17.11.2013

Um Dia Com o Amato

Alguém aqui tem enxaqueca? Quem tem deve conhecer o Amato, também conhecido como topiramato.

Eu costumava ter crises durante a TPM ou quando a temperatura subia demais. Desde que comecei a fazer reposição de progresterona não tenho mais enxaqueca na TPM, mas  o calor continua sendo um problema, porque  tenho intolerância ao calor e moro em uma cidade que, digamos, fica na esquina do sol.

Ou seja, mesmo tomando muito líquido, vestindo roupas frescas e ficando em locais frescos e arejados (ok, gosto mesmo é de locais gelados…), vivo desidratando, e sempre que isso acontece tenho crise de enxaqueca, como aconteceu semana passada.

Sempre tomei o Cefaliv e me dava bem, mas, não sei bem o motivo, ele simplesmente deixou de fazer efeito. Como medida preventiva, meu neuro achou melhor entrar com o Amato, que é um medicamento que, supostamente, previne as crises de enxaqueca (ah, mas tem gente que toma como “modulador de humor” e também pra emagrecer, dentre outras coisas).

Amato, o Topiramato

amato topiramato

Super confio nos meus médicos, mas gosto de ter outras opiniões, e como tenho amigos médicos, sempre peço a opinião deles, e quando envolve medicamento, gosto de conversar com quem já tomou o mesmo remédio pra saber dos efeitos, dos resultados e tal.

Daí, com a receita em mãos, perguntei no Face quem já tinha tomado esse medicamento e várias pessoas se manifestaram. A grande maioria teve experiências negativas, muitas amaram, muitas relataram que as crises cessaram e umas poucas relataram o efeito colateral que mais me preocupou: um certo “emburrecimento”.

Emburrecimento pode ser pesado, mas várias meninas relataram uma lentidão, uma perda de memória, uma dificuldade de concentração e uma certa deficiência no raciocínio. Juro que, de todos os possíveis efeitos colaterais, os que mais me preocuparam foram esses porque eu “trabalho com a cabeça”, e não topo, por nada no mundo, tomar nenhum tipo de medicamento que afete o meu raciocínio.

Amato: o teste

Contudo, comprei o medicamento e resolvi fazer um teste, mas optei por tomar de noite primeiro, porque me alertaram que ele dá sono.

amato topiramato

Minha experiência foi curta, porque só tomei 2 comprimidos, e antes de deixar aqui meu “depoimento”, alerto que cada organismo reage de uma forma, então não é porque aconteceu comigo que vai acontecer com vocês, certo?

Tomei o medicamento às 21 hs e realmente senti muito sono, daqueles de ficar meio dopada, tanto que caí na cama rapidinho. Acordei 10 horas depois, o que é bem anormal, porque durmo, no máximo, 6, 7 horas por noite. Não senti tontura, enjoo, nada disso, e tava super achando que o remédio não daria nenhum tipo de efeito colateral, tanto que tomei o segundo comprimido.

O grande problema se deu quando sentei pra escrever…

Amato: os resultados

Eu tenho uma certa vaidade de ter o tal do “hiper foco”, porque quando  tô fazendo uma coisa que gosto, o mundo pode cair que nada me distrai. NADA. Minha concentração é sempre absoluta e é por isso que consigo escrever tanto e tão rápido (escrevo 4 posts pro PE e 3 pro JV durante a manhã…). Pra quem é TDAH isso é uma vitória, porque, via de regra, somos “avoados” e não conseguimos nos concentrar, coisa que não acontece comigo, graças à Deus.

amato topiramato

Acontece que bastaram 2 comprimidos de Amato pra que toda a minha concentração e todo o meu foco fossem por água abaixo. Simplesmente não consegui decidir sobre o que escrever, o que sinceramente me assustou, já que nunca me aconteceu antes,   e, pior, não consegui escrever, não “saiu”, sabe? Tudo me distraía e não consegui fazer conexões óbvias, coisas que sempre foram automáticas.

Pode ter sido “coisa da minha cabeça”? Sim… Posso ter  ficado impressionada com os relatos e “reproduzido” isso? Posso, claro, mas duvido muito… Duvido porque até conversar ficou difícil… Sabe quando a gente quer falar uma coisa, a palavra tá ali na ponta da língua e não “vem”?  Foi exatamente isso que aconteceu. Eu começava a falar e não conseguia completar a frase porque as palavras “faltavam”. Achei tudo isso muito estranho!

amato compensa?

Enfim, não posso falar dos efeitos a longo prazo, e muita gente me disse que essa “lerdeza” reduziu com o passar do tempo, mas, tendo sido “coisa da minha cabeça” ou efeito do remédio, decidi não continuar e amanhã mesmo vou procurar meu neuro pra que ele encontre uma outra opção, porque essa, definitivamente, eu não quero, porque né, acho melhor sentir dor que ficar lesada!

Amato Emagrece?

Não usei por tempo suficiente pra avaliar a ação emagrecedora do Amato, mas vários médicos receitam com esse fim, devendo ser usado de noite, e já vi relatos de quem usou e conseguiu emagrecer.

Alguém aqui toma? Já sentiram isso?

Beijos

Ju

P.s: Juro que já corrigi o texto 3 vezes, mas continuo meio lenta, então se tiver algum erro, avisa aí!

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
204 comentários
  1. Tuani  17/11/2013 - 11h44

    Oi Ju, tomei esse medicamento por varios meses…. e tive que parar porque estou tentando engravidar…. eu tinha crises muito fortes e com frequencia de 3 a 4 crises por semana, entao tomava para prevenir….
    o sono eh um problema, entre outros. Agora para prevenção eu tomo medicamentos naturais fitoterapicos que meu medico passou…. e está dando tudo mais certo do que os medicamentos normais

    • Ju Lopes  17/11/2013 - 11h47

      Muito bom saber disso! Tu teve esse efeito colateral, da leseira? Beijos

    • Ju Lopes  17/11/2013 - 11h47

      Muito bom saber disso! Tu teve esse efeito colateral, da leseira? Beijos

    • Bruna  22/04/2015 - 10h37

      Tuani!! Fitoterapico?? Qual você está usando?? Estou morrendo de medo de tomar o Topiramato que a medica prescreveu!!

  2. Flavia  17/11/2013 - 15h53

    Ju, minha chefe começou a tomar esse remedio e nossa… tenho q ter mta paciência com ela, pq ela emburreceu legal.. kkkkk… brincadeiras a parte.. realmente, ela ficou mais lerdinha para raciocinar, e olha q trabalhamos com contabilidade, muitas contas, paciência..kkk… bjs!!!

    • Ju Lopes  17/11/2013 - 16h56

      kkkkkkkkkkkkkkk Tadinha de tu Fau, porque se em um dia ele fez isso comigo, imagina pra quem toma constantemente? Deus é mais! rsrs

  3. Geisa  17/11/2013 - 16h51

    Ju, eu tomei esse remédio e sinceramente odiei. Tive um monte de efeitos colaterais, mas o pior foi suspender minha menstruação, fiquei meses sem menstruar por conta dessa bomba. Depois fui ler a bula com atenção e estava escrito que ele corta o efeito do anticoncepcional, pirei!!! Fiz vários exames inclusive ultra para ver se eu estava grávida, não estava, mas fiquei com medo já que não sei o que esse medicame to pode causar ao feto.
    Nunca mais…
    Bjs, G

    • Ju Lopes  17/11/2013 - 16h55

      Nossa Geisa, dessa eu não sabia, não fui avisada… tô boba!

  4. Roberta  17/11/2013 - 19h59

    Olá Ju! vc tomou de qntos mg? tomo o de 25mg e não senti nada. bjoo

    • Ju Lopes  17/11/2013 - 20h26

      Beta, tomei o de 25 mg! Que benção viu, porque eu fique péssima! Beijos

    • Rafaela  08/09/2014 - 14h17

      Oi gente, estou lendo as msg, comecei a tomar tem 5 dias, tbm por conta de enxaquecas, achei que quando tomo ele de noite ele tira meu sono, e nao senti nada demais ainda, porém vamos ver ao longo do tempo..bjs

  5. Aline Amaral  18/11/2013 - 06h57

    Oi ju,acho que pode ser realmente do início da medicação.Eu estou tomando e tem os primeiros dias foram difíceis mais depois vai controlando.Estou no 18 comp de 25mg e o único incomodo que ainda sinto as vezes é um leve formigamento nas mãos.Na dosagem de 25mg não corta o efeito do anticoncepcional ,só acima de 200 mg por dia.
    Minhas dores de cabeça diminuíram muito nesses 18 dias,cerca de 80%,eu já não sabia o que fazer com minha enxaqueca diária?E tem tbm um outro efeito colateral do amato que é fazer perder peso,aos poucos a fome vai diminuindo e quando vc vê perdeu 1,2,3 kg.Pra quem está acima do peso é bom pois resolve a enxaqueca e melhora a saúde em si emagrecendo.O meu tratamento vai durar 4 meses e depois ser tirado devagar…..
    Não é a melhor solução pra enxaqueca,mas é tenho no momento e depois de ter tentado tanta coisa e tantos remédios o amato é sem dúvida,pra mim,o menos pior.
    Bjus

    • Ju Lopes  23/11/2013 - 08h32

      Liu, eu não tenho como continuar porque senão são 10, 15 dias, sem trabalhar, não dá… Eu fiquei muito lesa, tipo boba alegre, sabe? Muito estranho…

      • eliane  20/05/2015 - 16h39

        Olá! : Alguém sabe me informar se esse remedio serve para emagrecer
        ontem eu passei no medico ele passou esse remedio estou com medo de toma

  6. Aline Amaral  18/11/2013 - 08h12

    Oi ju,acho que pode ser realmente do início da medicação.Eu estou tomando e os primeiros dias foram difíceis mais depois vai controlando.Estou no 18 comp de 25mg e o único incomodo que ainda sinto as vezes é um leve formigamento nas mãos.A dosagem de 25mg não corta o efeito do anticoncepcional ,só acima de 200 mg por dia.
    Minhas dores de cabeça diminuíram muito nesses 18 dias de tratamento cerca de 80%,eu já não sabia o que fazer com minha enxaqueca diária.E tem tbm um outro efeito colateral do amato que é fazer perder peso,aos poucos a fome vai diminuindo e quando vc vê perdeu 1,2,3 kg.Pra quem está acima do peso é bom, pois resolve a enxaqueca e melhora a saúde em si emagrecendo.O meu tratamento vai durar 4 meses e depois ser retirado gradativamente.
    Não é a melhor solução pra enxaqueca,mas é a que tenho no momento e depois de ter tentado tanta coisa e tantos remédios o amato é sem dúvida,pra mim,o menos pior.
    Bjus

    Responder

    Seu comentário aguarda aprovação.

    • Ju Lopes  18/11/2013 - 10h10

      Liu, que bom que com você não foi tão forte e foi só no começo, mas fiquei bem preocupada com isso de atrapalhar a mente, sabe? No meu caso não dá, porque senão não tenho como trabalhar!
      Beijos

      • Aline Amaral  18/11/2013 - 10h25

        Eu tbm fico bem preocupada Ju,aliás,o ideal seria viver se nenhuma medicação .
        No meu caso tenho que tomar o yaz por que outro baby não da né?duas já da pra rir e chorar….tem dias que até penso em não tomar o amato,mas só de lembrar as dores,as noites sem dormir,a quantidade de analgésico,as idas a emergência …….de todos que já foi receitado o amato foi o único que não tive efeito colateral.quatro meses passa rápido.
        Bjus

      • Ju Lopes  23/11/2013 - 08h31

        Liu, ainda bem que você não teve efeito, e se não teve, continua! Queria MUITO não ter tido!

  7. Graci  18/11/2013 - 09h46

    Oi Ju,

    Tomei o Topiramato de 100mg por 2 anos. Já faz 2 anos que parei e ainda sinto os efeitos colaterais.
    Eu não tinha muito sono não, mas fiquei completamente emburrecida e, até agora, continuo ainda com alguns resquícios disso…
    Não emagreci nada como falam.. Além disso, tive tremedeiras nas mãos, era muito chato.
    Tenho enxaqueca com aura. As dores diminuíram, mas não o suficiente para compensar os efeitos colaterais.
    Acho que está certíssima em pensar no seu cérebro :).
    Tomei propanolol por 3 meses e parei, como é um remédio para pressão e possuo pressão normal, achei que não
    valeria a pena correr o risco de adquirir mais esse problema.
    Hoje, raramente tenho enxaqueca e tudo que fiz foi mudar o anticoncepcional do yasmin, para o cerazete.
    Meus médicos, tanto neuro, quanto gineco, informaram que devido a enxaqueca não posso usar estrogênio.
    Lógico que minha pele (que já e oleosa) ficou puro bacan, espinhas, inchaço e etc, mas as dores desapareceram como mágica rsrs
    Além de diminuir muito o meu risco de trombose e avc. Um risco para quem tem enxaqueca e toma estrogênio. Sinto muita falta do yasmin, pelos
    milhares de benefícios, mas as dores não compensam… faz 9 meses que estou com o cerazete..
    Bjão e espero que consiga encontrar algo que te ajude a aliviar esse sofrimento…

    • Ju Lopes  18/11/2013 - 10h09

      Graci, obrigada pelo seu relato flor… E que bom que as coisas melhoraram na sua enxaqueca… Eu acho um risco esse remédio, e acho que isso deveria ser dito pelos médicos, sério mesmo!
      Vc acha o que do Cerazete? Beijos

      • Graci  19/11/2013 - 09h35

        @Ju Lopes, Pois é, realmente é um risco que deveria, sim, ser avaliado por nossos médicos.
        Sinceramente, eu não gosto dos efeitos colaterais do cerazete (inchaço, oleosidade excessiva, espinhas).
        Mas, adoro a parte boa: as dores de cabeça praticamente desapareceram, estou amando não menstruar mais e
        saber que além de prevenir a gravidez, ainda evita muito as minha chances de trombose e avc. Ahh sem contar
        que não tenho mais tpm, minha gineco disse que a parte ruim é super fácil de tratar com dermato, então no fim das contas
        eu gosto rsrs. Quanto aos efeitos colaterais, cada caso é um caso, conheço pessoas que nunca tiveram nada, outras
        só inchaço etc…

        Bjus

      • Ju Lopes  23/11/2013 - 08h30

        Graci, eu não menstruo desde os 15 anos… Eu sofria MUITO, eram dias perdidos, tinha dores absurdas, então suspendi e foi a melhor coisa que fiz na vida!

