03.03.2017

Tá Na Hora de Dizer Não Para as Pessoas Tóxicas

Todos nós somos luz e sombra, mas existem pessoas que, por algum motivo, em determinados momentos, passam a ser tóxicas pra nós, a nos fazer mal. E se tem uma coisa que me comprometi a fazer a partir de hoje é filtrar, dizer não, me afastar de pessoas tóxicas.

Acho que a depender do que estamos vivendo e, principalmente, sentindo, nossa energia muda, e devemos tentar, sempre, nos manter em equilíbrio, e isso implica em, muitas vezes, nos afastarmos de determinadas pessoas, porque estados emocionais são, pra mim, “contagiosos”, tanto para o bem quanto para o mal.

Tem pessoas que eu gosto verdadeiramente, mas que sinto que a recíproca não é tão verdadeira, e nunca me preocupei com isso, até parar e ver o tanto que estava errada, sabe? Da mesma forma, tenho por perto pessoas que sempre querem prioridade, mas não me priorizam. Que só aparecem pra, sutilmente, pedir: coisas, atenção, favores.

pessoas tóxicas

Também tem quem esteja num estado tão ruim que, mesmo com todas as mãos estendidas, não consegue sair. Alguns porque não conseguem, outros porque não querem ajuda, querem platéia. E, gente, como isso é difícil… Porque a mudança só acontece quando a gente quer, é interna, e por mais ajuda que você tenha, o passo inicial só depende de você. E se esse passo não é dado, chega um momento em que não existe outra opção a não ser se afastar.

É triste, mas é real. E não é egoísmo não, é auto amor.

Não faz sentido ter por perto quem te procura apenas quando precisa de algo, como se você fosse um banco de coisas ou emoções. Não faz sentido estar perto de quem não te apoia, não te aplaude, não te aponta os erros nos momentos certos, de quem, enfim, não é teu amigo. De quem não vibra por e com você. De quem só existe quando é conveniente, de quem espera que você esteja disponível o tempo todo e diga apenas sim, como se a sua função fosse sempre “servir”.

A vida é efêmera demais pra perder tempo (e vida!) com qualquer coisa que não seja incrível. Não gaste seu tempo, sua energia, sua vida com quem não vale a pena, com quem não é recíproco com você. Corte, corte mesmo, pela sua saúde emocional fique longe de quem te suga, te usa, te trata como se descartável fosse.

Diga sim pra quem te faz bem. Pra quem te inspira a ser maior e melhor. Pra quem, quando está presente, está de corpo e alma. Para todo o resto diga não, e tchau.

Beijos, Ju♥

Bora ficar bem juntinha? Então vem comigo nas redes sociais! ⇒ Instagram ♥ Youtube ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
24 comentários
  1. Vanessa Stanck  03/03/2017 - 13h37

    Meu Deus Ju, chorei aqui ao ler o post. Caramba, é impressionante como vc lê meus pensamentos, agora mesmo estava pensando nisso e como existe pessoas em minha vida que são tóxicas, pessoas próximas que amo, mas que têm me feito mal. É difícil mesmo, muito difícil. Especialmente para mim que sou uma tola dando a minha alma pra quem não merece. Tem pessoas que eu gosto verdadeiramente também, mas que sinto que a recíproca não é verdadeira, e isso me machucou muito, mas agora estou aprendendo a lidar com isso e percebo que a pessoa mais importante da minha vida, sou eu mesma e se tem pessoas que não entendem meu amor por elas e não sabem o que é reciprocidade, isso já não é mais problema meu.
    Toda vez que leio seus posts me sinto mais forte, às vezes me sinto como uma adolescente que precisa de referencias, e voce é a minha referencia Ju, me espelho muito em voce! É tão bom poder contar com alguém assim, nos dá mais segurança….
    Parabéns pelo post, arrasou!!!!

    • Ju  03/03/2017 - 15h36

      Oi Nessa! <3
      É tão difícil isso, né? Tô vivendo exatamente isso também!
      Mas, olha, você precisa pensar primeiro em você, ser a protagonista da sua história, sabe? As pessoas são folgadas, Nessa, sobretudo quando sabem que você sempre vai dizer sim... Elas se acostumam a isso..
      Força aí, não desanima não, e bora pra frente!
      E, mais uma vez, muito obrigada por tudo!
      Sempre que quiser conversar, tô aqui! <3
      Beijo

