Tempos atrás uma leitora, a Luana, me perguntou lá no Face se shampoo caro fazia diferença e achei que isso daria um post, até porque essa é uma dúvida que muita gente tem, né?
Pra responder direitinho a essa pergunta, tenho que começar “do começo”, ou seja, da função do shampoo.
Shampoo serve pra quê mesmo?
O que o shampoo vai fazer é, simplificando, limpar os fios, removendo impurezas, oleosidade e resíduos que, via de regra, não são solúveis em água. É essencial que essa limpeza seja feita de maneira eficaz, afinal ela é a base para a saúde do couro cabeludo.
Só que não é só isso, porque se a questão fosse somente “limpar”, até sabonete daria pra usar, né?
Além de limpar, e limpar bem, é essencial que essa limpeza seja feita de forma não (tão) agressiva aos fios, que o pH seja equilibrado e que prepare o cabelo para receber o tratamento, ou seja, o condicionador ou a máscara.
Você precisa de um bom shampoo!
Dito isso, fica claro que a gente precisa de um bom shampoo, que cumpra direitinho todas as suas funções, certo? Só que é aqui que muita gente se perde porque shampoo bom não é, necessariamente, sinônimo de shampoo caro!
O valor de um produto não é determinado, via de regra, pela sua qualidade. Além de pagarmos por “matérias-primas” melhores, pagamos também pela embalagem mais bonita, pelas pesquisas que foram feitas pra novas tecnologias presentes naquele produto, pelo marketing e muitas outras coisas.
Ou seja, um produto caro não é, necessariamente, um produto melhor, assim como um produto barato não é, via de regra, um produto pior. O que a gente precisa analisar, na verdade, não é o preço do produto, mas a sua composição.
E é aqui que entra a questão dos shampoos sem sulfato, que falarei com mais detalhes em um post específico. Se você puder escolher, opte por shampoos sem sulfatos pra ver como o seu cabelo reage, já que esse tipo de shampoo, dentre muitos outros benefícios, agridem menos os fios.
Eu prefiro os shampoos sem sulfato, mas uso tranquilamente os que contém sulfato desde que goste do efeito deles no meu cabelo, sabe? Não sou radical com isso, porque aqui quem manda é o cabelo, essa criança birrenta que tem gostos esquisitos!
Simplificando: shampoo caro não faz diferença, mas shampoo bom faz TODA diferença, e quem diz se um shampoo é bom ou não é o efeito dele no seu cabelo. Se ele limpa bem, mas sem agredir, se o seu cabelo fica mais bonito e saudável com aquele produto, ele é bom pra você.
A “diferença que faz diferença”
Uma coisa que faz muita diferença: a quantidade de shampoo utilizada e a forma de uso.
Eu já fui do tipo que tacava uma mão cheia de shampoo pra ver o cabelo bemmm limpo, e só parei quando vi que meu cabelo estava ficando completamente ressecado e sem vida.
Conversando com minha dermato sobre isso, ela explicou que a quantidade a ser utilizada deve ser pouca e que seria legal diluir o produto (já na palma da mão) em um pouco de água e aplicar nos fios, já que shampoo em excesso é altamente prejudicial, pois vai remover a camadinha natural de proteção ao redor fios.
Quando essa capinha é removida o cabelo perde a proteção natural, fica mais ressecado, quebra mais facilmente e fica com a saúde comprometida.
Quanto a forma de usar, a dica é essa: o cabelo precisa estar bem molhado, o shampoo deve ser aplicado na raiz (começando pela “frente” da cabeça) e depois, com uma massagem suave, vá “descendo” o produto até as pontas.
Essa massagem precisa ser muito suave, com movimentos delicados de cima para baixa, já que os shampoos, por possuírem o pH mais alcalino, deixam os fios mais vulneráveis, e se você esfrega com muita força, o cabelo fica “ouriçado”, podendo, inclusive, quebrar mais facilmente.
Ah, se quiser sugestões de shampoos, falei nesse post aqui dos 10 que eu mais gosto! E se tiverem alguma outra dúvida sobre shampoos é só deixar nos comentários, tá?