  8. Juliana  18/11/2013 - 13h39

    Ju, minha irmã tomou e ficou bem “lesada”, lerda, falta de memória, foco zero. Qdo tomava emagreceu e qdo parou engordou muito. bjo

    • Ju Lopes  23/11/2013 - 08h30

      Posso engordar mais não gente, assim eu estouro! kkk

  9. Juliana  18/11/2013 - 13h41

    Ah, tenta fazer uma terapia alternativa com homeopatia e acunpuntura, me ajudou muito. bjo

  10. Luciana Costa  18/11/2013 - 23h34

    “Sabe quando a gente quer falar uma coisa, a palavra tá ali na ponta da língua e não “vem”? Foi exatamente isso que aconteceu. Eu começava a falar e não conseguia completar a frase porque as palavras “faltavam”.”
    Comigo foi exatamente assim,ainda insisti por 2 meses.Fica bêbada de sono e esquecia palavras simples do meu cotidiano,nao sabia os nome,dava um branco daqueles [shyy] Desisti,faço faculdade de enfermagem,daí não rola.

  11. lirio  06/12/2013 - 18h38

    vovo Mafalda:
    tirei uma folga hj e estou lendo os teus posts retroativos.
    eu sempre bati nesta tecla e ae tá a prova; a sra não tem
    tdah. vc pode até ter um perfil para tdah.mas diagnostico fechado para tdah não. vi algumas gambiarras de vídeos seus e concluo que: que é uma ansiedade extrema que ke te leva a uma hiperatividade mas… a devolutiva o vice versa não existe, madame juliette pensa nessa ideia. com carinho l.
    obs: o topramato está incluso nesta pauta se vc observar. [idea]

    • Ju Lopes  07/12/2013 - 08h58

      Oi Lírioo!
      Vovó Mafalda? Gostei! huahuahua
      Então, já conversei MUITO sobre isso com minha neuro, mas ela é das antigas e não acho outra aqui…
      Eu preciso de algo que controle essa ansiedade, mas toda vez que conversamos sobre isso, ela quer me receitar ansiolíticos, e eu não vou tomar esse tipo de remédio pq fico lesa. Daí dessa vez queria que ela receitasse a bupropiona e ela receitou o ansitec, que faz efeito nenhum! Preciso de um bom neuro, isso sim!
      A Ritalina ajuda a não dispersar, mas é muito difícil me fazer parar, muito, porque a cabeça borbulha 24 hs por dia com 100 milhões de ideias! Xero e apareça mais, oxe!

  12. lirio  10/12/2013 - 19h58

    ai, ju-biocale…. mas já tá melhorando tá a caminho, essas negociações estão complicadíssimas mesmo,proque vc tem noção das coisas, sua cabeç gira na mesma relatividade de pensamentos analíticos eis ae a confusão…. tente uma psiquiatra. vc vai acertar. quero ver a new ju-biocale2014.
    obs:imbatível mesmo esse biocale né?não tem de litro para vender?

  13. Cristina  11/04/2014 - 02h22

    Acho que você deveria pensar mais antes de colocar um post desses, sou bipolar e o topiramato foi o único remédio que me deixou calma, eu estava agressiva a ponto de pensar que meus familiares não iam me aguentar mais, eu não estava me aguentando mais. Com o topiramato dentre tantas coisas deixei de ser chata e de achar que eu era “o poço” da inteligência o tempo todo. Você deveria continuar quem sabe não fica um pouco mais amável também. :)

    • Ju Lopes  11/04/2014 - 08h34

      Oi Cris, tudo bem?
      Blog é uma coisa pessoal, sabe? Aqui eu só posso falar da minha experiência, do que eu vivi, e se o que eu vivi foi isso, é sobre isso que tenho que escrever. No meu caso foi uma péssima experiência, mas que bom que ele funcionou bem pra você, é isso aí, cada organismo, uma sentença!
      Beijos flor

      • Bruna  16/10/2014 - 12h23

        Oi, Ju!
        Há 3 anos, com 27 anos, fui diagnosticada com câncer. Fui mto firme, durante todo o tratamento e, finalmente, qdo acabou, tive uma depressão absurda. Foi qdo o meu psiquiatra indicou o topiramato, junto a outros medicamentos. De fato, no primeiro comprimido, dormi quase 12 horas…e, por aí, foi. Sou advogada e PRECISO de raciocínio rápido e capacidade de coesão, coerência. Quem disse q tinha?? Não conseguia fazer nada…como vc relatou, nem sequer me lembrar de uma palavra corriqueira. mas fui levando. A dosagem, aumentando.
        Até q meus cabelos começaram a cair vertiginosamente…nunca encontrava a causa. Até q, lendo a bula, meu esposo descobriu um dos (muitos) efeitos colaterais do amato: a alopécia.
        Mudei para outro remédio, mas, até hj, quase um ano, depois de parar, meu cabelo não nasce e nem cresce…
        De fato, são experiências particulares. Mas todos hão de convir q medicamentos, como esse, requerem supervisão contínua, não só do médico, mas, especialmente, q conhece seu organismo melhor do q qq um.
        Obrigada por compartilhar conosco sua experiência!
        Beijinho.

  14. Valéria Morelli Simon  18/04/2014 - 10h22

    Minha filha começou a tomar amato ha alguns dias e perdeu o sono da noite por comprleto, mesmo tomando rivotril junto. Acho que nao vou dar mais esse remedio para ela, esta emagrecendo bastante, mas nao esta confusa nem lerda, tomou ums 5 comprimdos, mas nao pode ficar sem dormir todas as noites, depois dorme picado de dia

  15. Aninha  28/04/2014 - 08h41

    Ju, também sofria com dores de cabeça, e aumentou quando comecei a tomar anticoncepcional. Um dia passei mal e procurei um neuro e meu eletro deu uma alteração discreta no temporal e aí o médico receitou o amato. Ao consultar a bula na internet fiquei super assustada com ops efeitos, e fiquei com medo especialmente com os efeitos sobre a concentração e raciocínio (porque também executo trabalho intelectual) e com o emagrecimento (porque sou magra e agora que estou conseguindo aumentar um pouco de peso). Já suspendi o anticoncepcional e as dores diminuíram bastante, já que o próprio neuro disse que não é recomendável pra quem sofre de enxaqueca. Ju, fora disso eu tenho um problema de apertamento dentário, que dói a região da maxila e causa dores de cabeça (sintomas que o dentista me falou serem comuns) , mas meu neuro não quis nem considerar isso. Vou me consultar com um dentista bucomaxilo e depois com outro neuro. Acho que o grande erro dos especialistas é não considerar outros problemas que o paciente possa ter. Depois conto aqui minha experiência, pois decidi não tomar o amato.

  16. Ana  13/05/2014 - 07h43

    Eu tomei durante 2 anos, combinado com propanolol e diurix. Remédios indicados pelo neuro para enxaqueca. Parei a 5 dias ( exatamente, estou contando dia por dia, como se fosse uma droga), oque ninguem comenta e sobre a dependência do remedio, tenho tido grande dificuldade e algumas crises de ansiedade sem o remédio, me falaram que e um dos efeitos colaterais, como se fosse uma abstinência. Minha memória foi bastante afetada e o raciocínio também. As crises melhoraram, mas nao sei se vale o custo, na hora do desespero da dor tudo que a faça a passar nos vamos logo tomando, mas e bom ver direito os efeitos colaterais.

  17. Ana  13/05/2014 - 07h44

    Ah, tambem nao posso tomar pílula, todos são um gatilho para minha enxaqueca.

  18. Claudia Mitt  16/05/2014 - 18h34

    Ju,
    Eu tomo a 1 ano o topiramato, e para mim é muito estranho estes relatos, porque nunca senti nada do que está escrito aqui. Tomo 25 mg pela manhã e 50 mg a noite, nunca emburreci, sou extremamente ativa mentalmente, acho que pode ser um efeito colateral diferente para cada pessoa, outra coisa é que este tipo de remédio você tem que tentar, pois no início todos dão tontura, formigamentos, e depois de 20 a 30 dias que começam os efeitos bons, para a enxaqueca, equilíbrio de humor entre outros.
    Espero ter deixado meu relato, sou usuária a muito tempo e não sinto nada disto, sou uma profissional de marketing, gerencio muitas pessoas e produtos e jamais tive esta leseira que ouvi aqui, vai de cada organismo ok?
    Beijos
    Claudia Mitt / SP

    • Ju Lopes  16/05/2014 - 18h46

      Oi Claudia, tudo bem?
      Que bom que com você é diferente, mas infelizmente pra mim foi isso aí. Mas isso é normal, já que cada organismo reage de uma forma, né?
      Eu, por exemplo, tomo Ritalina e não tenho nenhum efeito colateral, mas muita gente tem problemas sérios.
      Queria MUITO que tivesse funcionado comigo, porque minhas enxaquecas são fortíssimas… :(
      Beijos

  19. Claudia Mitt  16/05/2014 - 19h07

    Ju,
    Meu filho também toma Ritalina por causa do Tdah e faz muito bem a ele, aliás é indispensável para seu aprendizado em tudo e concentração,
    Beijos e você vai encontrar a solução para a enxaqueca, cada um de nós somos individualidades muito diferentes, o caminho chegará :)
    Beijos
    Claudia Mitt

  20. Claudia Mitt  16/05/2014 - 19h25

    Ju
    Fiz tratamento com um expert em enxaqueca, Dr Paulo do Hospital Albert Einstein /SP , fizemos com o Divalproato de sódio, o Depakote, melhorou, e antes disto quando eu percebia que ia ter crise minha ginecologista mandava eu tomar o Naramig 2,5mg nao precisa de receita, ele não deixa DAR a crise, mas enfim depois de 20 anos o neurologista apertando minha cabeça nas laterais e senti muita dor, percebeu que eu tinha os nervos que sobem da coluna para a cabeça bem travados ( síndrome de Arnauld) e operei ( simples em 10 minutos eles queima estes nervos que estso rígidos que causam a enxaqueca….) e eu passei 20 anos para descobrir isto indo de médico em médico me enchendo de remédios! Agora nao tenho mais , tomo o fopiramato para regular humor.
    Beijos você vai achar sua soluçao, que pode ser emocional ou física, vai num neuro expert!

    • Siliana  18/07/2014 - 09h50

      Oi Claudia , fiquei muito interessada em passar com esse médico do Einstein será que pode me passar o sobrenome ou o contato dele por favor, sofro muito com enxaqueca , já tomei todos os remédios possíveis e nada de melhorar.
      Muito obrigada,

    • Tais  24/08/2015 - 16h10

      Claudia, diga o nome desse Dr neuro exper que lhe atendeu no Albert Ainstein para que possamos ir

  21. Rafael Henrique  30/05/2014 - 15h42

    Eu tomo o Topiramato à 6 meses (100 mg./dia), e hoje tenho uma uma qualidade de vida incrível, pois tenho enxaqueca com aura e já fiz tratamento com muitos remédios, mas hoje estou muito satisfeito. Converso muito com meu médico sobre o medicamento, ele me diz que nos Congressos que ele participa, o Topiramato é colocado como Top dos remédios para enxaqueca e eplepsia e não existe nenhum estudo comprovando os efeitos colaterais, como perda de memória, raciocínio lento e etc., muitas vezes esses sintomas estão relacionados a própria doença e as pessoas associam ao remédio. Os únicos efeitos colaterais comprovados são enformigamentos e perda de peso (em alguns casos).

    Abraços a todos.

    • Ju Lopes  13/07/2014 - 09h16

      Oi Rafa,
      Que bom saber que te ajudou, queria muito que tivesse funcionado comigo!
      Beijos

  22. Joelma  02/06/2014 - 10h07

    Olá meninas eu ja tomei o amato de 25mg por uns 2 meses e parei, pois eu estava sonolenta e mais “lerda” que o normal, minhas dores de cabeça diminuiram mas não cessaram, tive formigamentos leves que incomoda um pouco, mas nada de sério, porém tive medo mesmo de que ele interferisse no meu anticoncepcional isso pesou para mim, sem contar que preciso de uma boa memória pois trabalho e estudo. Meu médico me receitou novamente o bendito Amato, vou tentar novamente com a dosagem de 25mg, pois meu médico ta insistindo. Seja o Deus quiser.

  23. gleidiane pereira  04/07/2014 - 08h24

    oi jú bom dia eu tomo sim esse remédio, e não só fiquei meio lesada perdi bastante peso e meu cabelo ta caindo horo ris; queria tanto mudar. mais não sei pra qual. o meu neuro que pra mim fica só nesse;acho que vou me sai dele e tbm ver se eu não tenho é problema de vista já que eu não enxergo do olho esquerdo.

  24. Vanne Flower  09/07/2014 - 13h49

    Eu tomei por uns 3 anos e não tive nenhum efeito colateral ruim. Só emagreci, mas isso foi ótimo! Faz 2 meses que parei de tomar e estou louca com uma enxaqueca tenebrosa e engordei uns 3kg…
    Vou agora ao médico de emergência para voltar a tomar, pois não aguento esperar até a próxima consulta!!
    Para mim, o Amato foi milagroso!!! Não consigo mais viver sem ele!
    Bjs

    • Ju Lopes  09/07/2014 - 14h47

      Vanne, que bom que funcionou pra você, queria que tivesse funcionado em mim também! ;)

      • João Ricardo  11/07/2014 - 18h00

        Boa tarde. Estava lendo os Posts. Sou homem, porém, sofro com enxaqueca.. Faz um tempinho que eu tomo o Amato, e tenho alguns efeitos como perda do apetite, sonolência, tremor nas mãos, perda de concentração..Até agora, foram 2 meses de tratamento com Amato, perdi 8 kg. Estou um pouco preocupado com isso. Além do Amato, estou usando EXODUS. Não sei quanto tempo terei que tomar o AMATO ainda, porém, nessa fase eu tenho medo de parar e ter alguma crise de abstinência. Bjos

  25. thamy  15/07/2014 - 21h53

    Me neuro receitou 1 como a noite de 25mg, mas tenho lido que corta o efeito do anticoncepcional tomo o yas…isso procede?iniciei hoje o tratamento

  26. thamy  15/07/2014 - 21h55

    Me neuro receitou 1 comprimido a noite de 25mg, mas tenho lido que corta o efeito do anticoncepcional tomo o yas…isso procede?iniciei hoje o tratamento

    • Ju Lopes  20/07/2014 - 20h00

      Thamy, interfere sim!

