Vizcaya
17.03.2016

Assuma a Responsabilidade Pela Sua Vida

Não tem coisa melhor, vai por mim!

Uma coisa que tem chamado a minha atenção ultimamente é como as pessoas pararam de assumir a responsabilidade pela própria vida e, ao invés disso, passaram a culpar Deus e o mundo por tudo e todas as coisas.

Isso me causa estranheza porque revela, além de uma vitimização chata e de uma manipulação mesquinha e barata, uma infantilização fora de qualquer limite aceitável, porque, sinto informar, nós não somos mais crianças e, a partir do momento em que nos tornamos adultos, somos sim responsáveis por nós mesmos e por nossas vidas, ou, ao menos, deveríamos ser.

responsabilidade

Mas, ao invés disso, vejo pessoas adultas que se colocam como marionetes do destino, sem o menor controle de suas vidas, como se nada estivesse em suas mãos, como se elas, enfim, não fossem responsáveis por nada. Tudo é culpa do outro, tudo é culpa da vida.

Não, não é. A única responsável pela sua vida, e pelos rumos dela, é você. É você, e só você, quem tem o poder, todos os dias, de moldá-la, de mudá-la. Você não tem poder sobre as circunstâncias, é fato, mas tem domínio total sobre como reagir a elas.

Desculpa, mas tenho que ser honesta com você, como sou comigo todos os dias: ninguém te faz de idiota, te usa ou te trata mal se você não permite. Então, se aquele amigo  só aparece quando precisa, é porque você aceita. Se aquele “amor” te faz infeliz e você continua com ele, não é ele que não presta, o problema, veja só, não está nele, mas em você.

O seu trabalho te deixa louca? Procure outro. Se prepare, estude, busque, faça o que for preciso pra mudar, é responsabilidade sua, só sua, não espere cair do céu. É preciso arregaçar as mangas, sair do papel de vítima e entender que a sua vida é problema seu, e que essa equação é você quem tem que resolver, e sem mimimi.

Eu sei que tô sendo dura, eu sei, mas preciso. Preciso porque você tem que acordar, sair da zona de conforto e assumir as rédeas da sua vida, tomando a responsabilidade pra si, porque só aí a coisa vai começar a mudar e a vida vai começar a acontecer.

Não é fácil parar de culpar o outro. Não é fácil assumir os próprios erros. Não é fácil entender que sim, nós somos imperfeitos. Mas quando a gente aprende a fazer isso a vida se torna muito mais leve, muito mais fácil e imensamente mais verdadeira, garanto!

Beijos, Ju♥

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
16 comentários
  1. Bruna Gaeta  17/03/2016 - 18h41

    Adorei! Difícil alguém com coragem pra falar a verdade assim! Parabéns.

  2. Cristina  17/03/2016 - 19h22

    Excelente!!!

  3. Renata  17/03/2016 - 21h55

    Jú, sem palavras… Sou sua fã! Falou tudo e mais um pouco. Parabéns!

    • Ju  17/03/2016 - 23h01

      Re, lindona, obrigadaaaa! :)

  4. Adriana  17/03/2016 - 22h56

    Um tapa na minha cara esse post! Adorei!!!! Parabéns pela firmeza de suas palavras!

    • Ju  17/03/2016 - 23h01

      Adri, linda, obrigada! <3

  5. Regiane  18/03/2016 - 07h26

    Perfeito!!!!

  6. PATRICIA  18/03/2016 - 07h31

    Amei, não viemos nesse mundo por acaso, não somos apenas enfeites, viemos para aprender e evoluir…..

  7. Gabrielle  18/03/2016 - 08h05

    Ju, meu comentário não tem haver com o post mas, let’s go!
    Meu cabelo está rígido, caindo um pouco além do normal e seu eu esticar o fio que caiu ele quebra logo está sem elasticidade nenhuma…além de que quando o fio cai direto do casco escuto um “tac” do cabelinho sendo arrancado.
    Seria excesso de queratina? Saudades dos posts sobre cabelo, faz um especial de cuidados para cabelos com progressiva.

  8. Camila  18/03/2016 - 09h08

    Ju.. amo seus textos… poucas palavras, porém certeiras, que atingem o ponto certo.
    Concordo com todas as palavras.. é muito facil culpar a Deus por nao ter um emprego, mais ficar dormindo até 12:00 e não sair pra buscar um é bem mais facil… aquela historia de oh vida, oh ceus nao é comigo…. claro que muitas coisas são obras da vida, como uma doença ou acidente.. enfim… mas boa parte da nossa felicidade ou frustração, está nas nossas mãos…
    Vivi isso por 10 anos num relacionamento pessimo, que me acorrentou e eu nao vivia a vida… até o dia que tive coragem e joguei tudo para o alto, sai sem casa, sem ter pra onde ir, sem nada.. só com minhas roupas, mais nao ligava, eu queria era mudar aquela situação horrivel… o resultado é que hj sou uma pessoa feliz e realizada, pq encontrei meu amor que me apoia e realmente é meu companheiro… tbm estou cursando faculdade, algo que sempre foi meu sonho de criança… estou feliz demais e tentando cada dia mais amoldar minha felicidade da forma que me faz bem… a vida fica muito mais facil qdo tentamos tomar as rédias dela… mil bjs ue um lindo final d semana pra vc

  9. Natalie  18/03/2016 - 11h27

    Texto boooooom, Ju! Graças a Deus, essa parte eu já aprendi faz um tempinho…dá um medinho, mas é libertador escolher o que plantar e também colher…é a vida de gente grande! Bom demais!!!!

  10. MARIANA DUARTE  18/03/2016 - 14h23

    A cada dia me apaixono mais pelo seu blog!
    Parabéns, Ju!

  11. Erica Fidalgo  06/04/2016 - 08h13

    Esse texto sera meu mantra, rsrsrsrs… bem por ai, temos que assumir as redeas, crescer !!! Beijos minha linda !!!

    • Ju  06/04/2016 - 08h25

      Aêeeeee! Palmas pra você, Erica! <3

  12. Eliene Assis  17/05/2016 - 22h16

    Muito bom! Ameii

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…