Semana passada postei lá no insta (@JuroValendo, segue lá!) e na Fan Page o meu “Baú dos Desejos”, e várias meninas pediram pra fazer um post sobre isso, então lá vai!
Eu nunca fui do tipo que tem um “plano de vida”, até porque tudo o que planejei não aconteceu, bem no estilo “a gente quer ter voz ativa e no nosso destino mandar, mas eis que vem a roda viva e carrega o destino pra lá”, como bem dizia Chico, o Buarque.
Acho que passei muito tempo “perdida”, querendo coisas sem querer de verdade, sabe? Fora isso, tinha a péssima mania de ser bocuda, de contar meus planos, sonhos e desejos pra todo mundo, e hoje vejo o quanto isso é errado.
Foi um amigo, aliás, que me disse tempos atrás que “tudo o que a gente deseja tem que ser guardado, não falado”, e eu levei ao pé da letra e decidi não só me calar, mas guardar num baú, meu baú dos desejos.
Mas Ju, porque não falar? Porque “coração e cabeça de gente é terra que ninguém pisa”, você não sabe o que o outro quer ou não quer, e eu acredito em energia, e acredito que “pensamentos contrários” atrapalham as coisas. Às vezes nem é por maldade, às vezes o “pensamento contrário” é por proteção até, e por isso é tão importante guardar as coisas pra si até que elas se realizem.
Pra muita gente isso é uma besteira, mas eu concordo plenamente com o Eddington (um grande físico) e acho sim que pensamentos são coisas, que as coisas são a parte física do pensamento e que tudo deve ficar “guardadinho”. Isso, vale dizer, é bíblico, e lá em provérbios diz assim: “O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim.”
Mas, vamos ao Baú dos Desejos! rs
Tudo se resume a uma caixinha, papel e lápis. Já tive várias, de cores e tamanhos diversos, e sugiro uma pequena, e se fosse pra escolher uma cor seria vermelho e/ou dourado.
Hoje uso um baú pequeno de madeira que ganhei de minha mãe, uso sempre papel branco e o mesmo lápis, que não uso pra mais nada.
Eu simplesmente vou escrevendo em pedaços de papel as coisas que quero, mas somente situações, jamais nada que envolva o nome de alguma pessoa porque isso, pra mim, não é ético. Ou seja, uso meu “baú” pra “ativar” os meus sonhos, pra guardar as experiências que quero viver, as coisas que quero comprar e realizar, e não pra “interferir” (nem sei se a palavra certa é essa…) na vida de ninguém.
E aí todos os dias antes de dormir eu seguro o baú por uns 5 minutos enquanto medito, mas você pode fazer isso no horário que quiser, o importante é que você faça todos os dias, que você pense todos os dias no que você deseja, que você “ative” seus sonhos, e sem falar nada pra ninguém sobre eles.
Já faço isso há bastante tempo e sempre que abro a caixinha pra colocar mais um pedido releio tudo o que tem lá e sempre me surpreendo com as coisas que quis e consegui realizar (aí você tira o papel, rasga e joga fora!).
Claro que não é mágica e que você não vai realizar nada se não correr atrás, é só um meio de “focar” a sua energia no que você quer ( porque a gente se “distrai” muito, né?) e manter tudo guardado, sabe?
Quase todas as minhas amigas pegaram a minha mania e têm sua caixinha, e cada uma faz de um jeito: tem a que coloca um cristal dentro, tem a que faz entoando um mantra, tem a que senta e faz uma oração, tem a que só segura e “pensa” no que quer, não tem regra.
Eu faço meditando, às vezes entoando algum mantra (me acalma tanto! rs), às vezes enviando reiki (fiz as iniciações todas pela Reiki Alliance), às vezes aplicando um Beamer (um tipo de “cromoterapia” da Aura Soma), às vezes só quietinha pensando mesmo, porque o que vale é a sua intenção, é focar no que você quer, é não se desviar dos seus sonhos.
Alguém aqui faz algo parecido? Se fizerem a caixinha me marquem com #JuroValendo pra que eu possa ver e montar um post aqui, tá?
Beijos
Ju
Ju, eu não tenho um baú dos desejos, mas sim um “caderninho dos desejos”. Antes da virada do ano, eu pego uma folha e escrevo todas as minhas metas e desejos (materiais ou não) para o ano seguinte, e sei que tenho que me comprometer a fazer o que estiver ao meu alcance para realizar aqueles objetivos nos 365 dias seguintes. Depois que li aquele livro O Segredo, comecei a me interessar por essa história de que o pensamento é algo tão físico quanto as coisas que conseguimos enxergar, e passei a ler mais sobre a força do pensamento positivo. Quando você mentaliza seus sonhos, e se vê os realizando, é como se em algum outro plano eles já tivessem se materializado. E aí, basta que a materialização desse plano consiga chegar até você. Mas confesso, que às vezes peco no seguinte: acabo me limitando demais na hora de “elaborar” meus desejos. Às vezes tenho sonhos que considero muito pretensiosos, e acabo desistindo deles, como se eu não fosse capaz de alcançá-los. Eu penso: “Vivian, hellooo, acorda, volta pra realidade e vai trabalhar”…ahahaha. Mas acho que isso é um erro, né? Afinal, como diz o livro O Segredo, o universo é um catálogo de opções, e basta a gente escolher o que deseja, que o mundo então vai se ajeitar para trazer o que a gente quer. Preciso me policiar…
Ufa, falei demais, desculpa o comentário gigante!rs.
Beijos!