    • Marius  20/08/2014 - 18h59

      Converse com seu médico. Minha namorada começou a tomar e perguntamos ao medico dela se interferia no anticoncepcional. Ele explicou que somente doses cavalares acima de 150mg ao dia poderiam interferir na ação do anticoncepcional. De qualquer modo é bom vc conversar com seu médico. Ela tomava o Yasmin tbm e doses de Amato 25g (2x ao dia = 50g)

  27. Náji  10/08/2014 - 13h36

    Comecei o tratamento a 5 dias e estou com medo de ter cortado o efeito do meu anti ;/ e agora oq vou fazer? O dr nao me disse nada e minha dosagem e baixa somente 25 mg ao dia 1 comp toda noite p enxaqueca, pq faz uns 6 anos q tenho e nada curou…. agora vou testar o topiramato por 60 dias, mas deus me livre engravidar numa hora complicada dessass…

  28. Viviane  16/08/2014 - 00h20

    Gente!!Eu estou adorando tomar amato.Estou sem dor de cabeça, dormindo ,mais calma,e ..pensando… so nao tomo a quantidade de remedio que vcs.. tomo 1/2 comprimido por noite…bjs..

    • Ju  16/08/2014 - 13h43

      Que bom que funcionou pra você Vivi! <3

      • Anne Karoline  28/01/2015 - 10h01

        Ju meu medico passo para eu tomar 1/2 comprimido de 25mg pela manhã, estou receosa de tomar, tenho medo dos efeitos

  29. Marius  20/08/2014 - 18h55

    Oi. Trabalho com rádio. Falo ao vivo todos os dias e no primeiro dia após o comprimido foi um custo. Não consegui falar nada naturalmente. Como vc disse, as palavras ficavam na ponta da língua e não saiam. Mas isso melhora cerca de 10 a 15 dias depois de iniciado o tratamento. Hj me sinto normal novamente. Kkkkkk

  30. Rosane Mutty Knierim adorno  25/08/2014 - 19h27

    Sei que a postagem é antiga,mas quis deixar mesmo assim minha experiência com o amato..sofria a mais de 20 anos com enxaquecas terríveis que prejudicavam minha vida pessoal e profissional,sou motorista de caminhão e tenho 43 anos,além disso,devido a minha profissão,engordei no decorrer de muitos anos na estrada,mais de 20 kilos..do manequim 38,passei para o 46..e com o amato,que estou usando a 30 dias estou sem dor alguma,meu humor melhorou demais,meu sono continua o mesmo,sofro de insônia desde a infância e continuo com calmantes naturais para dormir a noite,e emagreci 5 kilos,perdi a fome,que aliás nunca tive muita fome,engordei mesmo foi devido ao meu sedentarismo do que a má alimentação,pois sou vegetariana e adepta a anos de alimentação natural e saudável..
    agora pretendo continuar por alguns meses com o amato até emagrecer mais uns kilos,e vou começar com suplementos alimentares para não ficar doente pois está dificil de engolir alimentos sólidos devido a falta de apetite e depois vou ver com o médico como continuar com o tratamento para que as minhas dores de enxaqueca não voltem nunca mais..
    me sinto uma nova mulher..uuuulálá..e minha memória e inteligencia continuam a mesma..rápida,ácida e direta..bjs a todas..amato..recomendo..

  31. cris  27/08/2014 - 16h08

    eu tomo topiramato há uns 2 anos e nunca emagreci, mas mantive o peso. fico lesada se tomo mais de 25mg. com essa dose fico sempre up e consigo colocar minha mente em ordem. se não tomar, viro uma bomba relógio porque sou hiperativa e perco o foco. se tomo 100mg fico totalmente retardada. tipo o mundo fica em câmera lenta. foi o que me aconteceu hoje. tentei suavizar o efeito da TPM e tomei 100mg e tô lerdinha da silva. quero só dormir… hhhaaa se eu pudesse ir pra casa dormir. estou irreconhecível. devagar, quase parando e meus movimentos estão lentos. com 25mg sou normal. levanto às 6 e durmo às 23. malho 30 min de manhã. 30 min na hora do almoco e 30 min. à tarde. trabalho muito, mas não perco o foco.

  32. Ana Luiza  27/08/2014 - 20h37

    Ju , eu tomo o Amato (Topiramato 25mg) tem uma semana, desde o primeiro comprimido sofro os efeitos colaterais , lentidão mais muita lentidão mesmo, formigamento nas mãos e as vezes nos pés, dificuldade de raciocinar, de falar, enfim muito complicado, mais em compensação não estou mais sentindo minhas dores de cabeça que antes eram constantes, não tinha remédio que me ajudasse, tinha que parar na emergência pra ficar melhor, mais esses efeitos colaterais são ruins pois atrapalham meu dia a dia.

  33. Sonia  05/09/2014 - 10h22

    Ju,amei estar por aqui,voltei a tomar o amato hoje e já estou com sono,pois tenho enxaqueca direto.

  34. Adriana Mendes  15/09/2014 - 20h56

    Ju, sua matéria foi muito interessante.
    Eu sinceramente cheguei a conclusão que já procurava há tempos…todos os sintomas que vc relatou eu sinto.A lentidão e falta de conexão óbvia nas coisas que escrevemos ou precisamos falar totalmente apagadas.Já faz quase dois anos que faço uso do Topiramato, porém tenho crises de enxaqueca terriveis motivo pelo qual nunca tinha parado de usar essa medicação, já que as outras me engordam muito.Quanto a questão de usarmos o medicamento e depois de um tempo os sintomas desaparecerem parece que não é verídico pq como falei ja faço uso um bom tempo e sinto que minha memoria tá piorando cada dia mais, esqueço tudo, até nome de pessoas da família.Vc fez bem em parar.

  35. Rivika  18/09/2014 - 23h34

    Deixa ver se entendi, voce toma Ritalina porque tem TDAH?(Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade)segundo que aprendi esse medicamento deve ser mais indicado para quem tem TDAH, diagnosticado por equipes formadas por Neurologistas, Psiquiatras e com auxilio de relato do paciente e da família.Quanto ao Topiramato,(Amato,Topamax Etc) É uma medicação antiepiléptica,seus princípios farmacológicos são específicos para todos os tipos de crises e monoterapias é usado também para enxaquecas, mas quando tendo em mãos exames como EEG Eletroencefalograma com Mapeamento Digital o qual indicará a necessidade do mesmo.Quanto a lentidão tenho relatos de pessoas que tomam o Topiramato desde 2001,2002etc estudaram são bons advogados, diretores de empresas multinacionais, professores Universitários e todos com mestrados e doutorados.

    • Ju  18/09/2014 - 23h41

      Oi Rivika, tudo bem?
      Agora mudei pro Venvanse, e sim, eu tenho TDAH, faço acompanhamento com neurologista e psicólogo há muitos anos, e foi por causa das constantes enxaquecas que me foi receitado o Amato.
      Quanto aos efeitos do Amato, eu não sou um caso isolado de jeito nenhum, é só dar uma olhadinha na internet que dá pra ver quanta gente tem esse efeito, assim como outros remédios dão dezenas de efeitos, inclusive a Ritalina.
      Aconteceu comigo, mas não significa que vá acontecer com todo mundo, de forma alguma, porque cada organismo reage de uma forma, e o meu reagiu assim.
      Beijos

      • Jacqueline costa  03/11/2014 - 21h19

        Concordo plenamente. eu por exemplo não posso tomar de forma alguma tylenol.se tomar é hospital na certa com falta de ar e toda inchada.

  36. Ana Cláudia  25/09/2014 - 09h05

    Ju to topiramato 25 mg a uns 40 dias e gostaria de saber se ele corta o efeito do anticoncepcional elani ciclo??? Obrigada

    • Ju  27/09/2014 - 14h08

      Ana, se não me engano tem essa informação na bula e acho que influi sim!

  37. Daniela  01/10/2014 - 17h36

    Oi,

    Meu neurologista receitou o amato 25mg, minha enxaqueca passou 100%, mas em compensação estou em slow motion, lenta demais. Hoje fui pra academia, mas nem consegui fazer meus exercicios, pois parecia estar fraca. Vou abandonar esse remedio.

  38. Mônica  05/10/2014 - 22h37

    Olá, dei que o post é antigo,mas vamos lá. Eu já tomo o Amato a mais de dois anos e junto com ele propanolol. Também nunca tive problemas de pressão , entretanto, o uso do propanolol controlou um tremor essencial familiar e até mesmo a ansiedade e junto com o Amato melhoram minhas crises de enxaqueca. Até o momento, não me senti afetada no sono, este é normal, e minha memória continua a mesma graças a Deu. Sou professora e quando precisei tomar estas medicações, também pesquisei muito e resolvi arrisca, como você disse: Cada organismo reage de uma maneira. Ufa… o meu se adaptou bem.

  39. Mônica  05/10/2014 - 23h41

    Haaa os erros acima aconteceram porque digitei pelo celular e o dicionário dele insiste em corrigir mesmo depois de digitadas as palavras.

  40. charleine  17/10/2014 - 21h02

    gente tomei o amato por conta própria tomei de 50 mg 2 dias passei muito mal ñ recomendo miguem tomar me deu vários sintomas horríveis fui parar até no hospital…veneno total essa droga esperando passar logo essas reações no meu corpo esse remédio nunca mais e nenhum outro se prescrição experiencia horrível!!

  41. janaina  18/10/2014 - 10h37

    Eu estou tomando a 14 dias me sinto meio lenta, estou sem sono, estou tendo formigamento, minhas mãos e pés incham. Durante esses dias procurei outros médicos e ia tomar até antidepressivo por que estavam achando que eu estava somatizando. Hoje resolvi entrar na internet ler sobre o Topiramato e vi que tudo que sinto pode ser efeito dele. Liguei para o meu médico ele suspendeu a medicação. Parabéns pelo blog me ajudou muito.

  42. elaine  23/10/2014 - 21h37

    ja tomei topiramato tambem, e nao indico a ninguem. Fiquei irreconhecivel, fiquei que nem um zumbi…… parecia que eu tinha perdido a memoria, nao lembrava de nada, muito irrata, ninguem podia se quer me dirigir a palavra, fiquei muito nervosa…………..

  43. andreza barros  27/10/2014 - 18h50

    eu tomo o amato há 6 meses,os efeitos foram horríveis nos 30 primeiros dias,tonturas tão fortes que nem parava de pé,mas passou,tomo 200mg por dia,pra enxaqueca e como estabilizador de humor,perdi quase 10kg,e hoje ele não me afeta em nada,não vivo mais sem.

  44. Dilce pereira  27/11/2014 - 23h50

    EU TOMEI DOIS DIAS E FIQUEI COMPLETAMENTE DIFERENTE PARECIA QUE EU NAO ERA EU,DECIDIR PARAR E DOAR PRA QUEM PRECISA….

  45. Suéllen Fiorete  28/11/2014 - 14h01

    Eu tomo Amato 50mg a uns 6 meses, nunca senti nada de diferente. Segundo meu medico vou ter que tomar pelo resto da minha vida.
    Eu tinha cerca de 3 s 4 crises por semana.
    Alguma da suas leitoras reclamaram de queda de cabelo? Meu cabelo começou a cair faz umas 2 semanas ='(

    Ah, eu li ai também que tem que parar de tomar quando quiser engravidar né ??
    Ai meu Deus… Tudo de novo =(

  46. Lucas  03/12/2014 - 02h38

    Oi Ju, faço tratamento com Amato a quase 10 meses e cheguei a 200 mg. No começo foi tudo normal e minhas dores de cabeça foram melhorando, mas apos o aumento das doses fui me sentindo agrecivo e fechado com as pessoas, com vontade de ficar quieto na minha e meio depressivo, nessas ultimas semanas começei a perder o sono durante a noite e o medico disse q é normal porque tenho descabsado durante o dia, mas nao é normal um jovem estar desde 23 hrs na cama, sendo q acorda 7 hrs todo dia e sao 2:35 da madrugada… fico agitado e sinto um calor interno no corpo. Tudo isso ocorreu depois de que começei meu tratamento com amato.

  47. Welma  07/12/2014 - 22h21

    Oi Ju, eu tomei só uns 10 comprimidos de Amato para enxaqueca, achei que tinha tomado um bomba! Senti muito mal como: perda de memória, tontura, formigamento nas mãos, cansaço excessivo, falta de coordenação motora, náuseas, queimação, depressão (muito choro), visão dupla, e outros sintomas. O pior remédio que já tomei na minha vida!

  48. Angelica  06/01/2015 - 14h24

    Oi Ju,

    Parabéns pela ideia do post, com certeza vai ajudar muitas pessoas. Eu tomei Amato há uns 3\4 anos atrás, eu e várias amigas com enxaqueca. A única que apresentou efeitos colaterais fui eu. :( Perdi meu raciocínio, memória e não perdi o apetite, eu tinha enjoo mesmo. Tomava 25 mg por dia. Na época, eu li somente flores a respeito do remédio e via o efeito benéfico em minhas amigas. Fiquei muito confusa, sobre o que fazer, uma vez que a enxaqueca era terrível. Tive a sorte de contar com um bom Neurologista, que na primeira consulta após o início do tratamento, cortou o Amato, em função dos efeitos colaterais. Minha luz no fim do túnel com a enxaqueca veio através do Mirena, um DIU, que também libera hormônio, do mesmo tipo do Cerazete. As crises diminuíram muito em intensidade. Ainda existem, mas houve uma melhora considerável em minha qualidade de vida. Adorei seu post porque o Amato é ao mesmo tempo maravilhoso para alguns e terrível para outros. É o tipo de remédio que precisa ser experimentado e acompanhado por um médico, porque se os efeitos colaterais não forem notados no paciente, esse remédio é fantástico para quem sofre de enxaqueca.

