o que resultava em um verdadeiro caos e eu não sei lidar com isso, simples assim.

reforma juro valendo

Então, além de pintar o quarto todo de branco, ajeitar algumas coisas que precisava (tipo colocar o trocinho de tomada no lugar certo onde vai ficar a softbox, etc) e trocar a janela, resolvi “replanejar os móveis”, pra desespero do marceneiro hahaha.

Sobre a janela, tinha um problema sério com ela, e não era o fato da bichinha ser desprovida de beleza, mas sim porque ela abria para dentro, o que, sei lá porque, me causava um desconforto enorme. Todas as janelas aqui de casa, da casa dos meus tios e de todas as pessoas que frequento aqui em Jee “abrem pra dentro”, mas cismei que isso não é legal, e fiquei imensamente aliviada quando o pedreiro (obrigada Cosme! rs) colocou a minha janela pra abrir pra fora! hahaha

Sobre os móveis, cometi um erro quando comprei uma cama de casal pra um quarto tão pequeno quanto o meu, e até pensei em trocar de cama, mas, gente, comprei tem pouco tempo, ela custou os olhos da cara e é extremamente confortável, então desisti.

Aí medi o quarto todo e fui enlouquecendo Nei, o marceneiro, que sempre fez meus móveis e já está meio acostumado com minhas maluquices.

Decidi que, como me desfiz de mais da metade das minhas roupas, sapatos e bolsas, não precisava de um armário tão grande, e como ele foi “planejado”, pedi pra Nei tirar 1/3 dele, porque aí o restante caberia certinho onde ficava a minha bancada.

A cama, que ficava encostada na parede ao lado da janela, agora vai ficar na parede onde ficava o guarda-roupa, de frente pra janela (ah, já tenho cortinas branquinhas lindas pra Ozzynho puxar e rasgar tudo! haha), e com isso ganho um espaço que não tinha, e é esse espaço que vou usar para o blog.

A bancada vai ficar um pouco menor (coisa de 10 cm, e ela é bem grande), do lado (e na mesma profundidade) vou colocar uma mesinha pra fazer as fotos dos produtos, e ela é bem funcional, com espaço pra guardar tudo que preciso para fazer as fotos, e acima dela entra uma “estante de prateleiras” (vamos reaproveitar as que ficavam no meu armário) pra colocar coisas que gosto e que tenham a ver com o blog, e do lado vai ficar, já prontinha, a softbox, o tripé com a câmera, tudo certinho, pra que eu não precise tirar nada do lugar se quiser gravar ou tirar fotos.

reforma juro valendo

Ao lado da janela vou colocar um espelho bem grande, porque aí posso tirar fotos pra vocês, e pelos meus cálculos tem espaço suficiente pra circular por todos os lados sem me sentir “espremida”.

Umas coisinhas a mais…

Por causa da reforma tudo está de cabeça pra baixo, então tenham paciência comigo essa semana, tá? Trabalhar no sofá, com o notebook no colo e centenas de coisas espalhadas por todos os lados não é muito fácil, e essa semana ainda tem o aparelho pra colocar (pois é, chegou a hora…), o cabelo pra mudar e Ozzynho pra vacinar, então não entranhem se eu demorar um pouco mais pra responder ou der uma sumidinha, tá?

Ah, e aproveitei essa coisa de reforma pra fazer o “jardim de Bob”, meu jabuti, porque ele ainda não tinha um espaço só dele, com grama, plantas e pedras. Mostrei lá no Snap, e um tiquinho também no Instagram (sou Jurovalendo em ambos), e assim que ficar tudo prontinho, do jeito que quero, faço um post aqui!

Ops, e lógico que quando a reforma acabar, faço um post cheio de fotos e gravo um vídeo mostrando tudinho pra vocês, tá?

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo

Página 1 de 812345
O que você acha do JV?
Sempre arrasando Jú Lopes! Acabei de ler a crônica na revista da Júlia Pinheiro, Achei perfeita a forma como descreveu a virada do ano para…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Maquiagem formanda😍😍😍
Agende seu horário: 31 99254-8715

#desafioUPA #projetoUPA #maquiagemformanda #maquiagembh #maquiagembrasil  #lehpequenomakeup #brunatavaresppf #universodamaquiagem_oficial #nathaliateodoromakeup #alinepinheiromakeup #alcantaramakeup #makeupartist #makeclassica #delineadoringlot #delineadografico #delineado #bloggers #blogueirasbrasil #universodasnoivas #catarinehill #eyes #batommarykay #marykaybrasil #mk #jurovalendo #kryolanbh #kryolanbrasil
  • Aqueles olhos...🎵🎵🎵
Agenda aberta para cursos de auto maquiagem. 📲 3199254-8715

#amomaquiagem #amomeutrabalho #maquiagemformanda #maquiagembh #maquiagemcontagem #pausaparafeminices #brunatavaresppf #maqbellamakeup #universodamaquiagem_oficial #universodasnoivas
  • Hoje por aqui tô é fazendo festa de tanta felicidade, chegou os desapegos maraaaa da Ju Lopes @jurovalendo 😍❤👌🍀
E a pessoa aqui ficou ainda mais feliz quando viu os batons lindos dá @lizbranquela ( eram desejos de consumo, mais o orçamento não colaborava 😀 ).
Ju obrigado pelo carinho, pelo bilhetinho tão lindo, te desejo todo sucesso do mundo.
#EntendiTuaLetraSim 
#MeEmocionei
#MuitoFeliz
#JuroValendo 😘❤🍀😍🙏
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo