Se tem uma coisa que me deixa retada (comigo mesma) é precisar fazer reposição de vitamina D, já que moro na chamada “cidade sol”, onde o bichinho é “de rachar” o ano todo e, como se sabe, a gente depende basicamente do sol pra obter vitamina D.
Pois é, acontece, e a principal razão, claro, é o fato de que eu “corro do sol como vampiro corre da luz”! Ah, e óbvio que usar filtro solar o dia todo, inclusive no corpo, também é uma das causas, né?
Vitamina D é vital para saúde!
E isso é um problema enorme porque a vitamina D é essencial pra nossa existência, já que, direta ou indiretamente, controla mais de 270 genes no nosso organismo. E não é só isso… Sua deficiência está relacionada com o excesso de peso, com problemas nos ossos, com alguns tipos de câncer, com doenças cardiovasculares, com a depressão, com doenças respiratórias e muitas outras coisas. Ou seja, a danada “tá em todas”!
Quando descobri os níveis baixos dessa vitamina, tive uma conversa bem honesta com meu nutrólogo e expliquei que sim, eu poderia me comprometer a tomar mais sol, desde que fosse de manhã cedo e com filtro solar no rosto, por causa do melasma.
Bastam, na verdade, 20 minutos de exposição solar diária sem proteção nos braços e nas pernas, mas ele achou mais seguro “suplementar” essa vitamina porque meus níveis estavam realmente muito baixos, então uso, todos os dias, um creme com vitamina D e vitamina A numa “base” (é assim que fala?) de biolipidio de ultra absorção, que aplico na região interna do braço, antebraço ou coxa pela manhã, sempre após o banho.
O produto é manipulado, fedido (eu acho rs) e não custa caro (R$79,00), mas lógico que se eu tivesse vergonha na cara e tomasse mais sol não precisaria gastar com isso, né? Eu ando com Ozzynho todos os dias bem cedinho, mas é sempre com calça de ginástica, e mesmo com os braços expostos aos sol, sem o uso de filtro solar (antes de sair aplico só no rosto), acho que isso atrapalha, sabe?
Eu Faço Reposição de Vitamina D
E como fico retada de ter que repor uma coisa que a natureza me dá de graça, todos os dias e em abundância, me comprometi a, a partir dessa semana, tomar um tiquinho de sol no final da tarde, até porque esse produto não substitui, de forma alguma, o “banho de sol diário” (a ingestão de alimentos ricos em vitamina D também não substitui). Preciso transformar isso num hábito!
Resolvi fazer esse post depois que li um texto falando em uma verdadeira epidemia de deficiência de vitamina D, pois estima-se que 80% da população não tenha níveis adequados dessa vitamina, o que pode causar muitos problemas, que evitei falar por aqui em detalhes porque é muita coisa e porque tem muitos artigos de médicos na internet explicando tudo direitinho.
E o pior é que a gente sem imagina que possa ter esse tipo de deficiência, e falo isso por mim, porque morando numa cidade quente dessas, onde é “verão o ano todo”, jamais imaginei ter níveis tão baixos de uma vitamina cuja maior “fonte” é, justamente, o sol!
E como sei que a grande maioria aqui trabalha ou estuda o dia todo, e está com o corpo “coberto” na maior parte do tempo, achei que seria bom fazer um alerta! Portanto, siga o conselho que sua avó, com certeza, te dava quando criança e vá “pegar um sol”, e quando for pro médico, peça exame de tudo, inclusive o que mede o nível de vitamina D!
Beijos, Ju ♥
Jú minha linda tudo bem? Muito boa mesmo a matéria. Eu trabalho e estudo, quer dizer quase não vejo a carinha do sol, só final de semana mesmo e olhe lá. Então, depois dessa matéria vou procurar andar mais ao ar livre e pegar um solzinho sim! Beijos lindooooona!!
Ju, por favor me passa uma sugestão para manipular uma vitamina C para minha pele, porem não precisa ser de 20
Oi Ju, tudo bem?