  49. enedir raimundo macaneiro  10/01/2015 - 19h07

    gente cuida no que toma meu medico receito topiramato pra depressao e disse que ia me ajudar emagreser tomei por duas semanas pensei que ia morre muita falta de ar , coraçao acelerado, tontura ,tudo que vc imagina de rui aconteseu com migo nao aconselho vc tomar isso pode afetar muito sua memoria como afeto a minha

  50. Louise  12/01/2015 - 12h05

    Olá Jú eu estou tomando Amato há 6 meses comecei com 25mg agora estou com 50mg, sofro de enxaqueca desde 9 anos tinha crises constantes, muito sofrimento ai fui pra um neuro que indicou esse medicamento confesso que fui pesquisar na internet fiquei assustada, porém graças até nunca senti nenhum efeito colateral e tive uma redução nas crises. Minha preocupação no momento é que estou tentando engravidar e tenho medo de estar atrapalhando apesar de meu ginecologista falar que não.
    bjs

  51. Lili  13/01/2015 - 10h21

    olá… muito bom seu blog… tomo o Amato 150 já faz quase um ano…minha médica psiquiatra passou para estabilizar o humor… mas estou louquinha da vida não lembro das coisas as palavras fogem da boca… não tenho concentração pra nada… memória péssima.. meu marido conversa de manha comigo na cama não lembro de nada acordo pela terceira vez que ele me chama… horrível.. achei que o problema era eu que estava pirando… valeu pessoal… há… o formigamento minha médica diz que por falta de potássio no corpo consumir mais alimentos com potássio… banana, pepino entre outros… vou parar com essa droga minha vida tá indo por água abaixo…

  52. Monica  26/01/2015 - 22h48

    Olá! Alguém sabe me informar quanto tempo eu tenho que parar com o Amato se quero engravidar? Tomo 150mg ao dia.

  53. Ana Paula  29/01/2015 - 16h13

    Oi Ju e demais visitantes,
    Comecei o tratamento com Amato de 25mg há 10 dias, na esperança de me livrar dessas crises terríveis de enxaqueca que tenho, principalmente, no período pré-menstrual. Gente, to fazendo um sacrifício tremendo pra continuar com essa medicação, pois sinto taaaaaanta coisa que vcs nem imaginam! Preferi tomar à noite pra não ficar tão impressionada com os efeitos colaterais, mas ainda assim, ta complicado! Sinto uma pressão forte no peito (logo após ingerir o comprimido), formigamento nos pés (nunca tive isso em minha vida) e uma impaciêeeeeea com tudo e com todos(aaafff). Em relação a perda de apetite, isso não está funcionando comigo, pelo contrário, estou sentindo mais fome do que nunca! Pq será??? Estava com tanta esperança que tomando essa medicação eu “tbm” ia emagrecer (o que pra mim é mais que necessário), mas pelo jeito nesses 10 dias ganhei ainda mais peso. Outra coisa que me deixou bem insegura, foi o fato de ter tido uma crise de 3 dias seguidos de enxaqueca após os 7 primeiros dias do tratamento(estou saindo da crise hj!).Resumindo, sei que é preciso ter paciência, mas se eu tiver outra crise dessas, vou abandonar o tratamento, pq sentir tudo isso e ainda correr o risco de ficar burra, gorda e enfartar…to fora!

  54. Wanessa  08/02/2015 - 23h16

    Oi! Eu sou advogada, então trabalho com a cabeça ^^
    As minhas crises de enxaqueca estavam prejudicando muito o meu trabalho, eu tenho a chamada enxaqueca com aura (que é muito perigosa pois ela tem sintomas neurológicos visíveis antes das crises e esses efeitos podem não passar!!). Depois que as minhas crises de enxaqueca começaram eu notei que eu fui ficando meio lerda e que antes das crises era muito difícil coordenar as palavras, eu perdia parte da visão, ás vezes eu sentia minha boca e língua adormecer. Essa semana procurei o neurologista e ele me receitou o amato. Estou tomando apenas antes de dormir. E estou me sentindo ótima!! Produzi várias peças processuais com uma concentração que eu não sentia há anos por causa das minhas dores de cabeça e sintomas da aura… Estou muito feliz. Esse medicamento está salvando a minha vida profissional, já que o trabalho estava ficando cada vez mais penoso para mim..
    Quanto ao apetite, sei lá, acho que o amato tirou muito da minha ansiedade… Só estou tomando há dois dias ainda não deu para notar esse efeito. Ah e estou dormindo melhor, já que sofro de terrores noturnos e dormir 8 horas seguidas para mim é uma benção!! Não tive sonolência durante o dia.

  55. Lady  14/02/2015 - 13h46

    Aconteceu cmg, perdi um pouco a concentração no início, mas depois você vilta ao normal e nem percebe, acho que é só adaptação do organismo. Se tivesse continuado teria dado certo. Passa. Você nem percebe.

  56. Mércia Ligia Pieroni  25/02/2015 - 12h38

    Que bom poder ler sobre o Amato aqui com vocês. Eu tomo o Amato há uns 2 meses para depressão e compulsão. Ele me tirou completamente o apetite porque eu acordo com um gosto horrível na boca, não tenho mais paladar e não tenho nem vontade de tomar água. Quero pedir para o neuro parar. Esto com 100 mg. Ele não me da sono, mas a sensação de gosto ruim na boca o dia todo é péssima. Dá um pouco de sonolência durante o dia, mas nada de lesada não. MInha filha diz que ele não deu nada. Minha preocupação é o cabelo porque eu sempre tenho queda de cabelo e agora começou a cair. Obrigada pela compartilhamento dos efeitos colaterais e obrigada

  57. Amanda  20/04/2015 - 10h42

    A uns dois anos atrás eu tomei, e foi maravilhoso, dificilmente eu sentia dores de cabeça, e os efeitos colaterais eram maravilhosos, pois eu estava emagrecendo horrores, a ponto de perder 10kg em 1 ano. Foi lindo! Parei, porque meu médico acho que era muito tempo com um mesmo medicamento, e fomos parando aos poucos. De uns dias pra cá, voltei a tomar a dose mínima (25mg), antes eu tomava 150mg. Estou sentindo formigamento nas mãos, e uma sensação estranha de mal estar. Não sei se irá sumir com o tempo, mas não me lembro de ter sentido isso antes. Tomara que passe logo.

  58. Suelen Souza  23/04/2015 - 10h28

    Oi Jú, também tenho TDHA e meu médico receitou o Venvanse 30 mg, mas ele não soube confirmar se o venvanse pode alterar ou cortar o efeito do anticoncepcional, já que na bula não especifica isso. Você tem alguma informação a respeito? Obrigadaaa!

    • Ju  23/04/2015 - 10h50

      Oi Su, olha, boa pergunta essa sua, mas acho que não interfere não! Uso há tempos e nunca tive problema…

  59. Rafaely  01/05/2015 - 12h01

    ola! muito bom poder ler o depoimento de vocês que também tomam amato. tô tomando a 22 dias o de 25mg e to péssima, to lerda, to ficando esquecida, to ficando lesada, meu raciocinio sumiu, sem falar que tenho muito sono, esse remedio e horrivel nao sei o que fazer pra parar com minha lentidao, a unica saida que vejo e para de tomar a medicação ate porque as minha crises de enxaqueca não passaram totalmente. mais pra voces que ate hoje estao dando certo boa sorte. bjos

  60. PATRICIA  04/05/2015 - 14h08

    Ola!! preocupada pois ja faço uso do amato a mais de 3 anos todos os dia tomo um comprimido de 25mg confesso que parece que perdi 50% da minha inteligencia, mas outras reação não tive quando fico sem tomar, a enxaqueca e mais forte e as crises vem com mais frequencia e sinto muito sono a ponto de dormir sentada no meu serviço não sei o que fazer.

  61. Ursula Rauecker  06/05/2015 - 09h31

    Iniciei o meu tratamento com o medicamento, utilizando 50 mg e como confiei no meu médico, não fiz nenhum tipo de pesquisa sobre o princípio ativo. Jesus amado!!! Estou aqui no seu blog, justamente pq depois de duas semanas de tratamento, estou completamente retardada! Comecei a pesquisar na internet! Atribuí minha leseira e emburrecimento ao stress, mas comecei a desconfiar do medicamento quando comecei a esquecer as palavras e não conseguir formular as frases. Meus pensamentos ficaram nebulosos! Minha concentração foi para o buraco. Não conseguia nem digitar um e-mail decente. Me revolta o descaso de alguns médicos na prescrição de medicamentos. No meu caso, a situação é muito grave: sou professora de ensino superior, pesquisadora e vivo da minha memória e concentração. E na anamnese, o médico foi informado do meu histórico de urolitíase, inclusive, nos exames solicitados, vários cálculos renais se encontravam na bexiga. Ao invés de me encaminhar a urologista o infeliz me prescreve um medicamento que aumenta a formação de cálculo renal. Sinceramente… E as crises de ansiedade e formigamento nos pés? Alguém sentiu?

    • Rafaely  06/07/2015 - 16h54

      Sim Ursula muito formigamento não só nos pés mais nas mãos também, as vezes não consigo nem lembrar o nome dos objetos mais simples que existe na terra, nao consigo captar nada na memoria, na minha cabeça nada se guarda, nada se cria, não consigo fazer nem um simples trabalho, essas são as mais poucas reaçoes que o amato (topiramato) da e são normais, as reaçoes e vc procura o medico pra ele fazer a retirada domedicamento ja que vc nao pode tomar pra vc nao se prejudicar mais.. bjs.

  62. Marilia  16/05/2015 - 21h20

    Ola iniciei meu tratamento com o amato faz 5 dias,mais gente eu tinha crises de enxaquecas muito fortes, tudo isso começou agora acho que faz um mes mais ou menos, eu estava indo toda semana para o hospital e a dor só passava com medicação na veia.
    Até que fui encaminhada para o neuro e ele diagnosticou como uma enxaqueca, me receitou o amato de 50 mg, to tomando a 5 dias e por enquanto não tive mais dor. Mais dizem que é uma medicação muito forte?? Alguém que ja tomou poderia me dar alguma informação dobre essa medicação????

  63. Marilia  16/05/2015 - 21h51

    Ola,iniciei meu tratamento com o amato de 50 mg, fazem 5 dias,há um mmes atraz eu começei a ter crises de enxaquecas muito fortes, eram dores horriveis eu ia para o hospital toda semana, até que fui encaminhada para o neuro e ele me passou o amato 50 mg, eu iniciei o tramento fazem 5 dias por enquanto não me deu nenhuma reação,só muito sono eu tomo um comprimido toda noite.Mais lendo a bula e pesquisando algumas coisas na internet eu vi que é um remedio muito forte.

  64. Lu  12/06/2015 - 10h55

    Olá, Ju. Iniciei meu tratamento com o Topiramato faz 6 meses e logo no começo senti muito sono, minhas mãos e pés formigavam bastante, assim como meus lábios. Agora não sinto mais esses efeitos colaterais, mas em compensação fiquei muito emburrecida, faço tempestade em um copo d’água e quando percebo já falei, gritei e fiz tudo que não deveria com pessoas que são importantes pra mim. Olha, acho que tá mais difícil pra quem tá convivendo comigo. Tem vezes também que estou feliz e logo depois estou triste, e só agora percebi que são efeitos causados pelo Topiramato. E o principal, as dores de cabeça persistem todos os dias, só que com intensidade mais leve. Em suma, tem vezes que eu gosto desse remédio e outras eu odeio. Estou pensamento seriamente em falar com meu neurologista para trocar por outro remédio, mas tenho receio de piorar o tratamento e usar medicamento que acabe agravando ou provocando outros problemas. Estou entre a cruz e a espada. Se alguém souber de algo que possa me ajudar, agradeço. Beijos!

  65. Zenilda  30/06/2015 - 21h29

    É interessante tudo isso que escrito. Tomo esse amato 50g.cerca de 10 meses .Tive minhas mãos formigando,fiquei lesada por alguns dias. Mas nada igual a dor de cabeça louca que estava me matando dia a dia.Atualmente sinto que muitas coisas tenho que anotar pq posso esquecer. mas pelo menos vivo sem dor.

  66. Gisele  02/07/2015 - 16h16

    Olá Ju!!! Comecei com o topiramato quando fui diagnosticada com Oniomania, ou seja, Transtorno Compulsivo por compras. No quinto comprimido tive os mesmos sintomas que você relatou. Já sou lerda, então imagina. Eu não consegui distinguir a distancia de um degrau de escada, quase cai, deixei panela no fogão e quase queimei a casa, olha o perigo. Mas ele é o único que me tira a vontade de comprar compulsivamente. Parei com ele e comecei com o naltrexona. Agora vou reintroduzir o topiramato em doses beeemmmm menores. Depois eu conto!!!!!

  67. Ana  09/07/2015 - 07h57

    Bom dia,
    Tomo amato a 4 anos tomo 3 ou 4 ao dia depende da minha dor, no começo foi dificil a adaptação mas hoje posso dizer que sou outra pessoa… O remédio ainda me deixa com alguns efeitos colaterais, um deles é a perda de peso e o formigamento nas mãos pés e língua, mas a minha vida mudou muito hoje vivo melhor ela apesar de alguns efeitos ainda que o Amato me traz.

