Ontem a Ju Poloni compartilhou no Face a matéria da menina que foi agredida na escola até desmaiar por, supostamente, ser bonita, e aquilo me deu uma agonia tão grande que demorei horas pra dormir.
Eu não sei se todo mundo tem real dimensão do que isso significa, mas vou dizer o que acho…
Tempos atrás escrevi um post aqui (Ser Bonito Virou Obrigação) falando do absurdo que era a pessoa ser “linchada” na timeline do Facebook por ser “feia”, por estar fora dos padrões ou por, enfim, não agradar o gosto alheio.
Se o feio te incomoda, o problema é seu. Você tem o direito de achar isso? Claro. Mas não tem, nem de longe, o direito de fazer disso uma arma pra atingir o outro, porque isso é mais que feio, é nojento.
Contudo, é o que mais a gente vê por aí, e, pior, vindo de mulheres adultas e não de menininhas de 5ª série. Mulheres essas que deveriam estar cuidando de suas vidas, de seus filhos, trabalhando e construindo um mundo melhor, mais generoso. Mas não, o melhor, pelo que se vê, é externar todo ódio pela feiura alheia numa tentativa inconsciente de esconder a própria, tanto interna quanto externa.
Pois agora o problema não é apenas ser feio. É ser bonito, é ser popular, é ser rico, é fazer sucesso. O problema, na verdade, é ser qualquer coisa que o outro não consiga ser, simples assim.
Tom Jobim, décadas atrás, alertou que no Brasil sucesso era ofensa pessoal, e ta aí uma grande verdade, porque basta que a pessoa se destaque, por qualquer motivo, pra que se transforme em “ameaça” pra uma parcela enorme de gente que ao invés de tomar vergonha na cara e ir buscar crescer, melhorar, batalhar, realizar os próprios sonhos e ser gente de verdade, resolve simplesmente atacar o outro.
E esse ataque feroz, nas redes sociais e na vida real, expondo e humilhando as pessoas, é uma das coisas mais degradantes que já vi. Onde é que nós, como seres que se dizem humanos, vamos parar? E a que ponto nós chegamos como sociedade?
Chegamos ao ponto em que adolescentes estão sendo atacadas dentro das escolas por serem bonitas ou inteligentes, e outros adolescentes e, pior, adultos, assistem a tudo inertes, sem fazer nada a não ser “gravar” pra espalhar pela internet num verdadeiro show de horrores.
Chegamos ao ponto em que mulheres, mães de família, ao invés de educarem os seus filhos, ensiná-los a ter amor, compaixão, empatia e respeito pelo próximo passam seus dias a destilar veneno nas redes sociais, apontando e rindo dos defeitos alheios, apedrejando as pessoas, num verdadeiro escarneio público, numa tentativa, quem sabe, de mascarar as próprias falhas e defeitos, a vida vazia que devem levar.
Chegamos ao ponto em que a inveja, aquele desejo incontrolável de destruir o outro, a beleza do outro, o sucesso do outro ou seja lá o que for, se transformou em instituição, e eu só espero que nenhuma de nós façamos parte dela!
Beijos e bom final de semana!
Ju
Triste né Ju. Ver q estamos criando uma sociedade com valores psicopáticos e mentes vazias. Infelizmente vejo muitos jovens de hoje sem nenhum objetivo além de levar vantagem, se sobressair de alguma forma. Mas sem fazer esforço. Pq no fundo acho q é isso q pessoas q fazem esse tipo de coisa quer: ser maior q o outro de algum modo. Muito triste q esses jovens muitas vezes nem sabem ler e escrever direito.
É isso mesmo Gio, e é muito triste!
É tão triste que a felicidade incomode…
Nossa sociedade está doente e está cada dia mais difícil acreditar que isso vai mudar para melhor…
:(
Verdade… :(
Aiai e triste Ju, eu moro no interior a cidade e bem pequena e quando alguem esta feliz ou consegue se destacar em algo as pessoas morrem de inveja. Eu ja perdi emprego 2 vezes por isso, fofoca e difamaçao de colegas invejosas, o mundo ta de pernas pro ar infelizmente. Um bjuu
Triste mesmo Dal, triste demais!
