Como não poderia deixar de ser, os livros que leio me influenciam muito. E também as revistas, as imagens, as frases, as conversas de botequim e tudo que exista ao meu redor. Eu tento absorver o máximo possível de tudo pra melhorar, primeiro pra mim, depois pro mundo, e nessas últimas semanas vi em muitos lugares a expressão “seja gentil”.
O livro Extraordinário, que resenhei aqui semana passada, tem uma mensagem muito clara de gentileza, e a primeira página que abri de Roube Como Um Artista, livro que comprei nessa última semana, tinha a frase “há só uma regra que conheço: você tem que ser gentil!”. Encarei isso como um “sinal”! rs
Daí fiquei me analisando e lembrei de uma imagem que compartilhei tempos atrás no Face que tinha uma frase que dizia mais ou menos assim: seja consigo mesmo o mais gentil que puder.
Repassei essa frase várias vezes na cabeça e achei que deveria escrever sobre isso, porque a verdade é que a vida anda tão corrida que, na grande maioria das vezes, não temos tempo nem para as coisas básicas, que dirá pra ser gentis com nós mesmos.
Mas precisamos ter, precisamos muito, mesmo que isso pareça “piegas” ou bobo, porque isso é autocuidado, é autoamor, e sem isso não se vive…
Não basta ser gentil com o outro, é preciso, primeiro, ser gentil consigo mesmo, até porque a gente só pode dar o que tem, o que é…
Ser gentil consigo mesmo é se aceitar como é, é olhar pra si com carinho, sem recriminações ou dedos apontados. É ter consigo o mesmo grau de aceitação, paciência e cuidado que você tem com os outros. É respeitar a pessoa que você é, com todas as falhas, limitações e erros. É parar de se culpar, de se punir, de se criticar, de se cobrar tanto…
Ser gentil é se permitir, é não podar os próprios sonhos nem anular as próprias vontades. É se dar uma chance todos os dias, seja lá pro que for. É ajudar, é estender as mãos pra si mesmo… É dar atenção, é prestar atenção em nós mesmos… É tratar a si mesmo como você gostaria de ser tratado, porque na imensa maioria das vezes nós, que sempre queremos ser bem tratados, não nos tratamos da melhor forma. Pois é, nós queremos ser bem tratados mas não nos tratamos bem… Já notaram isso?
Vamos fazer um acordo? Durante essa semana cada uma de nós vai dar a si mesma o melhor tratamento possível, e vamos fazer isso por nós, não só porque precisamos, mas sobretudo porque merecemos. E, sim, todas nós merecemos!
Combinado? E quem achar que isso fez diferença (e faz, tenho certeza!), que leve pra vida, que repita isso todos os dias.
Beijos e uma semana doce, leve e linda!
Ju
Aíiiii Ju!
Você realmente é uma pessoa iluminada!
Estava precisando de um post como esse!
Você é demais! Obrigada por dividir tudo isso conosco!
Beijos
Oi Grazi linda! ;)
Ó, eu também tava precisando de um post desses! rsrs
Obrigada você por estar aqui todos os dias… Boa semana pra ti! <3
Beijos