13.12.2013

Flor, Querida, Amada e Afins

Essa semana aconteceu um fato curioso aqui no blog…Uma leitora enviou um e-mail sobre o Biocale e encaminhei como resposta um e-mail padrão, que envio sempre que alguém quer saber mais sobre o produto. O e-mail diz o seguinte:

Flor, todassss as informações sobre o Bio estão no link abaixo, tá? Beijos

Recebi um e-mail resposta da leitora dizendo que eu havia sido extremamente irônica na resposta e que ela, que sempre seguiu o blog, estava decepcionada.

gentileza

Juro que fiquei sem entender, porque o e-mail era exatamente o mesmo que envio pra todo mundo e não vi onde poderia ter dado margem para que a interpretação  sugerisse ironia. Reli o e-mail dela, porque o meu já tenho decorado, e notei que o problema foi o “flor”, que ela repetiu várias vezes.

Comentei isso no Face e foi um avalanche de opiniões, até que uma outra leitora falou que, na região dela,  flor (assim como querida e amada) era  um “tipo” de ironia, e que ela mesma achou estranho quando, tempos atrás,  me enviou um e-mail e  respondi com um “flor”, mas viu que era a forma como eu tratava todo mundo. E eu realmente trato todo mundo assim, e é, pra mim, uma forma carinhosa de falar.

Tô contando a historinha não pra expor a pessoa, mas pra que a gente pare pra analisar o seguinte:  eu (nem você nem ninguém) não  tenho como adivinhar o que você vai interpretar do eu falei, porque a minha responsabilidade é com o que eu falo/escrevo, a sua interpretação está muito além da minha alçada. 

gentileza

Como é que eu vou saber que na cidade tal, a palavra “flor” é uma ofensa? Como é que eu vou saber que uma determinada palavra é, pra uma pessoa, um xingamento? Isso é interpretação, e interpretação é muito pessoal, porque “flor é flor”, o significado que você dá a ela é, me desculpe, problema inteiramente seu, assim como o significado que dou é problema meu.

É bom falar sobre isso porque sempre interpretamos as coisas da forma como vemos o mundo, mas a forma que a gente vê pode (e vai) ser muito diferente de como o outro enxerga, porque, como já dizia o velho e bom Leonardo Boff, “cada ponto de vista é o ponto de vista de um ponto”. Assim, uma mesma palavra pode ter significados completamente diferentes pra cada pessoa, mas o que não pode é você julgar o outro a partir da sua interpretação do que ele falou.

Tipo assim ó:  “João”  disse que a flor é bonita. Isso é um fato, e João quis dizer somente que a flor era bonita. Mas se José acha que “bonito é primo de feio“, a coisa começa a complicar, porque ele vai achar que “João” tava querendo dizer que a flor era feia, então disse que era bonita de forma irônica e pejorativa. O problema aí não tá com João, mas sim com a interpretação de José, é ou não é?

frases_de_gentileza

É importante ficar atento porque é nisso que começam as confusões, não só na vida virtual, mas também, e principalmente, na vida real, porque muitas vezes a gente julga e condena o outro com base na nossa interpretação e não nos fatos em si, o que, claro, é um absurdo.

Flor, querida, amada, fofa, amiga  e afins são só palavras, quem dá o sentido a cada uma delas é você, e você não pode exigir do outro que ele saiba o sentido que você deu, simples assim. Flor, pra mim, é uma palavra que denota carinho, cuidado, e como é dessa forma que tento tratar todas as pessoas, é dessa forma que vou continuar falando, porque no meu “universo” isso é bom.

Eu não me incomodo de jeito nenhum com esse tipo de coisa e jamais ficaria chateada, nervosa ou responderia de forma grosseira a coisas assim, porque isso não é da minha personalidade (mas já foi!), até porque acredito firmemente que educação e gentileza desarmam qualquer pessoa, porque ser grosso todo mundo pode, só que  ser educado e gentil é pra poucos, mas trouxe o assunto porque acho que é um debate válido, sabe?

Portanto, antes de julgar, muitas vezes de forma errada, analise com cuidado. Antes de condenar, seja gentil com o outro, com suas supostas imperfeições e erros, porque, afinal, um tiquinho de gentileza, ao falar/escrever  e ao ouvir/ler, não faz mal pra ninguém!

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
46 comentários
  1. SIMONE  13/12/2013 - 13h30

    Ju ja comentei e vou repetir hj “flor” é a palavras mais usada no mundo das vendas e blogs …foi super normal a sua resposta infelizmente existem pessoas q não entendem …e vc não precisa se cobrar por isso eu mesmo sou chamada de “flor” todos os dias no mercado livre kkkkkkkkkk já to me sentindo um jardim kkkkk liga não [flower2] [flower2] [flower2] [flower2] [flower2]

  2. Ellen Liberato  13/12/2013 - 13h33

    Falou tudo Jú , você só é responsável pelo que diz , acho que hoje em dia as pessoas dão muita importância em coisas pequenas e as de verdadeiro valor e significado ficam para trás! beijoooos [bow]

    • Ju Lopes  13/12/2013 - 13h47

      Né Ellen? É confusão demais pra coisa de menos!
      Beijos

  3. Su Riveiro  13/12/2013 - 14h06

    Não entendi essa! Vc nunca foi indelicada ou irônica, muito pelo contrário, sempre responde a todos e é super gentil. Que importância se dá a coisas tão pequenas…… [noel] Bjs.

    • Ju Lopes  13/12/2013 - 15h07

      Oi Su! Te juro que também não entendi, mas é isso mesmo, em cada local o significado das palavras muda…
      Beijos

  4. Cris  13/12/2013 - 14h49

    Nossa, tô chocada. Minhas melhores amiga e eu nos chamamos assim. Flor, amor, coração, vida. Nunca imaginei q tivesse essa conotação irônica tb.

    • Ju Lopes  13/12/2013 - 15h06

      Cris, pois é, mas é que em diferentes lugares as mesmas coisas podem ter significados diferentes, né?

  5. patricia  13/12/2013 - 15h15

    oi Ju tudo bem? olha no meu ponto de vista, talvez a palavra “todassssss” é que poderia ter sido mal interpretada, (bom, pelo menos isso aqui no interior de São Paulo)ela teria sido pejorativa…Beijão e bom final de semana à todas nós que acompanhamos este maravilhosooooo blog.

    • Ju Lopes  14/12/2013 - 23h41

      Oi Paty!
      Mas será? Ai G Zuis, aí lascou-se! Mas achei que foi o flor porque ela deu muita ênfase, sabe, ficou falando florrrrrr…
      Bom FDS pra vc também flor, e que bom que gostas do blog!
      Beijos

  6. GESSICA  13/12/2013 - 15h23

    Jú linda, é difícil mexer com gente (minha mãe que sempre diz isso rsrs). E me surpreendo como existe pessoas tão pequenas e mesquinhas ficam caçando picuinhas pra tentar nos incomodar, mais sabia que pessoas assim sofrem mais, porque vê maldade em tudo e em todos.
    Liga não “algumas pessoas te amaram pelo que vc é, outros te odiaram pelo mesmo motivo”.
    Adoro seu blog, vc sempre é atenciosa e querida. [heart] [heart] [heart] [heart] [heart] [heart] [heart] [heart] [heart] [heart]

    • Ju Lopes  14/12/2013 - 23h42

      Oi Gessi!
      Ah, isso é verdade, porque todo mundo é muito diferente!
      Mas é isso mesmo, não tem como agradar todo mundo e é preciso aprender a lidar com isso, mas vc falou uma verdade, porque quanto mais o coração da gente tá fechado, mais a gente sofre!
      Que bom que gostas! <3
      Beijos

  7. Simone Rocha  13/12/2013 - 15h59

    Liga pra isso não Ju, vc sabe como chamo minhas amigas né: chamo de queridona, amore…sabemos que vc trata as pessoas da forma mais carinhosa possível senão vc não faria o sucesso que vc faz…Eu amo ser sua flor!!!

  8. Andréa Quinzeiro  13/12/2013 - 17h12

    Tb já passei por uma situação srmelhante! Acredito que atualmente as pessoas estão tão brutaluzsfas

    • Ju Lopes  14/12/2013 - 23h38

      Déa, é essa a palavra, brutalizadas, porque hoje tudo parece ser ofensa, né?
      Beijos

  9. Jacque  13/12/2013 - 17h41

    Então….chamo sim minha amigas, colegas de flor e principalmente de “lindona”…é uma expressão q adquiri, mas só chamo assim com quem sinto “abertura”….essa coisa de flor ser pejorativo em algum lugar, creio ñ ser assim não…axo q foi mais da pessoa mesmo, do grupo, ñ de regionalidade…enfim, fique tranquila quanto a isso….diz um ditado por aí que a palavra é metade de quem fala e metade de quem ouve…somos responsáveis pelo que dizemos, ñ pelo que os outros interpretam…paciência né!

