16.12.2016

Melatonina Emagrece Mesmo?

Faz bastante tempo que uso melatonina, o “hormônio do sono”, e semana passada postei um vídeo falando sobre a minha experiência, inclusive se a melatonina emagrece ou não.

É fato que, como já disse por aqui,  quem manda no nosso corpo são os hormônios, e quando algum deles sai do ritmo, bagunça a coisa toda. Eu, que reponho vários deles, bem sei como é isso.

A melatonina, que é liberada no período noturno, é essencial para que o nosso metabolismo funcione direitinho, e se o ciclo de sono e vigília não forem devidamente respeitados, a coisa complica, já que a síntese da melatonina fica comprometida, sua produção despenca e isso pode interferir até no peso.

Alguns estudos realizados na Itália e na Espanha constataram que a suplementação da melatonina em níveis adequados reduziu a ingestão de comida, o que gerou uma perda de peso e melhorou o metabolismo das gorduras. Ou seja, teoricamente a melatonina emagrece sim. Um outro estudo, também realizado na Itália, demonstrou que a melatonina ajuda no controle da compulsão noturna.

melatonina emagrece juro valendo

Já se sabe, também, que a melatonina tem ligação com a depressão, vez que na presença dessa doença observa-se uma alteração no ritmo circadiano, além de níveis mais baixos de melatonina. Inclusive, já existe um antidepressivo que atua especificamente sobre a melatonina pra ajudar, dentre outras coisas, a regular o relógio biológico.

Melatonina emagrece ou engorda?

Claro que cada pessoa vai apresentar um resultado diferente, e eu, que uso a melatonina há mais de 3 anos, não notei, infelizmente, nenhuma ação dela no meu peso, mas não sei se sou parâmetro para isso porque tenho vários problemas hormonais, sabe?

O que eu acho é que quando a gente não dorme bem, nada funciona direito, e isso inclui também a alimentação, porque eu, pelo menos, acabava comendo mais besteiras, mais coisas que me davam energia mais rapidamente. Ou seja, coisinhas engordativas.

A depressão também pode levar ao aumento de peso, e como as pessoas que estão acima do peso e as que têm depressão geralmente possuem um nível menor de melatonina, de acordo com alguns estudos recentes, acho que pode interferir sim.

Mas, apesar de reconhecer todo o potencial terapêutico da melatonina quando bem administrada, no meu caso ela não afetou em nada o meu peso. Queria, viu? rs E quanto a compulsão noturna, o que tem feito diferença mesmo é o jejum intermitente!

Contudo, não fico sem melatonina por nada nesse mundo! A minha vida com ela é muito melhor, consigo dormir bem e isso me dá uma qualidade de vida que há 4 anos atrás eu não tinha.

Já fiz vários posts aqui sobre a melatonina, se quiserem ver é só clicar nos links:

E se alguém teve alguma experiência diferente, divide aí com a gente!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essas? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

* Este ou qualquer outro hormônio só deve ser consumido com indicação e acompanhamento médico.

07.12.2016

Jejum Intermitente: Tô Fazendo!

Vocês já ouviram falar do Jejum Intermitente? A Vivi, do Pop Topic,  falou sobre ele um tempo atrás e logo depois duas amigas minhas falaram que estavam fazendo e gostando dos resultados, e aí resolvi pesquisar pra entender como a coisa funcionava.

Vi muita coisa interessante, inclusive as constatações de Yoshinori Ohsumi, ganhador do Nobel de medicina deste ano, e também muita gente que é contra, então fui conversar com meu médico, porque uma coisa ali chamou a minha atenção.

É que ele altera os níveis hormonais, inclusive a insulina, que é o que mais me interessa. Tenho resistência à insulina, e o fato do jejum melhorar a sensibilidade à insulina, assim como reduzir os seus níveis no sangue, me deixou super interessada.

jejum intermitente

Imagem: Shutterstock

O Que é Jejum Intermitente?

Conversei com meu médico pra saber se poderia fazer e, mais ainda, se poderia adequar a minha alimentação, já que faço dieta com baixo carboidrato (justamente por causa da insulina) e ele disse que sim, pois o jejum não é uma dieta, já que não limita o que ou quanto você come, mas quando você come.