  2. michelly hipólito  03/03/2017 - 14h05

    Eita ju… Sabe quando a gente tá precisando daquele tapa sem mão? Meu Deus, eu precisava ler isso! Concordo com tudo, estou passando por um momento em minha vida que pessoas tóxicas têm atrapalhado minha felicidade. Comecei a dizer não, comecei a deixar para trás o que e quem não me faz bem. Obrigadaaaaaa!!! Precisava muito ler isso! Beijooooos

    • Ju  03/03/2017 - 15h32

      Mi, sua linda, que bommmm! Boa sorte aí, e força!
      Beijos

  3. Thais Melo  03/03/2017 - 16h28

    Ju,sempre fui de poucos e bons e ultimamente tenho sido de pouquíssimos,pq aprendi a dizer não pra esse tipo de gente,a tirar da minha vida…aprendi q temos dois ouvidos e uma boca,ou seja,devemos falar menos e ouvir mais.Sendo assim,sou toda ouvidos mas aprendi a ser assim somente pra quem é tb pra mim!e isso nunca foi egoísmo,se chama amor como vc mesma disse,amor próprio!bjoss amei o post! ♡

  4. Suellen cristina  03/03/2017 - 19h47

    Jú nem ia comentar pq parece mentira ,mas esse post serviu como luva para mim ,li com lágrima nos olhos e li em voz alta para meu marido.estavam os conversando sobre exatamente isso ,quando chegou o post,impressionante .sempre gostei de ser prestativa sabe ,tento ajudar de todas a maneiras ,me sinto tão bem sendo assim ,o que acontece a que as pessoas confudiram e agora me teem como o quebra galho,tudo e aqui ,dinheiro ,favores,tudo.não tenho amigos sabe …sempre fui de poucos amigos ,então no meu caso e dentro de família mesmo..sinto que não posso contar meus planos e projetos ,quase sempre que vem aqui em casa e só para algo, me sinto muito usada e quando preciso ja sabe né,tento nunca precisar pq sou assim gosto de ter tudo que preciso ao meu alcance ,e as vezes que digo não ,me sinto culpada e julgada..pessoas tóxicas faxem muito mal ,so vai se afastando mesmo ,desculpa pelo desabafo

  5. Lucy Viana  03/03/2017 - 21h30

    Concordo amiga. Sempre tem aqueles que sugam, aqueles que se aproveitam de sua bondade.
    Deixa pra lá, o negócio é focar no que faz bem pra gente e nos deixa feliz.

    Beijos

  6. Alessandra  03/03/2017 - 21h41

    Jú,nesse exato momento em que li,estou passando por tudo isso! Como fazer quando a pessoa que deveria ser seu alicerce é justamente a pessoa que te enterra cada vez mais,no caso meu pai! Durante muito tempo vivi numa depressão profunda,mesmo medicada não melhorava,cheguei ao fundo do poço e não quis mais viver…até que correram comigo pro hospital e quase fui internada…enfim,hoje tomo um remédio que conseguiu me tirar daquele lugar horrível. Estou tentando me desintoxicar desta situação, mas é difícil! Fazer o que com as pessoas que te procuram pra desabafar e não querem saberde você…
    Obrigada Jú.

    • Ju  04/03/2017 - 12h49

      Ale, é tão difícil, né? Mas você vai sim sair disso. Não é do dia pra noite, não é em “linha reta”, mas reconheça o seu valor e não deixe que ninguém te sabote, reaja. As pessoas fazem as coisas porque acham que nós não vamos reagir. A partir do momento que a gente começa a se posicionar, as coisas começam a mudar.
      Muita força pra ti, e se precisar de alguém pra conversar, estamos aqui! <3
      Beijos

  7. Magali Stanck  04/03/2017 - 08h43

    Ju que post mais verdadeiro viu?! A gente vai crescendo e aprendendo o que nos faz bem e o que nos faz mal.
    A sociedade nos obriga a amar parentes só pq são nossos parentes
    Mas e quando eles nos fazem mal? Sou obrigada a aceita-los e engolir tudo o que dizem mesmo que isso me machuque? Claro que não. O que devemos fazer é aprender e ensinar a nos amar primeiro, nos respeitar a cima de tudo. Estou nesse caminho e continuarei até o fim. Não é fácil, mas sei que é recompensador.
    Bjos Ju. Seus posts como sempre são maravilhosos!!!!

    • Ju  04/03/2017 - 12h46

      Ma, tu tocou no ponto certinho…é exatamente isso, e temos SEMPRE que nos colocar em primeiro lugar, sempre, e isso não é e jamais será egoísmo!
      Beijo, minha linda!