    • Ju Lopes  14/12/2013 - 23h43

      Oi Jacque!
      É isso mesmo… A gente só pode ser responsável pelo que fala e ponto!
      Beijos

  10. Mari  13/12/2013 - 20h13

    Juuu, vc é flor, querida, amada, fofa e afins!! :D
    Liga não, isso é bobagem. Pode ser que ela tivesse na TPM , dp passa!
    Vc é doce e muito educada sempre! E eu adoro ser chamada de floooor!! :)
    Bjss, tenha uma ótima noite!!

  11. Jaci  14/12/2013 - 13h57

    Xiiii já passei por isso, Ju… já chamei uma menina de ‘Nega’ pq chamo todas (eu disse TODAS!) as pessoas assim.. Nega, Nego…sem contar com amor, amore, anjo, linda, lindo (namorado fica doido! haha),fofa, fofo e por aí vai..mas a menina que chamei de nega era ‘pretinha’. Caramba, alem de quase me bater ela quase me processou por racismo..fala sério, NUNCA que eu seria racista..meu pai é preto! Uma vez também chamei uma menina de fofa e ela era gordinha, daí perguntou se eu não tinha espelho em casa kkkkkk (sim, eu só pago mico! rs – mas é tão natural..)
    Mas o problema é que como você disse, as pessoas interpretam as coisas à sua maneira e não acho legal pq a gente acaba sendo julgada injustamente. Pelo menos consegui explicar para as duas que esse é o meu jeito (só não consigo convencer o Mozão disso rs). E não adianta pq não vou mudar só pq meia dúzia (ou menos) querem.

    • Ju Lopes  14/12/2013 - 23h45

      Oi Jaci!
      Nossa, que situação… Tu é daqui da Bahia? Pq aqui é bemmmm comum chamar as pessoas de “nêga”. O problema é que tudo hoje é pejorativo, mesmo quando não é, e aí fica difícil!
      kkkkkkkkkkkkkkk Ahhh, mozão vai entender nunca tu chamando os moços de meu nêgo ou de lindo, né? kkkkk
      Beijos

      • Jaci  15/12/2013 - 11h10

        @Ju Lopes, Eu sou do Rio, Ju..mas peguei essa mania de Nega com a minha madrasta que é de Itabuna! [oo]

      • Ju Lopes  15/12/2013 - 18h14

        Ahhhh, tá explicado! rsrs
        Beijos

  12. Cléo Oliveira  14/12/2013 - 19h42

    Ai Ju, sei bem o que é isso. Já tive esse problema. Trabalho com parcerias bancárias e gosto de tratar todo mundo assim, flor, amada, minha linda, gata… mais já fui interpretada tambem como irônica.
    Infelismente é assim, email, mensagens, skype, enfim… a interpretação depende muito do humor da pessoa na hora em que ler.
    Mais gostei da dica. Gentileza gera gentileza!

    • Ju Lopes  14/12/2013 - 23h37

      Cléo, pois é, eu fico preocupada com esse tipo de coisa, porque às vezes a pessoa pode interpretar de forma completamente errada, né? Uma pena!
      Ah, gentileza sempre! É de graça e só faz bem!
      Beijos

  13. Lilian Alves  18/12/2013 - 15h54

    Te acho mto atenciosa, educada, poxa nada vê interpretar que vc foi irônica! é só ler os outros post, é a forma que vc trata a todas…bom pra mim sem problemas, bjo.

    • Ju Lopes  21/12/2013 - 14h20

      Oi Li! Obrigada flor! Pois é, mas tem quem interprete errado, o que é uma pena…
      Beijos

  14. graci  02/01/2014 - 09h35

    Olá Ju,
    Não fique chateada cim o julgamento

  15. graci  02/01/2014 - 09h51

    Gente nosso país e imenso o que priporciona um vasto e diferenciado vocabulário então não levem pro lado pessoal, outra coisa acredito que pra melhores relações de negócio o tratamento formal e melhor caminho, eu por exemplo gosto de tratar sempre as pessoas pelo nome delas nada mais legal do que ser lembrado né… como se a pessoa te conhecesse. Espero ter ajudado, sou formada em ciências sociais e sei bem o que a falta de conhecimento sobre cultura nos negócios podem ser prejudiciais.
    ” Negociar é fazer negócio, é comprar e vender, e para isso busca-se o equilíbrio entre as partes envolvidas. A intenção geralmente é a de evitar desordem, conflitos, desentendimentos e conseguir sucesso. Mas quando falamos em negócios internacionais, existem fatores subjetivos que muitas vezes não parecem tão importantes, mas que interferem diretamente nas negociações.

