Dia desses postei lá no insta (@jurovalendo, segue lá!) um suco que tomo todos os dias (falei dele nesse post aqui) e que leva ginseng, e muita gente pediu pra que eu falasse mais sobre ele, daí resolvi fazer um post!
Faz tempo que conheço o ginseng e já até tomei o Poliseng, um complexo de vitaminas e minerais que tem panax ginseng na composição, mas prefiro muito mais a versão “em pó”, porque sinto mais diferença com ele, sabe?
Para que serve Ginseng em pó?
Mas o que é ginseng? É uma planta medicinal bem famosa, utilizada há milhares de anos, e existem várias variações: ginseng asiático, siberiano, brasileiro, chinês, coreano, japonês, indiano (ashwaghanda), americano, dentre outros.
Ela oferece vários benefícios para o cérebro, o coração e para o organismo como um todo, ajudando a reduzir o estresse, o cansaço e a fadiga, tendo uma boa ação anti-inflamatória, revitalizante e antioxidante. Na verdade os benefícios vão além, mas se for falar de todos escrevo um livro rs, então resolvi reduzir a coisa!
O que mais me interessa nele é que ele melhora a energia física e mental, além de, segundo estudos publicados no Journal of the American College of Nutrition, melhorar a resistência a insulina, um problema que, como vocês sabem, eu tenho. Já vi estudos que dizem que ele ajuda a emagrecer, mas nunca senti nenhum efeito nesse sentido não, então prefiro não falar, né?
Na medicina chinesa (adoro! rs) ele é considerado como parte do elemento terra, ajudando a fortalecer o Yang do baço e do estômago, e a aumentar a energia vital. Não entendo muito disso não, mas falou em aumentar a energia vital eu tô dentro! rs
Falando em medicina chinesa, tem uma historinha interessante: dizem que os chineses guardam um pedaço da raiz seca do ginseng no bolso, daí quando eles precisam de uma “carga extra” de energia ou quando o entusiasmo pela vida começa a cair, eles pegam a raiz e mastigam um pedaço. Ah, e tomam o chá também, até que a vitalidade se renove.
E já me falaram que eles costumam presentear as pessoas com a raiz do ginseng, sempre em uma caixa forrada de vermelho, com “atestado de procedência” e tudo. Pois é, pra eles o ginseng é muito valioso, em vários sentidos! Legal, né?
Como usar e Benefícios
Eu tomo o pó (5g) todos os dias no suco, logo que acordo, e quando tô muito cansada durante o dia misturo um pouco do pó no iogurte, e sinto diferença sim. Acho que ele ajuda na concentração, me deixa mais “animada”, mas sem causar agitação mental, sabe? E sempre que sinto que minha energia vital tá baixa, que tô desanimada, aumento o consumo até me sentir melhor.
Claro que o efeito varia de pessoa pra pessoa, e já aviso que não é todo mundo que pode tomar: gestantes, lactantes, crianças, hemofílicos, pessoas que usam medicamentos pra ansiedade, antidepressivos e anticoagulantes não devem ingerir a plantinha.
Quanto aos efeitos colaterais, eu nunca tive nenhum, mas já li relatos que o uso prolongado pode interferir na coagulação e na pressão arterial, e que seu uso em doses elevadas causa vômitos e diarreia. Ou seja, pra consumir é muito melhor procurar orientação médica, né?
Uma coisa importante é não consumir o ginseng por mais de 8 semanas seguidas, então eu dou pausas de 45 dias a cada 2 meses.
Aqui em Jee compro o pó em uma loja que vende especiarias (fica na Avenida!), e pago uns R$10,00 por 100g, mas a versão em cápsulas é facilmente encontrada em farmácias de manipulação.
Alguém aqui costuma usar? Conta aí!
Beijos, Ju♥
Ei Ju, comentário nada a ver com a matéria… na verdade só um elogio mesmo, como estão lindas as fotos e o modelo novo do blog! Gostei muito. Parabéns!
Muito obrigada, minha linda! <3
Ju, minha querida! eu tomei ginseng por um tempo e achava ótimo, mas eu engordei muuuuuito, fiquei inchada, demorei a ‘diminuir’ achei q era coisa da minha cabeça, dps q emagreci voltei a tomar, foi batata, engordei 3 quilos em uma semana e meia, foi tenso!
Sério???
Ju, eu usei bastante ginseng na minha época de rata de concursos…ahahaha… Pra aguentar o tranco de horas e horas de estudo, eu usava diariamente cápsulas de ginseng, e melhorava muito meu poder de concentração. Recomendo!
Beijo!
Oi Ju, eu sempre tô aqui, mas nunca comento..rs.
Só irei comentar porque eu usei Ginseng por um mês mais ou menos, numa época maluca (filho,pós e trabalho) pra dar uma energia extra. O resultado é realmente perceptível.
Eu sentia uma dor de cabeça leve, quase diariamente, mas era aceitável, além de MUITO calor. Nada de terrível. Porém, uma noite cheguei em casa com uma baita dor de cabeça, tomei meus analgésicos regulares e nada! A dor piorou ao ponto de eu ir pro hospital, porque o pescoço ficou muito dolorido. Já na triagem a enfermeira mediu quase 19.11 na pressão! Sempre tive pressão SUPER baixa.
Conversando com o médico, perguntou o que eu estava tomando, falei dos analgésicos, alimentação e quando disse Ginseng, ele me proibiu imediatamente. Disse que tomar por conta própria pode ser desastroso e o causador da minha alta pressão. Eu fiquei assustada e nunca mais tomei. E claro, a pressão voltou ao normal.
Acho bacana você citar a necessidade de um médico. Eu mesma achava algo tão inofensivo e me dei mal.
A propósito, meus parabéns. É um dos únicos blogs que leio! Adoro a sinceridade. além de você ter conteúdo.
Abraços!
Helô, MUITO obrigada pelo seu comentário, é muito importante compartilhar esse tipo de coisas, porque a gente sempre acha que por ser “natural” todo mundo pode usar, né?
E que bom que você está bem agora!
Beijos <3