Mais do que ajudar a emagrecer, ele estimula autofagia, o que faz com que as células “comam” suas partes internas, degradando o que não está bom e gerando uma renovação que é extremamente benéfica, vez que isso ajuda a prevenir problemas de saúde e induz a longevidade.

Como Fazer Jejum Intermitente

Existem vários protocolos de jejum, e o que estou seguindo é o protocolo Leangains, também conhecido como método 16/8.

Por esse protocolo, nós temos uma janela de alimentação de 8 horas, que começa no horário que a gente quiser, seguido de um jejum de 16 horas. O 16/8 é mais indicado para homens, e para mulheres a indicação é 14/10. Contudo, quis começar com o 16/08 pra conseguir avaliar mais rapidamente como a coisa funciona.

jejum intermitente

E pra mim tem funcionado bem, viu? Minha perda de peso, que é muito lenta, dobrou. E depois do sufoco da primeira semana, onde queria comer até as paredes de noite, que é o período onde fico agoniada pra beliscar, tô me sentindo mais controlada e com menos compulsão, sabe?

Acredito que isso tenha a ver com a questão hormonal, ao menos no meu caso, mas não sei como funciona para as outras pessoas.

Vale ressaltar que no período de jejum pode ser consumida qualquer bebida não calórica, como água, chás e café, por exemplo, desde que sejam sem açúcar.

Falei mais disso no vídeo abaixo, e vocês tiverem alguma dúvida é só deixar nos comentários, tá?

E claro que não é o tipo de coisa que funciona pra todo mundo, muito menos algo que a gente comece a fazer sem orientação, já que em alguns casos ele não deve ser feito, então o melhor é, sempre, consultar seu médico ou nutricionista de confiança.

E se alguém aqui já fez ou está fazendo, bora papear aí, quero saber de tudo, porque ó, tô na terceira semana ainda, e preciso saber como a coisa fica depois de 2, 3 meses por exemplo. Contem aí!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

25.11.2016

Pregnenolone: Pra Melhorar Memória e Concentração

Quando comecei a tomar Pregnenolone (ou pregnenolona), em junho, comentei no Instagram, e também em posts aqui no blog, e desde então muita gente vem perguntando o que é, pra quê serve, se funciona e coisas do tipo.

Esperei um tempo maior pra falar dele por aqui porque, nesse caso, é preciso dar tempo pra ver os resultados, pra analisar tudo direitinho, sabe? Mas a hora chegou, então vamos lá! rs

Pregnenolone: O que é?

O pregnenolone é um hormônio extremamente importante para o nosso organismo, já que ele é o precursor de outros hormônios adrenais e sexuais importantes, como a testosterona, o estradiol, a progesterona e o DHEA, por exemplo.

É através da conversão do colesterol em pregnenolone que ocorre a síntese de muitos hormônios, e por isso ele é chamado de “hormônio mãe”, porque é a partir dele que muitos outros são gerados.

pregnenolone pregnenolona

Além disso, ele também atua como antagonista do GABA, um neurotransmissor inibitório.  Ao impedir a ligação do GABA aos seus receptores, o pregnenolone impede a sua ação inibitória, reduzindo, dentre outras coisas, a lentidão mental.

Pregneolone: pra quê serve?

Existem vários estudos sobre esse hormônio, e o que se sabe, a princípio, é que ele tem um efeito bem importante em várias funções do sistema nervoso.

Um estudo de alguns anos atrás, por exemplo, confirmou a sua capacidade de reduzir o risco de demência, de melhorar a memória e, ao mesmo tempo, aliviar a ansiedade e combater a depressão, de forma que manter os seus níveis adequados  é um fator essencial para o bem-estar cognitivo.

Um outro estudo, de 1992, associou o pregnenolone ao desenvolvimento neurológico, psiquiátrico e também a alguns distúrbios comportamentais, ressaltando seu papel na manutenção e estímulo da memória.

Além disso, existem estudos em andamento que analisam a sua importância em doenças como o Alzheimer, a esclerose múltipla e outras doenças neurodegenerativas e autoimunes relacionadas ao sistema nervoso, vez que ele melhora a função cognitiva, sobretudo em pessoas mais velhas, aumenta os níveis de acetilcolina e estimula o crescimento de nas células nervosas que estão relacionadas a memória e ao aprendizado.