Moro em Recife e descobri que estou com carência de vitamina D desde o ano passado.
Não sei o motivo, mas enfim, estou tomando a vitamina em gotas e ficarei monitorando até ser restabelecida.
Amo seu blog!
Bjs
Muito importante esse post,mas eu ando no sol igual pobre na chuva rsrsr então minha preocupação fica em uasr e abusart de filtro solar mesmo bjo Ju
Ju, as pessoas de hoje realmente tem deficiência de vit D, mas é preciso cautela pois pode acarretar outros problemas de saúde. Como problemas no fígado e rins.
Verdade!
Ótimo post, um bom alerta, eu imagino que eu possa ter carência de vitamina D, pois é muito difícil eu me expor ao sol sem protetor. Bjs
Ju, eu tbm complemento a vitamina , mas no caso eu uso a DePura, suplemento de vitamina D comestível, em gotas, tomo uma gotinha por dia e tem sabor de limão, não que isso seja alguma vantagem, mas pelo menos não é fedido kkkk
Também to tomando o DePura, Giovana Rodrigues.
É super tranquilo usá-la e ainda tem um gostinho bom.
;)
Oi, Ju! Tb descobri minha deficiencia dessa vitamina por acaso. Nao tomo sol de jeito nenhum porque nao gosto e muito do que eu desgostei é pq descobri da pior maneira possivel que sol nao é pra pele branquela: troquei a pele do corpo inteiro numa insolacao horrorosa aos 15 anos. Vou à praia pelo amor de Deus e praticamente vestida. Se tomo sol no colo, ele empola todo. Minha reposicao é com capsulas de farmacia e, fazendo a medicao pouco tempo depois, os niveis atingiram a normalidade. Porem, so serve a qie tiver calciferol na formula (D3). Quase todas tem, mas algumad nao. É bom ficar atenta! Bjo!!
Ju, amo seu blog, conheci há 2 semanas!
Adorei seu post. Tenho esclerose múltipla e uma das causas foi a deficiência da vitamina D. Fiz um blog há pouquinho tempo, não tá interessante ainda, mas é pra falar pro mundo da vitamina D, esclerose e o que eu for vivendo. Passa lá pra ver mais disso da vitamina D. é um território muito desconhecido, reprovado pela ABN, mas que é a solução. BJÃO
Olá,muito interessante a matéria mas fiquei com uma dúvida,pois sempre estao nos alertando quanto ao uso do protetor solar ate mesmo em dias nublados,e eu sempre pensei que mesmo com o uso do protetor nosso corpo absorvia uma parte da vitamina D. Sempre uso protetor no rosto quando saio de casa e quando não saio tento usar um hidratante com fps. No corpo quando vou me expor ao sol(no caminho para faculdade tenho que pegar onibus e caminhas cerca de 15 minutos a pe) sempre uso,mas somente nas partes expostas,geralmente braços e pescoço. Está errado? Eu tenho que ficar um tempo sem proteçao nenhuma pra conseguir a vitamina D? E o sol que bate nas partes cobertas pela roupa,sera que ta valendo? rs
Obrigada
Liu, não tem como saber se está sendo o bastante, só fazendo um exame mesmo, sabe? O que sei é que tem o sol tem que bater na pele “nua”, tipo, braços e pernas descobertos!
Beijos
Ju, no ano passado estava com uma queda de cabela feroz.. Fui fazer os exames, e bumm! Falta de Vitamina D.. Suplementei, e a queda cessou, agora recomeçou novamente. Também quase não pego sol, por causa do melasma, mas preciso cuidar com isso.. Pensei em comprar uma bike para andar pela manhã, unir o útil ao agradável!! Suas matérias são as melhores! Bjo!
Estou suplementando também. Não pego sol… mas o meu é manipulado em capsulas de 5.000 ui por unidade. Saiu bem mais barato, R$ 25,00.
O dr Lair Ribeiro falou q tem q ser o sol do meio dia por 10 minutos pq é nesse horário q há a maior incidência de UVB q é o indicado para suprir a deficiência