  68. Patricia  09/07/2015 - 20h29

    Tomei dois comprimidos de amato por duas noites seguidas resultado “emburreci” demais, no primeiro dia dormi 16 horas praticamente direto … Fiquei super mal humorada … Com vontade de chorar rir bem consigo explicar … Meu neurologista receitou esse medicamento com outros 03 porque minhas crises de enxaqueca estavam sendo recorrentes cerca de 03 por semana com direito a náuseas etc … Como estou em fase pré OAB não posso me dar ao luxo de “embrutecer” agora preciso estudar muito, demais !!! Lendo um relato anterior vi que uma moça fez um relato a cerca do anticoncepcional … Estou definitivamente inclinada a abandonar todas essas drogas inclusive o anticoncepcional … Etentar levar uma vida mais saudável …

  69. Cris  14/07/2015 - 09h44

    Que bom que li teu post e comentários. Me receitaram topiramato de 50mg, PORÉM, já tenho sono adoidado, já tenho pouco cabelo, já tenho muita dificuldade de concentração… o único prós seria o emagrecimento, mas isso nem é garantido e os relatos são de adquirir o peso novamente depois de parar com ele. Sendo assim, nem pensar topiramato!
    Obrigada pela ajuda mesmo depois de transcorrido tanto tempo da postagem. Hehe! :*

  70. Marques Lopes  15/07/2015 - 03h11

    Notei que todos que tomam para dor de cabeça e perder peso tem se contrariado muito. rsrs… principalmente quanto a falta de foco! Já pessoas como eu, Bipolar e pessoas com epilepsia tem se dado muito bem com Topiramato, talvez a saída é buscar outros remédios mesmo, em fim minha concentração aumentou, meu humor equilibrado.

  71. Tay  12/08/2015 - 23h51

    Ju, eu tomo AMATO desde o dia 03 de março deste ano, no inicio senti efeitos colaterais insuportáveis, tipo coceira pelo corpo inteiro, muito sono, falta de apetite e impaciência. Mas, depois de 15 dias tomando os efeitos foram sumindo, ou se modificando, o sono excessivo se transformou em insônia (coisa que eu nunca havia tido), no entanto a falta de apetite continuou e isso realmente me assustou, enjoei vários alimentos (arroz, carne, frango) e hoje já somo 15 kg perdidos. Por outro lado, a enxaqueca diária desapareceu e pra falar a verdade, consigo ser mais produtiva usando o AMATO (de 25mg 2x/dia) do que com o peso da enxaqueca. Beijos.

  72. maria  27/09/2015 - 17h49

    Olá !
    estou tomando esse amato a unica coisa que eu sinto é formigamento nas mãos , mas minha dosagem é um comprimido de 25 mg durante duas semanas e depois passo a tomar um pela manha e outro a noite durante 90 dias, recomendação médica.

  73. Tais  27/09/2015 - 22h13

    me identifiquei com tuas palavras, meu médico me receitou na quinta e tomei o primeiro comprimido na sexta de manhã, já que trabalho no período da tarde. Por volta das 10:30 hs da manhã eu tinha uma prova, e não conseguia me concentrar de maneira nenhuma..fui bem na prova, mas após dormi a tarde toda. No outro dia, tomei o segundo comprimido, novamente pela manhã, dormi À tarde, e a noite fui trabalhar… Um dos piores plantões da minha vida…morrendo de sono, sem foco. Optei por não fazer mais uso..

  74. Renata  06/10/2015 - 21h12

    Eu também fico com dificuldade para raciocínio, e de se expressar.

  75. Rafaella  13/10/2015 - 11h04

    Ju. Meu esposo toma esse medicamento. O médico passou o amato 25mg ele tomou por 2 meses. Agora o medico passou o de 50mg. Só que depois que ele começou a tomar ele fixou lesado, sem paciência. nao consegue prestar mais atenção no que conversamos. Depois de olhar todos os relatos do seu blog. Vou pedir pra ele parar de tomar.

  76. Marian  17/10/2015 - 15h04

    Ola meninas!
    Sou jornalista, estou tomando o Amato ja tem 4 meses.
    Estou amando. Não tive nemhum dos efeitos “ruins”. Preciso de foco, atenção e criatividade para escrever e trabalhar e até o momento não me atrapalhou em nada. Prlo contrario, sem as crises de enxaqueca minha rotina na agência é bem mais produtiva. Eu tinha muita crise. Muita dor. Passava mal, pedia reuniões e eventos. Chegava a ficar até 3 dias assim: dor, enjoo vomito.

    Meu tratamento tem acompanhamento de um neurologista mensalmente. Tomo a dosagem de 100g. Um comprimido quando acordo e um antes de dormir.

    Tenho dormido melhor, não me sinto mal humorada, nem estressada. Acho que era mais “doida” antes do remedio kkkkk até as pessoas no meu trabalho dizem que eu estou mais calma e focada.

    Minha única preocupação era com o efeito da pilula. Segundo meu neuro, eu não precisaria me preocupar pois a dosagem que eu tomo de Amato não iria interferir. Faço um acompanhamento certinho com os dois medicos: gineco e neuro, para não correr nenhum risco

    Até o final do tratamento de 6 meses nosso objetivo é diminuir em 90% minhas crises! Estou otimista! :) feliz por estar dando certo até o momento.

  77. Kássia  25/10/2015 - 12h45

    Começarei tomar na segunda, o médico disse que na primeira semana ficarei bem lesa e que isso é normal. Depois vai passar e que não devo abandonar o tratamento.

  78. Andrea  12/11/2015 - 23h13

    Tomei Topiramato em dois momento diferentes, na primeira vez q tomei, emagreci bastante, sem fazer esforço, realmente o apetite diminuiu, houve uma alteração do paladar; neste sentido funcionou super bem!!!
    Na segunda vez que tomei, pq tinha engordado um pouquinho, tive reações adversas bem desagradáveis. Apresentei parestesias, logo no início, mas suportáveis…. o que me incomodou bastante foi a alteração do pensamento (parece que muda o curso da memória, a informação está lá, mas vc demora mais tempo para acessá-la, então esquece nomes, palavras e lembra minutos ou horas depois), fiquei mais desatenta e esquecida do que já sou, percebi um pouco de confusão mental (emburrecimento) e tb muita dificuldade de concentração.
    Além disto, tenho uma “labirintite” q com o uso do topiramato ficou exacerbada, fiquei muiiiiittto tonta, mesmo!!

  79. karine  24/11/2015 - 21h00

    Eu tomei o amato por 1 ano e simplesmente sumiu a dor de cabeça diária e ainda consegui emagrecer. graças a ele parei de tomar refrigerante, pq ele mudou meu paladar e quando tomava refrigerante eu sentia um gosto horrível. Estou sem tomar ele a 1 ano e meio e estou pensando em tomar novamente pq as dores de cabeça voltaram.

    Efeito colateral: sentia muito sono de tarde e me deixava mais irritada, só isso, mas efeito colateral quase todo remédio tem, é tudo “droga” depois que deixei de tomar fiquei 1 mês com tremedeira nas mãos, mas isso é normal, todo remédio que é tomado ao longo prazo causa dependência, mas enfim.. é como vc mesma falou, vai de cada organismo.

  80. Suzana Camargo  04/12/2015 - 08h05

    Minha irmã tinha crises terríveis de enxaqueca, fez diversos tratamentos, mas nunca teve coragem de tomar remédios controlados! Começou a tomar uma homeopatia pó indicação de uma amiga de minha mãe… Resumindo! Faz 4 meses que não sente nenhuma dor de cabeça! Nada!

  81. Alaene  09/12/2015 - 10h49

    Bom dia meninas…estou com crise de enxaqueca a um mês,
    Fui ao neuro e ele me passou esse remédio… Tbm gosto de pesquisar
    Td remédio q vou tomar..até agora tomei um comprimido, mas
    Não vou tomar mais, pois tenho grande dificuldades para me
    Alimentar e vi em vários depoimentos o relato da perda do apetite…
    com esse remédio eu vou sumir..

  82. Leilane  14/12/2015 - 10h25

    Oi. Sei que esse post é velho mas vale a pena comentar. Meses atrás eu sofria muito com acne e enxaqueca. Então virei vegetariana e simplesmente sumiu. Não tenho cravos, espinhas e em enxaqueca. Não foi por isso que eu parei de comer carne, mas a surpresa foi boa. Fica a dica.

  83. Rhayssa  15/12/2015 - 08h20

    Ju, sei que é uma reportagem antiga, mas acho válido trazer à tona! Eu tomo o topiramato para epilepsia. Tomo 300mg ao dia. No início eu ficava muito tonta, parecia estar drogada kkkk. Hoje em dia nem sinto mais, mas também não me emburreci. rss. Porém, ele tem um efeito colateral que é pouco discutido, principalmente para aquelas pessoas que o tomam para problemas mais “secundários” (sem menosprezar. rss. Já tive enxaqueca e olha, só Jesus na causa). O topiramato corta o efeito de praticamente TODOS anticoncepcionais. Estou na luta para me acertar com um anticoncepcional por causa disso. Bom, é isso. rss. Se ainda toma, se cuida. Beijos =*

  84. Debora Nascimento  03/01/2016 - 22h11

    Boa noite! Meu nome é Débora e o meu filho mais velho ( 22 anos) tomava Topiramato de 50mg por conta
    de um quadro de esquizofrênia desenvolvido a partir dos 18 anos. O psiquiatra prescreveu Respiridona (2 mg) duas vezes ao dia, Tomiramato (50mg)duas vezes ao dia, Biperideno pela manhã e Clonazepan (Rivrotil) 25 gotas à noite. Ele nunca ficou sem as medicações e por receio de faltar sempre tinha uma reserva desses remédios. No entanto, a nova psiquiatra recomendou a substituição do Topiramato pelo Depakote e por esse motivo, estou com duas caixas fechadas de Topiramato (50mg) com 60 comprimidos cada – Laboratório EMS e uma cartela avulsa do mesmo laboratório. Quem tiver interessado em adquirir entre em contato pelo email: debora_seso@yahoo.com.br

  85. Luisa Ribeiro  12/01/2016 - 12h48

    Uma médica receitou-me topamax para regulação de humor uma vez que eu não queria antidepressivos. Foi a pior escolha que poderia ter feito.
    Tomei 25 mg na primeira semana, 50g na segunda, 75 na terceira e 100g dois dias e depois fiz um desmame de 3 dias e deixei porque não aguentava com os efeitos secundários.
    Durante a segunda semana comecei a sentir fortes dores, pontadas e sensação de queimar no ombro esquerdo. Na terceira semana agravou-se, afetou-me os dois ombros e a dor (queimar, ardor) irradiava para os braços, também dores e pontadas nas articulações, anca e tornozelos. Também fiquei muitas dores no pescoço e dor como se fossem agulhas pontadas. O pescoço ficou tão rígido que quase não conseguia mexer. Também senti este tipo de dores na anca.

    Após ter parado a medicação, as dores diminuíram significativamente, mas continuo a sentir dores, principalmente à noite. Tenho dores quando estou deitada virada para o lado esquerdo que alternam com o lado direito. Sinto dores de cabeça, e pontadas de dor em ambos os ombros e ardor.

    Fui ao médico e disseram-me que passava numa ou duas semanas. Já deixei de tomar topamax há cerca de 1 mês e hoje as dores aumentaram durante a noite.

    .Alguém sabe-me dizer se este tipo de dores é normal após ter parado há tanto tempo?

    Peço o favor e agradeço qualquer resposta que ajude para resolver a minha situação.

  86. Camila  14/01/2016 - 16h44

    Eu sei que o post é antigo, mas é sempre bom ver relatos diferentes sobre essas medicações que tem uma infinidade de possíveis efeitos colaterais.
    Eu estou tomando pra enxaqueca e logo no primeiro comprimido de 25mg, cerca de duas horas depois, percebi a lentidão nos pensamentos e formigamento nos pés e nas mãos. Ao digitar pelo celular sentia meu tato estranho, diferente; ao comer, a comida de casa que eu amo me pareceu sem gosto; tomei às 17h e dormi muito mal à noite, acordando umas seis vezes querendo chorar porque não conseguia pegar no sono de novo e se tem algo que me incomoda demais é uma noite mal dormida…
    Por outro lado, a dor de cabeça constante que eu sentia a cinco dias diminuiu consideravelmente, junto com a tensão nos ombros e uma sensação de que minha vida estava toda errada, confusa… Lendo na internet, vi que ele pode ajudar nos transtornos de humor e de ansiedade (que eu tenho suspeita há quatro anos, mas nunca fui a um psicólogo pra ter o diagnóstico) e acho que isso tem sido bom pra mim. Segundo o médico, o Amato vai reduzir minhas crises de enxaqueca e diminuir a intensidade delas, quando ocorrerem. Apesar dos efeitos estranhos, gostei de como agiu. Tomarei hoje a segunda dose, seguindo a dose diária de 25mg pra na segunda semana chegar à dose desejada de 50mg/dia em duas tomadas.
    Uma pena o Amato não ter sido útil pra voce, Ju. No meu caso, como não trabalho exatamente com criatividade e meu trabalho é bastante metódico e rotineiro, o fato de ficar meio aérea, dispersa, não me incomodará tanto…

  87. Andrea  19/01/2016 - 14h55

    Olá…acho que está um pouco antigo, mas irei dar o meu relato dessa medicação. Sempre existe um que está começando…Meu neurologista me receitou o Topiramato, para o tratamento de enxaqueca, e eu o tomei por 3 meses. No início eu fiquei dopada, sentia muito sono só queria dormir e uma moleza. Meu médico havia me dito que na fase de adaptação eu não deveria dirigir pq ele reduziria os meus reflexos, senti um pouco de perda de memória, lapsos, dormia muito, perdi a fome, acabei emagracendo 10kg e até hj, depois de 2 anos que não o tomo mais, ainda luto pra voltar para o meu peso normal. Aaaah!! Outro efeito colateral péssimo que eu tive foi a queda de cabelo. Tive que fazer um mega tratamento para os cabelos….e tudo isso pra continuar com enxaqueca. Que eu consegui curar na homeopatia…rsrsrsrsrsrsrsrs….Detalhe, eu fiz uso desse medicamento por apenas 3 meses?! Espero ter ajudado

  88. Letícia  20/01/2016 - 10h19

    Comecei a tomar o Topiramato há mais ou menos 2 meses e no primeiro dia eu parecia um zumbi, mal conseguia falar de tanta lerdeza, no segundo dia fui melhorando e depois não senti mais nada, só formigamento nos pés e as pessoas falam as vezes fico viajando, mas pra mim nao faz muita diferença, porque sempre fui assim normalmente, kkkk.. Tomo também o Bup e Luvox, e Rivotril em caso de crise de ansiedade. Estava bem acima do peso no início do tratamento e já emagreci 7kg sem atividade física e dieta, e ele tira bem a fome. Só nao sei se é o Topíramato ou o Bup que me fizeram emagrecer. Enfim, apenas no primeiro dia que me fez mal mas depois foi de boa. E eu tomo de dia e a noite. Tomo ele pra regularizar meu humor e estou gostando, espero nao ter que parar de tomar, medo de engordar tudo de novo. Não tenho um diagnóstico ainda, procurei o psiquiatra por ter crises de leve depressão as vezes, bastante mau humor e baixa auto estima, creio que por ter engordado muito nos últimos anos.