  8. Fabricio Gomes  04/03/2017 - 09h56

    Me identifiquei com o texto!
    Passei longos 3 anos me esforçando para agradar alguém, quando a mesma não se importava a mínima para mim. Depois de tantos momentos angustiantes e pouco que valiam apena, cortei qualquer contato, hoje confesso que até sinto um pouco de falta, por ter gostado de verdade, porém, sei que é o melhor!

    Sucesso!

  9. Alexandra  04/03/2017 - 10h28

    Ju já te acompanho a algum tempo, me identifico muito com tudo, todas suas resenhas parecem ser feitas para mim, também baiana, do interior e de pele oleosa ,na casa dos 35 , loira (horas platinada horas perolada)…enfim me identifico total, mais até hoje nunca tinha comentado, até eu parar para ler essa postagem, talvez a que em princípio me chamou menos atenção por não falar em nenhum produto maravilhoso , enfim como leitora assídua li…nossa muito bom, muito poético, acho que tudo que estava precisando ler. TEXTO INCRÍVEL . MUITO OBRIGADO.

    • Ju  04/03/2017 - 12h43

      Oi conterrânea!
      Que bommm que de alguma forma esse texto possa te ajudar, tô vivendo exatamente isso, e quando escrevo pra vocês, escrevo pra mim também, sabe?
      Muito obrigada por estar sempre aqui <3
      Beijos

  10. MAIARA MARIA  04/03/2017 - 14h48

    Ainda tem aquelas que lhe procuram pra fazer fofoca, falar o que não deve, opinar onde não foram solicitadas. A pessoa não se preocupa com você em nada. Mas pra falar que coisas pra te deixar magoada, ela passa a se preocupar. Fora quando usa o que você fala contra você e não escreve o que ela mesmo já disse, entende??
    Nem sei se estou falando de uma pessoa tóxica. Ás vezes acho que é puro veneno mesmo! Dessas pessoas devemos manter longas distancias.

  11. Lucienne  05/03/2017 - 00h58

    Vim agradecer pelas palavras Ju. Pois entendo que além de todo o bem de dizer essas verdades é preciso coragem para conseguir ser fiel a si e falar tranquilamente que certas atitudes são necessárias …. Adorei o termo auto amor. Bjs de coração

  12. Juliana  05/03/2017 - 06h23

    Oie, então conheci seu blog a pouco e vi q vc fala muito das escovas progressivas. Já tive alergia e n quero mais formol. Vc conhece a escova London? Será que ela tem essas substâncias mascaradas? Me ajuda bj.

  13. Clara  05/03/2017 - 10h45

    Ju, e quando a pessoa tóxica é sua mãe e vc mora com ela? :(

    • Ju  05/03/2017 - 14h03

      Tão complicado, Clarinha… :(

  14. Paula  05/03/2017 - 20h59

    Ai Ju, como é difícil, né? Pela criação que tive ainda não aprendi ser assim! Te adoro!

  15. Thaís  07/03/2017 - 14h46

    O seu texto me fez chorar, de uma forma boa. Eu já tinha lido algumas matérias no seu blog mas nunca tinha me tornado assídua, até que hoje entrei para ver uma resenha de uma máscara e tenha a certeza que ganhou uma leitora e uma fã… Faz 2 dias que eu comecei a abrir os olhos: faz quase 1 ano que eu suplico por um amor o qual não tenho retorno. Sabe aquele tipinho que não valoriza, nunca pode, sempre ocupado, demora responder, ai de repente volta e se faz de amorzinho?? Pois é, esse é o cara! E eu por todo esse tempo abri mão do meu orgulho, da minha auto-estima, criei uma paciencia que não tinha só para tentar mais e mais e mais uma vez. Ai parece que Deus colocou esse texto para mim aqui, porque é exatamento isso. Tem amigas que dizem “larga esse cara, vc merece mais”, fazendo parecer fácil, mas não é! Porém, como vc disse, é triste mas é real! Obrigada pelas palavras, obrigada pelas lágrimas, obrigado por me inspirar a ser forte…

  16. Cristiane  13/03/2017 - 15h02

    Essa mensagem era tudo o que precisava no momento. Obrigada por compartilhar conosco. Bjos.

  17. Marcela  23/04/2017 - 20h36

    Sensacional, Ju!
    Estou passando exatamente essa “peneira” na minha vida.. e por mais que pareça que estamos “perdendo” pessoas, nós estamos ganhando amor próprio, nos conectando com pessoas na mesma sintonia…
    Luz atrai luz✨…
    E se a gente permitir baixar nossa vibração pra continuar convivendo com pessoas que por mais que amamos, nos “sugam”.. baixamos pra mesma vibração… e isso é péssimo!
    Que possamos ser luz, emanar luz e atrair luz! ❤️✨

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!