    Ouve-se dizer constantemente que a globalização estreitou a distância entre continentes e que tem contribuído para um comportamento padrão mundial. Discordo parcialmente, já que o “mundo sem fronteiras” que nos deparamos hoje é no âmbito contratual, mas quando se diz respeito a costumes, relações, valores e comportamento existem distâncias muito significativas que precisam ser consideradas. São gestos vinculados há séculos de história; atitudes que remetem a mitos e heróis históricos, que são cultuados e ainda repassados para novas gerações.

    “Eu vou para uma rodada de negócios, sento a frente do possível importador e tudo o que eu preciso é oferecer produto com qualidade, diferenciais, credibilidade, segurança de entrega e bom preço.” Todas essas afirmações estão corretas se não fosse a palavra “tudo”. É claro que se você não tem bom produto, bom preço, não transmitir segurança e não se diferenciar dos teus concorrentes você não vai conseguir entrar no mercado externo. Mas quando você conhece o comportamento cultural e as formas de “pensar” da outra parte, a cultura pode se tornar um grande diferencial para o fechamento da negociação.

    Imagine você brasileiro, sentado frente a frente com um Chinês para realizar uma negociação. Percebe que suas culturas são tão diferentes que isso influencia nos seus valores, costumes, formas de representação e simbolização? A própria negociação nacional já exige do profissional certa habilidade para entender o comportamento do outro lado, para saber quais as cartas que precisará utilizar. Até porque, dentro do nosso próprio país, temos situações muito diferenciadas. Já o negociador internacional lida com pessoas de países com costumes e culturas muito diferentes e se ele não considerar as diferenças culturais, terá problemas durante o entendimento de um comportamento, durante a comunicação, e eles refletirão em um sentimento recíproco de desrespeito.

    O conhecimento cultural faz uma enorme diferença no perfil de um negociador internacional. Um negócio bem realizado, é uma relação ganha-ganha; onde todas as partes se sentem respeitadas. Quanto mais conhecermos sobre a cultura, mais possibilidades teremos de sucesso nas negociações e de evitar conflitos interculturais. Assim, a cultura passa de uma barreira para uma aliada durante o processo de negociação.

    * Graziele Zwielewski é Administradora e Psicóloga especialista em Gestão Internacional.

  16. Cida  10/11/2015 - 08h21

    Desculpe me meter nessa conversa, principalmente 2 anos depois, mas acho muito chato chamar as pessoas assim, “florzinha, querida, coração” principalmente se você não tem intimidade com ela, se eu entrar em uma loja e uma pessoa me chamar assim, nunca mais volto lá, me parece pejorativo, falta de respeito.

  17. fatima  22/01/2017 - 11h34

    Amiga achei muito bom esse assunto , pois muitos interpreta mal mesmo , acham que estamos fazendo pouco da pessoas, mais elas nao entendi o que carinho e educação , mais gostei desse seu assunto , gostei de vc direta e objetiva , , Parabéns pra vc linda flor bjs.

  18. Alesandra Soares Santos  27/03/2017 - 08h27

    Chamei minha amiga de flor e ela mim disse que ia dar na minha cara sem eu saber o significado da palavra flor perguntei pra ela o que tava acontecendo ai ela mim disse que qd uma mulher chama outra mulher de flor é pq é falsidade pura que a mulher é falsa é verdade isso

  19. Lidieide  16/05/2017 - 13h20

    Querida,
    eu sofro muito com isso. Tenho costume de chamar as pessoas de querida, amada, gata…e algumas pessoas se sentem ofendidas pq acha falso. O pior é que nunca usei essas palavras na falsidade. É uma pena!!! Mas não podemos mudar o nosso jeito por causa dessas pessoas. Ser gentil é sempre o melhor caminho. Abraços!!!

    • Ju  29/08/2017 - 09h14

      Lidi, concordo plenamente! <3
      Beijos

  20. Ericka  25/05/2017 - 18h58

    É tipo como o termo rapariga que aqui no Brasil é um termo para depreciar a pessoa, já em Portugal pode até ser acompanhado de elogio. ” que rapariga linda”.

