Vizcaya
29.11.2013

Ser Bonito Virou Obrigação!

Tava quase dormindo ontem quando o celular começou a vibrar e fui olhar o que era. Como era um aviso  do Face e o sono ainda não tinha tomando conta, fui ler e acabei passando a madrugada agoniada.

A Mi, uma leitora aqui do blog, me marcou no Face de uma outra blogueira que fazia um desabafo sobre uma leitora que enviou um e-mail falando que ela ficava feia sorrindo e que ela deveria usar aparelho.

Comentei lá e fiquei pensando nisso, mas não pela falta de educação de mandar um e-mail pra quem você sequer tem intimidade e pedir pra pessoa parar de sorrir (oi?), e sim pela patrulha infantil, burra e irresponsável da perfeição.

obrigação de ser bonito

Sim, hoje existe praticamente a obrigação de ser lindo e perfeito, e caso você não seja, e ninguém é, será digno de linchamento em praça pública, ou melhor, na Timeline do Facebook.

Que coisa mais feia  e vazia apontar  o outro e bradar  um “você é feio”! Posso aceitar isso de meninas na pré-escola, mas não de mulheres adultas.

Juro que o meu problema não são as críticas pesadas e grosseiras sem fundamento, porque sei que gentileza e educação são coisas que andam em falta (já falei sobre isso nesse post: Recalque e Grosseria: Os Dois Lados da Mesma Moeda). O que me preocupa, de verdade, é essa obrigação de ser lindo e perfeito 24 horas por dia, porque imagino o quanto de frustração as pessoas carregam dentro de si por jamais conseguirem o que desejam: a perfeição.

obrigação de ser bonito

Nós somos bombardeados de todos os lados, todos os dias, com imagens de mulheres supostamente perfeitas (e viva o Photoshop!), com dentes perfeitos, corpos perfeitos, cabelos perfeitos, rostos perfeitos e uma vida perfeita, e acabamos acreditando que aquilo é real. Pior, acabamos, inconscientemente, querendo aquilo pra nós e cobrando isso dos outros.

Uma pena, já que nada disso é real. Nada.

Portanto, para o seu próprio bem, caia na real e pare de buscar, em si e nos outros, o que não existe. Melhor, se aceite como você é, porque isso sim é incrível. Quer mudar algo ou quer melhorar algo? Não vejo o menor problema, desde que isso não seja encarado como pressuposto pra felicidade, porque não é.

tumblr_lqa66nhvgM1qhrs80o1_500

Nunca, em toda minha vida, quis ser perfeita, porque, na real, nunca fui a mais bonita (já fui bemmm esquisita, aliás…), e isso nunca fez a menor diferença na minha vida, porque o que sempre quis foi viver muito e viver bem. Eu sempre quis ter amigos, ter histórias, ser feliz, e isso não tem nada a ver com beleza.

Lido bem com o fato de ser bicuda,  de ter bochechas enormes, acho engraçado meus dois dentinhos de Cascatinha (eles são tortinhos embaixo!), dou risada do meu “pé de pato”, da minha “falta de jeito” e não me importo nem um pingo em ser super desastrada.

Nunca fui magra e isso já me incomodou muito  sim, e me incomoda um pouco, mas não é um problema e  nunca me impediu de viver e de ser  feliz, que é o que, pra mim, importa. Nunca. Eu vivi muito, e continuo vivendo. Eu amei muito, e continuo amando. Eu fui muito amada, e continuo sendo. Eu tive muitos amigos, e continuo tendo.

obrigação de ser bonito

Vivi coisas ruins? Várias, mas isso acontece com todo mundo. Todo mundo é rejeitado uma  vez na vida (ou várias!), todo mundo é traído, todo mundo é enganado, todo mundo tem perdas, todo mundo comete erros, e isso independe de beleza.

E se tudo o que é importante independe de beleza, pra quê essa neurose toda em torno disso? O tempo que se perde buscando o impossível, a perfeição, as pessoas deveriam estar “gastando” pra viver, porque quase nada é tão triste quanto uma vida pobre em experiências, em vivências, em amores, em histórias.

Ninguém precisa ser lindo pra ser incrível, ninguém precisa ser perfeito pra ser feliz, então pare de apontar o dedo, pra si e para os outros, e trate de fazer o óbvio: viver muito bem e ser, sempre que possível, muito feliz!