Vi, eu nunca coloco limite nos meus desejos, faz isso não mulher! Acho que todo mundo é grande demais e pode realizar tudo, sabe? Todo desejo é válido se é pro nosso bem, se não vai prejudicar ninguém, e a gente tem mais é que batalhar por eles e querer sempre mais!
Beijos
Muito legal. Nada mais do que lei da atração. Realmente é fácil perdermos o foco e tudo que pudermos fazer para nos concentrar no que realmente queremos é valido. Também acredito muito em energia, porém sempre penso que sou como um espelho, tudo que me mandarem reflete de volta para pessoa. Mesmo no piores momentos imagino que a energia de ninguém pode interferir na minha vida por mais que tentem, pois a minha é ainda mais forte. Beijos Ju.
Oi Rafa!
É verdade, é exatamente isso…
Eu faço tanta coisa ao mesmo tempo que acabo dispersando, sabe? Por isso gosto desse ritual, pra focar nas coisas que quero…
E vc tá mais que certa! :)
Beijos
Oi Ju, adorei a idéia! Também tenho essa mania de falar pra todo mundo os meus desejos, e quero me policiar mais, mas por outro motivo: às vezes demora a acontecer, ou mesmo vc muda de idéia, reflete melhor, mil coisas acontecem, e as pessoas ficam perguntando, com a melhor das intenções… acaba sendo chato mesmo.
Parabéns pelo blog, te visito todo dia, só comento pouco,
Bjo Vivi
Oi Ju, adorei a idéia! Também tenho essa mania de falar pra todo mundo os meus desejos, e quero me policiar mais, mas por outro motivo: às vezes demora a acontecer, ou mesmo vc muda de idéia, reflete melhor, mil coisas acontecem, e as pessoas ficam perguntando, com a melhor das intenções… acaba sendo chato mesmo.
Parabéns pelo blog, te visito todo dia, só comento pouco
bjo
Vivi
Vivi, guardeeeeee seus desejos… Sério!
E tem isso também, é péssimo!
Obrigada, viu? E converse mais por aqui, adoro! :)
Beijos
Eu fiz uma colagem com várias imagens dos meus sonhos e objetivos e colei em várias partes da minha casa e vira e mexe dou uma olhadinha e me imagino com tudo realizado!
Sempre faço uma lista no começo do ano, e vou correndo atrás. Mas adorei essa história do baú! Vou fazer um pra mim! Acredito que o fato de mentalizar todo dia para que tudo se realize ajuda bastante. Providenciar ainda esse mês a minha!
Que ideia bacana Ju, não tinha pensando nisso! Que fofinho seu baú, achou onde?
Você deve ler muito não é? Sempre tem referências de tudo…Parabéns Ju!
Oi Ca!
Esse foi presente de minha mãe, ela comprou aqui em Jee!
Ah, leio sim, desde sempre rsrs
Obrigada minha flor!
Ju me dá uma dica de onde comprar óleos vegetais e o nome de alguns por favor. pq não faço ideia!
Alê, na Laszlo!
Que ideia bacana! Independente de filosofias de vida como reiki ou religiões, acho que botar no papel nossas metas e enviar energia positiva nos ajuda e focar naquilo que é importante. Gostei muito e vou adotar.
Beijos
Dani, exatamente isso! ;)
Me mostra o seu!
Beijos
Puxa Ju, e agora? Contei meus sonhos pra varias pessoas, começando com minha terapeuta! Será que tenho que sonhar com outras coisas? Não quero desistir do que já planejei. Espero que seus sonhos estejam esperando por ti! Beijo!
Isa, não tem problema, mas nas próximas vezes guarde mais pra vc, não conte suas vitórias… Pelo menos é isso o que faço!
Beijos
Ju, bom dia!
Adorei essa idéia da caixinha.
Eu sempre escrevo o que desejo numa agenda pra ver se consigo realizar quando o ano acaba.
E também conto pra algumas pessoas os meus desejos.
Vou adotar pra minha vida o baú dos desejos.
Bjos. Amei!
Ju,tenho uma frase que rege minha vida…
Tenho em mim todos os sonhos do mundo.
–Fernando Pessoa–
E acredito piamente que posso realizar todos eles,e guardo-os pra mim, tenho tipo uma caderneta onde anoto tudinho,é como um diário dos sonhos e desejos,olho sempre,revejo tudo e me sinto muito confiante quando to meio “deprê” e vou lá e leio minhas anotações.
Boa ideia essa do ‘baúzinho” vou comprar um pra mim,só não sei se encontro um tão bonito assim rsrsrrss.
beijinhos de Ju para Ju…
JU eu adorei esse texto!
Eu sempre escrevo o que desejo numa agenda, mas agora vou adotar o baú dos sonhos
pra minha vida!
E vou tentar fazer isso que você faz. Não falar pra ninguém dos meus desejos.
Bjos.
Jú, uma das piores coisas é que contar pro outro gera expectativa…. Em nós mesmas , parece que ela aumenta e no outro , que pergunta , quer saber, e vc tem que explicar, se justificar, já que deu abertura pra isso e, quando as coisas não deu certo, é horrível.. E outra , quando vc fala demais, escuta opiniões demais tb e fica mais difícil seguir o que, pra mim , é o mais importante: Nossa intuição. Eu ouvi uma frase de uma escritora uma vez e nunca esqueci ..ela dizia assim” Deus fala com a gente de várias maneiras e nós nem percebemos, uma delas é através da nossa intuição. ” Nunca esqueci isso. Bjos , Ju!