Vizcaya
14.11.2013

Cabelo Envelhece e Muda Com o Passar dos Anos!

Tempos atrás, conversando aqui em casa sobre envelhecimento, falei que o cabelo envelhece também  e caíram na risada, como se eu tivesse contado alguma piada.  Claro que todo mundo sabe que os fios, ao longo dos anos, vão perdendo pigmento, o que deixa o cabelo branco, mas o envelhecimento capilar começa bem antes e envolve muito mais coisas.

Pra mim o pior no envelhecimento dos fios é que eles perdem “qualidade” e “quantidade”, e isso está relacionado, dentre outras coisas, com os nossos hormônios. É que a medida que a nossa produção hormonal decai, os folículos tendem a produzir fios mais finos, mais ressecados e com menos brilho.

A juventude capilar, que é a fase em que os fios estão mais grossos, volumosos e bonitos, é dos 18 aos 30 anos, que é quando o fio de cabelo tem o maior diâmetro. A partir dos 30, os primeiros fios brancos começam a surgir e o cabelo começa a enfraquecer, mas o caos mesmo acontece com a menopausa, pois as alterações e quedas hormonais afetam demais o cabelo.

cabelo envelhece

É comum que, a partir dos 50 anos, os fios fiquem cada vez mais finos e a queda capilar se intensifique, devido também a redução na absorção dos nutrientes, sendo que aos 80 anos temos certa de metade dos fios que tínhamos aos 18.

O cabelo muda com a idade

Com o passar do tempo, o nosso metabolismo começa a desacelerar, e isso reflete também nos cabelos, já que a microcirculação local é reduzida e as trocas celulares que ocorrem entre o couro cabeludo e o fio do cabelo também decai. Isso significa o que? Significa que a raiz do cabelo não consegue mais trabalhar na mesma intensidade, prejudicando o crescimento capilar e também a composição de cada fio de cabelo.

Como, como o passar dos anos, a produção do sebo também cai, os cabelos tendem a ficar mais ressecados, mais opacos e mais quebradiços, já que a oleosidade natural é essencial para a vitalidade do cabelo. Quando essa oleosidade natural é enfraquecida, a nutrição da raiz do cabelo decai, o que significa que a raiz passa a produzir um fio de cabelo mais fino e frágil,  e esse é um dos motivos pelos quais a quantidade de cabelos vai reduzindo ano após ano.

As causas do envelhecimento capilar são muitas e podem ter origem hormonal, cronológica, ambiental ou mecânica, por exemplo. Assim, o secador, a chapinha, a poluição, as mudanças hormonais, o alisamento, a descoloração, as progressivas, as dietas radicais, o fumo e a exposição solar, dentre outros, são fatores que causam o envelhecimento dos fios.

envelhecimento capilar

como Identificar?

Uma coisa que vale ressaltar é que o envelhecimento capilar pode não ter nada a ver com a idade, de modo que uma menina de 18 anos pode ter o cabelo velho. Como identificar isso? Simples, existem basicamente cinco sinais de que os fios estão envelhecidos, quais sejam:

  1. Perda de densidade : os fios ficam mais finos
  2. Fragilidade: os fios ficam mais fracos e quebradiços
  3. Ressecamento: como há uma redução na oleosidade natural, o cabelo fica mais ressecado
  4. Aspereza
  5. Opacidade

Quando o cabelo envelhece precocemente

Parece piada, mas juro que o cabelo pode passar pelo processo de envelhecimento precoce! Assim como a pele sofre  e envelhece se submetida a determinadas circunstâncias, o cabelo também envelhece devido ao excesso de exposição aos raios solares, ao fumo, às químicas diversas, a dietas inadequadas e por aí vai. Ou seja, nossos hábitos de vida podem envelhecer o nosso cabelo!

Felizmente existem meios de reduzir esse envelhecimento, mas isso é assunto pro próximo post! Pra quem quiser uma máscara boa e barata para evitar e tratar o envelhecimento dos fios, sugiro a Novex Plástica Capilar Anti-Age, da Embelleze!

Beijos, Ju

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
4 comentários
  1. Sarita  14/11/2013 - 14h39

    Ótimo post…
    Eu nunca tinha lido sobre isso, até porque meu cabelo sempre teve todas as características que descrevem um cabelo envelhecido [ish], algumas vezes na vida o vi um pouco melhor..mas foi na gravidez e antes de me aventurar ficar loira…agora estou tentando melhora-lo pra tentar essa empreitada novamente..clarear..ai só de imaginar me dói..
    Mas fico admirada com a minha mãe, tem 73 e tem tanto cabelo, forte e cresce uma barbaridade mesma coisa as unhas que são fortes e crescem muito rápido. Coisa de genética mesmo pois puxei tudo de ruim do meu pai..kkkk pele alérgica, cabelos e unhas fracos e quebradiços….uma tristesa..mas agradeço a Vc…Jú que sempre traz dicas que fazem meus cabelos terem um mínimo de esperança…. [domo] , vou aguardar o próximo post….anciosa..

    Bjsssssss

    • Ju Lopes  15/11/2013 - 13h00

      Oi Sarita!
      Genética é tudo né? O cabelo de minha mãe também é assim, e é lindo, forte e saudável, mesmo ela fazendo luzes… Pior, fez luzes com produto de caixinha, e mesmo assim dá de 10 a 0 no meu! rsrsrs
      Beijos

  2. Amanda Kreves  23/11/2013 - 12h45

    Nossa um ponto super interessante esse, o envelhecimento do cabelo ocorre exatamente como você citou, eu particularmente sempre que posso utilizo a linha Semi DI Lino Antiage que é um o elixir da eterna juventude para cabelos!
    Possui exclusivos tratamentos profissionais Anti Age que combatem e corrigem os sinais do envelhecimento causados por fatores externos e biológicos. São vários os programas profissionais que podem ser indicados depois de um diagnóstico correto, nesse caso a linha possui duas vertentes que são: VITALITY TREATMENT
    para cabelos frágeis e opacos e EXTRA RADIANCE TREATMENT
    para cabelos frágeis e extremamente opacos Resultados imediatamente visíveis: cabelos revitalizados, definidos e estremamente brilhantes!

  3. […] Mas, o envelhecimento capilar pode não ter a ver com a idade em alguns casos, e uma menina de 18 anos pode ter o cabelo velho, sabia? Para entender isso melhor, sugiro ler esse post aqui. […]

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…