28.01.2018

Mindfulness Atenção Plena: Livro da Semana

O livro dessa semana é bem interessante e, acredito, pode ajudar muita gente! Mindfulness – Atenção Plena, de Padraig O´Morain, é recomendado pelo serviço nacional de saúde britânico e fala sobre o plano que libertou milhões de pessoas do stress e da ansiedade do dia a dia.

Confesso que quando me deparo com promessas desse tipo já fico cismada. Mas, fiquei curiosa e acabei comprando o livro, único sobre o tema que encontrei aqui em Jee.

Mas, o que é mindfulness, afinal?

Logo no comecinho do livro o autor explica que Mindfulness “resume-se a trazer repetidamente a atenção para o que acontece no momento, mas de um modo especial: sem brigar com a realidade.

Ao deixar de lado o descontentamento, você aprende a apreciar o que deve ser apreciado e melhora a habilidade de perceber o que precisa ser mudado, e isso proporciona muitos benefícios em todos os campos da nossa vida.”

livro mindfulness atenção plena resenha juro valendo

Quem já leu O Poder do Agora e, principalmente, os livros do Osho, saca logo que a coisa gira em torno de fazer tudo, absolutamente tudo, de forma consciente, estando no aqui e agora, alerta.

Lembro, inclusive, de uma citação do Osho que fala mais ou menos isso: “Qualquer coisa que você estiver fazendo, faça-a conscientemente. Assuma o controle do robô – com qualquer coisa ordinária. Quando comer, coma conscientemente. Não faça isto mecanicamente, como você tem feito todo dia. Quando fumar, fume conscientemente. Não permita sua mão mover-se para a carteira inconscientemente, não tire o cigarro inconscientemente. Esteja consciente, alerta – e aí há uma diferença.

Se você se move para a paixão, mova-se com consciência; e a paixão se torna oração, e a paixão tem uma qualidade totalmente diferente para ela. No Oriente nós chamamos essa qualidade de tantra.”

Em praticamente todos os seus livros esse conceito está presente, e como leio Osho há mais de 15 anos, a coisa me parece muito natural.

Como praticar Mindfulness

O difícil mesmo é colocar em prática, é estar alerta em cada ação, a todo momento,  o dia todo, todo dia, e de forma natural, sem forçar.

E é justamente nesse ponto que acho que esse livro pode ajudar, porque ele ensina muitas técnicas e sugestões extremamente simples de como praticar a atenção plena em cada momento sem precisar “arranjar tempo” ou mudar a nossa rotina pra isso, sabe?

livro mindfulness atenção plena resenha juro valendo

É um livro bem interessante (e didático) pra quem nunca teve contato com a atenção plena, bem como pra quem já leu muito sobre, entende bem como a coisa funciona mas, como eu, não pratica tanto quanto deveria.

E claro que fazendo as coisas de forma consciente muita coisa muda, o relaxamento vem e, com isso, a gente consegue, naturalmente, viver com mais inteligência emocional, leveza e foco, dentre outras coisas, e menos ansiedade e estresse.

Ao contrário do que já ouvi muito por aqui em grupo de meditação, concordo com a visão oriental de que a meditação não deve começar pelo relaxamento, e sim pela consciência. Dessa forma, estando consciente, o relaxamento vem por si só, não existe a tensão de forçá-lo, sabe?

O livro é dividido em 13 capítulos e mostra como praticar mindfulness em casa, nos relacionamentos, com a alimentação, com o nosso corpo, no trabalho, em casos de desgaste emocional, com os filhos, dentre outros, além de de abordar o papel essencial da respiração e listar 10 estratégias simples e eficazes para a prática diária de mindfulness.

Minha experiência com o livro Mindfulness Atenção Plena

Comprei  esse livro em setembro do ano passado e fui lendo aos poucos, procurando relacionar com coisas que já tinha lido no Osho, e aí fui reler O Poder do Agora, que li pela primeira vez há 9 anos atrás, e só agora em janeiro consegui começar a colocar em prática.

E o que percebo é que tudo é uma questão de se habituar a prestar atenção, a sair do piloto automático. Mas, tudo da forma mais espontânea e natural possível.

E falo da importância disso aqui mais uma vez citando Osho: “quando a espontaneidade esta lá e o fundo da consciência está consciente; quando a consciência está lá e entretanto você não interfere com o espontâneo… Você está tão disciplinado em sua consciência que você não cria qualquer disciplina não natural para si mesmo; sua consciência lhe ajuda a ser natural, ser espontâneo, não-interferente, não-repressor, mas ainda assim você está ciente.

livro mindfulness atenção plena resenha juro valendo

 Há pessoas que estão conscientes e se tornam não naturais; por causa de sua consciência elas começaram a interferir na vida natural delas.