  89. Cláudia  21/01/2016 - 15h16

    O Amato foi o melhor tratamento para enxaqueca que eu já fiz! Fui cobaia dos meus neuros, praticamente, e minha vida melhorou 100% com essa medicação. Nada de efeitos colaterais, a única coisa que foi ruim para mim é ter que ficar sem o anticoncepcional, pois faço tratamento para cisto. Mas, curtir uma baita dor de cabeça, ninguém merece!

  90. Roseli  03/02/2016 - 11h41

    Boa tarde! Estou c muito receio de tomar esse medicamento, afinal, como foi a continuidade dessa sua história em relação ao Amato? O q seu neurologista disse a respeito?

  91. Nayara  04/02/2016 - 01h46

    Olá bom dia faço uso da medicação com 25 mg, gostaria de sabe se corta o efeito do me anticoncepcional injetavel ?

    • Ju  04/02/2016 - 09h55

      Nay, o injetável eu não sei, mas o normal sim!

  92. Diego Morelli  05/02/2016 - 15h55

    Pelo amor de Deus, eu tomei em uma noite as 22:00 e em outro dias as 10:00 porque meu neuro me recomendou de 12 e 12 horas, mas simplesmente eu prefiro ter enxaqueca para o resto da minha vida do que virar uma pessoa paralitica, lesada, totalmente sem pensar com esse medicamente, isso é a pior coisa que eu já tomei em minha vida, pra mim nem pode ser chamado de medicamento, pra mim isso é um veneno!

  93. Samira  11/02/2016 - 11h18

    Olá Jú!!
    Tenho q deixar meu relato aq p/ ajudar mta guria q tem medo do topiramato!
    Sou Farmacêutica e uso o danadinho por conta de uma crise de cefaleia tensional q me pegou de jeito agora no final do ano devido a muita tensão e stresse emocional! É galera, isso tudo tem haver c/ a bendita da dor de cabeça! Meu querido Neuro, me indicou massagens muscular c/ massoterapeuta e tomar o Amato 50mg. Oq acontece é que muita gente começa a tomar o bendito ERRADO, normalmente tem q tomar meio comprimido nas primeiras semanas ate chegar na dose de 25mg, 50mg ou 100mg de acordo c/ q o medico quer! Ta escrito na BULA! Os efeitos colaterais varia de pessoa p/ pessoa no meu caso, tive somente no 1° mês de tratamento q foi formigamento nas mãos e perdi 4kg. Como já estou no 3°mês de tratamento ñ tenho mais as dores de cabeça, nem os formigamentos nem a falta de apetite! Como meu tratamento são 4meses, agora é a hora do desmame, vamos ver oq vai dar! LEMBREM-SE, QUALQUER DÚVIDA CONVERSE COM UM FARMACÊUTICO OU MÉDICO DE CONFIANÇA! BEIJÚ!

  94. Yara  12/02/2016 - 15h18

    Olá gostaria de saber se o amato corta o efeito do anticoncepcional?

  95. Paula  17/02/2016 - 19h04

    Ju, boa tarde. Tomei esse remédio por quinze dias, 50mg por noite, e já foi o necessário para não menstruar mais. Não recomendo nem um pouco, além de não resolver a dor de cabeça, está me fazendo ficar sem menstruação, causando mais desconforto ainda.

  96. Thai  09/03/2016 - 10h31

    Esse medicamento é um inferno, perdi totalmente o poder de raciocínio, reflexo, poder de decisão, estou me sentindo confusa, chapada, meu deus, não aguento mais. Comecei a tomar para transtorno de humor, mas fiquei muito pior do que antes, quero libertação.

  97. Laiza Oliveira  18/04/2016 - 23h29

    Oi Ju!
    Eu tomo o Amato, comecei no de 25 mg, depois 50mg. Minha médica me receitou pra compulsão alimentar. Até então não tinha percebido muita diferenca, mas na semana passada a dose dobrou, e agora eu tomo o de 100mg. Sinto horríveis efeitos colaterais!! Formigamento nos pés, lentidão pra pensar e falar, sono exagerado, nooooossa! Horrível! Agora lendo seu post me atentei que seria por causa do remédio! Uma amiga me disse que ele inibe o sistema nervoso central, por isso a lentidão e o sono, resultando na falta de apetite ou no alívio das dores! Enfim… Vou pedir pra diminuir a dose.. Rsrsrs não tá dando não! Beijos.

  98. Laura  27/04/2016 - 15h10

    Oi ju! Sei que já faz um tempo você escreveu este post, estive procurando na internet alguns relatos porque eu estou tomando Amato 25 a uns 5 dias para tratamento de enxaqueca e tem me feito muito mal!!!! Tontura, formigamento, enjoo.. Sem dizer do coração acelerado, o que me deixa nervosa e me dá ataques de choro! Já me disseram que é os efeitos colaterais até se acostumar, porque o tratamento é 6 meses… Mas nessas condições não tem como ! Essa noite mesmo fui dormir às 5h com dificuldade de respirar, coração saindo pela boca, cabeça zonza, meio avoada… Confesso que não vou continuar o tratamento pois essa sensação ruim parece que não vai passar nunca !!! Queria te pedir, se vc continuou tomando e se os efeitos continuaram por quanto tempo ??? Obrigada

  99. Kariely  28/04/2016 - 23h00

    Compartilha com a gente esse tratamento natural!

  100. Ines  30/04/2016 - 21h36

    Obrigada pessoal pelas dicas além d estar tomando anti depressivo o meu psiquiatra me receitou o Amato e ha 4 dias estiu seguindo e tenho muito sono e como tirei ferias p/ fazer meu TCC p os tenho exato 30 dias p/ conclui-lo e nem sequer o primeiro capítulo tenho pronto to apavorada mas a unica coisa q depois d ele os depoimentos nao tomarei mais o Amato. bjs a tds

  101. Erica Fidalgo  03/05/2016 - 15h15

    Ja usei e não gostei tambem. Atualmente uso para prevenir crises de enxaqueca somente propranolol 40 2x ao dia. É o melhor custo beneficio, e o que me deu menos efeitos colaterais.

  102. Lu Alves  17/05/2016 - 10h50

    Oi Ju… Eu tomo o topiramato a um ano, fiquei surpresa com o tanto de gente q não se adaptou com ele, pra mim foi um milagre dos céus… quando iniciei o tratamento foram 15dias com 25mg depois dobrou e foram 6 meses assim… e depois abaixou novamente… a 2 meses precisei emagrecer 6 kg pra uma luta e como já usava o topiramato minha endócrino indicou ele mesmo pra auxiliar na perda de peso, mas a dosagem foi de 100mg e foi ai q senti as reações do medicamento, me senti lerda, fadigada, enfim, uma semana tomando e parei… e fiquei nas 50mg as quais estou ate hj e fico ate o final do mês, depois volto a 25mg. mas a minha enxaqueca crônica nunca mais!!!!!
    continuo com o topiramato ate o final do ano, de outubro pra frente meu neuro vai começar a tirar a medicação e janeiro se tudo correr bem já estarei sem nada, mas caso contrario vou ter q continuar com os 25mg de controle sabe se lá ate quando, no meu caso a enxaqueca é desencadeada por vários fatores (calor, alimentação, stress, falta de atividade física) e isso acaba dificultando o tratamento e não tendo cura. e sobre o anticoncepcional, ele não corta o efeito, somente com dosagem acima de 200mg, o que é muito difícil acontecer quando é usado pra enxaqueca.
    Infelizmente nenhum organismo reage igual ao outro, mas quem for indicado a tomar pelo menos teste, pq vale a pena. Bjus

  103. Ann jessica  21/05/2016 - 17h10

    Ju, depois desse post em 2013 vc teve mais alguma . experiência com o topiramato?? Meu médico me receitou por conta das crises de enxaqueca, o de 25 mg, mas diante do q li, confesso q estou com medo de tomar, depois de alguna dias criei coragem e comprei agr to esperando pra tomar.

    Fiquei muito feliz em achar post do JV sobre o assunto pq confio totalmente nos seus posts e sempre antes d comprar algo (maioria de cabelo, obvio) sempre venho aqui ver se vale a pena… tbm fiquei feliz em achar seu relato sobre reposição de vitamina D, pq tbm precisei fazer e minha disposição agora é outra.

    Beijos.

  104. Fabricia  21/05/2016 - 22h31

    Vinha com crises de enxaqueca a 5 dias quando minha médica me receitou o Topiramato. Tomei 3 comprimidos, a noite também, não tive mais crises nesse período, mas após o terceiro comprimido fiquei muito mal! Tonturas, choros constantes, me sentindo lerda. … não voltaria a tomar pois os efeitos colaterais são terríveis !

  105. Anna Jessica  23/05/2016 - 12h04

    Ju, que remédio dos infernos é esse? Meu Neuro tbm me receitou ele por conta das enxaquecas, disse que me sentiria meio sonolenta e um pouco de formigamento na ponta dos dedos, mas só isso. Entretanto, fiquei com muito medo de tomar depois de tudo que li na internet, mas mesmo assim decidi comprar e tomar. Fiquei com o tal do formigamento na ponta dos dedos, mas bem leve, depois cai dura na cama, mas embora eu tivesse tão lesada q nem conseguia me mexer na cama, parecia q minha cabeça não desligava, me deu uma agonia no juízo que a vontade q eu tinha era de danar a cabeça de parede, e a coisa foi piorando ao longo do dia. Fora a lentidão de raciocínio e as palavras que simplesmente sumiam da minha fala…

    A pior experiência que já tive com remédio, não tomei no segundo dia, e voltarei no neuro para ele passar outro, pq esse definitivamente não tomo mais. Deus me livre!

  106. Elizangela  24/05/2016 - 21h11

    Oi,tomei Amato 25 mg durante 2 meses,de manhã e à noite,parei porque atrasou minha menstruação,ai que não veio mesmo,ja faz 3 meses que não vem.Fiz o teste de gravidez e deu negativo

  107. Marlucy Morais  08/06/2016 - 12h21

    Olá.
    Há dois anos tentei tratar com esse medicamente achei que iria ficar doida, emburrecida e tal. Há três meses retorno ao neuro que receitou esse medicamento, porém, para tomar à noite. Nas duas primeiras semanas foi difícil, ora lentidão, ora formigamento, ora sono, embotamento. Quando iria para de tomar a medicação, lembrava da frase incisiva do médico: não pare de tomar, me ligue, venha no consultorio. Então persisti. Não sabia nem contar como eram as dores de cabeça pq eram todos os dias. Graças a Deus, quase não tenho dor de cabeça.

  108. gabrielle  09/06/2016 - 17h47

    Olá , eu tomo Topiramato já tem mais de dois anos, e para mim e ótimo….uso njunto,ncom q sertralina e faz um efeito fantástico em mim, que lutei contra depencia quimica…então foi uma ótima troca!!! Eu perdi peso sim..junto reeducação alimentar, não é que te emagrece, ele ao menos não te engorda como outros moderadores de humor (depakene carbamazepina ou lítio ) então nesse aspecto ele e exelente , mas não é uma medicação para emagrecer…sua função maior e estabilizar o humor e acaba agindo nas terríveis enxaquecas.m ( como não sofro este mal …não posso afirmar a eficácia )….tremores sao normais no inicio ate q a medicacao se ajuste ao organismo….e em relacao ao emburrecimento….realmente nao noto….era muito mais lenta e burra quando estava na “ativa” sinto sonolência as vezes , depende de rotina o quNto desempenhei no dia..as vezes preciso cochilar….tomo doses altas..100 mg manhã e noite…lembrando cada corpo e diferente é cada caso e um caso!!!

  109. Keth  15/06/2016 - 15h34

    Olá! Estou tomando este remédio para enxaqueca, faz 1 mês, e tive todo tipo de efeitos que o remédio pode causar, o formigamento e essa leseira é um dos piores! Comigo a leseira vem de um modo que eu não consigo organizar os pensamentos, nem falar comigo mesma, o que era normal. Mas acho que não é grave, com o tempo diminui.

  110. Dieimy  20/06/2016 - 00h26

    Gente fiquei surpresa com todos os relatos,tomo o Amato 100mg a 2 anos e ele mudou minha vida!Hoje consigo conviver em sociedade. kkkkk(Brincadeira)
    Alem das crises de enxaqueca ele melhorou muuuito meu humor.

  111. Nathalia  24/06/2016 - 12h05

    Tomo o Amato, e não senti nenhum efeito colateral hanão ser de perda de apetite e emagrecimento rápido, diminuiu minhas crises de enxaqueca, não deu leseira nem sono tanto que tomo pela manhã, mas espero parar porque muitas pessoas relatam efeitos colaterais a longo prazo muito ruins, mas todos os remédios fortes tem efeitos colaterais horríveis se pegares a bula pra ler, não dá pra botar muita paranoia na cabeça que todos vão te dar, mas depende muito de cada organismo, então minha experiência com o amato tá sendo essa!

  112. Jen  25/06/2016 - 19h38

    Comecei a tomar o topiramato por indicação do neuro e nos primeiros dias senti fortes dores abdominais, olhei a bula e fiquei com medo quando vi que tratava se de um remédio para e podia surgir crises psicoticas. Suspendi o uso do medicamento. Voltei depois de meses no neuro porque estava há quatro semanas com enxaqueca e ele me convenceu que era um remédio super conceituado e indicado, voltei a tomar e as dores abdominais, cólicas voltaram mas o pior foi meu rendimento no trabalho, preciso de concentração e não consigo redigir email, reler o que escrevi, alguém me passa uma orientação e em um segundo já esqueci, da um branco!! Muita sensação de burrice!!! Além disso, tenho sentido tremores nos pés e no corpo durante a noite, eu acho que está tendo terremoto e acordo (me lembrei que senti isso também da outra vez que tomei). Tomei dez dias, 25mg e por conta própria decidi suspender de novo o uso. Trabalho sofrendo com enxaqueca, mas rendo mais do que com a burrice e falta de concentração que ele me causa. Ah, a enxaqueca parece que melhorou sim, mas nesses dez dias de uso tive tive duas vezes enxaqueca. Ela não sumiu…. Mas até aí tudo bem, pq dez dias de remédio não faz milagre, é tratamento. Vou pedir pra receitar outro remédio ou buscar outro tipo de tratamento.

