Vocês assistiram a reportagem do Fantástico ontem? Pois o que foi mostrado ali acontece todos os dias, e pode acontecer com qualquer uma de nós, e é por isso que bato tanto na tecla de que vocês precisam saber pelo menos o básico sobre cabelos, porque conhecimento é poder.
A verdade é que uma boa parte dos que se dizem cabeleireiros só sabem o básico, e como só sabem o básico, deveriam aplicar somente o básico, mas não é isso o que acontece.
Química capilar, seja ela qual for, não é brincadeira, e pra mexer com química você tem que saber, e não é um pouquinho não, é saber muito. É saber quais ativos são ou não incompatíveis entre si, e é saber o que não pode ser feito.
Como Evitar Desastres Capilares?
Como é que uma cliente chega em um salão pra alisar ou relaxar um cabelo e a cabeleireira não questiona se ela já tem alguma química nos fios? Como é que não faz o teste do mecha? Isso pra mim é inadmissível!
O teste da mecha é a maior “arma” de segurança que nós temos, e cabe ao cabeleireiro fazer e a nós exigir. Pelo teste da mecha dá pra saber facilmente se o cabelo vai ou não aguentar o procedimento proposto, bem como se o ativo que vamos utilizar é ou não compatível com o que já existe no cabelo.
O problema é que nunca vi ninguém fazer teste da mecha, e é aí que mora o problema, porque é um teste simples que pode evitar desastres futuros.
Outra coisa importante, e isso é obrigação de vocês, é querer ver qual o produto está sendo aplicado, momento em que se anota o nome do produto, a marca do produto e o ativo, porque assim a gente já tem “um norte”, já tem como saber o que existe naquele cabelo, o que, é claro, não exclui o teste da mecha.
Não tem essa de “ah, é um produto secreto”, como muitos salões fazem. Salão de beleza não é a escola de Hogwarts e você não está em um filme de Harry Potter pra deixar que usem em seu cabelo “ingredientes secretos”. Quando dizem que é “segredo”, pode ter certeza que tem coisa errada, e na maioria das vezes a química nada mais é que uma mistura de fundo de quintal.
Cabelo é sim o “acessório” principal da mulher, e qualquer coisa que detone um cabelo abala profundamente a nossa autoestima, então cabe ao que se diz profissional utilizar somente técnicas que tenha domínio, e cabe a cada um de nós procurar sempre, ao menos para as químicas capilares, os melhores profissionais.
Bons profissionais podem até ser mais caros (ou não, porque tem excelentes profissionais em salões pequenos), mas isso é um investimento, porque se o cabelo arrebentar, o gasto será, com certeza, muito maior.
Beijos
Ju
Ju,
Adorei o post!
Parabéns!
Vc escreve muito bem, seu BLOG ajuda muitas pessoas, assim como me ajudou a encontrar a ARTTIVITTA!
Obrigada por compartilhar.
Grande beijo!
Oi flor! Que bom que gostou ;)
E que bom saber que, de alguma forma, posso ajudar!
Beijos
Ju, isso aconteceu comigo ano passado quando comecei a seguir uma blogueira que faz cabelo, no site dela tem tanto antes e depois que fiquei encantada..mas foi um desastre sai de lá com os cabelos secos,elásticos e um loiro horroroso, sem falar das partes que caíram e ficaram brancas ,seguindo suas dicas consegui recuperar e hoje faço o que vc diz pesquiso tudo antes leio tudo com muita atenção. depois descobri que ela so tem o básico de cabeleireira. bjos e parabéns pelo blog
Nossa Si, que absurdo! É uma pena isso né? A pessoa só deveria fazer aquilo que realmente domina… Mas que bom que agora já está melhorando!Beijos
Oi flor! ;)
Olha, entendo TUDO o que você tá falando porque já vi muito isso aqui, muito mesmo… Infelizmente é isso o que acontece!
Mas vá cuidando por você mesma, porque desse jeito, é o melhor que você pode fazer!
Beijos
verdade, concordo!
;)
Bom dia Jú, vc tem sido a salvação do meu cabelo , como coloquei lá no face. Sinceramente me sinto “vendida” aqui na região e sem opções, vários “profissionais” sem nenhuma responsabilidade, só querem saber de dinheiro, desde salões menores no bairro, até salões chics que passam na tv, eles não gostam que vc pergunte marca, peça pra fazer teste e por aí vai… Eu passei pela quebra química, minha sobrinha tá com o cabelo horroroso, minhas amigas nem se fala… Na sala de espera de um consultório conheci um cabeleireiro que está afastado por problemas de saúde , ele me contou que começou à trabalhar num salão “grife” aqui na região e lá a dona mandava eles colocarem produtos baratos em potes de produtos caros e cobrar assim, gato por lebre.
