Hoje a gente vai conversar não só sobre dieta para emagrecer, mas sobre como perdi mais de 35 kg em 6 meses.
Sim, eu engordei muito e ainda estou no processo de emagrecimento..
Assim como muitas de vocês, passei boa parte da vida lutando contra a balança, engordando e emagrecendo num eterno e frustrante efeito sanfona.
Mas, em 2023 eu comecei a perder completamente o controle. Ozzynho partiu de forma abrupta e essa foi uma dor que me estraçalhou. Não consegui lidar, não tinha como.

E fui engolindo cada pedacinho de dor, comendo emoção por emoção, até que me vi pesando 118,6 kg.
Eu não me reconhecia mais, não sabia quem era aquela pessoa que aparecia no meu espelho. Estava muito doente física e emocionalmente, e extremamente ansiosa e exausta.
Tinha resistência a insulina e a leptina, minha glicose estava descontrolada, assim como tudo relacionado ao colesterol, aos marcadores hepáticos e renais.
Em junho de 2024, já consciente de que muitas das minhas questões de saúde mental estavam relacionadas com o isolamento extremo que eu vivia (e que eu jurava que era escolha, mas era por causa do peso), decidi mudar para a cidade.
Antes disso tive uma viagem de trabalho para Foz do Iguaçu. Fazia frio e eu usei um chinelo porque não conseguia mais calçar sapatos.
Aquilo me deixou furiosa. O fato do cinto do avião não caber, de ter que vestir qualquer coisa porque “era o que cabia” e dezenas de outras situações que, para mim, eram humilhantes também me deixaram enfurecida.

Dieta para emagrecer: Quando tudo mudou
Dia 25 de agosto de 2024 tirei uma foto em frente ao espelho e fiquei desesperada. Eu não sabia quem era aquela pessoa e tudo estava uma bagunça aqui dentro.
No dia 26 acordei, me pesei e decidi que iria voltar a viver, que iria me ter de volta.
E comecei. Com medo de falhar, assustada com o estado mental, emocional e físico que eu estava, mas decidida.
Dieta cetogênica: o começo
Comecei com a dieta cetogênica, uma escolha nutricional baseada nas minhas questões de saúde.
Os primeiros 15 dias foram muito difíceis, a mudança foi brusca demais, mas em 4 dias eu perdi mais de 4 kg e isso me motivou.

Da cetogênica fui para a low carb mais restrita e em 2 meses eu já havia eliminado mais de 16 kg e começado a academia.
Não passei fome em nenhum momento, na verdade me sentia bastante saciada na maior parte do tempo, a ponto de não conseguir ingerir a quantidade ideal de alimentos, me sentia saciada com menos do que deveria e já estava seguindo a regra do “saciou? parou”.
Dieta para emagrecer X Fome emocional
Aqui eu comecei a entender que eu não comia porque estava com fome, a fisiológica, mas sim com fome emocional.
Comia quando estava ansiosa, triste, nervosa, preocupada, angustiada. Comia para não ter que lidar com o que precisava lidar.
Tapava todos os buracos com comida.

Aqui foi preciso (e ainda é!) uma auto-observação diária, uma luta contra mim mesma para me vencer, para aprender a lidar com as minhas emoções ao invés de devorá-las.
No início de novembro comecei um tratamento com Dra Nathália Figueiredo, médica do esporte especialista em emagrecimento, que me acompanha até hoje, e da nutricionista da equipe dela, Juliana Tarquinio, ambas excepcionais!
Receitas low carb
E foi aqui que percebi que, como queria e precisava de uma mudança de hábitos para a vida, que me acompanhasse a vida toda, teria que comer gostoso.
E isso, não se enganem, é importantíssimo porque dieta sem gosto e sem graça não se sustenta, ninguém consegue levar por muito tempo.
Comecei a adaptar receitas, a testar, tudo com base no meu plano alimentar, com baixo carboidrato, pouca gordura e quantidades generosas de proteínas e em pouco tempo estava comendo comidas deliciosas, fáceis de fazer, rápidas e muitas delas de uma panela só.
Aprendi a fazer e ter sempre os facilitadores da dieta, aprendi a organizar minha alimentação para não sair do plano, para ter sempre opções prontas ou pré prontas, bem como a fazer as melhores escolhas.
E isso mudou o meu jogo!

Em 6 meses, comendo muito bem (cada comida bonita, menina!), comendo com prazer, já eliminei quase 40 kg (38 para ser mais exata) e mudei a minha vida em todos os níveis!
Tenho colecionado um monte de “pequenas vitórias”, coisas que compartilho todos os dias nos stories do instagram (@jurovalendo, segue lá! P.s: é só clicar), inclusive tem destaques salvos com minhas alimentação, com tudo o que fiz, com minha dieta para emagrecer, além do grupo no whatsapp (clica aqui para entrar).
Tem posts no instagram com vários “antes e durante”, dicas e meus pratos, e para quem estiver interessada em perder peso, em emagrecer com saúde, comendo muito bem e gostoso, aqui tem todas as minhas mais de 80 receitas que me ajudaram a perder todo esse peso (clique aqui para ver e comece sua mudança de vida agora!).
E mais que perder peso, essas receitas e essa mudança de hábitos me deram vida, me devolveram de volta para mim, sabe? E isso não tem preço!
Ainda faltam uns 15 kg, que perderei dia após dia porque agora o tempo passa comigo fazendo o melhor por mim.
Vamos juntas?
Beijos, Jú