Já repararam que eu quase sempre saio séria nas fotos? Ou então com um “bico” de quem está segurando pra não explodir uma gargalhada? Pois é, não sei segurar uma câmera (ou o celular), olhar e dar risada porque fico me achando uma boba rindo pro nada, e quando “forço” sou obrigada a fazer bico senão a gargalhada sai e eu não consigo segurar.
Acho lindo quem consegue sorrir educadamente, mas eu costumo sorrir com o corpo todo, balançando a cabeça, me batendo nas coisas… Então, minhas melhores fotos sempre são as naturais, as que eu nem percebo que estão tirando, sabe? Caso contrário, meus olhos ficam “fixos” e eu nem pisco! hahaha
Mas, tô tentando melhorar, e essa semana consegui postar lá no insta (@JuroValendo, segue lá!) uma foto sorrindo, o milagre dos milagres! rs
Juro que fui pesquisar sobre como “sair bem” nas fotos (eu fui, eu fui, não posso negar! rs) e umas que achei bem legais foram as da jornalista Mimi Spencer, que tem um livro muito legal chamado “101 Coisas Pra Fazer Antes da Dieta” (não, o livro não é de dieta). Ela, que sempre se julgou pouco fotogênica e achava que saia super estranha nas fotos, foi juntando dicas de fotógrafos famosos e celebridades pra fotografar melhor e compartilhou isso no livro, então separei as dicas que mais gostei pra postar aqui, olhem só:
O Básico
1. Vire levemente para o lado, com um pé na frente e com o peso no pé de trás. A estilista Charlotte Stockdale aconselha o seguinte: fique de pé para a câmera, com os ombros pra trás e sorria de boca fechada (só vale pra quem não gosta do próprio sorriso!).
2. Ombros pra trás e barriguinha pra dentro, mas nada de “sugar” a barriga, senão vai parecer que levou um soco no estômago!
3. Para as desesperadas: mexa no cabelo! É o que Diane Von Furstenberg faz nas fotos há décadas, e isso a rejuvenesce anos e anos, garantindo-lhe graça e alegria.
4. Alongue o pescoço, com o queixo meio para baixo, pra amenizar o papo. Outra dica é abaixar um pouco o queixo, o que aumenta os olhos, técnica que a Princesa Diana costumava usar.
5. Afaste um pouco os braços do corpo pra diminuir a “grossura” deles, ou então, pra criar a ilusão de braços mais finos, gire-os para fora, perpendiculares ao corpo, com o cotovelo na direção das pernas.
O Olhar
1. Desvie o olhar da câmera logo antes do clique e depois olhe outra vez. Seu rosto vai berrar aos 7 ventos que é você mesmo! Esse truque garante aos olhos uma chance de parecerem vivos e nos garante chance mais que justa de parecermos humanas!
2. Olhe levemente pra cima da câmera quando a foto estiver sendo tirada. Jacqueline Kennedy usava essa técnica, que também ajudava a reduzir os olhos vermelhos.
3. Não fique com os olhos quase fechados por causa do sol. Use óculos escuros ou olhe para onde tenha sombra.
Sorriso Fotográfico
1. Aperfeiçoe seu sorriso fotográfico. Se a sua boca não relaxa e não se comporta, siga o exemplo de Keira Knightley: feche os lábios e sopre com delicadeza. Mas não exagere, caso contrário vai ficar parecendo o Louis Armstrong.
A língua deve repousar delicadamente atrás dos dentes, e não colada no céu da boca.
3. Não converse, senão você vai sair de boca aberta nas fotos ou então muito estranha. Se o seu rosto tem vida própria, como o meu, aposte no truque pra não ficar parecendo uma carranca.
Sobre o Fotógrafo e a Luz
1. Encontre um fotógrafo que ame você, alguém que zele por sua pessoa a ponto de se certificar que não tenha um poste brotando da sua cabeça.
2. Peça para o fotógrafo, estando com a lente um pouco abaixo da altura dos seus olhos, para inclinar um pouco a câmera pra cima, obtendo assim um ângulo que favoreça mais: alonga o rosto e melhora as proporções do corpo. Foto de cima pra baixo encurta a silhueta, foto de baixo pra cima tende a “engordar”, é preciso achar um meio termo.
3. A luz é a melhor amiga de uma garota e a salvadora redentora de uma mulher! Uma luz delicada garante um efeito que ameniza rugas, ao contrário de uma luz “dura”, que ameaça criar sombras horrendas do nariz ou olheiras. Jogue com a luz, saiba onde o sol está, pense nas cores de fundo. Pode ser coisa demais pra uma fotinha simples e rápida, mas vale a pena entender um pouco mais sobre luz se você quer ter a chance de ter um belo retrato.
4. Segundo o diretor de fotografia Adam Hall, a luz da vela é muito acolhedora e macia, e ameniza rugas e imperfeições.
Claro que não precisa seguir todas as dicas, e lógico que existem muitas outras, até porque o que funciona pra um tipo de corpo/rosto pode não funcionar tão bem para outros, então peguei só as dicas mais gerais.
E se alguém tiver alguma dica trate de me contar! rs
Beijos
Ju
Ju adorei as dicas.. vou tentar
:)
Ô Juzinha, testa aí as dicas e tira uma foto top pra nós vermos se funciona!!!
Nessa, tenho uma novidade… Final do ano vou passar 15 dias em Ilhéus, e lá tem a fotógrafa que fazia as fotos da Si aqui pro blog, ela fotografa MUITO bem! Daí vou marcar uma sessão, mas na “rua” mesmo, pra ficar natural, e se eu gostar de 15 em 15 dias vou pra lá fazer fotos pro blog, aí posso fazer MUITO mais coisas! rs
Amei o post Juuuuu!
Dicas de ouro!
Mas eu sou tão ruim de foto, tão ruim!
Que preciso nascer de novo pra conseguir “sair bem na foto”… Rsssssssssss
Beijos, linda!
Lu, sua linda, vc amar é um baita elogio! <3
Ah esses tempos de selfies, rsrs
Não sou fotogênica, mas reparei que qualquer foto tirada de óculos escuros fica boa. O segredo são os olhos… vou treinar as dicas.
ri muito com o post, bjs Juh
Mel, ahhhh esses tempos de selfies!kkkkkkkkkkk
Que bom que você se divertiu flor!
Beijos
Agora monta o post como fazer as melhores selfies! kkkk
Ameeeei ;) BeeeijO
Ju…confesso corri para o google pra pesquisar kkkkkkk. Bjus!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Odeio sair nas fotos e sou supercrítica comigo mesma quando se trata de uma fotografia, tanto que nas viagens só tem foto da paisagem!!! Mas colocarem as dicas em prática, e até o próximo passeio, em maio, estarei craque!!!
Oi Ju! Amei todas as dicas, sempre gostei de fotografia mas agora com blog to tentando entender um pouquinho mais sobre o assunto!
Muito obrigada pelas dicas e sucesso sempre!
Te adoro!