  21. Andreia  28/08/2017 - 21h52

    Você tem que chamar a pessoa pelo seu próprio nome! é ironia sim! Não se trata de interpretação e sim de educação.

    • Ju  29/08/2017 - 09h14

      Andreia, eu não “tenho que” nada, e só quem pode julgar se é ironia ou não é quem fala, porque, afinal, ninguém tem bola de cristal pra adivinhar o que o outro está pensando, não é mesmo. Por MUITO tempo falei assim aqui no blog, que é MEU, e quem acompanhava sabia disso, então, sim, é um problema de interpretação.
      Beijos

  22. Juliana  05/09/2017 - 09h55

    Acredito que existe significados diversos quando uma pessoa chama a outra de flor, querida… entendi que esse não foi o seu caso, mas Ju Lopes, acho que vc acabou dando especificidade ao seu ponto de vista e individualizado um problema a uma unica pessoa, o que não é o caso, dizer que o outro tem uma forma negativa de enxergar a vida e que ela é mal educada pq para ela o termo flor é pejorativo, é não compreender a especificidade do outro também. Por ser uma pessoa publica vc deveria trazer esse assunto de outra forma e não como uma critica. Em seu ultimo comentário vc fala que não tem bola de cristal eu não sabia que precisávamos de uma bola de cristal para se relacionar com o outro. E ainda diz que o blog é seu, sim pode ate ser mais ele só existe devido as suas seguidoras. Precisamos enxergar através de uma lupa.

    • Ju  05/09/2017 - 10h17

      Oi Ju, tudo bem?
      Então, nesse caso, que aconteceu anos atrás, não tinha como não individualizar porque assim como qualquer outra pessoa, eu sou um indivíduo, é lógico que o que eu falo passa pelo meu filtro, e ele é completamente diferente do de todas as outras pessoas.
      A falta de educação, pra mim, é concluir de acordo com o próprio filtro sem ao menos questionar, no momento em que aconteceu, se aquela era ou não a questão. Por exemplo, “querida” pra mim é ironia, mas eu sei que pra muita gente não é, então não posso generalizar e encarar como ironia, porque tenho muitas leitoras que falam exatamente assim comigo e sei que é o filtro delas, a forma delas falarem. Nesse caso, não é ironia, mas eu sei disso porque observo antes de falar, eu pergunto.

      Na época que isso aconteceu eu usava “flor” o tempo inteiro nas redes sociais, todo mundo via, era o meu filtro, então quem acompanhava sabia.

      Quando falei de bolo de cristal, tá bem claro aí que não é ter bola de cristal pra se relacionar com o outro, é pra adivinhar que um termo que pra mim é normal, é o habitual, é pejorativo para o outro, porque isso vai depender do filtro de cada um.

      E não trouxe o assunto como crítica, simplesmente contei o que aconteceu, e sendo pública ou não, eu sou uma pessoa exatamente igual a qualquer outra, Ju. Eu jamais tratei ninguém mal aqui ou nas redes, eu tento todos os dias tratar todas as pessoas da melhor forma possível, porque é assim que eu espero ser tratada, sabe?

      Agora, em um blog que é meu, eu não tenho como falar de outro jeito que não seja o meu. Não tem como esperar que uma pessoa, na sua “casa”, não fale do jeito que ela sempre falou, sinto muito.

      Eu sou imensamente grata a todas as minhas leitoras, que me acompanham todos os dias há mais de 4 anos, sempre tive uma postura absolutamente íntegra aqui, sempre deixei claro o tanto que cada uma é importante, e isso não tem nada a ver com o que disse, que o blog é meu. É só olhar a frase onde isso está inserido: “Por MUITO tempo falei assim aqui no blog, que é MEU, e quem acompanhava sabia disso, então, sim, é um problema de interpretação.”

      Ou seja, é o que já falei acima: falei assim por muito tempo, num lugar que é meu, e não se pode esperar que uma pessoa fale de outro jeito na própria casa que não seja o jeito dela.

      Enfim, isso tem anos, e graças a Deus não voltou a acontecer!

      Beijos

  23. crislaine  20/07/2020 - 13h26

    Ju, você descreveu o que eu penso!
    Já fui julgada como falsa por tratar as pessoas com essas delicadas palavras, mas felizmente isso não me causa constrangimento, mas sim pena de quem nos vê assim.
    Eu até postei no meu insta e deixei sem endereço eletrocnico lá para o pessoal vir e lê todo o texto..

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!