Beijos
Ju
verdade Ju nem sempre o produto caro atende as expectativas eu escolho pela marca e cheiro e troco sempre o que vale num shampoo é atender as necessidades do cabelo ;)
Exatamente isso Si!
Eu sou a louca dos shampoos não uso uma marca só sempre t variando e gosto bastante dos resultados,adorei esse post bjo
Ju infelizmente meu cabelo só gosta de coisa cara pq só vi ele bonito mesmo até hj foi com o K pak.Comprei esses dias aquele da L’oreal pra queda e ele está duro parece uma vassoura oque se repete com todos que comprei até hj;ainda bem que o k pak dura muito.Valeu pelas dicas!
hahahaha Lu, que cabelo exigente!
Eu gosto MUITO do da KPak!
Bom Dia, Ju! Eu não sinto muita diferença entre shampoo caro e barato porque TODOS embolam meu cabelo. Meu problema mesmo é com o condicionador. Encontrar um que deixe meu cabelo molinho e quando encontro o cabelo acostuma, aí tenho que ir atrás de outro.
Bjs
huahuahuahua Fabi, mesmo os mais hidratantes? Já tentou o de Hidro-Cauterização da Pantene?
Sim Ju! Eu já usei todos os tipos e marcas de shampoo que você imaginar. Tenho hábito de passar condicionador antes do shampoo na lavagem. Eu gasto muito shampoo porque tenho cabelão e é muito cabelo!
Bjs
Ju..socooorro! Preciso de sua ajuda!! Há 1 e 3 meses não faço mais selagem e nem quero fazer principalmente depois de ler seus textos! Sou loira e vc sabe bem que dá um trabalho danado…Sigo suas dicas e faço tudo direitinho..Mas meu cabelo é muito volumoso e tem muito frizz..Mesmo escovando (eu mesma escovo) com defrizante e protetor térmico (K.pro), ele não segura..Fica desalinhado, volumoso ..feio mesmo! Não quero fazer selagem, mas tou muito triste com meu cabelo..e quando se trata de cabelo, lembro de vc..Lembro que li em algum texto seu (não lembro qual foi) sobre a opção de relaxamento ou alisamento…É mais seguro né? Mesmo tendo fios descoloridos, posso fazer? Ah Ju.. tenho que dizer: mesmo sem te conhecer pessoalmente, eu amo vc! rsrsrs
Ju, até mesmo o Pantene Extra Brilho é maravilhoooooso!!! Qual a real diferença entre os dois – já que usa como pré-shampoo? BJ minha linda.
JUUUUUU, como não amar-te.
Acho que tenho sérios problemas com shampoo, porque tenho a raiz megaaaa oleosa, ai gosto de passar muuito shampoo ate ele ficar “sequinho” limpo.
maaaaaaaaaas, acontece que minhas pontas estão podrinhas, ficando arrepiada mesmo com chapinha. O que você me aconselha Jujuba ?
Tive corte quimico, mas tratei dele bem, só que as luzes não foram embora, aai Ju, que dificil.. :(
Luuu, linda!
Tem que nutrir essas pontas Lu!
Ju fui a derma pedi o pill food ela me receitou nourkrin disse que é melhor, vc já usou? Ou ouviu falar!.
Ju, conheço não, mas já vou pesquisar!
Ju tenho uma dúvida, eu posso usar um shampoo e condicionador reconstrutor e fazer hidratação ou nutrição, ou o shampoo e o condicionador reconstrutor só deve ser usado quando for fazer reconstrução? bjoo
Pode sim flor, não tem isso não!
Ju, muito feliz que vc finalmente vai falar de shampoos sem sulfato! hahah
A verdade é que eles são muito melhores, o problema mesmo é que a indústria de cosméticos não se preocupa com isso e então joga esses detergentes (sulfatos) pra gente porque é mais barato! O que acaba acontecendo é que temos poucas opções no mercado, então fica difícil você encontrar um que te agrade e atenda às suas necessidades, muitas meninas desistem do low poo por causa disso.
