Talvez eu tenha me tornado muito emotiva, e como tudo demais é sobra, isso nunca é bom. Mas prefiro que seja assim porque a partir do momento em que a gente deixa de ter compaixão pela dor do outro, pela condição do outro, a gente deixa de ser humano.
Nunca falei sobre isso aqui e acho realmente que toda forma de ajuda deve ser silenciosa, porque alimentar a nossa vaidade com a dor e o sofrimento de quem quer que seja é bem feio, e é isso que acontece com quem ajuda alardeando aos quatro ventos. Mas, não vejo razão pra não usar esse espaço pra conversar com vocês sobre a necessidade de se colocar no lugar do outro, não importa quem seja, e estender a mão.
Existe muita gente no mundo carente de tudo. Não é carente daquela comida, daquela roupa ou daquela coisa especificamente. É carente de qualquer comida, de qualquer roupa, de qualquer coisa. Mais que isso, o que não falta é gente carente de afeto, de carinho, de calor humano, e isso todo mundo pode dar, não tem desculpa.
E não é só gente, é bicho também. E bicho precisa de que? De comida, de água e de amor, e isso também todo mundo pode dar.
Quando falo isso, muita gente me diz “ah Ju, mas tem tanta criança passando fome, bicho fica em segundo plano porque criança é mais importante”, e eu, sinceramente, não enxergo dessa forma porque uma coisa não exclui a outra, e pra mim não importa se é bicho ou se é gente, eu só tento me colocar no lugar de cada um e imaginar o que eu sentiria se estivesse naquela situação.
Eu sei que na correria do dia a dia a gente não tem tempo de olhar nem pro próprio umbigo, mas é essencial que continuemos a ter a capacidade de enxergar o outro e de sentir o mundo ao nosso redor.
O amanhã é muito incerto, sabe? Nada nessa vida é seguro e ninguém sabe o que pode acontecer daqui a 5, 10, 15 anos… Onde eu quero chegar com isso? No óbvio: parece impossível, mas tudo pode acontecer com todo mundo, e se, Deus nos livre, acontecer, o que é que você queria que os outros fizessem? Eu penso que o meu desejo seria que me enxergassem e me estendessem a mão, então é isso que eu tento fazer.
A gente sempre pode compartilhar o que tem. Se não pode compartilhar coisas, pode compartilhar uma conversa, um carinho ou uma luz na vida do outro. Ajudar instituições é legal? Muito, e louvável, mas tente conhecer as pessoas que estão ali, porque são pessoas, não são números. Chegue perto, converse, dê risada, conte uma história, faça algo que possa alegrar a vida da pessoa, que dê a ela esperança, força, coragem…
Não pode adotar um animal (eu queria adotar todos!)? Alimente animais de rua (andar com um pacotinho de ração no fundo do carro não faz mal pra ninguém…), dê água, socorra um animal ferido, não maltrate, não machuque, não cause danos…
O Natal já chega, e como é uma época em que todo mundo tá mais “aberto”, resolvi fazer um apelo pra que cada um ajude uma pessoa ou um animal como puder. Você não pode fazer tudo, você não pode mudar o mundo, mas pode fazer alguma coisa e essa coisa, não importa se pequena ou grande, pode fazer uma diferença gigantesca na existência do outro.
E sendo emotiva mais eu vez, eu peço: não deixe seu coração endurecer, não deixe de sentir compaixão pelo outro, não feche os olhos pra dor do outro, porque essa dor é sua também.
Bom final de semana!
Beijos
Ju
Muito lindo Ju! Nós temos que ajudar, amar, enfim… fazer o melhor possível. Todos precisamos ser amados e respeitados, afinal, nascemos pra isso! Te admiro de montão! Esse post foi lindo. Bjos… [heart]
<3
Perfeito,penso exatamente igual a voce e faço a minha parte.Que bom que voce aproveita o seu espaço prá difundir essa idéia!Bjo. [cool]
<3
Linda mensagem, devemos pensar e ser sempre assim mesmo, afinal estamos todos juntos nesta jornada da vida, devemos amar o próximo sempre e ver o quanto todos tem valor, isso é fundamental d+, Deus te ilumine ju…beijos
<3
Post perfeito. Ju me indentifiquei com tudo,
;)
Ju, que lindo. Vejo que você não se preocupa só com a beleza exterior.
Eu sou apaixonada por animais, e coisas assim me emocionam muito. Gostaria que todas as blogueiras usassem da sua popularidade para fazer cada uma de nós refletir e se inspirar para mudar o mundo, o mundo de um animal. Parabéns!
Oi Cris!
Nossa, eu sou apaixonada também Cris, e fico muito triste de ver tantas coisas ruins que acontecem com eles todos os dias… Queria poder fazer mais, mas vou fazendo o que posso, tentando melhorar sempre, porque a responsabilidade de cuidar deles é nossa, né?
Bom saber que você também se preocupa com isso, muito bom! ;)
Beijos
[cool] EXCELENTE REFLEXÃO!