No meu caso, o uso foi indicado por dois motivos. Primeiro porque, como vocês sabem, meus níveis hormonais, depois de 18 anos usando pílula de forma contínua, estavam extremamente baixos, e como ele é o precursor de vários desses hormônios, melhorar os seus níveis poderia ajudar nisso.

Segundo porque tenho déficit de atenção e queria reduzir a dosagem do Venvanse, e como ele ajuda na questão da memória e do raciocínio, poderia ser mais um auxílio.

Pregnenolone: como usar?

Hormônio, como já disse aqui várias vezes, não é brincadeira e ninguém deve tomar de forma aleatória, sem indicação e acompanhamento médico. Não pode, gente, de jeito nenhum, porque assim como pode fazer bem, se utilizado quando necessário e da forma indicada por seu médico, pode fazer mal, e isso é coisa séria.

A dosagem oral varia de 5 a 100 mg diários, e em casos muito específicos essa dosagem pode atingir até 500 mg por, via de regra, 30 dias, mas isso só quem pode determinar é o seu médico.

Existe também o uso tópico, o acetato de pregnenolone, indicado para o rejuvenescimento cutâneo na concentração de 0,5%.

No meu caso, uso uma cápsula de 50 mg por dia, uma dosagem que respeita a produção natural do corpo. E uso em conjunto com o DHEA, também em doses fisiológicas.

Pregnenolone: quem pode usar?

Quem  tiver indicação médica, lógico! rs Além disso, é contra-indicado para gestantes, lactantes, crianças e adolescentes. Pacientes com câncer, doenças hormônio-sensível e pessoas com histórico de convulsões também não devem tomar.

pregnenolone pregnenolona

Os efeitos colaterais, quando utilizado com orientação médica, são raros. O mais relatado é a rachadura cutânea, que desaparece com a interrupção do tratamento.

Pregnenolone: resultados

Os resultados, no meu caso, começaram a aparecer cerca de 30 dias após o início da suplementação, e de forma leve. Meu humor melhorou, mas observei que o efeito foi maior quando tomado em conjunto com o DHEA, e hoje tomo todos juntos (pregnenolone, DHEA e DMAE).

A memória e a rapidez no raciocínio também melhoraram, tanto que comentei aqui em um post que consegui reduzir a dosagem do Venvanse, mas isso aconteceu mais ou menos 3 meses após o início do tratamento. Noto, também, que minha concentração melhora para as coisas que eu normalmente teria dificuldade em me concentrar (quem tem TDAH vai entender).

Agora em dezembro vou refazer todos os meus exames hormonais, e aí faço um post por aqui contando os resultados nesse aspecto, tá?

Enfim, pra mim tem compensado muito. Não é nenhuma varinha de condão, lógico, e os efeitos surgem com o tempo, mas surgem e, no meu caso, são de grande ajuda, então vou continuar tomando até quando o médico mandar rs.

Pregnenolone: quanto custa e onde comprar

Uso o da Vitacost, que vem com 90 cápsulas e sai por R$100,00. Esse é vendida em lojas de suplementos, mas acredito que possa ser manipulado, até porque já vi fórmulas específicas com esse hormônio.

No geral, nutrólogos e médicos ortomoleculares são mais “abertos” ao uso do pregnenolone que, como já disse antes, jamais deve ser usado sem orientação e indicação médica.

O intuito do post foi, apenas, contar um pouco da minha experiência com o uso, e se notar algum outro efeito, volto pra contar, tá?

Se alguém aqui já fez uso, conta pra gente como foi!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

20.11.2016

3 Chás Que Ajudam A Emagrecer

Adoro chá (menos o de boldo haha), tomo desde pequena, e bem sei que, como são diuréticos, eles dão uma forcinha na dieta. Por isso, aproveitei pra mostrar lá no canal 3 chás que ajudam a emagrecer, que são os que estou tomando no momento.

Chás que ajudam a emagrecer

Claro que nenhum chá vai fazer ninguém emagrecer, e acho importante deixar isso claro logo no início, porque tem gente que ainda se ilude, sabe? O chá pode ser um ótimo coadjuvante, pode ajudar sim a reduzir o inchaço e outras coisas mais, só que o trabalho duro quem tem que fazer é você.

chás que ajudam a emagrecer

Nenhum chá vai dar resultado sem uma alimentação equilibrada. Aliás, nada dá resultado se a gente não aprende a comer direito, né?

