Vizcaya
22.05.2013

Eu Nunca Fui Magra. E Isso NUNCA Foi Um Problema!

Pra mim, muito mais importante do que falar de produtos de beleza é falar sobre autoestima, porque o que eu mais vejo é o quanto nós, mulheres, nos depreciamos, o quanto nossa autoestima é baixa e o quanto deixamos que nos digam que não somos boas o suficiente por não sermos magras, por não termos o cabelo assim ou assado e por aí vai. Pior de tudo, nós acreditamos nisso.

Até um certo período da vida eu tive sim problemas de autoestima, eu era insegura, como quase todo mundo, mas o engraçado é que isso nunca esteve relacionado com o meu peso, porque magra eu nunca fui e, sinto informar, jamais serei por uma razão simples: a minha estrutura óssea é grande, é larga, e isso não tem como mudar.

auto amor, auto estima

Quando digo que minha autoestima nunca esteve relacionada com meu peso é porque nunca me depreciei por causa disso e nunca permiti que ninguém o fizesse, porque, aliás, uma coisa é certa, a gente está onde a gente se coloca, onde a gente se permite, então ninguém vai falar nada de você se você não permitir. E eu nunca permiti.

Eu não sei exatamente como e quando isso aconteceu, mas conheço poucas pessoas nessa vida tão seguras quanto eu, e isso não tem nada a ver com o externo, isso vem de dentro. Isso é auto valorização, ou, como costumo dizer, “autoamor”. Não importa se eu não sou magra, não importa se a minha pele não está perfeita, não importa se o meu cabelo não é isso ou aquilo, nada disso importa, porque eu aprendi a me amar exatamente como eu sou e, sinceramente, a opinião de quem quer que seja não muda em nada isso, porque o que os outros acham de mim é problema deles e não meu. E o engraçado é que quando a gente age assim, as pessoas começam a nos enxergar de outra forma… É, você “se sabe” bonita de tal forma que os outros te enxergam do mesmo jeito!

Minha mãe fala  muito, em tom de alerta,  que eu sou “autossuficiente”  demais, que eu deveria ouvir os outros, mas não acho que seja isso… Quem me acompanha a mais tempo sabe que eu tenho um lado espiritual muito forte, que isso é essencial pra mim, e uma das coisas que a espiritualidade me ensinou é que nada pode te afetar se você não permitir que isso penetre em seu interior. Então, não é questão de ser ou me achar autossuficiente, é só não permitir que a opinião de terceiros  moldem a forma como eu me sinto. É fácil? Não, mas é  libertador.

Ju Lopes, Juro Valendo

O intuito do post é só mostrar que vocês precisam se amar, se valorizar e não permitir jamais que ninguém “diminua” vocês pelo que quer que seja. Vocês são maravilhosas exatamente do jeito que são, e se quiserem melhorar algo, será por vocês e não pela opinião de terceiros.

E, outra coisa, nenhum produto, seja de cabelo, de beleza ou de maquiagem, levanta a autoestima de ninguém. Então, antes de sair comprando o mundo (e se embolando no cartão de crédito), invista em você, no seu interior, e enxergue a mulher linda que você é. Sim, porque você é, só anda meio cega!

Tenho alguns livros bem legais sobre o tema e essa semana ainda começo a compartilhar aqui, tá?

Beijos

Ju

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
56 comentários
  1. julia  22/05/2013 - 14h32

    Desculpe, mas se peso não importasse assim pra vc, vc não tentava fazer dieta, não testava produtos pra estria, celulite e etc, nem tratamentos pra emagrecer.

    • Ju Lopes  22/05/2013 - 14h39

      Oi Ju, não acho que uma coisa tenha nada a ver com a outra. Eu já fiz milhões de dietas, tomei milhões de coisas e nunca levei nenhuma a sério, e não disse que peso não é importante, só disse que ele não influencia em nada na minha autoestima, o que é bem diferente.

      Eu tenho sim que emagrecer por questões de saúde, até porque o meu excesso de peso está relacionado com deficiências hormonais, mas nunca me senti inferior por causa disso.

      • Helenice  22/05/2013 - 14h55

        Ju linda,
        tambem penso assim… quero emagrecer e vejo q nao ta facil….
        to pensando comprar o lipomax com 60 capsulas… sera que ajuda?

      • Ju Lopes  22/05/2013 - 14h59

        Flor, o que faz emagrecer é reeducação alimentar!

