Vizcaya
29.07.2013

Reposição de Progesterona: Será o Fim da TPM?

Dia 18 completei um mês com a reposição de progesterona, hormônio que estava super em baixa no meu organismo (muito baixo mesmo!) e que, segundo o meu médico, era o responsável pela minha TPM monstruosa.

Na verdade, minha progesterona estava muito baixa e o  estrogênio alto, e essa discrepância resultava naquele “surto com data programada para início e fim que muitas mulheres vivenciam todo mês”. Toda TPM é causada por isso? Não! Mas é importante investigar pra ver se esse é o seu caso, porque a reposição é super simples e os resultados são imediatos.

Reposição de Progesterona E TPM

No meu caso, o médico receitou a progesterona de uso tópico (5%) pra ser usada diariamente antes de dormir. O creme não tem cheiro, é branquinho, rapidamente absorvido e não deixa resíduos. Ou seja, não atrapalha a vida. Ao contrário, tem facilitado, e muito!

reposição de progesterona

Esse mês, pela primeira vez em muitos anos, não fiquei obcecada por doces, não quis esganar ninguém, não fiquei ultra sensível, não chorei mares e ri descontroladamente em seguida, e não fiz nenhuma loucura típica de quando estou nessa fase, e isso, por si só, já é um feito enorme.

Fiquei sim um pouco irritada, mais do que o normal, mas bem menos do que costumava ficar, e não tive nenhuma mudança súbita de humor e de comportamento, como costumava ter.

Não sei por quanto tempo ainda terei que fazer a reposição, mas a julgar pelos resultados desse primeiro mês, vale muito a pena, e é uma coisa muito simples (e barata!).

Acho um absurdo ter sofrido com isso a vida inteira sem que nenhum médico tenha observado ou ao menos pensado na possibilidade de  que a minha progesterona pudesse estar em baixa, sabe? Acho que TPM, ainda hoje, é uma coisa vista como “algo menor”, como “normal”, quando, em alguns casos, pode não ser, pode derivar de algum problema hormonal ou coisa similar.

O fato é que agora, ainda bem, estou me livrando disso!

Beijos

Ju

* Este ou qualquer outro medicamento/hormônio só deve ser consumido  com indicação e acompanhamento médico.

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
20 comentários
  1. luciana  29/07/2013 - 20h49

    Oi Ju!Aqui na minha cidade,nãotem nenhum farmácia que trabalha com hormonios…foi muito caro?

    • Ju Lopes  29/07/2013 - 21h11

      Não Lu, esse potinho dá pra três meses e custou 66!

  2. Vanessa Sial  29/07/2013 - 21h32

    Ju,

    Por acaso, sua gineco descartou se sua progesterona baixa tem alguma relação com ovários polilcísticos?
    Eu acabei descobrindo a SOP pq minha progesterona estava tão baixa que praticamente foi o mínimo acusado no exame.

    Com os exames complementares, outro hormônio, a prolactina estava alta. A confirmação veio com ultrassom transvaginal. No ultrassom normal não é possível ver os cistos.

    Outra coisa interessante que vc relatou é a loucura por doces. Há um grupo de portadoras da sindrome que tem alta sintese insulínica. A gente pensa que é psicológico, mas não é. O corpo fica pedindo açucar desesperadamente. Eu tenho a taxa de glicose baixa. Hoje em dia está aceitável no exame (75 em jejum). Antes de entender a SOP e sem diagnóstico, eu chegava a desmaiar por hipoglicemia.

    Depois do diagnóstico e passei a fazer uso de antiandrogênicos, consegui melhorar bastante. Faz 20 anos que tomei conhecimento da SOP. A parte mais dificil para mim foi lidar com a infertilidade. Depois de muita luta, consegui realizar o sonho de ser mãe.

    bjsss

    • Ju Lopes  31/07/2013 - 12h23

      Oi Nessa!

      Descartou sim, é que tô com uma desordem hormonal grave mesmo, mas já estou tratando!
      Quando aos doces, tem muito a ver com a progesterona, mas também com a resistência a insulina, que eu tenho!
      Que bom que melhorou e conseguiu ser mãe! Mas deve ter sido complicado, né?