E tem que tomar todos os dias, incluir o bendito na rotina, ter disciplina, sabe? Disciplina, aliás, é essencial em qualquer dieta.

Outra coisa que acho bom avisar: chá também tem contra-indicação e não pode ser tomado aleatoriamente. Portanto, antes de tomar qualquer chá, converse com seu médico, nutrólogo, nutricionista, enfim, com alguém que possa te orientar direitinho.

Agora que já dei meus avisos (rs), vamos falar dos chás, né?

Chá de Cavalinha

Esse é meu companheiro das antigas e já falei dele algumas vezes aqui no blog.  É um diurético dos bons, ajuda a desintoxicar o organismo e tem bastante silício e enxofre, duas substâncias que são super boas para os cabelos e as unhas. Tem, inclusive, post sobre isso aqui ó: Extrato de cavalinha para o cabelo.

É o meu preferido, porque é suave, barato e ótimo pra fazer “suco de chá“, como expliquei nesse post aqui.

Chá de Casca de Noz Pecã

Tem gostinho amanteigado, ajuda a desinchar, a desintoxicar e a regular o intestino. Li várias coisas boas sobre esse chá, que é rico em antioxidantes, inclusive em relação a resistência à insulina, mas não vi nenhum estudo conclusivo sobre o assunto, então fico mesmo na parte básica, que é de coadjuvante na eliminação do excesso de líquidos, sabe?

Chá de Hibisco

Esse já é bem conhecido e,  além de diurético, dizem que ajuda também a reduzir a absorção de carboidratos e o acúmulo de gorduras.

Tenho tomado todos os dias, geralmente alternando, mas tem dias que misturo os três. Faço dois litros, e já me disseram que é muito, mas como tomo bastante café o dia todo, tô tentando substituir um pouco do café pelos chás.

Tem gente que só toma em jejum ou antes das refeições, mas eu tomo sempre que tenho vontade mesmo, tenho muita regra pra isso não, viu?

E gosto dos resultados, acho sim que ajuda a eliminar o excesso de líquidos e dar uma desinchada, coisa que percebi ainda mais no período menstrual.

Falei mais sobre cada um deles no vídeo, e quero muito que vocês me ajudem com os vídeos da dieta, porque não sei exatamente o que vocês querem saber. Portanto, avisem nos comentários, tá? Vai ajudar demais!

E se você toma algum chá com essa mesma finalidade, conta aí pra gente!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Página 1 de 2412345
O que você acha do JV?
Sempre arrasando Jú Lopes! Acabei de ler a crônica na revista da Júlia Pinheiro, Achei perfeita a forma como descreveu a virada do ano para…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Aqueles olhos...🎵🎵🎵
Agenda aberta para cursos de auto maquiagem. 📲 3199254-8715

#amomaquiagem #amomeutrabalho #maquiagemformanda #maquiagembh #maquiagemcontagem #pausaparafeminices #brunatavaresppf #maqbellamakeup #universodamaquiagem_oficial #universodasnoivas
  • Hoje por aqui tô é fazendo festa de tanta felicidade, chegou os desapegos maraaaa da Ju Lopes @jurovalendo 😍❤👌🍀
E a pessoa aqui ficou ainda mais feliz quando viu os batons lindos dá @lizbranquela ( eram desejos de consumo, mais o orçamento não colaborava 😀 ).
Ju obrigado pelo carinho, pelo bilhetinho tão lindo, te desejo todo sucesso do mundo.
#EntendiTuaLetraSim 
#MeEmocionei
#MuitoFeliz
#JuroValendo 😘❤🍀😍🙏
  • #makeclassica #maquiagembh #maquiagememmadrinha #maquiagememdomicilio #atendimentovip #maquiagemformanda #maquiagembrasil #amomeutrabalho #amobatom #smokeyeyes #makegliterinada #makeupartist #pausaparafeminices #brutavaresppf #jurovalendo #atelierparis #kryolanbh #catarinehill #maqbellamakeup #universodamaquiagem_oficial #universodasnoivas #mk #marykaybrasil #maquiadoraprofissional
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo