15.09.2013

Índia: A Explosão de Cores de Varanasi

Queria muito trazer pra vocês dicas de  viagens pra lugares “diferentes”, e hoje um dos grandes amigos que fiz na vida, o Waldyr, que é uma das pessoas mais incríveis que conheço e que mora lá na Austrália (mas é brasileiro, baiano e publicitário), me deu o aval pra compartilhar um pouco das viagens que ele anda fazendo pelo mundo.

viagens pelo mundo , índia, varanasi

Já adianto que Dinho  não é “turista”, não viaja como turista e muito menos como “comprador”… Ele é um viajante que mergulha e vive as culturas que conhece, o que resulta em viagens pra lá de incríveis!

viagens pelo mundo , índia, varanasi

Espero que vocês gostem, porque eu babo, e aos poucos vou compartilhando as viagens dele, que são muitas e bem interessantes. Vou começar com Varanasi, na Índia, porque fiquei pra lá de apaixonada pela exuberância das cores.

viagens pelo mundo , índia, varanasi

Varanasi, também conhecida como Benaris, é uma das cidades mais antigas do mundo, localizada as margens do Ganges, sendo considerada a cidade mais sagrada para os hindus (e também para os budistas), sendo ponto de peregrinação para centenas de milhares de fiéis anualmente.

Varanasi

São nas escadarias de pedra, conhecidas como Ghats,  às margens do rio Ganges, chamado pelos indianos de Ganga Ma (a “mãe” que purifica o corpo e a alma),  que as pessoas fazem seus rituais, cremam seus mortos e tomam banho, sendo essa a principal atração da cidade.

varanasi

A cidade tem templos bem interessantes, como o Templo Dourado,  o Templo de Durga e o Bharat Mata, que foi inaugurado pelo Gandhi e é uma homenagem à mãe Índia.

viagens pelo mundo , índia, varanasi

No Centro Velho tem diversas lojas, escolas de músicas e restaurantes variados, sendo um ponto interessante pra observar um pouco mais da cultura local.

viagens pelo mundo , índia, varanasi

A melhor época para a visitação é no inverno, pois é, geralmente, a época em que a cidade está mais vazia, o que significa mais tranquilidade para visitar, observar e aproveitar os ghats.

viagens pelo mundo , índia, varanasi

Eu amo a Índia e acho que é um dos países, culturalmente falando, mais fantásticos do mundo!

varanasi

 Amo as cores, amo a vivacidade das pessoas, amo a beleza fora do padrão das mulheres, amo a alegria que parece brotar em todos os lugares, e amo muitas coisas mais, mas isso é, aliás, assunto para outro post.

viagens pelo mundo , índia, varanasi

Fico enlouquecida com a quantidade de cores e estampas simbólicas e cheias de significado que essas pessoas usam e, principalmente, com a forma com que essas cores, que deveriam “brigar” entre si, parecem tão harmônicas, sabe?

viagens pelo mundo , índia, varanasi

Isso me faz rever muito meus conceitos de “pode e não pode”, “combina ou não combina” bem como a força que as cores parecem ter, porque em meio a pobreza e a higiene precária, cada uma dessas fotos me remete a alegria, e só!

varanasi

Isso (a alegria) é uma coisa que me seduz muito na Índia, porque embora as pessoas tenham centenas de milhares de problemas de todos os tipos, essa alegria transborda e a beleza exala, e é uma beleza maior que a pele maltratada, que as roupas, maquiagens e acessórios diferentes do que estamos acostumados.

varonesi

É uma beleza que deriva do estado de espírito, e por mais clichê que isso pareça, é uma beleza que transborda.

Capturas de tela141

A impressão que tenho quando olho para as indianas é que parece que elas não têm  o estado de tensão que nós temos, parecem ser mais relaxadas, mesmo em meio ao caos e a pobreza, e mesmo não estando “na moda”, essas mulheres chamam a atenção, atraem, talvez por serem mais receptivas, mais abertas e, paradoxalmente, mais simples.

varanasi

No próximo post explico direitinho “esse tipo de beleza”, mas, resumindo, o meu conceito é exatamente o mesmo de Dinho , pois “não adianta você estar linda e combinando se não tiver  leveza no olhar, sorriso nos olhos e paz no coração”.

varanasi

varanasi

varanasi

mulheres da índia

varanasi

varanasi

Gostaram? Quero ir pra Índia já!

Beijos e bom domingo!

Ju

* Todas as imagens desse post são de Waldyr Júnior.

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
4 comentários
  1. Priscila Maximiano  16/09/2013 - 12h23

    Nossa ele mora na Austrália, é meu sonho mora lá por um temo.Agora já a India rsrrsrsrs quero conhecer sim, mas não esta na minha lista de prioridades,rsrsrrs

    • Ju Lopes  16/09/2013 - 12h25

      Pri, ele foi tem anos já, assim que acabou a facu!
      Eu superrrrr quero conhecer! Conheço poucos lugares fora do Brasil, mas nenhum lugar mais exótico… Morro de vontade!

O que você acha do JV?
Eu acho esse blog maravilhoso. A Ju fala de tudo com muita emoção, muito carinho e ao mesmo tempo muita verdade, muita seriedade. Isso é…
Dicas para o perfume durar mais na pele! O Fim dos Cabelos Ressecados! Dicas de Beleza Rápidas Pro Inverno! Pontas estragadas nunca mais!