      • Mari  22/05/2013 - 14h57

        @Ju Lopes, Vocêe é linda , quando vi teu video e escutei teu sutaque é muito legal . Claro que voce tem que testar essas coisas principalmente da estria kkk como vai dizer pra nós se funciona ou não né . Ainda bem que você não deixa as pessoas te fazerem inferior , por que você não é , alias nenhuma de nós somos … ZXZXZX

      • Ju Lopes  22/05/2013 - 14h58

        Obrigada Mari! :)

      • paula  22/05/2013 - 15h06

        Se bem entendi o texto e pelo tempinho que acompanho as postagens da Ju, acho que ela tenta nos mostrar que não precisamos nos encaixar no modelo de perfeição e magreza que nos é imposto, podemos sim tentar emagrecer, cuidar da pele, cabelo e afins, mas essas coisas tem que ser feitas para que nós nos sintamos bem. [^^]

      • Ju Lopes  22/05/2013 - 15h09

        Isso mesmo Paulinha!

      • Adri Frattari  22/05/2013 - 18h15

        @Ju Lopes,Juju, amei! Continue usando, testando e se melhorando por dentro e por fora. Eu me amo, me cuido, me aceito, tenho uma estima ótima e sim, sempre quero melhorar, ficar bonita e saudável com ajuda das maravilhas naturais e tecnológicas, seja através de produtos e alimentos.

      • Ju Lopes  22/05/2013 - 22h08
    • Adri Frattari  22/05/2013 - 18h09

      @julia, Julia, sinceramente, se cuidar, zelar pela aparência, melhorar sempre nos aspectos de saúde e estéticos que sim, afetam o físico e o emocional, é importantíssimo não só para mulheres como para homens. E isso vai de como cada um lida consigo mesmo, se aceita, e independe do peso e atributos físicos. A estima alta ou baixa são aspectos fundamentais na aceitação, na vaidade. Porque se cuidar é sinônimo de amor próprio e normalmente quem não se aceita, não se gosta, não se cuida e se torna desleixado. Quem ama cuida, se cuida, aceita defeitos e qualidades, especialmente os próprios, e sempre tenta melhorar seja interna ou externamente. Minha sogra tem 82 anos se aceita, se cuida, tem estima e saúde ótimas e com essa idade, continua vaidosa e vive fazendo dietas e tentando produtos para ficar ainda melhor, mas bonita e saudável.

    • Sarita  23/05/2013 - 13h13

      @julia, Ela não disse que não se importa…só deixou claro que a felicidade dela não depende de fatores externos e outra testar produtos em quem “não” precisa não teria como comprovar se funciona ou não, lembro de uma campanha da Dove sobre um creme que era “testado em curvas de verdade”. E é bem assim ela, eu e tantas outras lindas testa produtos que dizem ajudar a melhorar algo em nosso corpo e não na nossa alma…essa não há creme que resolva!

      • Ju Lopes  23/05/2013 - 15h00

        Isso mesmo S! :)

  2. July  22/05/2013 - 14h59

    Gostei do post Jú, parabéns.

  3. Amanda muniz  22/05/2013 - 15h04

    Concordo plenamente com vc jú, o mundo cada vez nos faz seguir padrões que quase sempre não enquadramos nele, precisamos valorizar mais o Ser do que Ter, somos nosso melhor amigo mas tb podemos ser nosso maior inimigo e tudo depende só de nós, nada vem de fora e sim de dentro de nós, a cada dia temos nos amar e aceitar como somos. Beijos e Parabéns pela resenha adorei, um chá da tarde com muita auto estima kkkk

  4. Diana  22/05/2013 - 15h06

    Nossa ju, sempre pensei da mesma forma. Minha auto-estima sempre foi altíssima, mas isso sempre foi muito trabalhado pela minha mãe. ela sempre ensinou “vc só se basta” Nossa como isso foi bom. Ah Ju e como é bom quando conseguimos a capacidade de ser imune a opinião alheia, que muitas vezes é pervesa e destruidora..

    • Ju Lopes  22/05/2013 - 15h10

      É mesmo Di… Sua mãe é uma exceção, viu? Já vi tantas mães fazerem o contrário… A minha sempre me ajudou muito nesse sentido também! Beijos

  5. Alcione  22/05/2013 - 15h09

    Mandou muito bem Ju. Conheço mulheres gordinhas que faltam pedir desculpas por existir, estão sempre de cabeça baixa nos eventos, se esgueiram pelos cantos, se entregaram a cor negra p/ td…

  6. Jéssica Reis  22/05/2013 - 15h16

    Ju sua linda! Concrdo com você, independente do peso o importante é você está de bem consigo mesma. Querida não ligue pra gente recalcada que posta comentarios maldosos, isso é pura inveja. Ju essa da foto é você? Você é tatuada? hehehe Beijos baiana arretada ZXZXZX

