15.05.2016

Sobre o Futuro dos Blogs

Lembro que quando cismei de criar o Juro Valendo, três anos atrás,  li uma matéria falando sobre o futuro dos blogs e ela não era nada otimista. Na verdade, ela previa o pior: o fim dos blogs, pela saturação do mercado, e o estouro do Youtube.

Como vídeo nunca foi a minha praia e o que gosto mesmo é de escrever, criei o blog. Não só criei, como apostei tudo nele, mesmo com todos os ventos contrários, porque, vamos combinar, morar numa cidade pequena, no interior da Bahia, onde não tem quase nada (sabe shopping, grandes lojas, cinema, aeroporto e coisas do tipo? Pois é, aqui não tem nada disso…), onde as novidades só chegam quando “já acabou a graça” e você não tem o que mostrar não é exatamente a fórmula do tal do sucesso.

Sobre o futuro dos blogs…

o futuro dos blogs juro valendo

Eu era só uma menina normal, com uma vida mais normal ainda, que gostava de escrever, e que mesmo não entendendo nada de internet, achou aquela matéria uma bobagem por vários motivos, mas principalmente porque uma nova mídia não significa a extinção da outra, a história tá aí pra provar isso (eu sou de humanas, né? rs), e também porque pessoas diferentes têm gostos diferentes, então não dá pra generalizar, e assim como tem gente que ama vídeos, tem gente que detesta, da mesma forma que tem gente que ama e gente que não gosta de ler.

Quando, lá em 1950, a televisão começou a reinar, disseram que era o fim das revistas. Não foi, e as revistas cresceram ainda mais, inclusive com novos “formatos”, como revistas de celebridades, resumos de novelas e coisas do tipo. Aí quando a internet começou a se popularizar veio uma nova profecia sobre o fim das revistas, que novamente não vingou e ainda fez surgir as revistas virtuais. Ou seja, o que sempre existiu foi uma evolução, e o mesmo vai acontecer com os blogs, mas a evolução dos blogs não é o Youtube.

É claro que com essa evolução muita gente vai ficar pra trás, como acontece em todos os setores, mas não porque ninguém mais vai acessar os blogs, e sim porque as velhas fórmulas tendem a não funcionar mais e é preciso inovar sempre, mas num contexto reconhecível para o seu leitor.

Assim, é extremamente válido estar em todas as redes sociais e, também, no Youtube, mas nenhum deles substitui o blog ou é garantia de acessos nele, porque são coisas completamente diferentes, com públicos diferentes, e isso é fácil de comprovar analisando o índice de conversão das redes, principalmente do Instagram, e do Youtube para o blog, que é, na maioria dos casos, bem pequeno.

o futuro dos blogs juro valendo

Claro que as redes sociais e o Youtube são vitrines extremamente fortes, que garantem identificação rápida e muito mais visibilidade, já que a pessoa fica mais “conhecida”, e isso vende muito bem, o que é maravilhoso. Mas, para que um blog cresça todos os dias isso não é suficiente, tanto que não são poucos os exemplos de canais e redes sociais imensas com blogs relativamente pequenos.

É que nas redes as pessoas tendem a ter “seguidores”, que querem ver imagens bonitas, legendas curtas e acompanhar o dia a dia das blogueiras/celebridades. Já no blog, além de conteúdo relevante, é preciso,  via de regra, ter “leitores”, gente que não apenas “passe” pelo blog, mas leia o seu conteúdo e volte todos os dias porque sabe que ali vai encontrar o que quer, escrito por alguém em quem confia.

E essa é a parte mais difícil, mas bastante simples, porque pra que isso aconteça é preciso saber quem é o seu leitor, o que ele quer, do que gosta, quais suas atitudes e comportamentos. Quando você identifica isso e dá ao seu leitor o que ele quer, com o respeito e a credibilidade que ele merece, ele não só vai voltar todos os dias para ler o que você escreve como vai indicar pra todo mundo, e aí o blog cresce da forma mais “natural” possível, porque cresce sem depender de aparições em revistas, jornais, eventos ou programas de televisão, que, ressalte-se, garantem visibilidade temporária, mas não acesso constante.

Ou seja, você não depende de nada que não esteja ao seu alcance para crescer. É você, seu conteúdo e seus leitores, só.

Você não precisa seguir fórmulas, você não precisa copiar ninguém, você precisa simplesmente ter um relacionamento de verdade com o seu leitor, ter um vínculo que possibilite entender quem ele é e o que quer. Para isso, um bom painel de leitores protótipo, transformação desses protótipos em pessoas reais que você acompanha e conversa periodicamente, boa capacidade de observação e interpretação de dados estatísticos básicos, além de um pouco de intuição são mais que suficientes para “adivinhar” os desejos do leitor.

o futuro dos blogs juro valendo

Claro que não posso generalizar e falar de todo tipo de blog, porque só tenho experiência no meu, e no meu é isso que funciona, e funciona muito bem, porque apesar de ver, vez ou outra, matérias que falam que o acesso nos blogs está caindo dia após dia, a realidade aqui é completamente diferente, e mesmo não bombando nas redes e no Youtube, e estando bem afastada de tudo, minhas visualizações de página praticamente dobraram nos últimos 3 meses.

Isso pode acontecer com tudo mundo? Não. Acontece no meu caso porque conheço o meu público, sei o que ele quer, o que ele gosta e invisto exatamente nisso. Mas, no momento em que notar que o meu leitor começou a ter outros gostos ou necessidades, que, por exemplo, vídeo, pra ele, passou a ser algo essencial, vou me adequar a isso, porque blog se faz para o leitor, quem escreve quer ser lido e ponto final.

Portanto, essa história de que os blogs vão acabar é, pra mim, falaciosa, porque enquanto existirem pessoas que gostem de ler, que queiram ler o que o blogueiro que elas gostam e confiam escreve, e que encontrem nos blogs o que elas procuram, não vejo razão nenhuma para que os blogs acabem.

Mas, se alguém tiver alguma visão diferente, divide aí, e pode falar sem fricote, viu? É com opiniões diferentes que a gente aprende e cresce! E, no fim, eu continuo sendo só uma menina do interior que entende bem pouco de internet, mas, que, cada vez mais, procura “entender de gente”.

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

Notice: Undefined variable: user_ID in /usr/share/nginx/www/jurovalendo.com.br/wp-content/themes/plicplac/comments.php on line 35

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
24 comentários
  1. Daniele  15/05/2016 - 16h02

    Penso exatamente assim Ju. Amei essa postagem e acredito, assim como você, que os blogs não serão extintos, apenas terão um público mais seleto, um público que gosta de ler.

    • Ju  15/05/2016 - 16h52

      Dani, não serão mesmo. Na verdade, a tendência é que as pessoas voltem cada vez mais pra eles. Fiz uma consultoria com um japonês que é fera em internet, e ele foi extremamente claro em relação isso, que os blogs vão crescer cada vez mais, mas os que têm conteúdo.
      Beijos

  2. Bruna Gaeta  15/05/2016 - 17h44

    Posso dizer por mim, não gosto muito de acessar vídeos de internet. Prefiro ler as matérias que, por exemplo, encontro no seu blog. Acho informações relevantes e que realmente confio nas resenhas e informações sobre produtos que leio aí. Não tenho muita paciência pra ficar assistindo tutoriais que encontro no YouTube. Agradeço que você permaneça escrevendo. Bjos.

  3. Soeli  15/05/2016 - 18h02

    Só acho que quando eles começarem à limitar a Internet, vai ficar bem mais difícil ver YouTube e blogs, vai ficar muito caro para ter MB suficientes para abrir uma página de blog ou ver um vídeo no YouTube. Internet vai ser só para as necessidades básicas!

    • Ju  15/05/2016 - 18h13

      So, não vão fazer isso, não tem como, é um retrocesso que ninguém vai permitir!

  4. Camila  15/05/2016 - 18h13

    Não poderia concordar mais com você.
    Criei meu blog há menos de um ano SÓ porque eu amo escrever e sinto muita falta de dividir tagarelices com as minhas amigas que ficaram em São Paulo(hoje moro no interior).
    Não tenho pretensão de bombar,só de me divertir e fazer o que gosto e se isso estiver contribuindo para 1,10 ,100,10000 pessoas já to no lucro.
    Não faço vídeos,sou low-profile mesmo e meu negócio é escrever sobre feminices e tudo o que eu mais gosto.
    Mas posso falar?
    Todas as vezes que eu li sobre o fim da era dos blogs,foram pessoas que atingiram um patamar tão alto que transcederam seus blogs e hoje vivem de mídias mais “rápidas” como Facebook,Snaptchat,Instagram e até TV.
    O blog para elas não é mais prioridade e muitas vezes elas nem escrevem mais o que é publicado neles porque o retorno não é mais tão interessante.
    Faz sentido?

    E isso não é um julgamento,mas é fato.
    O que não quer dizer que não exista mais pessoas que visitem seus blogs preferidos todo dia.Eu visito.
    E no meu blog escrevo o que eu amo ler porque assim atraio leitoras que compartilham do mesmo gosto que eu e querem trocar opiniões,experiências ou mesmo jogar conversa fora,o que é uma delícia!
    E isso é incrível,né?
    Não vejo que esse tipo de relação esteja chegando ao fim de jeito algum e de forma muito modesta meu blog também cresce em visitações a cada mês (ebaaa!!!!).

    Desculpa pelo texto gigante,mas é que também sou de humanas.rs

    Beijos e parabéns pelo seu trabalho Ju.
    Sou fã.

    • Ju  15/05/2016 - 18h16

      Mila, exatoooooo! <3
      hahaha Somos de humanas, que bom! <3
      E muito sucesso pra você, viu? Continue fazendo o que você gosta, como você gosta e sendo feliz com isso!
      Beijos

  5. Patricia  15/05/2016 - 19h01

    Triste é quando a gente gosta de um blog e a pessoa que escreve cansa e acaba, acho que é a única maneira de blog bom acabar, agora tem muita porcariada por aí de gente que sei lá se quer se aparecer ou ganhar produto e pensa que leitor é bobo que se depender de mim pode acabar mesmo!!! Eu quando gosto de um blog não largo mais, é o caso do seu Ju, tudo que já tirei de informação daqui deu certo e é cada caquinha que já fiz na cabeça, fora os outros conteúdos e jeito que vc escreve dá a sensação de estar batendo papo com uma amiga, enfim esse blog é gostoso de ler.

  6. Jô  15/05/2016 - 19h26

    Jú, boto “mó” fé em tudo que você disse!
    Eu curto Youtube mas só assisto um vídeo mais longo (com mais de 5 minutos) se for de algum assunto que me interessa muito… Do contrário eu nem olho pra ele!
    Curto mesmo textos, imaginar o que a pessoa sentia quando escrevia, fazer suas expressões na minha mente e me informar através disso!
    ADORO de paixão o Juro Valendo!
    É leitura diária e sagrada!
    Sucesso sempre!
    Beijo!

  7. Ana Flavia  16/05/2016 - 08h59

    Adorei o texto, acho que o blogs não vão acabar não, gosto de vídeos, mas adoro ler um bom testo e resenha, adoro seu trabalho Ju, sucesso sempre.

  8. Silmara de Almeida Oliveira Castezana  16/05/2016 - 09h51

    Ju, estou contigo e não abro! Amo ler, posso fazer isso em qualquer lugar e não troco essa experiencia por nada! Acho vídeo muito “mastigado”, acho deselegante ficar assistindo videos em qualquer lugar, e o blog sempre será minha primeira opção!

  9. Glenda Silveira de Oliveira  16/05/2016 - 10h49

    Ju, pelo menos com a minha visita diária você pode contar kkkkk.
    Eu acho seu blog incrível, Pois o conteúdo é bom e direto, muita informação útil e acessível. Continue assim, você é diva!
    Bjs

  10. Priscila Rabelo  16/05/2016 - 11h03

    Bom dia Ju,

    amei o post. Acompanho seu blog a mais ou menos um ano e com toda sinceridade é um dos quais visito todos os dias. O que já não faço no seu perfil do insta ou do face por exemplo. Mais é pelo fato do que você falou, eu sou uma pessoa que gosta de ler e isso é um dos motivos de eu gostar tanto do Juro Valendo. Você explica tudo certinho, faz resenhas completas. Não tenho nada contra quem faz vídeos mais eu prefiro muito mais escrita e imagens. Te desejo sucesso e que as visitas ao seu blog aumentem cada dia mais e mais. Bjooos.

  11. Milena  16/05/2016 - 13h44

    Ju!!! Acredito que os blogs não acabam não!! Antes de comprar algum produto, gosto muito de procurar as resenhas, amo as escritas, assisto muito pouco vídeos. E hj mesmo compartilhei o link da sua resenha de como usar óleos nos cabelos em um grupo de amigas no WhatsApp, a nossa conversa ontem era como usar o óleo nos cabelos, lembrei da sua resenha e mandei pras meninas!! Pelo menos eu, não deixarei de te seguir!!!!!

  12. Bárbara  16/05/2016 - 14h32

    Amei a matéria e amo acessar os blogs! :DDD
    Trabalho em um lugar que permitem o acesso à internet, redes sociais e tal, tranquilo. Mas, eu jamais poderia colocar um vídeo, já que tem mais pessoas no mesmo espaço que eu e que com certeza, não irão querer ficar ouvindo sobre cabelo, maquiagem e o nosso blá blá blá. Hahaha!

    Então, que nunca acabem os blogs! ♥

    Parabéns pela matéria, Ju!

  13. Michelle  16/05/2016 - 14h59

    Não gosto de vídeo, não assisto canal de blogueira. Gosto de ler, de ver as fotos, de pesquisar no blog e não acredito em tudo o que leio. Vida longa ao seu blog. Não precisa mudar nada.

  14. Thaís  16/05/2016 - 21h53

    Eu adoro seu blog, tudo que você escreve acrescenta algo para mim. Confio na sua opinião, e os temas em geral me interessam muito (difícil achar um canal do YouTube com conteúdo de qualidade para nós mulheres de trinta e tantos anos). Vida longa ao seu blog! Bjos

  15. Monique Daniela bispo  16/05/2016 - 22h56

    Ju adoro seu trabalho, VC é uma pessoa que escreve muito bem,que realmente conhece a suas leitoras,parabéns continue sempre assim é terá minha visita diária no seu blog. Um beijo no seu coração, te adoro demais!

    • Ju  17/05/2016 - 08h28

      Muito obrigada, Mona! <3

  16. Eliete Lopes  17/05/2016 - 19h37

    Oi ju a primeira coisa que faço em ligar a internet abro primeiro o seu blog só depois que vou ler o jornal e se eu não ler no dia parece que falta alguma coisa,leio todos os dias por que sei que é de verdade é minha amiga que nem conheço mas fala diretamente com suas leitoras amo demais esse blog que é para pessoas reais sem ostentação mostra conteúdos que estão dentro das nossas condições .Que o juro valendo dure décadas Bjos.

  17. Carla Müller  18/05/2016 - 00h11

    Nossa Jú, adorei o post. Acabei de fazer um curso de Fashion Blogger e algumas pessoas me questionaram quanto os blogs não existirem mais. Não acredito nisso, Tbm acho q enquanto tiver gente q goste de ler, que goste realmente de conteúdos vai existir blog sim.
    Acompanho seu blog já faz um tempinho e confesso q me inspiro nele. Na minha opinião acho o blog mais coerente com oq vc diz.
    Parabéns e continue sem essa pessoa incrível.
    Beijos sucessoooo!!!

  18. Priscila  23/05/2016 - 00h36

    Eu raramente comento, mas não deixo de ler um conteúdo sequer do blog.
    Acompanho assiduamente, pois é uma leitura agradável e que confio.
    Você é boa no que faz e faz com carinho e é por isso que terá o seu trabalho sempre prestigiado.
    Da mesma forma, algumas outras pessoas são muito boas, por sua vez, em vídeos e por isso gosto de acompanhar o youtube também.
    São coisas diferentes e é certo que há espaço para todos e apreciadores variados.

    • Ju  23/05/2016 - 08h10

      Pri, concordo com você! Acho que tem espaço pra tudo, porque tem gosto pra tudo, né?
      Obrigada pelo carinho! <3
      Beijos

  19. Lisa Gonçalves Oliveira  20/07/2016 - 15h56

    Ju! Venho acompanhando seu blog a 2 meses mais ou menos, e estou amando, vivi uma época de vício em youtube, tinha uns mil canais para seguir, porque me identificava, mas… como a vida passa, o ânimo passou, não sei se foi pela “celebrização” dos youtubers, por perceber que a essência pura de mostrar conteúdos, fazer resenhas dar opiniões validas, nos auxiliar a fazer escolhas melhores de produtos se transformou em uma loucura de publicidade obs;( acho super válida a publicidade, as pessoas precisam trabalhar neh?! rs) mas, ficou forçoso, manjado e descredibilizado.
    Portanto continue assim, seu trabalho está ótimo, muito bem feito !

    Bjooos
    ASS: De uma garota que morava em uma cidade bem pitucha de interior, e hoje mora em uma menor rsrssrs!

O que você acha do JV?
Eu acho esse blog maravilhoso. A Ju fala de tudo com muita emoção, muito carinho e ao mesmo tempo muita verdade, muita seriedade. Isso é…