É necessária uma nova combinação, uma síntese nova: consciência com espontaneidade. Isso é o que Kabir quer dizer quando ele diz sahaj samadhi. Sahaj significa espontaneidade, samadhi significa consciência: consciência espontânea. Se a consciência interfere com sua espontaneidade, você perdeu. Se sua espontaneidade vai contra a consciência, você perdeu.”

Então, tenho estado atenta a minha respiração, que sempre fui ruim, a minha forma acelerada de falar e fazer todas as coisas, e já consigo perceber quando não estou falando calma e pausadamente, quando estou reagindo ao invés de agir, quando minhas ações são uma resposta a um conjunto de coisas que já vivi e não a questão/momento em si e por aí vai.

Tô um pouco menos ansiosa e mais centrada, vivendo, em boa parte do tempo, no aqui e agora, mas plenamente consciente de que tem muito caminho pela frente.

Não é mágica, gente. Tudo é um processo, que leva tempo, e cada um tem o seu. Pra alguns a coisa é mais fácil e rápida, para outros não, e está tudo certo, não é uma competição.

Preço e onde comprar

Então, acredito que o livro, quando entendido e colocado em prática, seja bem valioso. Recomendo!

O meu comprei aqui em Jee, mas na vende nas grandes livrarias, inclusive na Cultura e na Saraiva por, em média, R$30,00.

Alguém já leu? Conta aí o que achou! E se quiser ver mais resenhas de livros é só clicar aqui.

Beijos, Ju♥

Bora papear mais? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

 

01.06.2017

O Poder da Ação: Um Livro Incrível!

Pra começar o mês de junho do melhor jeito possível, quero dividir com vocês um livro muito maravilhoso que li em maio (e já estou relendo de novo rs): O Poder da Ação, do Paulo Vieira!

Combinamos lá no grupo do Facebook que junho seria um mês de resenhas por aqui, mas resenhas não só de cosméticos, e como acho que esse livro pode ajudar muita gente, vamos começar por ele, que conheci através da Renata Rocha, minha coach maravilhosa.

Ainda vou conversar direitinho com vocês sobre o meu processo de coaching, que tem sido incrível e ajudado muito na minha vida pessoal e profissional, mas isso fica pra outro post, certo?

Esse livro, no entanto, acaba sendo uma espécie de “tratamento”, porque ele dá tantos “sacodes” na gente, são tantos socos no estômago, que a gente não só reavalia crenças e padrões, como aprende a “reprogramá-las”, a fazer de forma diferente pra, assim, ter resultados diferentes.

Não consegui comprar aqui em Jee ainda, pois ão tinha na livraria, mas vou fazer o pedido pela internet porque, mesmo com o PDF (vou compartilhar com vocês), gosto mesmo é de riscar o livro todo, não tem jeito!

o poder da ação

Livro O Poder Da Ação: Resenha

O livro é dividido em 7 capítulos: Acorde, Aja, Autorresponsabilize-se, Foque, Comunique-se, Questione e Creia. Cada um desses capítulos, que a gente vai engolindo sem nem ver o tempo passar, vem com alguns exercícios simples, mas de grande impacto para quem quer ser a sua melhor versão e ter uma vida melhor em todos os níveis.

E não, não tem nada daquele charlatanismo barato de “é só sonhar que as coisas acontecem”. Sei que muita gente acredita nisso, respeito, e eu acho sim que nós temos que sonhar muito, mas sonhos são só sonhos, é a ação que faz as coisas acontecerem, sabe?

Concordo plenamente como o Paulo quando ele diz que “tem poder quem age. Mais poder ainda quem age certo. E
superpoderes, quem age, age certo e na hora certa. A zona de conforto parece um lugar supostamente seguro, mas na prática ela nos acorrenta e nos mantêm presos, pois o conforto de não agir certo e na hora certa logo se tornará um prisão de muros altos.”

Mas eu também sei que muitas vezes a gente não sabe por onde começar, não sabe como fazer as coisas acontecerem, e é aí que esse livro transformador entra e, de muitas formas, trabalha aquilo que nos trava, que nos impede de colocar os nossos planos em ação e nos torna mais capazes de realizar os nossos objetivos.

E um dos grandes segredos disso é a autorresponsabilidade, coisa que já falei por aqui com vocês várias vezes, porque culpar o outro, a vida e o destino não resolve nada, é inútil. Só quando assumimos a responsabilidade pelas nossas vidas é que passamos a ter o controle em nossas mãos, e isso significa, também, que passamos a ter o poder de mudá-la.