Vou aproveitar e dar uma dica de shampoo sem sulfato muito bom e barato: Amend Color Reflect.
Beijo lindaa
Ju, o da Joico contém sulfatos? Beijo
Isa, tem que olhar o rótulo!
Ju, fiz californianas no meu cabelo! Tem algum shampoo que seja barato mas que tenhas ingredientes de reconstrução??
Nessa, tem várias linhas de marcas mais baratas que servem pra reconstruir. Gosto de um antiguinho da Tresemmé, o Reconstrução e Força!
Ju, como agente sabe se o shampoo fez bem ou não ao cabelo, Pq sempre com a lavagem do shampoo cabelo fica duro.
Paty, tem que olhar a composição pra ver os ativos e ver o efeito no seu cabelo!
Ju, vi muitas dicas sobre a melhor coisa pra tirar o tom amarelado, então coloquei violeta de genciana nos meus shampoos, realmente funciona melhor que os desamareladores, mas sinto qu meu cabelo está com aspecto mais áspero… a VG altera algo?
Ju, conheci seu blog pesquisando no Google sobre algum produtinho bom de farmácias, e ele me mostrou um post seu. A partir daí, virei sua fã, pois vc sempre tem algo bom a nos acrescentar. Esse blog tem tudo quanto é dica de beleza, parabéns pelo trabalho. Fico chateada qndo blogueiras como vc não são tão conhecidas pelas pessoas…o mundo precisa conhecer Juro Valendo!! hahahaha
Quanto ao post, me surgiu uma dúvida: então, nessa caso, seria mais saudável lavarmos os cabelos somente uma vez? Eu sempre lavei 2 pra ficar bem limpo…Isso é correto?
Beijo pra vc, e sucesso!
Oi Ju!
Também achooo! kkk
Acho que depende muito Ju… Eu, por exemplo, lavo o cabelo quase todo dia, então não vejo necessidade, sabe?
Beijos
Ju, gostaria de parabeniza-la pelo blog,tão rico de informações e você escreve de forma objetiva e clara. Parabéns♡Desejo muito sucesso♡
Raquel, muitooo obrigada! <3
Ju, post ótimo! Tem uma X marca de shampoo que eu uso, que é melhor não revelar aqui pra não fazer propaganda de graça (rsrsrs), que custa menos de 4 reais aqui na minha cidade, mas que limpa minha cabeleira como nenhum outro, e ainda deixa um cheiro divino. Preço alto não é sinônimo de qualidade garantida de jeito nenhum.
Um beijão, lindona!
Concordo, nem sempre o caro é o melhor, eu uso e amo os shampoos da Pantene, tem um efeito melhor que alguns caros que eu comprei, por isso eu costumo investir mais em máscaras de qualidade. Bjs
Mais como a gente sabe a quantidade certa de shampoo???
Mi, depende do tamanho e volume do cabelo. No meu coloco o equivalente a uma moeda de 1 real!
Juh, tenho uma duvida quanto a um produto que você muito lista aqui.
Se o shampoo hidro cauterização da pentene é para fechar as cuticulas do cabelo (cauterização), ele é realmente bom para ser usado antes da mascara de tratamento? Não seria o caso de usar apenas o condicionador da mesma linha depois do tratamento já que o efeito é de cauterização?
bjos
Oi Taly!
Ótima pergunta, só me tira uma dúvida: de qual dos dois vc tá falando? Pq essa linha tem o hidratante, de tratamento, e também o transparente. O transparente, que é pré shampoo antirresíduos pode e deve ser usado antes das máscaras. Já o outro, assim como qualquer shampoo hidratante, não acho que seja a melhor opção, sabe?
Beijos
Juh, me referi ao de tratamento, o branquinho. Faço assim: uso o pré shampoo transparente (brilho extremo) e em seguido uso o de de tratamento (hidro cauterização) e depois uma mascara e o condicionador (hidro cauterização. Mas depois de um tempo me peguei pensando se esse shampoo de tratamento antes da mascara não vai despontencializar a mascara pq ele fecha as cutículas.