Beijos

Ju

Vizcaya
Escreva seu comentário

Notice: Undefined variable: user_ID in /usr/share/nginx/www/jurovalendo.com.br/wp-content/themes/plicplac/comments.php on line 35

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
27 comentários
  1. Vanessa Aquino  29/11/2013 - 08h33

    Puxa Ju, eu tô assim!
    Ás vezes fico pensando ”por que essa pessoa tem o cabelo liso e eu não tenho?” ”Por que ela tem a pele assim perfeita, e eu tive tanta acne?”
    As pessoas tbm se preocupam mais com a gente do que a gente mesma se preocupa! É incrível Ju, e isso acaba nos fazendo querer ser de outro jeito, cheia de ”paranoias” !
    Já sofri muito com isso por causa da acne! Eu nem me importava em ter, mas as pessoas reparavam tanto, que isso me abalou muito emocionalmente!
    E sim, acordar bonita, parece que virou obrigação! Obrigação de agradar todo mundo! Cuidar da própria vida deveria ser lei! rsrs
    Beijo csdasadas

    • Ju Lopes  29/11/2013 - 09h46

      Nessa, é complicado mesmoooo! As pessoas cobram o tempo todo, como se a perfeição fosse uma obrigação! Um absurdo isso! Beijos e relaxeeee <3

      • Vanessa Aquino  29/11/2013 - 16h06

        @Ju Lopes, Tô suave na nave!!![felizdemais] [kiss]

      • Ju Lopes  30/11/2013 - 10h07

        Aêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee! ;)

  2. Jeizy de Souza  29/11/2013 - 09h19

    Arrasou Ju!!!!!!!!

  3. Patricia  29/11/2013 - 09h19

    Valeu Ju. Tapa com luva de pelica. Bjim.

  4. Andrea Lucas Cople  29/11/2013 - 11h44

    Oi Ju!
    Exatamente isso q vc postou!
    Eu observei ultimamente q as pessoas insatisfeitas com a própria vida sem apontam algo de errado… no outro!
    Então, por mais linda q uma pessoa seja, sempre vai ter um defeito para o pessimista, recalcado e grosseiro.
    Como não existe perfeição, se o defeito não for físico, o crítico mal intencionado vai apontar para a vida pessoal, profissional, e mais o quer ele achar de “errado”.
    Então, o q vale mesmo, como vc disse, é Viver Bem e Ser Feliz, pq eu tenho quase certeza de q essas pessoas críticas ao extremo refletem seus conflitos nos comentários q fazem dos outros!
    Bjs e bom fds! [sorte] [star] [heart]

    • Ju Lopes  29/11/2013 - 14h06

      Déa, é isso mesmo! As pessoas andam agressivas e falta gentileza, sabe? Bora ser feliz gente, bora deixar a vida mais leve! <3 <3 <3

  5. Andrea Lucas Cople  29/11/2013 - 11h48

    Ops, corrigindo: “…sempre apontam”; “…o que ele achar de errado”.

  6. Juliana Ribeiro  29/11/2013 - 13h24

    Parabéns pelo texto, Ju! Lindas e inspiradoras palavras! [palmas]

  7. thais  29/11/2013 - 13h29

    lindoooo Ju !!! vou começar a praticar !! tenta ser perfeita para os outros,pra que ?? ninguem da valor, estão nem ai, e eu só vou me acabando em chorar, em sofrer. As pessoas só sabem apontar o dedo e criticar !! Quero me amar mais, ser mais feliz comigo mesma, e DANE-SE os outros !!!! vlw JU vc é demais !!! [kiss] [heart]

    • Ju Lopes  29/11/2013 - 14h04

      <3 Oi Thay!
      Isso mesmo Tay... Cuide de você, goste de você e pronto!

  8. Nina  29/11/2013 - 14h48

    Reflexão maravilhosa, como sempre, Ju!
    Mais e mais sabedoria pra vc!

  9. Bianca de Carvalho Martin  29/11/2013 - 20h59

    Ju, eu adorei o seu texto e adoro tudo o que você escreve, principalmente suas resenhas de produtos de cabelo e dicas para cuidado e produtos para a pele.
    E concordo com você, nós as vezes, buscamos referencias em novelas e revistas e acreditamos que a vida deve segui o padrão que agente vê nessas mídias quando na verdade não é e que na verdade ninguém é perfeito.
    Eu também gosto de escrever (mesmo sendo textos bobos)
    http://amandopeloavesso.blogspot.com.br/

    • Ju Lopes  30/11/2013 - 10h08

      Oi Bia! Que bom que gostas flor! ;)
      Ahh, nenhum texto é bobo, imagina! Vou olhar já!
      Beijos

  10. Andreia  30/11/2013 - 14h31

    Oi Ju, concordo 1000% com você….amei…bjks

  11. Juh Dias  28/01/2014 - 11h08

    Huhuhu Adorei, Sambou na cara da sociedade rsrsr.Arrasou Ju :)

  12. kalinne  01/04/2014 - 23h21

    Ju vivo esse drama ainda mais vindo de alguém que no mínimo era pra me apoiar e estar ao meu lado, depois que se é mãe o corpo não é mais o mesmo, e sofro com comentários sobre o meu corpo, e faço de tudo pra voltar ao normal, tem horas que se pudesse nem de casa eu saia mais.

  13. Fernanda  03/04/2014 - 02h00

    Jú, eu acho que nem tinha que existir isso mesmo, todo mundo é bonito do jeito que é essa é a verdade. A vida inteira sempre quis ter cabelos lisos, e hoje com 21 anos de idade percebo que meu cabelo é lindo, ele é normal o que toda mulher quer ter não é mesmo pois nem é oleoso ou seco, ele é ondulado só nas pontas e visualmente é lindo, não é a toa que dizem que o cabelo da Gisele são os mais invejados porque sempre tem alguém pra ficar admirando meu cabelo, coisa que na infância me entristecia tanto até na adolescência mesmo e hoje já acho lindo, aceitei ele como ele é, também tem muito isso você se aceitar, e dane-se quem não aceita. Minha pele também é normal e quer saber? Ela é linda. Sou anã de jardim, isso também sempre me incomodou, hoje tem que aceitar, se eu nasci assim, se Deus me fez assim, então eu sou linda assim. Sabe o que todo mundo precisa dizer pra pessoas assim? “Eu sou linda, nasci assim” hehe.
    Você é uma fofa e sabe colocar muito bem as palavras, está certíssima, chega de comodismo de aceitar que te achem feio, e assuma quem verdadeiramente é, e somos todos lindos, cada um do seu jeito, e Jú só pra constar, você é linda sim. Parar por aqui que já virou até uma biografia hehe, bjão.

  14. Fernanda  03/04/2014 - 02h08

    Só agora que percebi que meu comentário de nascer linda, ficou parecido com Born this way da Lady Gaga hauhsuauhsuua.
    Mas a ideia é você não precisa de nada para ser lindo, já nasceu assim, e tudo que você usar como artificios ou cuidados, é só uma realçada da sua beleza. Espero que tenha entendido o que quis dizer hehe.

  15. […] atrás escrevi um post aqui (Ser Bonito Virou Obrigação) falando do absurdo que era a pessoa ser “linchada” na timeline do Facebook por ser […]

  16. Elen Santos  17/08/2015 - 14h33

    Nossa Ju! Que post maravilhoso, parabéns! Vc nos inspira
    Vou contar um breve resumo e a última que ouvi…
    Tenho 2 irmãos e os 2 são altos e eu sou super baixinha e miúda mesmo, tenho 1,57/1,58( não sei ao certo) E peso uns 47 kilos, já cheguei a 44,5 calço 33 (meu maior complexo da vida) E esses dias ouvi de uma pessoa o que tinha acontecido comigo, o que tinha dado errado que meus irmãos eram assim e eu “assado”…Acredita?
    Ainda não consegui chegar no seu nível de auto confiança, mas luto diariamente e peço para Deus me ajudar a ter auto estima e não me importar com comentários maldosos.
    Beijos e muito obrigada por seus posts que nos inspiram e ajudam tanto.

O que você acha do JV?
Eu acho esse blog maravilhoso. A Ju fala de tudo com muita emoção, muito carinho e ao mesmo tempo muita verdade, muita seriedade. Isso é…