Minha Lola, que bom você aqui! E que bom que você gostou Mão! Amo tu! <3
JU, que lindo texto! [pinkheart]
Hoje teve feira de adoção de animais em um parque aqui de Niterói e quando passei por lá comecei a meditar exatamente sobre isso…tantos animais precisando de ajuda!
Eu tenho uma gatinha, mas amo um cachorro vira-lata. [dog]
Claro q também tem idosos, crianças, doentes e gente com todas as malezas precisando de ajuda.
Eu faço parte de um grupo de voluntários que distribui quentinhas, roupas e cobertores aos moradores de rua, ou em condições de risco social.
As pessoas próximas sabem que eu faço esse trabalho porque sempre chamo alguém para ter mais voluntários.
Mas, o que importa mesmo é ajudarmos a quem quer que seja, com uma conversa, um sorriso, uma palavra de conforto, um abraço.
Bjs e que seu texto sirva para sacudir outros corações! [star]
Oi Déa!
Pois é Déa, eles precisam tanto de ajuda, de todo tipo de ajuda, e é como uma das meninas falou aqui: o mundo tá carente é de amor, porque se todo mundo tivesse amor dentro de si as outras carências acabariam, porque uns ajudariam os outros!
Beijos <3
Ju, aqui em Jee tem umas pessoas que são protetoras de animais abandonados (cães e gatos)! Tem um trabalho muito bonito, você já viu falar? [dog]
https://www.facebook.com/pages/C%C3%A3es-para-ado%C3%A7%C3%A3o-em-Jequi%C3%A9/152664564825700?ref=ts&fref=ts
Tai, não sabia disso não, muito obrigada por avisar! ;)
Post perfeito!
Tb amo os animais e faço o q posso pra ajudá-los.
Na verdade Ju a maior carência do mundo é a falta de amor…se as pessoas tivessem mais amor ao próximo as outras carências não existiriam.
Bjos [pinkheart] [dog]
Exatamente isso Isla!
Adorei Ju, muito legal sua iniciativa, época de Natal se aproximando as pessoas poderiam visitar uma instituição contar uma história doar seu tempo e não somente dinheiro, olhem na cidade de vcs, se não tem como ajudar doando brinquedos alimentos, ou o tempo.bjks
;)
Oi Ju,
Penso exatamente assim e muitas vezes sou criticada por isso. Muitos me dizem que crianças são mais importantes e eu digo: seres vivos, independente de animais chamados racionais como nós,(questionável aliás) e irracionais merecem os mesmos cuidados, amor, proteção que sofrem, choram, se machucam, sentem dor e fome. Sou manteiga derretida mesmo e ando sempre com ração no carro. Infelizmente não posso trazer todos pra casa, mas bem que gostaria. Vale lembrar que o amor de um animal é incondicional, não fazem nada por interesse ou situação social e financeira. Te amam e pronto.
Bjs e lindo post.
Su
Oi Su! Super sei como é isso… Eu também queria adotar todos, queria mesmo, só não tenho espaço, que se tivesse…
;)
Beijos
Juh, vc é linda mesmo. Aproveitando seu post, tenho uma sugestão: vamos divulgar as marcas mais vendidas que fazem ou nao testes em animais, seu blog é muito popular o que facilita a divulgação. Minhas férias estão chegando e estou buscando parcerias neste trabalho. Fazer tipo um manual de orientação ao boicote as empresas que usam animais para testes… o que me diz? bjs
Mel, obrigada minha flor! <3
Acho ótimoooooooooooooooooooooooooooooooooooo! Beijos
@Ju Lopes,
Adorei! amo animais! eu tenho e se pudesse minha casa seria repleta de cães, são seres completamente indefesos.
[dog] amo demais! se eu pudesse minha casa seria repleta de cães, são completamente indefesos.
Também flor!
Vixiii Ju.. Já perdi as contas de quantas vezes resgatei animais das ruas e trouxe pra dentro de casa!
No momento tenho 8 gatos e 1 cachorra! :D
Beijo!
palmasssssssss pra você Kaka!
Daqui uns anos de Deus quiser vou abrir meu canil :)
Amém!
OI Ju,
Linda, linda mensagem. Sou completamente apaixonada por animais e tento fazer minha parte, ajudando uma ong aqui em São Paulo e sempre levando biscoitinhos no carro pra dar qdo vejo um animalzinho. Se pudesse pegava todos pra mim. Deixei de comer carne por causa do Paco e não sinto a menor falta, (chocolate compensa, rs). Se cada um de nós fizesse um tiquinho, ah, quanta diferença, não é? Parabéns pelo post. Bjs. Su [flower2]
Oi Su!
Que bom que gostou! ;) É verdade, se cada um fizesse um pouquinho que fosse, as coisas seriam bem diferentes!
Beijos
Oi Ju!
Queria um e-mail para entrar em contato contigo. Pois estou na onda do “Cultivo de cabelo para doação”, e acredito que daria um post legal (e incentivaria as pessoas). Obrigada ^^
Ta, me manda no contato@jurovalendo.com.br
Beijos