  113. tatiani  27/06/2016 - 16h11

    Oi eu tomo faz um mês e tenho que tomar contínuo não me da sono pelo contrario perco sono não fico mais lenta não tive mais crise de enxaqueca e já perdi 5 quilos em um mês o que para mim que tenho problema na coluna e muito bom.Então para mim este remédio ajudou muito e não apresentou efeitos colaterais.

  114. Cris  03/07/2016 - 11h04

    Oi ju eu comecei tomar o topiramato a 3 dias e a única diferença q notei foi muita tonteira! tomo o de 50mg pela manhã, to com muita medo depois de ter visto todos esses relatos ai, mas qro acabar com essa dor de cabeça e preciso muito emagrecer!Acima do topiramato Deus esta no controle! Bjs

  115. Deise  07/07/2016 - 23h50

    Exatamente isso…além de perda de libido

  116. Ingrid  14/07/2016 - 00h03

    Oi, nossa que alívio encontrar alguém que passou pelo que estou passando. Isso ta acontecendo comigo. bjs

  117. Aline  28/07/2016 - 09h35

    Bom… realmente me deixa com bastante sono, mas ele foi uma maravilha para mim, antes eu não sabia o que era não ter enchaqueca …a cabou …. Me receitaram esse remédio pq tenho ansiedade e compulsão alimentar agora talvez isso que vcs chamam de emburrecimento foi o que me acalmou kkkk….era muito agitada …passava muito tempo sem durmir ….agora não tenho esse problema … nas minhas crises de ansiedade saia comendo tudo pela minha frente … hj consigo pensar e escolher o alimento …como por fome nao por vontade … só corta o anticoncepcional acima de 200grms e caso engravide ….mulheres grávidas também tomam pq é um remédio para epilepsia

  118. jacqueline  28/07/2016 - 15h00

    Li, vários comentários realmente o topiramato causa vários efeitos colaterais. Que iniciei o uso sabia dos efeitos. Enfim o que senti foi formigamento nas maos .
    emagreci mto. Ansiedade diminuiu mto.a diferença foi mto grande.

  119. Hannah Berçôt  01/08/2016 - 10h23

    Eu tomo ele por conta de crises convulsivas não fico boba alegre,não tenho sono excessivo mas agora queda de cabelo!!
    É algo surreal são maços de cabelos caindo eu não estou aguentando mais ficando desesperada!!!

  120. inaie jacobsen  11/08/2016 - 00h07

    ju, li nos comentários que tu disse que é extremamente ansiosa, sabe que eu também sou e faz três meses que estou fazendo yoga e tem me ajudado mais que qualquer antidepressivo, sério. É demaiiiis. Tenta fazer uma aula um dia.
    ahh e outra coisa,eu tomo o amato também e tanho MUITOOO sono, tipo o dia todo, horrível, me sinto lenta, raciocínio lento demais, me faltam palavras, eu tava pensando até em procurar um médico pra ver isso porque estava ficando assustada, mas já vi que é do amato mesmo. Tô começando a parar com ele porque não está mais me fazendo bem, não vejo a hora de me sentir normal de novo.
    Ele me deixa meio apática também, sem emoção sabe? é horrível :(
    Mas que bom ver que eu não to sozinha e meu cérebro tá lentinho por causa desse remédio só hehe
    beijoss <3

  121. Juli  26/08/2016 - 13h07

    Tomei topiramato e o efeito pior foi suspensão da menstruação, tomei por umas duas semanas e foi suficiente pra acontecer isso! Já fiz teste farmácia pra saber se estava grávida e da negativo, graças a Deus! Mas suspendi uso! Agora sabe lá quando vai descer!

  122. Keké Fonseca  28/08/2016 - 22h39

    Eu também procurei medicamentos pelo mesmo motivo que o seu…meu neuro tb passou Amato. Não senti náuseas e outros desconfortos que outros medicamentos causam mas senti que fiquei mais chorona, depressiva e nervosa e o estranho é que ele é tb um neutralizador de humor. Meu filho jogou no lixo .kkkkk….

  123. Lilian  31/08/2016 - 09h43

    Uso a medicação a duas semanas e achei que teria infinitos efeitos colaterais e nada tive. Mas varia de organismo. Bjs

  124. Luciane Amaral  29/09/2016 - 04h50

    Li seu post sobre o topiramato estou fazendo uso dele a algun tempo nem sei como estou conseguindo teclar escrever quase impossivel a gente fica burra mesmo no meu caso ele esta sendo usado para transtorno bipolar mas nao aguento mais estou aqui nao consigo dormir 4 22 da manha ele tira o apetite a pessoa perde peso mas e verdade fica burra nao nem cuidar da minha casa vou marcar consulta para tirar esse remedio pois tem que ser aos poucos tomo 100mg espero ajudar pois pensei sera que e do remedio entao vim aqui procurar e vc descreveu tudo que a tempos estava sentindo achei ate que era labirintite fui varias vezes ao clinico mas esqueci de falar do remedio e ele nem poderia saber so e indicado por neuro psiquiatra e tambem alguns indocrinos desculpe meus erros quem sabe a proxima que eu escreva estarei melhor obrigada me ajudou vou tentar tirar imediatamente esse medicamento que tambem esta afetando visao bjs Ju

  125. Jak  11/10/2016 - 20h40

    Tomei topiramato 50mg , e no segundo dia piorei …perda de visão , tontura e lentidão ….sem concentração alguma …no sexto comprimido parei … E estou me sentindo mal a 3 semanas… Agora meu neuro receitou Égide que tb é topiramato ao que 25 Mg e tô com medo de tomar …alguém já tomou Égide ?

  126. Paula  14/10/2016 - 16h02

    Foi muito bom ler isso, pena que demorei tanto pra fazer isso… pois você usou o termo mais correto impossível – “emburrecida”. Assim eu me sinto, que fiquei burra, sem capacidade para estudar e para ter um bom emprego, tomo topiramato a 6 anos. Estava achando que o problema era comigo, e falava exatamente isso…. fiquei burra, sempre me achei inteligente, e agora estou burra……..

    Foi mto legal …obrigada.

  127. irene de andrade soares  14/10/2016 - 21h14

    Oi Ju!

    Eu tomo o remédio topiramato (amato) e sinto uma forte dor de estômago .

    Acha que devo parar de tomar o remédio ou não.

    Me dê dicas aí caseira para dor de estomago.

  128. kely  23/10/2016 - 12h58

    Meninas o topiramato foi meu santo remedio , gracas a DEUS e a ele ,hje nao tenho mais crise, e vivo normal a unica coisa que sinto e me incomoda é o formigamento as vezes nos pes, do resto fico normal .

  129. Rafaely  26/10/2016 - 19h04

    Boa noite pessoal. A quase 1 ano deixei um comentário aqui falando do uso do topiramato [amato] . Pois então hoje venho aqui deixar mais um comentário do que foi o amato na minha vida . Pois bem vou relembrar o que acontecia. Quando comecei a tomar amato comecei a sentir muito formigamento nas mãos, boca, pés p falar a verdade no corpo todo, comecei a emagrecer muito pesava 45 kg e do nada eu estava quase desnutrida com 39 kg, as crise não passavam eu tomava o de 25mg voltei ao médico e ele me receitou o de 50 MG eu continuei a tomar nos primeiros meses foram legais tinha td q o outro causava de efeitos colaterais mais as dores de cabeça não existiam mais. Só q depois fui piorando, consegui passar numa instituição e ao chegar lá eu não consegui sequer apresentar um trabalho, na hora da prova eu esquecia de td, daí então minha menstruação ficou td atrapalhada, passou a vim a cada 3 ou 2 meses, comei a ter tonturas, sono, até me perder dentro do meu próprio quarto, as dores aumentaram, e comecei a ficar como se perdesse a memória, então descobri que o amato estava me matando aos poucos, decidi por mim mesmo parar a medicação, depois que parei as dores de cabeça diminuíram um pouco e quando percebo q ela está vindo tomo naramig que é muito bom para enxaquecas, comecei a ganhar peso novamente estou agora com 55 kg e só não voltei totalmente ao normal por que o amato prejudicou muito a minha menstruação, mais nada que a ginecologista não resolva. Hoje estou viva, mãos porque Deus tocou em mim e mandou parar essa medicação antes que me prejudicasse mais. #amatonaoededeus. Bjs pra vcs todas.

  130. Patrícia  30/10/2016 - 20h02

    Realmente o amato te deixa meio lerda…mais depois com o tempo (no meu caso durou 1 semana e meia) passa e você se sente normal só que sem ansiedade e menos estressada num novo ritmo…detalhe sem enxaqueca.

  131. Priscila Costa Feitosa  07/11/2016 - 17h50

    Jú, boa tarde!!

    Eu sei bem o que é isso crise de enxaqueca, acha que já nasci tendo dor,kkkkkkkkkkk…..Desde que me entendo por gente tenho dor de cabeça, daquelas brabas mesmo, mas nunca desmaiei e não consigo provocar….. Já tive inúmeras crises que já perdi foi as contas eu tinha a sensação que minha cabeça ia explodir e muitas vezes a dor era tão intensa que eu pedia a Deus para morrer porque já não suportava mas (na hora do desesperaro agente fica fora de si e não raciocina nada).
    Eu já tomei todas as medicações que vocÊ imaginar das mais simples que agente tem em casa até os remédios controlados iniciando com uma dose pequena e aumentando até acertar a correta.

    E hoje eu tomo esse remédio AMATO, e vou te ser bem sincera no inicio comecei tomando um por dia a noite e não senti muita diferença na minha rotina o sono aumentou muito pouco, mas como minhas crises são muito forte e eu tive uns 4 seguidas uma da outra meu neuro aumentou a dose tomo um de manhã e um a noite.

    Agora sinto mais sono mas nada que mude assim drasticamente minha rotina, o que quero dizer é o que vocÊ já ressaltou que vai de organismo para organismo uns reage de uma forma eu reamente aguento muita medicação e nem sinto nada….

  132. Paula  10/11/2016 - 19h42

    Gostaria de sabet se com o tempo essa lerdeza passa,pois faz 4 meses que parei o amato e continuo muito lerda

  133. Helena  14/11/2016 - 13h53

    Oi, tudo bem? Sou aluna do ensino médio, e já tomei topiramato antes, mas minha dor de cabeça permaneceu com crises fortes, entao resolvi voltar a ele. Então, nos dois primeiros dias, o cansaço e a falta de concentraçao foram extremos, mas após, nada de incomum. Estou tomando 25mg por dia há 7 dias e não notei nada muito gritante na minha memoria/concentração, e tenho que lidar com isso direto durante meu dia-dia. acredito que os efeitos colaterais do começo sejam comins a todos, visto que seu corpo está começando a se adaptar a uma nova substância. No meu caso, preciso mesmo me livrar dessas crises, e já tentei de todas as formas. Se você souber de alguma mais “leve”, ficarei feliz. Beijos

  134. Vilma  15/11/2016 - 20h00

    Oi pessoal.Resolvi escrever algo porque me ajuda saber da experiência de vcs,entao posso,talvez,ajudar tbm.É a terceira tentativa q faço p/usar topiramato… realmente os efeitos colaterais me pegam d lentidão,memoria,e certa depressão.Porem tenho severa intolerância à lactose e mandei manipular o topiramato retirando a lactose q existe na composição e me sinto extremamente bem nesse sentido,e tbm me reduz o apetite.Essa última tentativa estou desconfiada d outra coisa:todas as vezes q estou no tratamento entro em crise d dor no nervo ciático… não posso afirmar mas é muita coincidência.Estou pensando em desistir d novo,mas acho q vou no Neuro antes porque recomeçar é bem difícil.Abcs a todos

  135. Larissa  16/11/2016 - 13h29

    Boa tarde. Faço uso do Topiramato 25mg para controle de ansiedade e depressão há mais de ano e no início realmente senti uma diminuição da velocidade do pensamento e esquecimento de palavras, para ser bem exata, quando questionei a minha psiquiatra ela disse que isso era um dos efeitos colaterais e com o tempo passou. Tem me ajudado muito, principalmente com a insônia, durmo 7hs por noite com uso dele, não é excesso. Trabalho na área da saúde e acho que há informações que deveriam ser repassadas, como qualquer medicamento psicoativo, temos que esperar ao menos 15 dias para realmente saber como fará efeito em nosso organismo. Uma dose diferente em nosso corpo fará ele reagir de uma maneira intensa mas depois acostuma. De qualquer forma o ideal é conversar com um profissional e jamais interromper um medicamento psicotrópico sem orientação.

  136. Mih  30/11/2016 - 00h32

    Boa noite
    Gostaria de saber se o amato corta o efeito do Evra?
    Adesivo anticoncepcional?