    • Ju Lopes  22/05/2013 - 18h24

      Oi Jessi! Obrigada meu anjo!
      Sou eu sim… Tenho minha Tatoo nas costas… rsrsrs
      Beijossss

  7. Silvana  22/05/2013 - 15h31

    Concordo plenamente com vc Jú, eu fui gordinha durante toda a minha adolescência e de tanto ouvir os outros falar que eu era gorda eu fiz de tudo, dieta, tomei remédio e ha uns 4 ou 5 anos eu consegui emagrecer 15 quilos e com reeducação alimentar não voltei a engordar mais, porém, eu percebi que ser magra não mudou em nada o que eu era e o que eu sentia, emagreci porque os outros falavam, eu continuei a mesma pessoa, então concordo com vc e hoje eu entendo que a gente não precisa mudar pelos outros e sim se for mudar algo que seja por nós mesmas. Deixe que os outros falem ou pensem. Bjim….

    • Ju Lopes  22/05/2013 - 22h09

      @Silvana, É isso flor, a gente muda pelos outros e não muda por dentro, qual a lógica? A gente tem mais é que se amar!
      Beijos [tulipaa]

  8. cristiane  22/05/2013 - 15h39

    oi Ju,concordo com vc,estou perdendo peso com muito esforço por questão de saúde e não que isso influenciasse minha auto-estima,mas estou muito feliz com os resultados que estou conseguindo,adoooro seus posts.

  9. antonia lima  22/05/2013 - 16h11

    nossa ju tava precisando ouvir isso q vc falou pq tava me achando a mulher mas feia do mundo a minha pele nao esta boa nunca tive acne agora to sofrendo c issi já fui na dermatologista mas n adiatou muito vc falando isso já to até me achando mas bonita amei esse post

    • Ju Lopes  22/05/2013 - 22h11

      @antonia lima, Minha flor, nunca mais diga isso! Se ache sempreeee a mulher mais linda do mundo! Olha só que privilégio: Deus criou você, exatamente você, nenhuma cópia… É muita consideração! [flower2] [flower2] [flower2] [flower2]

  10. Mayra  22/05/2013 - 16h39

    Adorei o post!
    Estou de dieta e me pego pensando sobre esse assunto também.
    Acredito muito no conceito de “se cuidar para você mesma”, pela sua saúde e bem estar. A consequencia é uma segurança e auto estima que refletem em como as outras pessoas te vêem.
    Há algum tempo que percebi que a beleza é mais um estado de espírito do que algo físico, claro que as roupas e maquiagens ajudam, mas é algo natural quando se está com a auto estima elevada.
    Espero os livrinhos =)
    Parabéns pelo blog!! bjss

    • Ju Lopes  22/05/2013 - 22h11

      @Mayra, Oi May, é exatamente isso! Já posto, pode deixar! Obrigadaa! [heart]

  11. Cris  22/05/2013 - 16h51

    Texto perfeito! Te entendo perfeitamente pois sou exatamente assim, sou feliz comigo. Fazemos dieta, investimos na pele, no cabelo, mas não é porque nos cobram isso é porque temos consciencia de que temos que nos cuidar porque gostamos de nos enxergar bem. Eu não acho que isso tenha a ver com o que o mundo pensa de nós, mas com a maneira como nos vemos e o quanto sabemos de nosso potencial. Eu jamais vou me permitir andar por aí com um cabelo desgrenhado, porque eu gosto de cuidar de mim e me ver deslumbrante no espelho, e não porque alguém pode me olhar torto. Isso é sim, o que você denomina com muita propriedade, auto-amor. Eu uso uma frase muito parecida com a sua que é a seguinte: o que os outros pensam de mim não me diz respeito.
    É isso. O importante é ser feliz consigo mesma, pois ninguém é responsavel por nossa felicidade senão nós mesmas.
    Bjs.

    • Ju Lopes  22/05/2013 - 22h12

      @Cris, Isso mesmo Crissssss, muito bem! [tulipas] [tulipas] [tulipas] [tulipas]

  12. Admirador  22/05/2013 - 17h48

    Tu apagou meu post? :-(

    • Ju Lopes  22/05/2013 - 17h52

      Comentários de pessoas não identificadas não são aceitos pelo sistema de comentários.

