04.05.2017

A Melhor Forma de Tirar Mancha de Desodorante!

Nas próximas semanas teremos uma sequência de posts sobre desodorantes aqui no blog, e uma das perguntas mais frequentes de vocês é sobre como tirar mancha de desodorante das roupa, o que é bem comum e já aconteceu muitas vezes comigo.

O desodorante pode sim manchar as roupas, mas ele não é o único vilão, e várias outras coisas contribuem para o problema. A boa notícia é que a maioria delas nós podemos controlar.

Em relação aos desodorantes, o maior problema são os sais de alumínio (ou alumino-zircônio) presentes na composição dos antitranspirantes, já que é uma substância que ajuda na redução da transpiração. Trata-se de um ingrediente branco, sólido e muito fino, então ele consegue penetrar facilmente nas fibras dos tecidos e causar manchas esbranquiçadas, sobretudo em roupas escuras e coloridas.

como tirar mancha de desodorante da roupa

Além do desodorante, o nosso suor também causa manchas. O suor é incolor, mas contém sais minerais que, quando secam, costumam deixar uma “crosta” de pó branco nas roupas, o que é mais comum de notar em peças escuras. Essa mancha também pode ser amarelada, já que nos locais de suor é comum a presença de bactérias, e por isso é tão importante lavar a roupa logo após o uso, pra evitar que as áreas que ficam em contato com o suor acabem amarelando com o tempo.

Já o endurecimento da roupa na região das axilas é causado pela reação da gordura (sebo) presente na pele com o suor e as substâncias do desodorante. Essas reações são mais difíceis de ser evitadas, sobretudo em tecidos de fibras naturais e tecidos que ficam muito colados no corpo.

Ou seja, a mancha é causada por um conjunto de fatores e não só pelo desodorante, então a gente precisa “atacar” de todos os lados pra evitar as “manchas de desodorante”.

Como evitar manchas de desodorante

Começando com os cuidados com as axilas, é preciso esfoliar suavemente uma vez na semana. Isso vai ajudar muito a remover o acúmulo de resíduos de desodorante que fica ali e é mais resistente a água e sabonete, evitando a formação de “crostas”, que são mais comuns no caso dos desodorantes clinical (uso o Rexona Clinical).

Antes de aplicar o desodorante, seque bem as aquilas, espalhe de forma uniforme, sem exagerar na quantidade, e espere que ele seque completamente antes de vestir a roupa. Se possível, opte por desodorantes sem alumínio.

 como tirar mancha de desodorante

Já em relação ao cuidado com as roupas, o principal é lavar as roupas logo após o uso. Então, não dá pra largar no cesto de roupa suja e lavar dias depois, pois isso facilita a penetração das substâncias nas fibras do tecido, o que facilita a formação de manchas e dificulta muito a sua posterior remoção.

Mas, em um primeiro momento, não use sabão diretamente na mancha, passe água primeiro, esfregue um pouco e só depois aplique o sabão. Vi essa dica em uma matéria com uma farmacêutica da Dermatus, e ela explicou que quando aplicamos o sabão diretamente sobre as manchas pode ocorrer uma reação que forma complexos insolúveis responsáveis por aquele “durinho”, que parece engomado, sabe?

E nunca, jamais, passe ferro quente se a peça estiver suja, amarelada ou com resíduos na região que tiver contato com o desodorante, porque aí a coisa gruda na roupa e pra soltar é bem mais difícil.

Como tirar mancha de desodorante da roupa

A depender da peça o melhor é lavar em uma lavanderia, porque eles têm técnicas e produtos que não temos acesso, mas uma dica bem legal da lavanderia 5àsec pra tirar mancha de desodorante é uma receita caseira: misture uma colher de sopa de lustra móveis com uma colher de detergente de cozinha (de lavar pratos). Aplique sobre a mancha e deixe agir por 15 minutos.

Depois esfregue o local com uma escovinha macia e enxágue completamente o produto e coloque a roupa para secar. Essa receita só pode ser usada em roupas brancas ou pretas e coloridas que não soltem tinta, senão desbota.

Se a mancha for amarelada, a dica da 5àsec é usar uma mistura de 1 colher de bicarbonato + o sumo de 1 limão nas manchas e usar uma escova macia para escovar a região por 30 segundos. A princípio parece que a mancha ficou mais amarelada, mas pode ficar tranquila que é normal. Depois disso é só colocar a peça em um balde com água, sabão e um pouco de alvejante sem cloro e deixar agir por uma hora, enxaguando e colocando pra secar em seguida.

Receitas caseiras com água oxigenada e bicarbonato de sódio

Já vi algumas dicas de água oxigenada 20 volumes para tirar mancha de desodorante, mas acho arriscado porque, a depender do tecido e da cor, por manchar a peça. Ah, e não pode aplicar água oxigenada na roupa e, em seguida, expor ao sol, porque aí a roupa queima e a mancha fica ainda mais amarela!

