Um livro que jamais sai da minha cabeceira e que fez e faz muito por mim é Os Quatro Compromissos, do Don Miguel Ruiz, que já falei aqui no blog, e quando vi que ele havia lançado, junto com o filho, O Quinto Compromisso, corri pra comprar. Que sorte!
Sorte porque, assim como o anterior, ele é maravilhoso pra quem busca estar mais consciente a cada dia, em todos os sentidos.
Sendo bastante honesta, não é um livro que “desce fácil” pra quem, ao contrário de mim, tem um sistema de crenças mais rígido, porque ele desconstrói tudo isso “com dois tapas na cara”. Mas, pra quem tem já tem uma noção da chamada “domesticação do ser humano” ou até mesmo das três fases ou transformações do espírito defendida por Nietzsche (camelo, leão e criança) e até pelo Osho, esse livro tem muito a acrescentar.
O Quinto Compromisso
O quinto compromisso fecha com chave de ouro os quatro compromissos anteriores, que, pra quem não lembra, são esses: seja impecável com a sua palavra, não leve nada para o lado pessoal, não tire conclusões e sempre dê o melhor de si.
A proposta dele é bem simples: seja cético, mas aprenda a escutar, porque a maior parte do que a gente ouve não é verdade, já que o sistema de crenças de cada pessoa é baseado em símbolos, e os símbolos são factuais, só se tornam verdadeiros se a gente concordar com eles, e como cada cultura é baseada em símbolos diferentes, o que é verdadeiro para você pode não ser para mim.
Um desses livros que marcam a vida!
Mas, mesmo sabendo disso, mesmo não acreditando, é preciso aprender a escutar pra compreender o outro com todas as suas verdades e saber lidar com isso sem gerar atritos, porque a única verdade para cada pessoa é a que ela percebe em seu próprio mundo, e isso é intransferível.
E aí ele começa a falar dos sonhos da primeira, segunda e terceira atenção (as vítimas, os guerreiros e os mestres), que é bemmm parecido com o que Nietzsche falava, mas não vou detalhar isso senão o post vai ficar imenso.
O que posso dizer é que O Quinto Compromisso foca no desapego do próprio “sonho pessoal”, porque “o seu ser autêntico, que é a única realidade existente, está bem além disso”, e na completa aceitação de si mesmo, em você se aceitar exatamente como você é, e também na aceitação do outro, seja lá como ele for, sem julgamento de qualquer tipo, porque ele baseia a verdade não no poder dos símbolos e das palavras, mas no que está além delas.
Tentei explicar a coisa de uma forma bem simples, rasa até, mas o livro não tem nada de superficial, ao contrário. É profundo, coloca muita coisa de cabeça pra baixo, faz pensar e, para aqueles que desejam, mudar.
Don Miguel Ruiz é amor!
Custa R$25,00 e dá pra encontrar facilmente em qualquer livraria (compre aqui).
Alguém já leu? O que achou? O que vocês estão lendo?
Beijos, Ju♥
Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo
JU, vc tem o pdf dele?
Tenho não, Mo!
Lá vem a Jú me levando à livraria rsrs.
Ju, esse pdf que vc disponibolizou, está o livro completo? Aproveitando o ensejo, vc trm o livro “Os ensinamentos sexuais da tigresa branca”?
Rose, tá sim!
Então, tenho ele impresso, o PDF não, é ótimo!
Ju. Mulher. Digitaliza esse livro. Ou então manda esse livro emprestado pra mim. Te devolvo. Sério! Ele está esgotado em todo lugar.
Juuuuu, pensou em mim? Em me emprestar o seu livro. Devolvo, jurovalendo, kkkk. Aproveitando o ensejo…
Como faz para te mandar coisas? Você tem caixa postal?
Esses livros são ótimos … lembrando que Don Miguel Ruiz era amigo de Carlos Castaneda, um grande divulgador da sabedoria Tolteca dos xamãs do antigo México, que aprendeu os segredos com o Nagual Don Juan Matus .
Se não me engano tem esse livro no site Estante Virtual .