  13. juliana trindade  22/05/2013 - 18h00

    Amei o post Ju,a auto estima precisa vir de dentro. A beleza é natural é assim que Deus nos fez. Comprar maquiagem aqui, cremes ali, hidratar o cabelo acolá é consequencia da vida, é melhorar o que já temos de lindo. A ditadura da magreza que a sociedade dita é surreal e não deixa nenhuma mulher bonita. O sol é para todas. [girasol]

  14. Vanessa  22/05/2013 - 20h14

    Ju excelente post. Simples, mas direto e efetivo.
    Acho que precisava ler algo assim rs
    Bjs

  15. Christine  22/05/2013 - 20h15

    Na minha vida toda…tentei emagrecer…e tenho 51 anos…com 6 já era fofa… [xora]
    Todas as dietas do universo eu fiz…e só emagrecia com menos de 1000 calorias por dia…bem menos…optei pela redução de estomago..faz 15 meses,estou com peso normal e boa saúde e feliz…por que fazer dieta por mais de 40 anos, não há estima,nem equilibrio ,nem espelho,nem marido que aguente… [berinjela] é bom mas enjoa!!!

  16. Julia  22/05/2013 - 20h16

    Amei o post ju, mas eu não consigo ser assim. Meu peso influencia sim minha auto estima, que por sinal anda muito baixa. Espero um dia superar essa briga com a balança, mas por enquanto ela continua e a balança mais uma vez esta ganhando de mim. beijos

    • Ju Lopes  22/05/2013 - 22h14

      @Julia, Juuuu, então bora trabalhar essa autoestima? Essa semana vou postar um livro muito legal sobre isso, qu esuper me ajudou na minha fase deprê, quando eu tinha uns 17 anos…

      • Julia  22/05/2013 - 22h39

        @Ju Lopes, Vou aguardar ansiosa pelo post! [felizdemais]

  17. Melissa  22/05/2013 - 20h55

    Se amar e ter autoestima não tem nada a ver com ser largada, pelo contrário, se a pessoa se ama aí é que ela se cuida!!!
    Vc tá totalmente certa Ju, temos que nos aceitar, nos amar e quando sobrar umas dilmas (rs..) investir nos nossos cremes, tratamentos, roupas… enfim, sermos felizes do nosso jeito!!! Te adoro!!!

  18. Bia  22/05/2013 - 22h42

    Sábias palavras. Parabeéns Ju!

  19. Arlys  23/05/2013 - 00h10

    Adorei. [palmas]

  20. Sarita  23/05/2013 - 13h05

    E tem aquela que sempre foi magra que quando engorda um pouco, ou um pouquinho mais rsrs…pronto..já começam a surgir os coments..do tipo “nossa vc relaxou né…” essa é a melhorzinha de todas, e tem aquela da pele que começa a ter manchinhas e linhas…poxa já passei dos 30 e envelhecer é normal sou gente! Maaas isso as vezes chateia e outras trazem até um certo desânimo e lendo este post vejo que realmente a felicidade não pode ser determinada pelo que as pessoas dizem de mim. Vou acompanhar pra ver os livros que vc vai listar pra gente. Juju……obrigado mais uma vez sua linda!

  21. Ju  23/05/2013 - 19h31

    Adorei o post Ju minha chará, engordei 15kg depois que minha bebe nasceu, dai ouvi mt comentário ruins sobre isso, mais a verdade é que nunca estamos bons suficiente para os outros ou estamos magra demais ou gorda demais, ou baixa demais e tals…
    Mais o importante mesmo é estarmos bem com a gente mesmo e o resto é resto neh Ju lindaaa sou sou fã..rsrsr
    Super beijo e sucesso, aguardo o nomes dos livros pois adoro ler!

  22. Elizângela  23/05/2013 - 22h08

    Sabe Ju, vou falar aqui coisas que pouquissímas pessoas sabem.
    Estou afastada do trabalho há 2 anos, Diagnóstico de depressão, síndrome do pânico, estresse agudo, nervosismo e transtorno bipolar. Resultado = 12 kgs a mais.. Devido aos remédios!! Autoestima? Láááááááááá no dedão do pé. Difícil muito difícil [xora]

  23. Camila  23/05/2013 - 22h56

    Adorei!!!! csdasadas

  24. luciene sousa  24/05/2013 - 13h31

    Ju, sabe, eu acho que as pessoas tem uma idéia muito errada de dieta e busca por corpo perfeito, fiz isso , e hoje arco com as consequencias dessa busca por perder peso pra agradar aos outros , e não a mim mesma .Tenho vários problemas de saúde acarretado por chás, remédios para emagrecer ,travo várias batalhas diárias ,más com fé venço todas elas e falo por experiencia própria voce tem que se amar primeiro ao invés de agradar os outros.

  25. Karina  22/04/2014 - 17h28

    Amei Ju!!!!!
    Parabéns!

O que você acha do JV?
Bom dia , eu não conhecia o blog mais entrei hoje e adorei , tem muitas dicas , orientações, e as explicações não são pela…