Vizcaya
10.03.2015

Mousse para cabelo: tipos, pra que serve e como usar!

Dia desses uma leitora comentou que se sentia meio perdida com a quantidade de produtos diferentes pra cabelos, principalmente finalizadores, porque ela não sabia, na verdade, pra quê eles serviam. Como acho que muita gente tem essa mesma dúvida, resolvi fazer um Guia do Finalizador, começando pelo mousse para cabelo, que ficou esquecido por um tempão mas que tem ganhado cada vez mais adeptos!

Mousse para cabelo: serve pra quê?

A “espuminha branca” é um dos produtos mais versáteis do mercado, servindo pra dar volume e balanço, definir cachos, doar brilho, combater e evitar o frizz, fixar penteados, dar “textura” aos fios, estilizar e até “domar” o volume. Tudo vai depender do produto escolhido e, mais importante, da forma de uso.

mousse-para-cabelo

Ou seja, ele pode ser usado em todo tipo de cabelo, dos finos aos grossos, dos lisos aos cacheados. Mas é importante observar a fórmula do produto e suas indicações, bem como o seu nível de fixação pra escolher a melhor opção.

Tipos de Mousse para cabelo

O tipo de mousse varia de acordo com a fixação, que pode ser leve, média ou forte. Se a fixação for leve o cabelo fica mais maleável, e é comum encontrar ativos condicionantes nesses produtos. Os de média fixação são os mais versáteis, e eles dão forma aos fios ao tempo que permitem que o cabelo seja “moldado”. Já os fixação forte deixam os fios mais durinhos, e são ótimos pra penteados onde o cabelo precisa “ficar no lugar”.

O mousse de volume é mais indicado pra cabelos finos e ralos, e nesse caso ele dá “textura” aos fios, deixando-os encorpados, enquanto o mousse de modelar é ótimo pra estilizar os fios, domar os cachos e por aí vai.

Como usar mousse no cabelo?

Ele pode ser usado de várias formas, dependendo do resultado que você deseja:

Mousse para cabelo

1. Pra ganhar volume: aplique o produto nos fios úmidos, no comprimento, pontas e também na raiz do cabelo. Após aplicar o produto na raiz, abaixe a cabeça e “jogue” o cabelo de trás pra frente, direcionando o secador com ar quente na raiz de cima para baixo. Feito isso, levante a cabeça e volte a secar os fios normalmente.

Se quiser ainda mais volume, use um pente que tenha o cabo fininho pra levantar a raiz enquanto seca.

2. Pra definir os cachos ou criar ondas: aplique o mousse no comprimento dos fios e vá amassando as pontas pra “dar forma” aos fios. Usar um difusor também vai ajudar bastante!

3. Pra reduzir o volume: após pentear, aplique o mousse por cima dos fios e deixe secar naturalmente. Um truque que já usei muito quando meu cabelo era cacheado pra “baixar” o volume da raiz era aplicar um pequena quantidade de mousse na raiz seca e, sem seguida, usar o secador por 1 minutinho.

A quantidade exata depende do volume e tamanho do cabelo, e também do efeito que você deseja.  Pra cabelos menores ou menos volumosos, a quantidade equivalente a 1 limão é suficiente. Se o intuito for “dar textura”, ajudar no frizz e coisas do tipo, essa também é a quantidade recomendada.

Mousse para cabelo

Se o cabelo for maior ou mais volumoso, ou se você quiser uma maior fixação, comece com o equivalente a 1 laranja e aumente a quantidade se for preciso.

Já faço um post aqui com os melhores (vale um #Pechincha também, né?), e o último que usei foi a da TRESemmé, que fiz resenha aqui.

Se quiser mais dicas de cabelo, se inscreve no nosso canal do Youtube!

Beijos, Ju

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
16 comentários
  1. Edilaine Freitas  10/03/2015 - 16h16

    nunca usei esse produto mas agora me animei aki e ja t pesquisando bjo

  2. Marina Amália  11/03/2015 - 00h10

    Flor…
    Já nasci com o cabelo fino , depois das luzes ficou mais.
    Tou usando, de diferentes maneiras ,o mousse condicionante com proteção térmica EMY… Ótimoooo..
    ♡.♡

  3. Marina Amália  11/03/2015 - 00h14

    Estou usando de diferentes maneiras o mousse condicionante com proteção térmica EMY…
    Ótimooo…Vale a pena bom e barato.

    • Ju  11/03/2015 - 08h29

      Quero conhecer esse!

  4. Luciana  11/03/2015 - 08h25

    Bom dia Ju, eventualmente uso o mousse da Amend e sempre fico muito satisfeita com o resultado. Entretanto a minha dúvida é se o uso contínuo é indicado ou há alguma restrição. Muito obrigada.

    • Ju  11/03/2015 - 08h27

      Lu, dizem que resseca, mas usei durante anossssss (meu cabelo é cacheado) e nunca notei nada demais!

  5. Vanessa Aquino  11/03/2015 - 11h20

    Ju, esse da Charming é bom pro frizz e volume mesmo? Vc já usou? Preciso desesperadamente de produtos que reduzem o volume e o frizz! (Se vc puder responder agora de manhã, pq vou ao mercado a tarde) rs Se não for pedir muito! Ai comprava logo, tudo de uma vez! rs
    Bejos

  6. Naueick Costa  12/03/2015 - 17h53

    Ola ju boaa tarde qual melhor creme para cebelos armados?

  7. Diana Rocha  12/03/2015 - 23h34

    Oi Ju adoro suas dicas. Estou usando o mousse Gloss da Charming ele é perfeito, além de ter um efeito defrizante deixa o cabelo super macio e com um cheiro muito bom. Beijos.

  8. SÔNIA MARIA MOTA  15/03/2015 - 22h43

    Oi Ju , gostaria de saber se eu uso um protetor térmico, antes do mousse ou não passa o protetor térmico. Beijos.

  9. Ketellen  24/04/2015 - 20h39

    Oiie Ju, gostaria de saber se o mousse gloss da charming pode passar com os cabelos secos, se quando eu passar o mousse e fazer cachos com a prancha se ele ira ficar ou se posso passar o mousse depois de ter feito os cachos com a prancha ?? Beijos

  10. […] fiz um post bem grande por aqui falando do mousse [confira aqui], meu velho e esquecido amigo rs. O mais legal dele é que é versátil e pode ser usado tanto pra […]

  11. Andressa  06/02/2016 - 10h48

    Oi! Bom nunca tinha usado esses produtos mais como resolvi mudar o visual e fiz luzes acabei comprando o Charming Gloss pra ver se era bom mas até agora não tive coragem de usar. Gostaria de saber se vc já usou e recomenda ele. Bjos

  12. claudia  29/03/2016 - 14h45

    olá meu cabelo é armado andei pesquisando e dis que ele é energizado ele é armado e arepiado cheio de friz,,, gostaria de saber se o musse ajuda? só que nao quero mais volume quero só tira esse armado e esses friz aguardo resposta. Beijoos

  13. […] Pra quem quiser ondas mais definidas, o mousse ajuda muito também, principalmente para quem tem cabelos mais finos, porque acho que o gel acaba “pesando” mais, sabe? Pra definir, é só aplicar o produto no comprimento e ir amassando os fios, deixando secar naturalmente ou com a ajuda de um difusor. Você pode usá-lo também pra ganhar ou pra reduzir o volume dos fios (sim!), e expliquei direitinho nesse post aqui. […]

  14. […] O mousse ajuda muito a dar o formato certo certo e, dependendo da escolha, mantê-lo, e tem um dossiê sobre ele nesse post aqui. […]

O que você acha do JV?
Bom dia , eu não conhecia o blog mais entrei hoje e adorei , tem muitas dicas , orientações, e as explicações não são pela…