      • Vanessa Sial  31/07/2013 - 14h08

        @Ju Lopes,
        A SOP provoca todo tipo de desordem. Qdo a progestona baixa é uma agonia pq o consumo da glicose é abusda.
        Antigamente na literatura médica não se sabia da existência de dois grupos de portadoras com perfis distintos: tem mulheres que adquirem obesidade e diabetes por causa da SOP e outras (meu caso) que ficam abaixo do peso e com baixa taxa glicêmica.
        Eu a vida toda viu osso e pele. Como como um pedreiro e se quase não ganho peso. Estou atualmente com IMC normal por causa dos antiandrogênicos.
        Foi uma trabalheira conseguir por um óvulo pra fora! hahahaa
        Mas hj Jojo tá ai com 5 anos! Foi uma luta a base de doses cavalares de hormonios e depois que eu surtei e nao quis mais saber de trat…engravidei!

        Xero!

      • Ju Lopes  03/08/2013 - 01h14

        Nossa Nessa, não sabia disso! Eu sempre engordei fácil, demais até! Que bom que vc conseguiu, que bom mesmo!
        Menina, é quase sempre assim!
        Uma amiga minha, ela tá em meu Face, achava que nunca poderia ter filhos porque tem ovários policísticos e tem um problema no útero… Pois tu acredita que quando ninguém esperava ou sequer imaginava ela apareceu grávida? E ela jura até hoje que usou camisinha… O corpo da gente é estranho, né? Parece que a vontade às vezes é tãooooo grande que atrapalha!
        Beijos

  3. Elis  30/07/2013 - 12h00

    JU, que bacana! Qual a especialidade médica que viu tudo isso flor?!
    Beijos

  4. Bruna  20/08/2013 - 09h19

    [pinkheart] Amei o seu blog!!!
    Jú. como vc passa?? Em qual parte do corpo?? Todos os dias ou só os que antecedem o período menstrual???

    • Ju Lopes  20/08/2013 - 09h22

      Oi Bru! Que bom que gostou!
      Olha só, eu passo onde não tem pelos, pra melhorar a absorção, então é na parte interna do braço e das pernas, e uso todos os dias!
      Beijos

      • Bruna  20/08/2013 - 11h47

        @Ju Lopes, esqueci de perguntar a formula é progesterona 5% só?? estou pensando em mandar fazer!

      • Ju Lopes  24/08/2013 - 16h37

        Bruna, o meu é progesterona 5% e Biolipídio de ultra absorção qsp 30g

  5. Ilka Reis  10/10/2013 - 20h21

    Ju, a minha psicologa, me disse hj, que tpm é psicologico! Ela disse que é possivel controlar.Vc concorda com isso? Eu disse pra ela que é algo fisiologico que pra mim é impossivel controlar. Vc que também sofre com tpm e já conversou com especialista o que acha da opinião dela?

    • Ju Lopes  10/10/2013 - 20h43

      Psicológico? Manda ela passar um dia só aqui em casa!
      Olha, é mais do que provado que isso é orgânico mesmo. A minha, por exemplo, foi causada pela baixa da progesterona e só melhorou com a reposição!
      Pra mim é a mesma coisa que dizer que estado puerperal é controlável… Não é! São hormônios que controlam o nosso corpo, e se algo tiver errado com eles, tudo vai sair do eixo.
      Beijos

  6. Elis  10/10/2013 - 21h27

    Ju este post foi para mim kkkkkk eu estou com vc descreveu e meu esposo sempre fala vc sofre de TPM procura um tratamento e eu sempre achando que era normal, nossa eu vou procurar ajuda e fazer um tratamento porque eu piro no meu periodo menstrual eu não me reconheço e como muitos doces é uma loucura. bjs amei o post. [^^] [palmas]

  7. Joyce  02/09/2015 - 13h48

    Olá, esta taxa de hormonio fica desiquilibrada mesmo tomando anticocepcionais? Posso consiliar este creme com o anticocepcional?

  8. Leticia  12/07/2016 - 18h11

    Olá, tudo bem? Adorei os seus posts. Gostaria de saber se você ainda faz uso do progesterona, como está indo? Qual é o nome do seu nutrólogo? Obrigada!!

  9. Leila  09/11/2016 - 22h04

    Onde vc faz a receita? Onde enontrou biolipideo de alta absorção?

  10. […] No meu caso, estou fazendo reposição de progesterona (5%) de uso tópico, que é de melhor absorção, e a minha dor de cabeça e irritabilidade, que estavam comprometendo o meu dia-a-dia, reduziram bastante (falei mais sobre os resultados nesse post aqui). […]

O que você acha do JV?
Eu simplesmente amo esse blog!!! Já perdi a conta de quantos produtos comprei depois de ver resenhas daqui, porque sei que são reais. Bioextratus foi…