Tenho mantido meu cabelo num tom 7.0 e feito os tratamentos que vc ensina em casa até ter confiança de entregar meu cabelo na mão de alguém e falando bem a verdade a maioria dos salões nem tem opção de profissionais para cortar, acredita? Meus 2 últimos cortes meu cabelo ficou um horror! [trovao]
Isso foi mais um desabafo, obrigado por tudo! [ish]
Ta dificil Ju acreditar em algum profissional, infelizmente fiquei um ano tratando meu cabelo em casa e quando dei uma chance mas uma uma vez me decepcionei… Bjs
Tá difícil mesmo, tá complicadíssimo!
Acho que foi mais ou menos isso que me aconteceu. Mas nao sei como nem em que momento aconteceu. Meu cabelo sempre foi fino de nascença e pouco volumoso,mas sempre foram resistentes a quimica. Por anos fiz progressiva,parei de fazer, dei um intervalo de uns 3 anos e comecei a fazer tinta loira e luzes e nunca tive problemas e foi assim por anos. No ultimo verao (mais ou menos em junho), como a base do meu cabelo ja estava muito loira e ate pra fazer uma pausa de tanta descoloraçao nas mechas, resolvi fazer mechas inversas. o efeito era realmente bonito. Agora em outubro fiz o mesmo procedimento de sempre, retoque de raiz e luzes inversas e alguns dias depois meu cabelo começou a se destruir. Pra piorar minha situaçao eu tinha aproveitado e cortado meu cabelo chanel, mas bem curtinho mesmo. Sempre gostei de cabelo chanel e aqui na europa cabelos curtos estao sempre em alta. O cabelo quebrou todo,emborrachou, na franja e ate nas mechas de cima na parte mais alta da cabeça. Ta todo despedaçado e com pontas horriveis por toda parte. eu meteria a tesoura [tesorua] com prazer pq detesto cabelo feio e maltratado,mas nao tem mais o que cortar e se eu fizesse um corte tipo essas duas moças que apareceram no fantastico ontem eu morreria de depressao. [vbreak] Nao sei o que fazer. To desesperada e nem pintar meu cabelo tenho coragem, ja ta quase alaranjado e escuro. Ja investi fortunas em produtos bons, da linha exper da loreal, kerastase,collistar, keratina e nada parece funcionar. Ju, tu me indica alguma coisa,mas que seja de linha internacional? pq nao tenho acesso ao produtos do Brasil. Ouvi vc falando que aquele extrem up era otimo,mas aqui nao tem. [shyy] [xora] [xora]
Lili, isso aí é corte químico, é complicado e demora MUITO pra voltar ao normal! Invista na Age Recharge, da Kérastase, que é uma boa reconstrução, mas vá intercalando com hidratações e nutrições, senão o cabelo vai ficar mais duro e vai quebrar por excesso de reconstrução!
Beijos
Ok,Ju! Vou testar esse da kerastase tambem e vou fazer o que vc disse. Muito obrigada! [kiss] [kiss]
Faz e vai me contando flor!
Beijos
Oi Ju… Fiz luzes no meu cabelo semana passada, estava quase todo natural, só um restinho de mechas nas pontas, mas muito pouco mesmo! Não detonou, tá brilhoso! Mas com um frizz horrível, fino demais, esvoaçante sabe? Principalmente na parte da frente …Não assenta… sabe aqueles cabelinhos “novos” ?outra coisa, quando molhei embolou todo, nunca vi isso! Como pode? Quando molha vira um bolo, e quando tá seco fica tão macio que não assenta!!!?
Kilvia, neutraliza esse pH (vinagre de maça faz isso) e faz uma boa reconstrução!
Beijos
@Ju Lopes, Desculpe, JU NÃO ENTENDI [ops] COMO DEVO USAR O VINAGRE? NA RECONTRUCAO? Já tenho o extreme up… posso usa-lo? Já que ele não está quebrado fiquei em dúvida por ser muito forte. ..
Flor, se vc já tem o EXtreme, tem tudooooo de bom! O vinagre é bom usar após as químicas pra regular o pH!
Beijos
Eu concordo com tudo, e quando tem um corte químico por conta de produtos usados inadequadamente eu recomendo a linha Midollo de Bamboo da Alfaparf, possui extratos botânicos do miolo de bamboo associados às proteínas hidrolisadas em altíssimo percentual, e preciosos óleos minerais que alcançam as partes mais profundas do cabelo garantindo uma reparação nas três dimensões da estrutura:
Os danos são reparados;
A coesão entre a cutícula e a camada interna do fio é restabelecida;
A superfície capilar é reforçada para um perfeito cabelo com elasticidade e um brilho fantástico.
Com essa linha até os cabelos nas piores condições retornam a um ótimo estado, ficam fortes e brilhantes com resultados imediatamente vísiveis desde a primeira aplicação.
Eu estou a 1 ano sem fazer progressiva e não pretendo mais fazer cansei de receber codinomes “não é progressiva é botox até reconstrução agora é progressiva.
Por isso só vou ao salão para tingir e cortar o resto faço em casa,cansei de gastar dinheiro e sair insatisfeita ou pior com corte quimico
Oiii adorei seus comentário tirarão minhas dúvida olha eu uso em meu salão a inteligente agi Max ha mais de três anos o que pode mim fala sobre ela si ela contém muito formol obrigada ….