Já tentei com água oxigenada volume 10, que é mais “segura”, e fiz assim: apliquei a água oxigenada em uma esponja macia e esfreguei sobre a mancha do desodorante (seca), deixei agir 10 minutos, enxaguei com água morna e, em seguida, lavei com sabão de coco, enxaguando novamente.

Usei apenas em peças brancas e nas manchas mais recentes funcionou, nas mais antigas não.

como tirar mancha de desodorante das roupas

Se a mancha for recente, aplicar a mistura de 1 colher de bicarbonato de sódio e 1 colher de água sobre a mancha (com o tecido seco), deixar agir por 5 minutos e enxaguar com água morna, lavando a peça com água e sabão neutro ou de coco em seguida ajuda. Mas, cuidado com o uso de bicarbonato em peças escuras ou que soltem tinta.

Pode usar Vanish?

Aqui em casa sempre tem Vanish, eu adoro, mas Deide já disse que é loteria: tem manchas que ela consegue tirar com Vanish, inclusive de desodorante, e outras em que, veja só, o Vanish causa manchas amarelas. Isso acontece muito quando ele é aplicado no tecido e, sem enxágue ou água para umedecer, fica secando lá.

Eu não tenho muitos problemas com manchas porque passei a tomar o cuidados que falei no início do post, mas nas blusinhas de academia sempre fica um amarelado, sabe?

Geralmente quando termino de usar lavo logo pra evitar problemas, mas quando via alguma corzinha mais amarelada em alguma, Deide aplicava um pouco do Vanish Poder O2 em spray diretamente na mancha, no tecido ainda seco, umedecia, deixava uns 10 minutos, enxaguava e lavava com sabão de coco em seguida, mas ela disse que faz tempo que não acha essa versão no mercado.

E sim, a parte de produtos de limpeza aqui de casa é com Deide, porque ela diz que eu escolho pela cor (hahaha) e mainha pelo cheiro. Ou seja, não dá muito certo, né?

E vocês, conhecem alguma dica pra tirar mancha de desodorante das roupas? Dividam aí, todo mundo quer saber! E se quiser conferir mais dicas como essa, de coisas práticas do dia a dia, clica aqui no Ju De Casa!

Beijos, Ju♥

E bora ficar mais juntinha nas nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
5 comentários
  1. ZILANDRA BATISTA RODRIGUES  04/05/2017 - 14h00

    Mulher
    que post MARA
    Claro que vou pegar suas dicas
    beijos

    • Ju  04/05/2017 - 16h35

      Zi, minha linda, que bommmm que gostou! <3

  2. Cristina  04/05/2017 - 14h46

    Oiii Juuu, parece que vc adivinha pensamento… rsrsrsrs… Estava mesmo querendo pesquisar sobre isso pq as roupas do meu marido estão horríveis. Manchas amareladas tanto nas axilas como na nuca. Vou pôr em prática as dicas e as receitinhas! Ah, até mandei o link do post pra ele ler pq quem terá que esfoliar as axilas e maneirar no desodorante é ele né?! kkkkkkkkkkkk
    Beijão Ju!!!

  3. Bárbara  04/05/2017 - 14h57

    Eu escolho pela cor e pelo cheiro também kkkkkkkkkk se deixar compro tudo rosa!! Adoro seus posts Ju. Beijosss

    • Ju  04/05/2017 - 16h35

      hahahahaha somos duas!

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Mudar de profissão nunca é fácil, bem sei como é difícil lidar com as dúvidas, as angústias e, também, com o julgamento alheio.

Mas acredito, também, que fazer algo que a gente ama não tem preço. Que alegria, felicidade e realização não têm preço.

A @isadorabacelar.r também acha, encarou a mudança e contou tudo pra vocês lá no blog. 💕
#MulherDe30 #MudeiDeVida #JuroValendo
  • Esse deveria ser o jeito certo de dar “valor” às pessoas! Não devíamos dar tanta importância ao quanto de dinheiro fulano tem, ou o status social de sicrano, mas sim como eles tratam as outras pessoas! Bom sábado pra nós! #blogbellealmeida #empathy #empatia
  • Ontem foi dia de comida Mexicana, que por sinal foi tudo  MARAVILHOSOOO!! 😍😍
Me apaixonei por cada detalhe do restaurante, e a comida nem se fale. Oh vontade de ir todo dia. Posso produção?  Kkk 
Quem ainda não conhece, vale muito sair da rotina e entrar no clima do El México. 😆😆 #Mexicana #ComidaMexicana #ElPaso #TudoMaravilhoso #JuroValendo #AmeiDemais #ElMexico #ComOMeuAmor
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo