Esse final de semana uma leitora comentou sobre o uso de Shampoo Antirresíduos em cabelos loiros lá no instagram, e como é uma dúvida que muita gente tem, achei que seria legal fazer um post sobre o assunto.
Shampoo Antirresíduos: o que é e pra quê serve
O shampoo antirresíduos faz um limpeza mais poderosa nos cabelos, abrindo mais as cutículas que os demais shampoos e removendo mais profundamente as impurezas e resíduos.
Via de regra, eles possuem o pH mais alto (alcalino), além de uma quantidade maior de tensoativos, o que acaba ressecando o cabelo. Contudo, além de limpar melhor, o que é necessário vez ou outra, ele também ajuda quando usado antes de tratamentos capilares e alguns procedimentos químicos.
Isso acontece porque, estando o cabelo mais limpo, sem a “barreira de sujeira”, e com as cutículas mais abertas, a absorção dos ativos depositados tende a ser maior. É por isso, inclusive, que sempre indicam o seu uso antes de uma cauterização ou de uma queratinização, por exemplo.
Pode usar shampoo antirresíduos em cabelos loiros?
Por muito tempo o shampoo antirresíduos em cabelos loiros (ou coloridos) foi praticamente proibido, já que ele abre bastante as escamas e pode remover parte dos pigmentos de cor, que aderem mais superficialmente.
Assim, se a gente pintasse o cabelo e usasse antirresíduos, a cor “desbotava”.
Mas, a coisa já evoluiu bastante e hoje já existem shampoos antirresíduos específicos para cabelos loiros e/ou quimicamente tratados, como o da Charis, que possui um pH mais baixo (5.5) que os antirresíduos de antigamente, que chegavam a um pH de 8.0.
Esses, com o pH mais baixo, podem ser usados sim e não removem o pigmento mais que um shampoo comum. Claro que não é pra usar todo dia, apenas em casos pontuais, mas não existe mais esse “é proibido”.
Uma alternativa, pra mim, é usar shampoos para cabelos oleosos, que geralmente possuem uma quantidade maior de tensoativos e realizam uma limpeza mais profunda, sem, contudo, desbotar os fios.
Já falei mais de shampoo antirresíduos nesse post aqui, e também de pré shampoo ,shampoo esfoliante e detox, que são outras opções pra limpar de forma um pouco mais profunda.
Beijos, Ju♥
Quer mais dicas como essa?Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo
Ju, então os shampoos que vem dizendo o ph de 5,5 nas embalagens, como é o caso de todos os shampoos da haskell, e a maioria dos shampoos da bio extratus que no site da marca informa, podem ser considerados “shampoos antirresíduos” ?
Não, Josi! Os antirresíduos geralmente têm o pH mais alto, até 8. Quando ele é antirresíduos e tem o pH baixo, aí sim pode ser usado em cabelos loiros, coloridos, com química, etc.
Beijos
Eu uso o Shampo anti resíduos da Chatos e amo! Bjs
Ju minha linda!
Eu usei esses dias o da Pantene e achei que não ressecou muito e que o efeito do matizador “pegou melhor”.
Tu já usou?
Beijos,
Karen de Souza
Ju,minha linda,outro que recomendo é o Equlíbrio Resíduos da Acquaflora,não sei se você já usou,mas,ele é muito bom e olha que meu cabelo é super ressecado,dá vontade de usar todo dia haha
Um beijo enorme pra ti:)