O livro, de forma deliberada, toca em nossas feridas, nas crenças que quase todos possuem, e estimula a ação para gerar mudanças concretas, e gera.

Poucos foram os livros que tiveram um impacto tão grande na minha forma de agir como esse. Em alguns momentos fiquei muito mexida, muito. E, apesar da Rê falar que eu sou muito forte, que não deixo as lágrimas caírem, eu chorei.

Vi muitas das minhas crenças ali, naquelas página. Vi como elas estavam me limitando de muitas formas e que a responsabilidade era somente minha, e isso dói. Não é bom nem prazeroso admitir isso, mas o fato era que o poder sempre esteve ali, nas minhas mãos, e eu deixei escapar.

Não tinha a quem culpar, a quem responsabilizar. Era eu e meu reflexo no espelho, sabe? Era eu e um monte de bobagens que acreditei por muito tempo, que, inconscientemente, repeti inúmeras vezes, e sem me dar conta. Quem me sabotava era eu mesma, e não tinha como fugir disso.

Me senti vulnerável, exposta até, e fiquei brava comigo. Mas, pulei duas casas e, ao invés de ficar remoendo, decidi que aquilo era uma oportunidade de fazer diferente, e fiz. E isso, com certeza, é um ponto de virada.

Enfim, é um livro muito, muito bom, e que fez (e continua fazendo) muita diferença na minha vida. O tipo de livro que indicaria pra todo mundo, com certeza!

PDF e Onde Comprar

Para quem quiser o livro “físico”, ele tá saindo por R$18,90 na Saraiva, mas dá pra baixar o PDF aqui e ler todinho. Recomendo!

Alguém aqui já leu? Conta o que achou! E se não leu ainda, pode ler e voltar aqui pra me contar, tá? rs E se quiser mais sugestões de livros é só clicar aqui.

Beijos, Ju ♥

Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

11.05.2017

Poder Sem Limites: Um Livro Para Mudar Sua Vida!

Vamos voltar com as resenhas de livros incríveis que a gente ama? Vou começar com Poder Sem Limites,  do Anthony Robbins, que fala do caminho do sucesso pessoal pela programação neurolinguística e que tem feito uma diferença imensa na minha vida.

Já tinha lido, anos atrás, Desperte Seu Gigante Interior, do mesmo autor, e lembro nitidamente de como o livro me motivou, me fez mudar determinados hábitos, e assim que comecei meu processo de coaching com a Renata lembrei de Poder Sem Limites, que tinha em PDF.

Como gosto de “riscar” os livros, marcando as partes mais importantes, namô acabou me dando esse de presente, pois nunca encontrava por aqui, e aí fui reler novamente do jeito que eu gosto: marcando tudo! rs

poder sem limites livro

O que é PNL?

Como o livro tem absolutamente tudo a ver com PNL, acho melhor começar explicando do que se trata, né? PNL, oou programação neuro linguística, é, nas palavras de um dos criadores da técnica, o Richard Bandler, “um processo educacional sobre como usar melhor o nosso cérebro”.

Acredita-se que determinados padrões externos, como alguns comportamentos e linguagens utilizadas, bem como padrões internos, como nossas crenças e emoções, influenciam no resultado das nossas ações, como se por trás de cada comportamento nosso existisse uma estrutura emocional que impacta na nossa forma de agir e, consequentemente, nos resultados que alcançamos com nossas ações.

E se por trás de cada ação existe uma motivação determinante, para mudar um determinado comportamento e o que resulta dele é preciso, primeiro, compreender qual é a motivação e o modelo mental da pessoa.

O que a PNL faz, então é nos ajudar a compreendermos melhor o nosso funcionamento interno e identificar os nossos modelos mentais para que possamos ressignificá-los e, com isso, mudarmos muitas coisas em nossas vidas. Parece complicado, mas a coisa é simples, juro!

Poder Sem Limites

O que o autor sustenta é que “todos são capazes de fazer, ter e ser exatamente o que quiserem. Se você deseja livrar-se de medos e culpas que atrapalham seu crescimento ou se precisa descobrir o que realmente quer para sua vida, esse livro revela as principais técnicas para o sucesso baseados no autoconhecimento e na ação. Com elas você desenvolverá sólidos alicerces para sua saúde mental e emocional, garantindo uma vida melhor no trabalho, com os amigos e com a família.”

poder sem limites livro

A promessa é tentadora, né? Mas é, também, possível, porque ao contrário de outros livros do tipo, que focam tudo no “pensamento”, esse ensina como reconhecer e reprogramar as nossas crenças, que na imensa maioria das vezes são extremamente limitantes, reprogramando, assim, o nosso comportamento e nos estimulando a agir.

Ele é dividido em 3 partes: Modelando a excelência humana, A fórmula do sucesso final e Liderança, o  desafio da excelência.

Antes de resumir cada uma dessas partes, preciso explicar que Poder Sem Limites não é um daqueles livros que a gente lê “num tapa”, pra desanuvia. É um livro pra ser lido aos poucos (e várias vezes), porque ele é “pesado” no sentido de ter um poder transformador muito grande. É o tipo de livro que pode mudar muito a sua forma de ver o mundo, o outro e a si mesmo, sabe?

Não é besteirol nem conversinha mole, ele apresenta várias técnicas (de modelagem, de ancoragem, visualização, leitura corporal, energização, harmonização, etc) que podemos usar para mudar a nós mesmos e a nossa vida.

Parte 1: Modelando a Experiência Humana

Dividida em 10 capítulos, essa primeira parte já começa falando o óbvio: poder é a habilidade de agir, porque é a ação que produz os resultados. Mas, tudo o que fazemos na vida é determinado pelo que comunicamos a nós mesmos, porque comunicação também é poder, e somos nós quem decidimos como agir e nos sentir diante das situações, e tudo isso baseado na forma que escolhemos, inconscientemente, perceber as nossas vidas e como a representamos.

No primeiro capítulo ele fala, também, dos sete mecanismos básicos para garantir o sucesso em qualquer área das nossas vidas. Logo depois ele explica que não é o que nos acontece que separa o sucesso dos fracassos, mas sim como percebemos  e, sobretudo, o que fazemos a respeito do que nos acontece.

poder sem limites livro

E sim, todos temos dias bons e dias ruins, mas mesmo nos dias ruins podemos nos sentir melhores mudando a nossa representação interna e usando corretamente a nossa fisiologia.

Um capítulo inteiro é dedicado as nossas crenças, a como identificá-las e mudá-las para criar uma realidade diferente pra si mesmo. Logo depois ele fala das 7 mentiras do sucesso, e de como o caminho para ele consiste em “saber seu resultado, agir, saber que resultados  está conseguindo e ter flexibilidade para mudar até chegar onde deseja”.

De forma muito prática, ele dá as coordenadas para controlar nossos próprios recursos, nossas representações internas e externas, e a coisa funciona numa rapidez que surpreende.

Outra coisa que ele trabalha nesse capítulo, e que é algo que tem muito a ver comigo é a questão da estratégia, de ordenar as nossas ações para alcançar um objetivo, sabe? Quase tudo na vida é planejável, e tendo flexibilidade para mudar quando necessário a gente alcança as coisas com muito mais facilidade.

E uma das coisas mais estratégicas é aprender a modelar as crenças, comportamentos, maneira de se expressar e falar dessas pessoas que nos inspiram, e isso também é ensinado no livro.

A questão do “agir como se já estivesse lá” pra mudar a nossa fisiologia é uma das coisas que, em um primeiro momento, achei sem sentido, mas tomei na cara: é, talvez, a “técnica” que dá resultados mais rápidos!

Finalizando esse capítulo, o Anthony fala sobre a energia e as 6 chaves para uma fisiologia poderosa e invencível. Algumas coisas tenho ressalvas, mas tudo o que ele explica faz sentido.

poder sem limites livroParte 2: A Fórmula do Sucesso Final

Aqui ele trabalha forte nas nossas limitações, em como nos livrar delas e descobrir o que realmente queremos, no poder da precisão e da harmonia, na forma como devemos enfrentar as resistências e resolver os problemas, nos metaprogramas, na reestruturação de nossas vidas e em como se ancorar no sucesso.

Parte 3: Liderança: O Desafio da Excelência

Nessa última parte ele trabalha os nossos valores, que são nossas crenças pessoais e individuais, e o nosso sistema de crenças, já que sustenta que essa é a base que vai definir as nossas reações em qualquer situação, e é, também, a “chave” para compreender nossos comportamentos e os comportamentos alheios.

Isso é importante porque para lidar com as pessoas, e todos nós lidamos com pessoas em todas as áreas da nossa vida o tempo todo,  precisamos saber, primeiro, o que é importante pra elas, quais são os seus valores, pois assim conseguimos entender o outro e conviver melhor.

Nesse ponto também são trabalhadas as chamadas 5 chaves da prosperidade e da felicidade, que tem a ver com aprender a controlar nossas frustrações, a rejeição, a pressão financeira, a acomodação e aprender a sempre dar mais do que esperamos receber.

Essa parte foi bem importante pra mim, trabalhou alguns gatilhos,  assim como a seguinte, que fala do poder da persuasão, da capacidade de comunicar o que você quer, o que tem a oferecer e persuadir o outro. E persuasão é uma coisa boa sim, gente, não é negativo. Negativo é o uso que, infelizmente, muitas pessoas fazem dela.

poder sem limites

No final, o autor resume cada capítulo e questiona qual a questão final a considerar, em qual direção você está indo, se é esse caminho que você realmente quer seguir, e se não for, você pode mudar a qualquer momento, porque o poder supremo é a capacidade que todos nós temos de mudar, adaptar, crescer e evoluir.

É um livro pra ser “degustado” aos poucos e que, literalmente, muda vidas!

Poder Sem Limites PDF

Ele tem 380 páginas, é da editora Best Seller e custa R$39,90 nas livrarias de todo o país. Pra quem quiser baixar o PDF do livro é só clicar aqui, mas aviso que essa versão tem bem menos páginas, mas é porque as “folhas” são muito maiores, tá?

E você, já leu esse livro? Conta aí o que achou! Na próxima semana falo de O Poder da Ação, outro livro maravilhoso que estou lendo! Já fiz resenhas de muitos livros aqui, de todos os tipos, e preciso  saber se vocês querem que eu continue resenhando livros, então comentem e/ou cliquem no coração abaixo do post, esse é o meu termômetro pra criar os conteúdos que vocês mais gostam, tá?

Beijos, Ju ♥

Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

30.08.2016

Tá Todo Mundo Mal – Jout Jout

O livro das crises

Sou muito, muito fã da Jout Jout e tava super afim do livro dela, o Tá Todo Mundo Mal, porque né, tudo que vem dela é muito amor!

E um livro que fala abertamente do que tantas vezes tentamos abafar, esconder, de todas aquelas crises e, como gosto de falar, “surtos” que a gente passa na vida, precisa ser lido.

tá todo mundo mal livro jout jout juro valendo

A gente se sente menos só, sabe? Dá aquela sensação boa de acolhimento, de que todo mundo, de um jeito ou de outro, passa por aquilo (ou por coisas piores!), e isso, de muitas formas, é bom.

É bom poder olhar pra alguém que a gente admira tanto e ver que ali “mora” uma pessoa que é incrível sim, mas que tem as mesmas crises que nós. É bom ler o que essa pessoa escreve e se reconhecer ali. De certa forma, é como se a gente se encontrasse no outro, entende? É bom…

tá todo mundo mal livro jout jout juro valendo

Pra mim, que ando farta de semi deuses, na internet e na vida real, o “livro das crises” foi um bálsamo. Dei muita risada lembrando das minhas próprias crises, desse medo que a gente tem, e que é tão normal, das críticas, e me identifiquei demais com ” a crise das marcas que não entendem”, porque, real, a grande maioria não entende!

Em relação as “marcas que não entendem”, me senti abraçada, compreendida e, inclusive, menos “esquisita”.

tá todo mundo mal livro jout jout juro valendo

Já cheguei a achar, em muitos momentos, que essa minha negação em fazer as coisas que todo mundo achava que eu tinha que fazer, que quase todo mundo fazia, mas que eu não via sentido, era algum tipo de medo, de fuga, coisa de menina mimada, sei lá.

É que eu tenho essa mania de ser teimosa, de, a essa altura do campeonato, só fazer o que eu quero, como eu quero e, sobretudo, de dizer não ao que parece maravilhoso simplesmente porque a minha intuição, aquela que nunca erra, berra nos meus ouvidos.

E isso quase ninguém entende, mas a Jout Jout, veja só, falou dessa mesma “crise”, e isso fez com que eu me sentisse “aliviada”, sabe como é? Não tem nada a ver com “aprovação alheia”, e sim com aquela sensação boa de ver que não, você não tá doida, você não tá só. rs

tá todo mundo mal livro jout jout juro valendo

E é por isso, também, que o livro das crises é tão bom. A gente se encontra nele, várias e várias vezes.

Enfim, é um livro que me fez um bem danado e que vale ser lido! Comprei por R$34,00 e vocês encontram fácil nas principais livrarias do país. Alguém já leu? Conta aí o que achou!

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

O que você acha do JV?
Acompanho há anos, é meu blog queridinho, com certeza ! <3 Não compro nada para cabelos ou pele sem antes ver se a Jú já…
As leitoras mais incríveis da vida
    Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
    Poste no instagram uma foto com a hashtag
    #JuroValendo