  137. Catia  10/12/2016 - 20h54

    Oi Ju Lopes!!! Estou apavorada com esse medicamento, pois aconteceu a mesma coisa comigo. Eu gostaria de saber o que aconteceu depois que vc perdeu a concentração e o foco de pensamento? Voltou depois de algumas horas ou demorou dias? Bjus

  138. Giselle Faleiro  11/12/2016 - 19h28

    Olá Boa Tarde,Ju também não conseguir tomar o topiramato…Sentir muita lentidão,dormeças ,,Fala arrastada,,
    Tentei partir o comprimido mais a lentidão continuou a mesma.Muito complicado pois tenho tb enxaqueca cronica….Eu faço uso de Propranolol de 80 mg…. mais na TPM eu fico internada com as crises muito fortes;;Eu realmente não sei mais o que fazer…Bjim

  139. Tati  18/12/2016 - 19h53

    Tomei Topiramato por 1 ano. Em 3 meses já tinha perdido 12kg. Ao total tinha perdido 20kg. Tomava Stavigile junto para cortar o sono e deixar mais concentrada. Mas o Stavigile me deixava muito irritada, preferia ter sono e ficar lenta, com falta de memoria do que ficar mega irritada. Aí depois de 1 ano cansei de ser lenta, comecei a ter uma sonolencia terrivel que até dava dor de cabeça e parei. (Não conseguia me concentrar para fazer nada, estava dificil de levar a faculdade daquele jeito). Engordei 10kg de volta. Agora com as férias estou no dilema se volto ou não a tomar. Acredito que as dores de cabeça tenham a ver com a menstruação. Estou pensando em colocar Mirena. Mesmo depois de parar tomar o topiramato(Egide) ainda sinto falta de concentração e não consigo raciocinar direito… as vezes acho q nos somos vitimas de uma industria farmacêutica q a gente toma um remedio pra dormir e outro pra acordar, um remedio pra cortar o efeito do outro, e la se vao rios de dinheiro na farmácia. Coincidiu de qdo eu comecei a tomar o topiramato, eu parei de tomar meus antidepressivos (citalopram e bupropiona) mas foi a pior fase da minha vida, por mais que eu tenha feito o desmame certinho, 6 meses depois a depressão veio brutal, e tive que voltar a tomar eles de novo. Meu apetite é de leão, se não tiver um remedio pra segurar ele eu como o mundo! E assim fico refem da industria farmacêutica, mas vou levando a vida assim.. quem mandou ter depressão, mas ruim com eles pior sem eles! É uma bola de neve!

  140. Ana Venturini  20/12/2016 - 07h13

    Olá! Achei seu blog hoje, justamente pesquisando sobre o Amato…meu médico passou para evitar enxaqueca e faz uma semana q comecei a tomar e sinto dores de cabeça todos os dias…estou apavorada!

  141. Elida  21/12/2016 - 12h36

    Ingeri o fármaco durante 03 anos. Comecei em doses bem baixas até chegar a 200 mg. Em 20 dias com esta dose, perdi o olfato completamente. É a segunda vez em 5 anos que isso acontece. A primeira foi com tegretol.Ao comparar o que houve com os dois medicamentos, concluí que o problema foi a dosagem no meu organismo. Tenho perda de memória, pensamentos confusos…é como se a cabeça estivesse oca. Não tenho vontade de fazer qq coisa.A única hora que gosto é a de dormir…não sinto nada. Da primeira vez, com tegretol, fiquei sem olfato durante dois anos e meio, depois tudo voltou ao normal. Com amato, já estou há três meses. Cheguei a conclusão que tenho que melhorar minha ansiedade sozinha, sem fármacos e é o que estou fazendo. Quanto a perda do olfato, tenho que fingir não existir. Caso contrário, não conseguirei existir.

  142. Ana Maria  25/12/2016 - 03h25

    Eu iniciei o tratamento à um mês e tenho sentindo muitos efeitos colaterais, dormência nos pés e nas mãos, cansaço e fadiga muscular a ponto de não conseguir ir trabalhar, muito sono e dificuldades de atenção, azia, perda de apetite, e falta de ar, desde de quando iniciei o tratamento o único benefício foi que as crises de enxaquecas pararam, mas sinto dor de cabeça com menor intensidade.
    Esperei um pouco pra ver se com um tempo os sintomas iam diminuir, mas pelo contrário foram aumentando.

  143. ÉVELLIN Natália Medeiros da silva  28/12/2016 - 08h33

    Estou usando Topiramato tem aproximados 40 dias 50 mg e percebi que ele está me causando dores na garganta e também influenciou minha menstruação. Vou suspender o uso deste medicamentos.

  144. Simony  03/02/2017 - 22h58

    Boa noite,eu tomo amato ha uns três anos e me sinto súper bem,emagreci bastante,nao tenho

    mais crise de enxaqueca e nem ansiedade.

  145. jACQUELINE  12/03/2017 - 18h52

    OI JU, TAMBEM TOMO AMATO, NAO SEI SE CADA MÉDICO DIZ UMA COISA SOBRE O AMATO, MAS O MEU DISSE PRA TOMAR SOMENTE A NOITE, COMEÇAR SOMENTE COM UM COMPRIMIDO, CASO NAO FOSSE SUFICIENTE PRA DOR, AUMENTAR PRA DOIS, MAS TOMAR DUAS VEZES AO DIA EU JÁ ACHO QUE É UM POUCO DEMAIS. NO MEU CASO ELE NAO DEU SONO, DEU MTA TONTURA, DEFICIT DE ATENÇÃO. SÓ PARARAM OS SINTOMAS APÓS UM MÊS, HOJE EU NÃO SINTO MAIS NADA.
    BJUS..

  146. Lilian  17/05/2017 - 23h17

    Olá!
    Minha médica me passou Amato para ajudar na perda de peso. Primeiro dia tomei 25 mg e sinto minha boca um pouco dormente e sonolência.
    Espero não sentir mais nada e que ele contribua na perda de peso. Rss

  147. Tania  30/08/2017 - 20h14

    Tomei topinamato por seis meses perdi 26 kg não conseguia comer nada .
    Tive um pouco de tontura nos primeiros dias mas depois passou fiquei feliz demais a única coisa que achei ruim foi que meu cabelo caiu e continua caindo não sei porque !
    Acho que o remedio Ainda continua no meu organismo
    O que faço ?

  148. Daniele Bergamasco  04/09/2017 - 14h41

    Oii Ju!
    O neuro também prescreveu esse remédio para tratamento da minha enxaqueca. Nos primeiros dias foi muito complicado me acostumar com os efeitos, apesar de tomar o de 25 mg, sentia meu corpo bem estranho. Estou na segunda cartela e já percebi melhora no quadro enxaquecoso que eu apresentava. Praticamente eu tomava um cefaliv por dia e não adiantava mais. Também tive que mudar minha alimentação, evito chocolates, café já não gosto, queijos e embutidos. Espero que você possa encontrar um jeito de aliviar sua enxaqueca também, por que é muito ruim viver com dor de cabeça..
    Sobre o anticoncepcional, minha ginecologista receitou nectali, ele não perde o efeito tomando o amato. Beijinhos!!!

  149. Telma Bianchi  06/09/2017 - 12h20

    Oi Ju, como você mesmo disse, cada corpo uma reação, talvez seja isso, tomo Amato a três anos, e o meu trabalho é totalmente voltado a concentração, não tive nada semelhante a isso. Meu medico me alertou no inicio que eu poderia sentir formigamentos e dormências nas mãos e pés e sonolência, porém que isso logo passaria, como assim aconteceu. Tinha crises de enxaqueca que durava de três a quatro dias, já não vivia mais em sociedade, hoje sou outra pessoa. Antes eu tomava o amato todos os dias hoje faço o uso intercalando os dias.

  150. Leandro  20/09/2017 - 11h24

    Olá! Então, minha experiência com Amato não tem sido boa. Tomo há um ano, intervalando doses de 25mg e 50mg, e as crises diminuíram, mas não pararam. Porém ao custo da minha inteligência (rsrs). Tenho tido dificuldades de concentração, de fala, de produzir, sono ruim, cansaço extremo, depressão, e pior, não emagreci… Considero cortar esta praga da minha vida!
    Essa história de que “os efeitos vão passar” não aconteceu comigo. Quero minha inteligência de volta, minha energia, minha alegria, só não queria mais a dor. :,(

  151. Ivonete meira de sousa  07/10/2017 - 16h39

    Topiramato foi pra mim, um medicamento de ouro.e pra rico viu? Como não tenho nenhum benefício e nem posso parar de trabalhar, por motivos óbvio(contas pra pagar) enfim: sinto sono e se não dormir o tanto quanto ele pede acordo com dores dobrada.SE correr o bicho pega, se ficar o bicho come.sigo com dores e abandonei o tratamenro.

  152. Luciana Lima  01/11/2017 - 07h47

    Olá. Quando comecei a tomar o Amato há 4 meses, li aqui os efeitos colaterais e entrei em pânico. Hoje vou contar como foi minha experiência. Foi receitado por um endocrinologista para redução de peso.
    A médica me passou 25mg por 2 meses, um comprimido na hora de dormir. Não senti nada, a não ser boca seca e bebia bastante água, perdi só 2kg.
    Depois me passou 50mg por 1 mês e comecei a sentir um formigamento no pé (durou um dia) mas não perdi nada de peso e nem perdi apetite. Posteriormente, passaria para 75mg… Sempre em uma unica dose a noite, a noite
    Quando aumentou a dose, senti tontura (ao abaixar e levantar), formigamento na mão e no pé. Mas ela avisou que esses efeitos passariam. E juntos com eles também passou a vontade de comer.
    Desde o começo do tratamento melhorou o meu humor (Ficou mais estável) e agora estou conseguindo fazer a reeducação alimentar (comer coisas saudáveis em pequenas porções). Não sinto lerdeza mental ou tontura. Sou engenheira eletricista e professora e meus pensamentos estão tão velozes quanto antes.
    Sinto disposição para correr e fazer exercícios, não tenho sonolência durante o dia. MInha vida mudou para melhor.
    Fico de olho na cor da urina para que fique sempre bem clarinha (prevenir a pedra no rim) e ter a vida normal.
    Outra coisa é que se por acaso um dia eu esqueço de tomar, não sinto nada de ansiedade ou qualquer coisa, então, continuo o tratamento no outro dia normal.
    Espero ter ajudado com meu depoimento.

  153. Cris Goulart  18/11/2017 - 20h25

    Oi Ju

    Comigo,a experiência com Amato,não foi muito diferente!Tenho enxaqueca desde os 12 anos de idade e depois de muito resistir,resolvi tratar!O remédio de referência,parece que continua sendo o Amato.Tomei por uns 4 anos.Tive dormência ,lapsos de memória e lentidão para raciocinar.Mas ele espaçou muito as crises,que no meu caso,são completamente incapacitantes,com distúrbios visuais e muito mal estar!Então prefiro os efeitos colaterais do Amato1

  154. renata  05/08/2018 - 13h13

    tomo ele a 1 ano e nao fique lenta gracas a Deus perdi muito peso isso sim

  155. Natielli  30/01/2019 - 17h30

    Eu tomo topiramato, depakote e quet. Não sinto nada. Não emburreci. Rsrs

  156. Juliana  19/06/2020 - 16h24

    Gente, alguém pra me tirar uma dúvida? Estou tomando Topiramato há uns dois meses e minha enxaqueca melhorou,e estou querendo parar. Mas parece que não pode parar de tomar de uma vez, que tem que ser aos poucos…

  157. euuuuu  26/06/2020 - 17h50

    bom vamos lá tomo essa medicação a 5 anos para transtorno de humor … só que é tudo isso que a Ju falou sim , falta palavra, ficamos sem foco , em relação a emagrecer … não vi isso só que dá uma travada na compulsão. Hj estou desmamando do Amato vamos ver já consegui reduzir de 200 para 100 .

  158. Maiara  07/08/2020 - 21h25

    Gente, tomei por uns 2 anos pra modular o humor, pra isso foi ótimo, mas agora comecei até a perder a fluência do português, esquecer palavras, confundir significados… lesa total!!! Comecei o desmame nesta semana, supostamente melhora esse efeito quando se para de tomar.

  159. Sarah  19/08/2020 - 15h57

    Oi Ju, tudo bem? Eu também tenho TDAH, e eu só estou comentando que esse “hiperfoco” que você disse ter quando faz algo que gosta é também um sintoma comum de TDAH.

    Acredito que todos que são diagnosticados tem esse sintoma, que quando fazem algo que realmente gostam, nem veem o tempo passar, não ouvem o que está acontecendo em volta, simplesmente parece que sâo sugados numa bolha… Eu tenho muito isso quando estou criando artes para postar no instagram da escola em que trabalho, quando vi já se passaram 4h e eu não senti nada. Isso na verdade é algo ótimo, tipo um “super-poder” de pessoas com TDAH. Pena que ele vem com muita dificuldade em focar em cosias que não nos interessamos… Tomo ritalina e isso tem me ajudado muito nos meus estudos, por exemplo. Adorei seu artigo! Tudo de bom pra você!

  160. Eliane  06/02/2022 - 19h00

    Tomo para enxaqueca resolve mas sinto uma fraqueza fisica ñ ouvi ng relatar algo parecido.

  161. Eliane  06/02/2022 - 19h08

    Tomo para enxaqueca resolve mas sinto uma fraqueza fisica ñ ouvi ng relatar algo parecido.Seráq alguém tbm se sente assim?

  162. Patricia  12/02/2022 - 11h02

    Pode tomar álcool usando ele?

  163. bia  25/03/2022 - 16h14

    Nossa estou em choque com seu relato e todos os outros. Estou tomando o amato para emagrecer e sinto zero sintomas, até bebo bebida alcoolica :O . Minha Mãe toma a quase 1 ano e ja perdeu uns 12 kilos nesse processo, também teve zero sintomas. Quanto ao “emburrecimento” nos notamos uma perca da memoria mas bem leve, achamos que poderia ser pós covid (que dizem causar isso também né), mas lendo os relatos e depois conversando com o medico, ele disse que realmente é um efeito colateral e que ao parar o remedio ele volta 100% (vamos torcer!).

  164. Letícia  25/11/2022 - 14h17

    Eu sou TDAH/BIPOLAR… Tomo a dosagem máxima de Venvanse 70 mg… E de topiramato tomo 200 mg . Uso topiramato como regulador de humor há dois anos, Venvanse uso há um pouco mais de um ano.
    Eu melhorei muito, mas esse “emburrecimento”, essa “lentidão” intelectual me maltratam.
    Eu sou advogada… Meu trabalho intelectual e inclusive oral sinto estar comprometido cada vez mais, é um sacrifício pra mim acordar pela manhã… Eu sempre tive dificuldade com as manhãs, há vezes que sinto a língua enrolar um pouco, eu esqueço palavras, tenho dificuldade de memorizar nomes (e confundo nomes). Tô mais calma, menos impulsiva, mas 0 produtividade.

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!