Já passei por isso, graças a Deus não cheguei a apanhar mas faltou bem pouco. Tomei beliscão, puxão de cabelo e eu não conseguia entender a razão, depois descobri que eu era patricinha, inteligente… sem contar a questão do racismo, que sim, tb existem negros racistas. Meu Deus, pq simplesmente qdo as pessoas querem uma coisa elas não podem se esforçar e ir atrás? A história da cobra ilustrou muito bem a questão. Foi difícil demais passar por isso. Bjo minha linda.
Verena, que absurdo… Eu imagino o quanto deve ter sido difícil… Afff…
Beijos minha flor! <3
Ju, meu comentario nao tem nada a ver com o post, sorry, rs. Quero muito comprar o kit Extreme Up, ja usei algumas vezes no salão e gostei muito! Vc sabe me dizer se o site cazzahair é confiavel? Pois só achei nele, e as opnioes que encontrei sao tao divergentes… Agradeco mto se me resp! Viciei no seu blog e to entrando mil vezes por dia kkkkkkkkk beijo!
Déa, muita gente compra lá e nunca vi reclamação!
Ju, estávamos comentando sobre isso lá em casa ontem a noite. Isso é o cúmulo. Como assim bater em alguém só pq ela é bonita? É um tão absurdo que não nem pra descrever….
Muito bom esse post e gostei muito tb do posto ” ser bonito virou obrigação” vale a pena a leitura.
Beta, que bom que você gostou!
Olha, eu fico assustada, sério!
Juh, a inveja é um dos sentimentos mais antigos da natureza humana :( E hoje se chama recalque [rsrs] e está explícito nas redes sociais. É uoh!
A que ponto chegamos, mesmo?! :( Muito triste isso tudo.
Pois é… Coisa mais triste!
Ju, infelizmente sei bem como é isso. Nao foi agredida fisicamente, e sim verbalmente. E o pior: por duas pessoas que se diziam “amigas”, acho que doeu tanto como apanhar :( pelo fato delas nao aceitarem que “os outros” as achavam menos bonitas. Beleza está nos olhos de quem ver né?
Rol, é MUITO triste tudo isso, muito mesmo, e nesse caso, vindo de pessoas que se diziam amigas, deve ter sido bem decepcionante… :(
Oi Juh!!
Nossa ja passei muito por isso, entrava numa escola não conhecia ninguem sempre fui timida mas todas as meninas queriam me bater nem me conheciam faziam rodinhas me empurrando, inventavam coisas ao meu respeito mas ainda bem que nunca cheguei a apanhar(tbm pq morria de medo e não encarava rsrs) pois sempre as coordenadoras entravam no meio,quase toda dia tava na coordenação chorando ai a diretora falava e que era mt bonita por isso icomodava elas.
Ate hoje sou meio traumatizada por exemplo se vou sair com minhas amigas não gosto de me arrumar muito , vou sempre mais simples pois não gosto de chamar mt atenção e a gente ve que isso incomoda quem esta ao nosso redor. Hoje em dia ta dificil encontrar pessoas que ficam felizes pelas outras pessoas, só vemos inveja e ruindade.Mas eu nem me importo pq isso faz mais mal pra elas do que pra gente né Juh?!
Oi, Ju!
Compartilho da sua opinião e indignação.
xeru no coração.
:)
Fiquei completamente triste com tudo isso que a nossa sociedade está se transformando. Tenho um filho de 3 anos e todos os dias peço a Deus ajuda para educa-lo da melhor maneira possível, espero que ele nunca passe por isso e principalmente que ele jamais esteje do lado acusador.
Realmente é chocante tudo isso e vê mulheres adultas ensinando seus filhos e filhas é inaceitável e inacreditável.
Prego e sempre pregarei o respeito pois pra mim é a base de tudo, se as pessoas não conseguem se aceitar que pelo menos aceitem ser humanas, porque pra mim isso já perdeu completamente o sentido de humanidade. Obrigada Ju por fazer esses posts tão bem, com mensagens que fazem a gente refletir.
Eita Jú!É bronca a tal da inveja!